Ministério do Esporte Canoagem Slalom: Brasil conquista resultado inédito em Mundiais
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Canoagem Slalom: Brasil conquista resultado inédito em Mundiais

Foto: Danilo Borges/MEFoto: Danilo Borges/ME
 
Há um ano, a canoísta brasileira Ana Sátila conquistava o ouro na categoria K1 júnior no Mundial da Austrália. De lá para cá, ela mudou de patamar, foi para o sub 23 e neste domingo (26.04) ficou com a prata na prova individual de caiaque, no último dia de disputas do Campeonato Mundial de Canoagem Slalom Júnior e Sub 23 em Foz do Iguaçu (PR). Feliz por ter alcançado a final, ela confessou que ficou surpresa em subir ao pódio.
 
“Não esperava, estava muito contente de estar na final. Tenho mais cinco anos pela frente (na categoria sub 23) e conquistei a prata no primeiro ano. É inexplicável essa sensação”, revela a atleta, que após a descida de 96.66 segundos alcançou a primeira posição. Sátila sabia que tinha feito um bom tempo e ficou aguardando as outras competidoras atrás da linha de chegada. “Desde o início só queria fazer o melhor na descida. Tentei controlar a ansiedade e o nervosismo, porque competir em casa é diferente. Mesmo com muitos erros, quando cheguei ao final sabia que ia dar pódio, não sabia qual lugar, mas depois que acompanhei cada uma descer e vi que foi prata, foi muito emocionante. Quase morri do coração enquanto esperava”.
 
De dentro do caiaque, a brasileira viu a australiana Jéssica Fox fazer o percurso do Canal de Itaipu em 93.52 segundos. Apesar disso, Ana Sátila não esconde a admiração pela adversária. “É um sonho realizado. Eu tenho a Jéssica como uma atleta exemplar para eu seguir durante toda a minha carreira. Ela é realmente incrível, tem toda uma história na canoagem. É a melhor do mundo e dividir o pódio com ela, poucos segundos atrás, foi uma conquista inédita para mim”.
 
Agora tricampeã mundial no K1 (2013 a 2015), além do bicampeonato no C1 (2013 e 2014), Jéssica Fox disse estar aliviada com o ouro, após admitir não ter conseguido bons resultados nas fases anteriores e ficar em quinto na final da canoa individual deste sábado. “Eu estou muito feliz, aliviada e emocionada pela forma que eu competi. Havia muita pressão e expectativa durante a semana. Eu não me senti muito bem e não fui muito bem nas eliminatórias e na semifinal, mas hoje foi diferente. Penso que estava com raiva por ontem. Desci muito bem pelo canal e fiz uma corrida muito boa”.
 
A australiana se preparava para fazer o circuito, quando soube que Ana Sátila havia feito um tempo muito bom. “Eu sabia que precisava focar na minha descida. Quando vi meu tempo, sabia que estava mais rápida. Sou o número um, mas não sabia se eu era a primeira ou a segunda, ou se era somente minha numeração...”, brincou Fox, se referindo ao número na camisa. Ela também elogiou a adversária brasileira. “Estou muito contente e feliz também pela Ana. Ela foi muito bem. Aqui é o lugar dela, com toda a família e amigos assistindo, estou orgulhosa dela”. A austríaca Lisa Leitner (98.52) completou o pódio.
 
Foto: Danilo Borges/MEFoto: Danilo Borges/ME
 
Mais medalhas
A torcida brasileira ainda teve mais motivos para comemorar no último dia do Mundial. Os canoístas Anderson Oliveira e Charles Correa conquistaram o bronze na decisão do C2 sub 23, com o tempo de 102.84 segundos. O ouro ficou com os poloneses Michal Wiercioch e Grzegorz Majerczak (100.78) e a prata com os eslovacos Juraj Skakala e Matus Gewissler (100.97).
 
“A gente busca sempre o primeiro lugar, mas a equipe da Polônia é muito forte. Penso que o segundo lugar era o mais apropriado. Infelizmente tivemos uma penalidade. Se não fosse isso, a gente até poderia ter ficado em primeiro, mas foi um bom resultado, mais do que inesperado. É a nossa primeira medalha em campeonatos mundiais”, comentou Oliveira.
 
Medalha que ajudou o Brasil a conquistar um resultado inédito na Canoagem Slalom. Com três bronzes e uma prata, a equipe obteve o melhor desempenho do país na história dos mundiais da modalidade. 

» Brasil conquista dois bronzes no primeiro dia de finais do Mundial Júnior e Sub 23

Gabriel Fialho, de Foz do Iguaçu
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla