Avaliação
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Última atualização em Segunda, 07 Outubro 2013 11:30
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O processo de avaliação deve ser constante por todos os atores participantes, ou seja, a escola, o(s) monitor(es), os professores, os alunos e a comunidade. Essa se caracteriza pelo que denominamos de avaliação interna. A proposta a ser apresentada deve contemplar formas e procedimentos a serem utilizados nesse processo de avaliação interna idealizado.
É imprescindível dentro das propostas a serem apresentadas, que se coloquem aspectos que valorizem a perspectiva críticoemancipadora do grupo, da mesma forma que possibilitem avanços para as ações e procedimentos.
Nesse sentido, sugere-se que sejam considerados:
Pela Escola
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Observação direta realizada pelo representante do Programa Mais Educação na escola;
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Número de alunos e frequencia;
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Atuação dos monitores;
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Motivação e participação dos alunos;
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Qualidade das instalações e materiais disponibilizados;
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Objetivos gerais e específicos do Programa;
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Resultados alcançados.
Pelo Professor do PST na Escola
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Avaliação dos espaços físicos disponíveis para as aulas;
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Avaliação dos materiais e condições que foram adaptadas para a realização das aulas;
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Levantamento sobre: frequência dos alunos, número de alunos atendidos, resultado do desempenho dos alunos no Programa;
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Aspectos específicos das modalidades realizadas;
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Proposta Pedagógica desenvolvida;
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Resultados alcançados.
Pelos Alunos Participantes
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Descrição e avaliação dos espaços físicos onde as aulas foram realizadas;
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Descrição e avaliação dos materiais e/ou adaptações que foram realizados para viabilizar as aulas;
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Descrição e avaliação pessoal dos melhores momentos das aulas;
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Grau de satisfação pela participação no Programa.
Avaliação Externa do Programa
O Ministério do Esporte e o Ministério da Educação serão responsáveis pela elaboração da metodologia do processo de avaliação do Programa no âmbito local e nacional e pela determinação dos instrumentos.
Para a avaliação do programa serão considerados relevantes:
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O grau de universalização da prática esportiva atingido pela escola. Em número e frequência de alunos e total de aulas realizadas;
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A diminuição de manifestações de discriminação por condições físicas, sociais, de raça, de cor ou de outra natureza, tanto entre professores e alunos, como entre os próprios alunos;
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A adequação da metodologia utilizada para oferecer aos alunos o conhecimento da prática esportiva de forma lúdica, tanto na ótica do monitor como na dos alunos;
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O grau de ampliação do tempo de permanência dos alunos na escola, considerando a prática esportiva como complemento da formação;
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Os reflexos do desenvolvimento do Programa no desempenho dos alunos;
Para o processo de avaliação serão convocadas as Equipes Colaboradoras da SNELIS/ME, para acompanhar e avaliar todo o processo desenvolvido. Para tanto, as Equipes se servirão das análises das propostas pedagógicas da escola, assim como de visitas as escolas para verificação dos atendimentos e procedimentos utilizados no desenvolvimento das ações.