prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.
Informações:
(61) 3217-9470
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Ministro do Esporte cumpre agenda em Natal nesta terça-feira
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 14:44
- Publicado em Segunda, 28 Abril 2014 14:39
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 1271
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, cumpre agenda oficial nesta terça-feira (29.04), em Natal. Pela manhã, às 9h, participa na Escola de Governo do Rio Grande do Norte de reunião para tratar da integração e validação dos Planos Operacionais para a Copa do Mundo. Às 11h, o ministro e a reitora Angela Cruz, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), inauguram o Parque Poliesportivo do Campus Central da universidade.
Considerado o mais completo do estado, o Parque Poliesportivo foi construído com recursos do Ministério do Esporte e é composto por uma pista de atletismo de alto rendimento e um campo de futebol.
A parceria entre o governo federal e a UFRN, por meio de convênio com o Ministério do Esporte, compõe um dos mais importantes legados dos Jogos Olímpicos de 2016 para o esporte brasileiro. O Parque Poliesportivo integrará a Rede Nacional de Treinamento de Atletismo, que está sendo estruturada pelo Ministério do Esporte, e faz parte da lista de locais que poderão receber equipes para aclimatização nas Olimpíadas do Rio 2016.
Na capital potiguar, o ministro Aldo Rebelo também será homenageado, às 12h, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, com o título de cidadão norte-rio-grandense.
Serviço:
Agenda do ministro do Esporte em Natal (RN).
Reunião dos Planos Operacionais para a Copa do Mundo
Data: terça-feira (29.04)
Horário: 9h
Local: Escola de Governo do Rio Grande do Norte, Centro Administrativo do Estado, BR 101, km 0, Lagoa Nova.
Inauguração do Centro de Treinamento de Atletismo de Alto Rendimento
Horário: 11h
Local: Auditório do Departamento de Educação Física do Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título de cidadão norte-rio-grandense
Horário: 12h
Local: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Rua Ulisses Caldas, s/n - Cidade Alta, Natal - RN
Ascom - Ministério do Esporte
Contato: Fernando Guedes - (61) 9983-3107
Na Mídia: Copa que dá trabalho
- Detalhes
- Última atualização em Quarta, 22 Julho 2015 10:15
- Publicado em Segunda, 28 Abril 2014 10:44
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 756
Segue abaixo o artigo do Pedro Lima, diretor de uma empresa de marketing esportivo, publicado nesta segunda-feira (24.04) no jornal O Globo.
“Copa que dá trabalho
Um mês, 64 jogos. A Copa do Mundo, que começa em 12 de junho em 12 capitais brasileiras, demonstra a capacidade de mobilização de uma nação de dimensões continentais. Assim como reafirma a vocação recente do país para sediar grandes eventos como a Rio+20, a Jornada Mundial da Juventude e os Jogos Olímpicos.
A Copa atrai a atenção de metade dos habitantes do planeta e é o retrato de como o esporte mudou ao longo dos anos. Só para se ter uma ideia, em 1950, única vez em que sediamos o maior evento esportivo mundial, foram seis cidades-sede e 13 equipes em campo. Este ano, 32 seleções estarão presentes em eventos realizados em 12 cidades-sede. E não foi apenas o futebol que evoluiu.
A Copa será também, e principalmente, uma porta aberta para a qualificação e experiência profissional. Trabalhar em um evento com tal magnitude acrescenta muito ao histórico de carreira para quem ainda dá os primeiros passos, como universitários ou concluintes do Ensino Médio. Deve ser seu maior legado.
Oportunidades não faltam. Apenas entre voluntários, serão em média 18 mil. Para setores como o de alimentação e bebidas e hospitalidade há outro contingente, de 15 mil pessoas, sendo recrutado com investimentos de R$ 10 milhões em qualificação e treinamento. Outras áreas, como segurança e serviços de limpeza, também estão aquecidas. Ao todo, cerca de 700 mil empregos diretos e indiretos remunerados foram ou ainda serão gerados até junho, segundo o Ministério do Trabalho.
E não é necessário ter superqualificações. Numa economia em que os nem-nem (não estudam, não trabalham, nem procuram emprego) podem chegar a 30% da população jovem, esta é uma chance de se envolver, aumentar a autoestima e, quem sabe, virar o jogo.
Os números deixam claro que o Mundial não será apenas disputado por jogadores, técnicos e demais envolvidos especificamente com as partidas. Além dos torcedores, parte essencial da engrenagem que move o esporte, milhares de pessoas vão ajudar a “colocar o evento de pé” e fazer parte da festa.
Isso sem falar naqueles que virão de outros países. O turismo, por exemplo, deve movimentar R$ 25,2 bilhões apenas durante o mês de jogos, de acordo com informações da Embratur. A expectativa é a de que 3,6 milhões de visitantes circulem pelo país ao longo da competição, sendo 600 mil estrangeiros cujos gastos devem superar em até 42% a média recente.
A Copa do Mundo já é uma realidade aqui e lá fora. E há inúmeros convocados já em campo, trabalhando para que aconteça e seja um sucesso. Até a cerimônia de abertura, em São Paulo, outros tantos irão ampliar o elenco.
O benefício, ainda que muitos questionem, é mútuo. Ganha o brasileiro que sai maior da participação em um dos mais importantes acontecimentos do planeta. E ganha a Copa, fortalecida pela sinergia, envolvimento e participação de um povo apaixonado por futebol."
Treinamento do Brasil Voluntário começa nas doze cidades-sede da Copa
- Detalhes
- Última atualização em Terça, 21 Julho 2015 18:55
- Publicado em Segunda, 28 Abril 2014 10:26
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 887
Os participantes do programa Brasil Voluntário começaram neste sábado (26.04) a última etapa da seleção para atuar na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014: o treinamento presencial. Mais de 22 mil pessoas foram selecionadas nas doze sedes que receberão o mundial para reforçar conteúdos que serão importantes durante a atuação. Quatro módulos foram apresentados, com aulas intercaladas entre as cidades: Segurança e Primeiros Socorros, Integração, Turismo e Mobilidade.

O momento também é uma boa oportunidade para que os inscritos se conheçam melhor e troquem experiências. “Para este tipo de atuação, o trabalho em equipe, de parceria e colaboração é essencial. Trata-se de uma atuação solidária”, diz Thérèse Hofmann, decana de Extensão da Universidade de Brasília (UnB).
No primeiro fim de semana de treinamento, as inscritas Yasmin Tainá Novaes e Patrícia Caprioli se conheceram a caminho da Fatec de Itaquera, em São Paulo, onde assistiram à palestra de Turismo. Patrícia, que é produtora de eventos, pôde falar sobre a atuação em eventos sociais. Para ela, o treinamento servirá para sua vida profissional, e a comunicação com outras pessoas é importante para a vida pessoal e profissional. “Além de auxiliar os visitantes, vamos poder conhecer outros voluntários, gente de outros países e fazer amigos”, enumera. Yasmin, que é fisioterapeuta, vê na atuação uma chance de ter contato com um evento esportivo, o que ela considera interessante para o currículo.
A motivação para o treinamento se estende à expectativa em atuar e representar o Brasil aos visitantes durante a Copa. Aos 80 anos, a aposentada Martha Cabrejos, que é boliviana, mas adotou Manaus como sua cidade há 30 anos, vê a atuação como forma de mostrar a capital amazônica para o mundo. “Quero mostrar ao mundo o calor humano desse país que me recebeu tão bem. É minha chance de mostrar meu patriotismo a esse país e em especial a essa cidade tão linda”.
Para ela, os voluntários serão primordiais. “Quem faz essa Copa não são simplesmente seus organizadores, quem faz essa Copa são os voluntários. Sem eles, não existe megaevento que dê certo”, conclui. O treinamento na cidade foi de Integração e contou com dinâmicas em grupo com foco em situações que os voluntários poderão se deparar na Copa.
O participante Flávio Matos, do Rio de Janeiro, também quer mostrar o Brasil ao mundo por meio do voluntariado. Para ele, a motivação veio pela oportunidade de participar de um evento tão grande como a Copa do Mundo. “Quero mostrar para as pessoas de fora que somos importantes, que sabemos fazer um grande evento e que temos uma boa organização. Mas acima de tudo, quero servir de exemplo para outras pessoas”.
Unidos pelo voluntariado
O treinamento reuniu famílias em diversas cidades. Regina Lima teve a companhia da filha, Rebeca, também inscrita no programa em Manaus. “Eu e minha filha vamos atuar juntas. Minha Manaus é exuberante e além de ajudar o próximo, que sempre nos faz bem, quero que as pessoas vejam minha cidade pelos meus olhos” afirma Regina. Rebeca concorda com a mãe. É a vez do Brasil. Muita gente pode pensar que é besteira, mas as pessoas sempre reclamam do nosso país. Agora, quando temos uma oportunidade de mostrar nosso patriotismo temos que agarrar a oportunidade”, diz.
Natália da Conceição Ferreira, 21, também não foi sozinha para o treinamento que participou no Rio de Janeiro. Ela convidou o namorado, Thiago Pereira Fernandes, 25, a acompanhá-la nos treinamentos virtual, presencial e, caso selecionados, na atuação na Copa do Mundo. “Acho muito legal poder ser voluntária, pois este é um tema que me interessa muito”, diz. Na Copa das Confederações FIFA 2013, os dois atuaram nos eventos de abertura e encerramento do torneio.
Motivado e experiente com voluntariado, Thiago diz que o objetivo do casal é representar bem o país, principalmente para os estrangeiros. “Agora estamos atuando fora de campo. Nosso objetivo é representar bem o nosso país e mostrar como o Brasil é incrível. Por ser um grande evento e ser na nossa cidade, acho importante mostrar o que o nosso povo tem de bom”, finaliza.
Preparação
O treinamento presencial do Brasil Voluntário segue em mais três finais de semana, até 25 de maio, nas doze cidades-sede. Com apoio de 17 instituições públicas de ensino, é coordenado pela Universidade de Brasília (UnB) e conta com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF).
Confira os temas dos treinamentos nas cidades:

Fonte: Brasil Voluntário
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Secretário de Futebol defende modernização da gestão dos clubes como um dos legados da Copa
- Detalhes
- Última atualização em Quarta, 22 Julho 2015 10:15
- Publicado em Domingo, 27 Abril 2014 15:33
- Escrito por Paulo Roberto Rossi de Oliveira
- Acessos: 774
Foto: Leando GalvãoDurante simpósio promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil - seccional São Paulo (OAB/SP) - e a Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (Aceesp), que discutiu “O Direito Desportivo e a Mídia Pré-Copa” , o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Toninho Nascimento, defendeu na sexta-feira (25.04) uma maior profissionalização dos clubes de futebol brasileiros e a consequente modernização da gestão a partir da Copa do Mundo. Para ele, isso é fundamental para qualificar os campeonatos nacionais e aumentar a receita dos clubes, que ainda é pequena diante do potencial existente no Brasil.
O secretário citou um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que demonstra o tamanho do negócio futebol no Brasil - algo em torno de R$ 6,5 bilhões. “O negócio futebol no Brasil, cinco vezes campeão do mundo, representa cerca de 0,2% do PIB nacional, enquanto na Espanha, com apenas um título, equivale a 1,2%, conforme estudo da FGV. Se chegássemos ao percentual espanhol, atingiríamos R$ 35 bilhões”, calculou o secretário.
Essa melhoria na gestão defendida durante os debates foi apontada como um dos legados da Copa do Mundo para o futebol nacional. “As novas arenas não são o único ou principal legado que a Copa do Mundo vai deixar para o futebol nacional e os torcedores que frequentam os estádios. Mas é a partir delas que os clubes terão de se modernizar por completo. A Copa do Mundo tem data para acabar. O futebol, não. É preciso que se pense nisso”, avaliou o secretário.
Violência nos estádios
Com a participação de advogados, especialistas e jornalistas esportivos, o simpósio também debateu a violência nos estádios de futebol. O coronel Marcos Cabral Marinho, presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol de São Paulo, apontou o “plano de ação preventiva”, que deve ser desenvolvido entre todos os agentes responsáveis pela realização de uma partida de futebol, como fator fundamental para evitar cenas de violência nas arquibancadas e nos arredores dos estádios. “Futebol é emoção. E a ação preventiva é o grande segredo quando se envolve multidão e emoção”, avaliou.
Toninho Nascimento acrescentou a necessidade de se fazer cumprir o Estatuto do Torcedor para a punição dos responsáveis. “O que acontece nos estádios não é esportivo. É social e, sobretudo, criminal. E, para isso, não precisamos criar novas leis. Temos o Estatuto do Torcedor, que já prevê reclusão e afastamento do mau torcedor. Então tem que fazer cumprir a lei que já existe”, destacou o secretário.
Leandro Galvão, de São Paulo
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Ministro do Esporte visita no Rio o Centro de Treinamento que será usado pela Inglaterra durante a Copa
- Detalhes
- Última atualização em Quarta, 22 Julho 2015 10:15
- Publicado em Sábado, 26 Abril 2014 12:24
- Escrito por Paulo Roberto Rossi de Oliveira
- Acessos: 753
Foto: Paulino MenezesO Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), no Rio de Janeiro, recebe os últimos ajustes para abrigar a seleção da Inglaterra, que fará os treinamentos durante a Copa do Mundo no local. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, conferiu as instalações que serão oferecidas aos ingleses nesta sexta-feira (25.04) e destacou a importância dos Centros de Treinamento de Seleções (CTS) para a imagem do país no exterior.
“Os CTS têm grande importância, porque são responsáveis pela primeira e mais duradoura impressão das delegações, da imprensa e de vários turistas que acompanham as equipes. Por isso, estamos verificando a estrutura de cada um deles e a impressão que tem ficado é a de que o Brasil oferecerá as melhores condições, como é o caso daqui”, elogiou.
O general Décio dos Santos Brasil, que apresentou as instalações ao ministro, destacou o elevado grau de exigência dos ingleses, como parâmetro para excelência da estrutura oferecida pelo Exército. “Não tenho dúvidas que a seleção da Inglaterra é uma das mais importantes do futebol e uma das mais exigentes também. Nossa expectativa é atendê-los da melhor forma para que eles fiquem satisfeitos”, garantiu.
Estrutura
O CCFEx fica no bairro da Urca e conta com o Estádio Cláudio Coutinho, com capacidade para 370 espectadores e campo com as dimensões do padrão exigido pela FIFA - 105 metros por 68 metros. A grama, plantada em 2010, é da espécie Bermuda Celebration, a mesma usada no novo Maracanã, e passou por um processo de revitalização nos últimos meses. O gramado está recebendo os cortes necessários para o seu fortalecimento e será nivelado.
O centro conta ainda com academia, dois vestiários com capacidade para 20 atletas e armários, também no mesmo padrão do Maracanã. Além disso, há quatro banheiros, ginásio com arquibancada e vestiários, e estacionamento coberto.
Um auditório para coletiva de imprensa e três salas estão prontos para receber os equipamentos para a formação de um centro de mídia no local. O espaço será usado pelos jornalistas, especialmente os ingleses, incluindo a rede BBC que fixará sua estrutura no CCFEx.
A Inglaterra ficará hospedada no Hotel Royal Tulip, que tem 416 acomodações e fica a 5,5 quilômetros do CTS.
Gabriel Fialho - Portal da Copa, do Rio de Janeiro
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Após ciclo de visitas, FIFA diz que estrutura solicitada para a Copa ficará pronta
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 14:44
- Publicado em Sábado, 26 Abril 2014 11:47
- Escrito por Paulo Roberto Rossi de Oliveira
- Acessos: 941
Luis Fernandes (E), Aldo Rebelo, Jérôme Valcke e Ricardo Trade em entrevisa coletiva no Rio de Janeiro (Foto: Paulino Menezes)Após passar mais um ciclo de viagens por cidades-sede da Copa do Mundo, a reunião da diretoria do Comitê Organizador Local (COL), com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, atualizou os preparativos finais para a organização do Mundial, que terá início em 48 dias. A conclusão de obras essenciais para o evento, as integrações dos planos operacionais, as Fan Fest, os Centros de Treinamentos e os eventos-teste em sete arenas foram os principais temas debatidos nesta sexta-feira (25.04), no Rio de Janeiro. Antes, a comitiva passou por São Paulo, Curitiba, Cuiabá e Fortaleza.
Aldo Rebelo destacou a importância da intensificação dos trabalhos para que todas as condições necessárias para a realização da Copa do Mundo sejam oferecidas a turistas, delegações e imprensa. “Se é verdade que as reuniões terminam por aqui, é mais verdade que o trabalho ainda não terminou. Há uma jornada importante que deve reunir todo o esforço dos responsáveis pela preparação da Copa para superar as dificuldades, pois temos obras com cronograma a ser cumprido em abril e maio. Acredito que, com dedicação e trabalho, teremos tudo a contento para a abertura”, afirmou.
Para o secretário-geral da FIFA, a estrutura solicitada para a Copa do Mundo estará concluída. “É verdade que há atrasos, mas não é verdade que nada foi cumprido. Tudo que pedimos estará no lugar. Há atrasos, uns previsíveis, outros que complicam essa reta final, mas posso concordar com o ministro: todos estão engajados para resolver as dificuldades. Poucos têm ideia da magnitude da organização de uma Copa do Mundo. Sempre é difícil. Vai ser difícil na Rússia, vai ser difícil no Catar, foi difícil na África do Sul e no Brasil, por motivos diferentes em cada lugar”, completou Valcke.
Apesar disso, o dirigente mostrou confiança no resultado final do trabalho e felicidade por estar chegando mais uma edição do Mundial. “Como me sinto hoje? Contente que esteja chegando a Copa e, finalmente, vamos falar apenas de futebol”. Em seguida, ele assumiu um tom de brincadeira para projetar o desfecho de todo o esforço conjunto para organizar o evento. “No dia da abertura eu e o ministro Aldo Rebelo estaremos tomando uma caipirinha e pensando: que trabalho! Na final estaremos tomando champanhe e dizendo: que Copa do Mundo!”.
Planos operacionais
Iniciativa realizada com sucesso antes da Copa das Confederações e repetida para a Copa do Mundo, as reuniões de planejamento operacional entre os governos federal, estaduais e municipais e o COL, entrarão na rodada final de encontros, que se inicia no dia 29 de abril, em Natal.
“Estamos na reta final dos preparativos e o nosso foco passa a ser os planos operacionais e a integração deles. Reunimos mais de dois mil gestores nas 12 sedes na primeira rodada de reuniões. Cobriremos na segunda rodada as seis sedes que não receberam jogos da Copa das Confederações – Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo –, completando assim, a preparação e integração dos planos”, explicou o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes.
Calendário
Os próximos passos do COL até a Copa do Mundo foram apresentados pelo CEO da entidade, Ricardo Trade. Além do Tour da Taça, que teve início no dia 22 de abril, a operação de transporte para o International Broadcast Center (IBC) no Rio de Janeiro, que começou nesta sexta-feira, foi destacado.
Entre os dias 20 e 22 de maio, as arenas do Mundial e os Campos Oficiais de Treinamento passarão para o uso exclusivo da FIFA.
Em 28 de maio, a Austrália chega ao Brasil. Será a primeira delegação estrangeira que disputará a Copa a desembarcar no país. Já em 1º de junho, os árbitros que vão apitar a Copa do Mundo desembarcam no Rio de Janeiro. No dia seguinte, será aberto o IBC.
Ainda no mês de junho, será realizado o “Tour de vivência dos estádios”, em que os profissionais de imprensa passam pela experiência do torcedor desde a entrada até chegar aos assentos em todas as 12 arenas. Por fim, nos dias 10 e 11 de junho – véspera da abertura do Mundial –, São Paulo sediará o Congresso da FIFA.
De acordo com o COL, a entidade está investindo R$ 10 milhões em estruturas esportivas, que ficarão como legado para o país. São melhorias em 73 instalações, sendo 12 estádios, 28 Campos Oficiais de Treinamento (que em alguns casos inclui uma terceira opção na sede) e 32 Centros de Treinamentos de Seleções (CTS). Além disso, o campo dos árbitros receberá equipamentos como traves, redes, bandeirinhas, barreiras e máquinas de gelo. As cidades-sede também receberão máquinas para pintar e cortar os gramados.
Gabriel Fialho - Portal da Copa, do Rio de Janeiro
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Após ciclo de visitas, FIFA diz que estrutura solicitada para a Copa ficará pronta
- Detalhes
- Última atualização em Terça, 21 Julho 2015 18:32
- Publicado em Sábado, 26 Abril 2014 11:47
- Escrito por Paulo Roberto Rossi de Oliveira
- Acessos: 842
Luis Fernandes (E), Aldo Rebelo, Jérôme Valcke e Ricardo Trade em entrevisa coletiva no Rio de Janeiro (Foto: Paulino Menezes)Após passar mais um ciclo de viagens por cidades-sede da Copa do Mundo, a reunião da diretoria do Comitê Organizador Local (COL), com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, atualizou os preparativos finais para a organização do Mundial, que terá início em 48 dias. A conclusão de obras essenciais para o evento, as integrações dos planos operacionais, as Fan Fest, os Centros de Treinamentos e os eventos-teste em sete arenas foram os principais temas debatidos nesta sexta-feira (25.04), no Rio de Janeiro. Antes, a comitiva passou por São Paulo, Curitiba, Cuiabá e Fortaleza.
Aldo Rebelo destacou a importância da intensificação dos trabalhos para que todas as condições necessárias para a realização da Copa do Mundo sejam oferecidas a turistas, delegações e imprensa. “Se é verdade que as reuniões terminam por aqui, é mais verdade que o trabalho ainda não terminou. Há uma jornada importante que deve reunir todo o esforço dos responsáveis pela preparação da Copa para superar as dificuldades, pois temos obras com cronograma a ser cumprido em abril e maio. Acredito que, com dedicação e trabalho, teremos tudo a contento para a abertura”, afirmou.
Para o secretário-geral da FIFA, a estrutura solicitada para a Copa do Mundo estará concluída. “É verdade que há atrasos, mas não é verdade que nada foi cumprido. Tudo que pedimos estará no lugar. Há atrasos, uns previsíveis, outros que complicam essa reta final, mas posso concordar com o ministro: todos estão engajados para resolver as dificuldades. Poucos têm ideia da magnitude da organização de uma Copa do Mundo. Sempre é difícil. Vai ser difícil na Rússia, vai ser difícil no Catar, foi difícil na África do Sul e no Brasil, por motivos diferentes em cada lugar”, completou Valcke.
Apesar disso, o dirigente mostrou confiança no resultado final do trabalho e felicidade por estar chegando mais uma edição do Mundial. “Como me sinto hoje? Contente que esteja chegando a Copa e, finalmente, vamos falar apenas de futebol”. Em seguida, ele assumiu um tom de brincadeira para projetar o desfecho de todo o esforço conjunto para organizar o evento. “No dia da abertura eu e o ministro Aldo Rebelo estaremos tomando uma caipirinha e pensando: que trabalho! Na final estaremos tomando champanhe e dizendo: que Copa do Mundo!”.
Planos operacionais
Iniciativa realizada com sucesso antes da Copa das Confederações e repetida para a Copa do Mundo, as reuniões de planejamento operacional entre os governos federal, estaduais e municipais e o COL, entrarão na rodada final de encontros, que se inicia no dia 29 de abril, em Natal.
“Estamos na reta final dos preparativos e o nosso foco passa a ser os planos operacionais e a integração deles. Reunimos mais de dois mil gestores nas 12 sedes na primeira rodada de reuniões. Cobriremos na segunda rodada as seis sedes que não receberam jogos da Copa das Confederações – Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo –, completando assim, a preparação e integração dos planos”, explicou o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes.
Calendário
Os próximos passos do COL até a Copa do Mundo foram apresentados pelo CEO da entidade, Ricardo Trade. Além do Tour da Taça, que teve início no dia 22 de abril, a operação de transporte para o International Broadcast Center (IBC) no Rio de Janeiro, que começou nesta sexta-feira, foi destacado.
Entre os dias 20 e 22 de maio, as arenas do Mundial e os Campos Oficiais de Treinamento passarão para o uso exclusivo da FIFA.
Em 28 de maio, a Austrália chega ao Brasil. Será a primeira delegação estrangeira que disputará a Copa a desembarcar no país. Já em 1º de junho, os árbitros que vão apitar a Copa do Mundo desembarcam no Rio de Janeiro. No dia seguinte, será aberto o IBC.
Ainda no mês de junho, será realizado o “Tour de vivência dos estádios”, em que os profissionais de imprensa passam pela experiência do torcedor desde a entrada até chegar aos assentos em todas as 12 arenas. Por fim, nos dias 10 e 11 de junho – véspera da abertura do Mundial –, São Paulo sediará o Congresso da FIFA.
De acordo com o COL, a entidade está investindo R$ 10 milhões em estruturas esportivas, que ficarão como legado para o país. São melhorias em 73 instalações, sendo 12 estádios, 28 Campos Oficiais de Treinamento (que em alguns casos inclui uma terceira opção na sede) e 32 Centros de Treinamentos de Seleções (CTS). Além disso, o campo dos árbitros receberá equipamentos como traves, redes, bandeirinhas, barreiras e máquinas de gelo. As cidades-sede também receberão máquinas para pintar e cortar os gramados.
Gabriel Fialho - Portal da Copa, do Rio de Janeiro
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Bolsista faz história ao conquistar ouro no Campeonato Mundial Júnior de Canoagem
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 14:44
- Publicado em Sábado, 26 Abril 2014 09:06
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 1940

A jovem Ana Sátila, 19 anos, fez história na canoagem slalom brasileira. A canoísta, que recebe apoio financeiro do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, conquistou, na madrugada deste sábado (26.04), a medalha de ouro na prova K1 no Campeonato Mundial de Canoagem Slalom Junior & Sub-23, em Penrith, na Austrália. O título mundial foi conquistado com o tempo de 114.48 segundos.
“Estou muito feliz. É um momento espetacular na minha vida. Muito obrigado pela torcida. Essa medalha é nossa!”, disse Ana, depois da prova. O segundo lugar ficou com a australiana Kate Eckhart, com o tempo de 121.77s, e o terceiro com a eslovaca Paulina Matulaniova, com 122.19.
Em 2013, a canoísta foi eleita a melhor atleta da modalidade, na eleição do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), depois de um ano muito especial: uma inédita medalha de bronze no Mundial Júnior e Sub-23, disputado na Eslováquia, e o 12º lugar no Mundial Adulto.
Bolsista com o ouro inétido no Campeonato Mundial de Canoagem Slalom (Foto: Pedro Henrique Gonçalves)
Nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Ana Sátila já tinha feito história no esporte nacional ao ser a atleta mais jovem da delegação brasileira nos Jogos, ao estrear em olimpíadas com 16 anos.
O superintendente da CBCa, Argos Rodrigues, ressalta o trabalho que a canoagem brasileira vem fazendo com a base do esporte. “Todo esse trabalho surgiu na formação dos atletas dentro do Projeto da Equipe Permanente, que reúne 18 canoístas que recebem todo o suporte necessário no esporte. Isso só foi possível graças à parceria da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e a Federação Paranaense de Canoagem (FEPACAN) com o fundamental patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e os importantes apoios da Itaipu Binacional, Ministério do Esporte e Comitê Olímpico Brasileiro (COB)”, disse Gonçalves em entrevista ao site da CBCa.
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Ministro Aldo Rebelo participa de abertura da 21ª edição da Agrishow
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 14:44
- Publicado em Sexta, 25 Abril 2014 16:17
- Escrito por Antônia Emília Santos Andrade
- Acessos: 1020
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, participa, neste domingo (27.04) e na segunda-feira (28.04), em Ribeirão Preto (SP), da 21ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – Agrishow 2014. No domingo, às 19h, Rebelo estará presente no lançamento do “Prêmio Brasil Agrociência”, que tem como objetivo estimular e reconhecer a produção de trabalhos técnico-científicos que tragam resultados para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. Na segunda-feira, às 10h, o ministro participa da cerimônia de abertura da feira. Confira a agenda esportiva do fim de semana
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 14:44
- Publicado em Sexta, 25 Abril 2014 10:15
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 979
Os principais nadadores brasileiros estão reunidos em São Paulo disputando a prova mais importante do calendário nacional da natação. Os atletas encaram até sábado (26.04) o Troféu Maria Lenk de Natação, no Parque Aquático do Ibirapuera, em São Paulo. A competição vale vaga para o Campeonato Pan-Pacífico – competição mais importante em piscina longa da temporada. No fim de semana os atletas brasileiros disputam também provas de atletismo, hipismo, judô, vôlei, ginástica e handebol.
Cielo registra melhor marca da temporada nos 50m live durante o Troféu Maria Lenk (Foto: Satiro Sodré/CBDA)
Confira a programação completa:
Atletismo
A Copa Brasil Caixa de Provas Combinadas será disputada até domingo (27) na Arena Caixa, no Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra, em São Bernardo do Campo, interior de São Paulo. A expectativa da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) é a participação de cerca de 100 atletas de 34 clubes, representando 10 estados e o Distrito Federal.
A Arena Caixa também recebe os principais fundistas do atletismo brasileiro. Os atletas disputam o Campeonato Brasileiro Caixa de Corridas de Fundo em Pista nesta sexta-feira (25).
Nos Estados Unidos, a equipe masculina do revezamento 4x100m do Brasil disputa, neste sábado (26), o Penn Relays, na Filadélfia. A equipe é formada por Jefferson Lucindo, Jorge Henrique Vides, Vitor Hugo dos Santos, Bruno Lins e Aldemir Gomes Junior. Os atletas estão nos Estados Unidos participando do Programa de Cooperação do Atletismo visando os Jogos Olímpicos Rio 2016.
Hipismo
O Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio de Janeiro, recebe até domingo (27) o Concurso Nacional e Internacional de Adestramento. O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e contará com a participação dos principais atletas brasileiros. Todos serão observados de perto pela belga Mariette Withages, técnica da seleção nacional.
Judô
A seleção brasileira de judô disputa até domingo (27) o Campeonato Pan-Americano da modalidade. Com a presença de cerca de 140 judocas de 21 países, os combates serão realizados na cidade de Guayaquil, no Equador. A delegação nacional conta com 20 judocas, dos quais 15 são beneficiados pelo programa Bolsa Pódio do Ministério do Esporte e os outros cinco recebem o apoio da Bolsa-Atleta.
Vôlei de praia
As duplas masculinas do Brasil disputam o Aberto e Fuzhou de vôlei de praia, etapa que abre o Circuito Mundial. O país está sendo representado por Álvaro e Ricardo, Pedro Solberg e Emanuel e Alison e Bruno Schmidt.
Ginástica
Os ginastas brasileiros Ângelo Assumpção, Arthur Nory, Henrique Flores e Péricles da Silva disputam a etapa de Osijek da Copa do Mundo de ginástica artística, na Croácia. As disputas vão até domingo (27.04).
Natação
Os principais nadadores brasileiros estão reunidos em São Paulo disputando a prova mais importante do calendário da natação nacional. Os atletas encaram até sábado (26.04) o Troféu Maria Lenk de Natação, no Parque Aquático do Ibirapuera, em São Paulo. A competição vale vaga para o Campeonato Pan-Pacífico – competição mais importante em piscina longa da temporada.
Durante o Maria Lenk o medalhista olímpico Cesar Cielo registrou o melhor tempo da temporada nos 50m livre, até o momento, ao marcar 21s39. Na mesma prova, Bruno Fratus fez o segundo melhor tempo da temporada, com 21s45 – sua melhor marca na carreira.
Handebol
A seleção brasileira disputa o Campeonato Pan-Americano Juvenil Feminino de Handebol, em Fortaleza. A competição, que está sendo disputada por pontos corridos até sábado (26), garante para a equipe campeã vaga nos Jogos Olímpicos da Juventude, em agosto, na China.
Tiro com Arco
A seleção brasileira de tiro com arco encara em Shanghai, na China, a primeira etapa da Copa do Mundo de Tiro com Arco, até domingo (27.04). O Brasil será representado pelo Bernardo de Souza Oliveira, Marcus Vinícius D’Almeida, Fábio Carvalho Emílio, Ane Marcelle, Sarah Nikitin e Isabella Bergantin.

Vela
Os velejadores brasileiros disputam na França a etapa de Hyéres da Copa do Mundo de vela.
Canoagem
A delegação brasileira de canoagem disputa na Austrália as provas do Campeonato Mundial de Canoagem Júnior e Sub 23. O destaque do país é a canoísta que recebe o benefício do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte Ana Sátila.
Esgrima
O esgrimista brasileiro Renzo Agresta continua disputando o circuito mundial da modalidade. O atleta encara no sabre a etapa de Acropolis Cup, em Atenas na Grécia. Agresta continua em preparação ao Pan-Americano da modalidade, que será realizado em Porto Rico.
Natação paraolímpica
Os melhores nadadores paraolímpicos do Brasil disputam até domingo (26) o Aberto Internacional Brasil Caixa Loterias, na cidade de São Paulo. A competição contará com mais de 170 atletas de oito países diferentes e será disputada no Clube Hebraica.
O Brasil conta com seus principais nomes da modalidade. Daniel Dias e André Brasil, maiores medalhistas paraolímpicos do país, vão participar da competição. Além deles, nomes como os de Susana Schnarndorf, eleita a melhor atleta paraolímpica do Brasil em 2013, e dos jovens Talisson Glock e Roberto Alcalde, da nova geração, também estão confirmados.
Rúgbi
A Seleção Brasileira de Rúgbi encara, entre os dias 26 de abril e 10 de maio, as partidas da primeira divisão do Campeonato Sul-Americano de Rugby XV de 2014. O primeiro confronto será neste sábado (26) contra a Seleção do Chile na Arena Barueri, em São Paulo.
Breno Barros
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Brasil Voluntário convoca mais de 22 mil inscritos para o treinamento presencial
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 14:44
- Publicado em Sexta, 25 Abril 2014 09:33
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 1230

Mais de 22 mil inscritos foram convocados para o treinamento presencial nas doze cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. A capacitação terá início neste sábado (26.04), e segue até 25 de maio. Realizada em quatro fins de semana, esta é a última etapa de preparação dos voluntários antes do início da atuação na Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.
A voluntária Daniela de Araújo Rosendo, 24 anos, que atuou na área de mobilidade em Recife durante a Copa das Confederações FIFA 2013, se prepara para o treinamento este ano. “A experiência foi muito boa e aprendi muito. Tanto que me inscrevi novamente”, diz.
Treinamento presencial: confira os locais de capacitação nas doze cidades-sede
Nesta etapa, serão levados aos participantes quatro módulos, com aulas intercaladas entre as sedes: Segurança e Primeiros Socorros, Integração, Turismo e Mobilidade. Os selecionados foram divididos em três turmas, sendo duas aos sábados, das 8h às 13h e das 14h às 19h, e uma aos domingos, das 8h às 13h.
“Estou bastante animada e a expectativa é grande. Na preparação para a Copa das Confederações, o curso de segurança e primeiros socorros foi o meu preferido, porque os professores eram divertidos e as aulas práticas foram bem interessantes”, afirma Daniela.
Outro selecionado para o treinamento presencial é Gleidson Barreiro Flores, 31. Morador de Bento Gonçalves, cidade a 100km de Porto Alegre, ele espera poder participar de toda a capacitação, apesar da distância. “Quero muito participar do treinamento. Achei excelentes os módulos do treinamento virtual e acredito que, no presencial, teremos uma dimensão maior do que será o evento”, diz.
Animado com a possibilidade de atuar durante o torneio, Gleidson viu no Brasil Voluntário uma oportunidade. “Escolhi atuar porque vejo como uma boa oportunidade de participar de um megaevento e apoiar o Brasil. Vejo que ser um voluntário é uma oportunidade ímpar”, afirma.
Ao receber o e-mail de convocação, o selecionado deve atentar-se tanto às datas do treinamento e ao horário da turma para a qual foi selecionado. Após o fim da capacitação presencial, haverá a última etapa de seleção, que convocará os voluntários para atuação durante o torneio.
Conheça os módulos do treinamento
Segurança e Primeiros-Socorros – Ministrado pelo Corpo de Bombeiros, o curso apresenta aos participantes noções básicas de primeiros-socorros e salvamento. É divido em dois momentos: teórico e prático.
Mobilidade – O módulo vai mostrar a organização do plano de mobilidade da cidade-sede durante a Copa do Mundo e preparar os voluntários para auxiliar os visitantes e torcedores.
Turismo – O módulo de turismo irá mostrar aos participantes os principais pontos turísticos da sede e abordará, também, os temas receptividade e segurança da infância e da juventude.
Integração – A atividade terá dinâmicas em grupo e jogos que abordarão curiosidades de cada país participante da Copa do Mundo, além de trazer situações que podem ocorrer durante a atuação no torneio.
Leonardo Dalla, Brasil Voluntário
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Brasil Voluntário convoca mais de 22 mil inscritos para o treinamento presencial
- Detalhes
- Última atualização em Terça, 21 Julho 2015 18:36
- Publicado em Sexta, 25 Abril 2014 09:33
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 1006

Mais de 22 mil inscritos foram convocados para o treinamento presencial nas doze cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. A capacitação terá início neste sábado (26,04), e segue até 25 de maio. Realizada em quatro fins de semana, esta é a última etapa de preparação dos voluntários antes do início da atuação na Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.
A voluntária Daniela de Araújo Rosendo, 24 anos, que atuou na área de mobilidade em Recife durante a Copa das Confederações FIFA 2013, se prepara para o treinamento este ano. “A experiência foi muito boa e aprendi muito. Tanto que me inscrevi novamente”, diz.
Treinamento presencial: confira os locais de capacitação nas doze cidades-sede
Nesta etapa, serão levados aos participantes quatro módulos, com aulas intercaladas entre as sedes: Segurança e Primeiros Socorros, Integração, Turismo e Mobilidade. Os selecionados foram divididos em três turmas, sendo duas aos sábados, das 8h às 13h e das 14h às 19h, e uma aos domingos, das 8h às 13h.
“Estou bastante animada e a expectativa é grande. Na preparação para a Copa das Confederações, o curso de segurança e primeiros socorros foi o meu preferido, porque os professores eram divertidos e as aulas práticas foram bem interessantes”, afirma Daniela.
Outro selecionado para o treinamento presencial é Gleidson Barreiro Flores, 31. Morador de Bento Gonçalves, cidade a 100km de Porto Alegre, ele espera poder participar de toda a capacitação, apesar da distância. “Quero muito participar do treinamento. Achei excelentes os módulos do treinamento virtual e acredito que, no presencial, teremos uma dimensão maior do que será o evento”, diz.
Animado com a possibilidade de atuar durante o torneio, Gleidson viu no Brasil Voluntário uma oportunidade. “Escolhi atuar porque vejo como uma boa oportunidade de participar de um megaevento e apoiar o Brasil. Vejo que ser um voluntário é uma oportunidade ímpar”, afirma.
Ao receber o e-mail de convocação, o selecionado deve atentar-se tanto às datas do treinamento e ao horário da turma para a qual foi selecionado. Após o fim da capacitação presencial, haverá a última etapa de seleção, que convocará os voluntários para atuação durante o torneio.
Conheça os módulos do treinamento
Segurança e Primeiros-Socorros – Ministrado pelo Corpo de Bombeiros, o curso apresenta aos participantes noções básicas de primeiros-socorros e salvamento. É divido em dois momentos: teórico e prático.
Mobilidade – O módulo vai mostrar a organização do plano de mobilidade da cidade-sede durante a Copa do Mundo e preparar os voluntários para auxiliar os visitantes e torcedores.
Turismo – O módulo de turismo irá mostrar aos participantes os principais pontos turísticos da sede e abordará, também, os temas receptividade e segurança da infância e da juventude.
Integração – A atividade terá dinâmicas em grupo e jogos que abordarão curiosidades de cada país participante da Copa do Mundo, além de trazer situações que podem ocorrer durante a atuação no torneio.
Leonardo Dalla, Brasil Voluntário
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Presidenta Dilma Rousseff e ministro Aldo Rebelo visitam a Arena Pantanal
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 14:44
- Publicado em Quinta, 24 Abril 2014 22:14
- Escrito por Paulo Roberto Rossi de Oliveira
- Acessos: 990
A presidenta Dilma Rousseff aproveitou a passagem por Cuiabá, nesta quinta-feira (24.04), para visitar a Arena Pantanal e ver as instalações do estádio que receberá quatro jogos da Copa do Mundo. Dilma conheceu as plantas do estádio e, nas arquibancadas da arena, encontrou alguns dos operários que trabalham na obra. Depois, acompanhada do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, do governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, e do secretário Extraordinário para a Copa do Mundo no Mato Grosso, Maurício Guimarães, a presidenta desceu até o gramado e atravessou o campo de jogo, enquanto recebia informações sobre a construção.
As obras da Arena Pantanal estão na fase final – todos os assentos devem estar instalados até 5 de maio. O estádio já recebeu um jogo oficial, entre Mixto e Santos, válido pela Copa do Brasil, no dia 2 de abril. O evento-teste oficial da FIFA será no sábado (26.04), com a partida entre Luverdense x Vasco, pela Série B. Durante a Copa, a arena terá capacidade para 41.390 pessoas. A rápida visita deixou orgulhosos os operários do estádio, que exibiam fotos com a presidenta para os colegas. “Valeu muito o cansaço e a espera pela presidenta, porque consegui abraçá-la e tirar uma foto com ela. Estou desde o começo das obras, desde a demolição. É uma emoção grande. Essa obra vai ser um cartão-postal para a nossa capital”, disse João Xavier de Oliveira.
Para o encarregado de carpintaria da Arena Pantanal, emoção maior só quando as seleções estrangeiras vierem jogar pela Copa no estádio que ele ajudou a construir. “Estamos prontos para receber quem vier. Nós e a cidade estamos de coração aberto para receber todo mundo”, garantiu.
Mais cedo, durante a entrega de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida na capital do Mato Grosso, a presidenta falou sobre a Arena Pantanal. "Aqui em Cuiabá temos um dos mais belos estádios do mundo. Tenho certeza de que os mato-grossenses vão mostrar que estão prontos para receber todas as seleções e torcedores. Vamos fazer a Copa das Copas, e os cuiabanos vão mostrar para o resto do mundo o calor, a generosidade, a fraternidade e a alegria do povo brasileiro", disse.
Confira no Portal da Copa vídeos e reportagem completa da visita da presidenta Dilma Rousseff à Arena Pantanal
Mateus Baeta - Portal da Copa, de Cuiabá
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Presidenta Dilma Rousseff e ministro Aldo Rebelo visitam a Arena Pantanal
- Detalhes
- Última atualização em Quarta, 22 Julho 2015 10:15
- Publicado em Quinta, 24 Abril 2014 22:14
- Escrito por Paulo Roberto Rossi de Oliveira
- Acessos: 899
A presidenta Dilma Rousseff aproveitou a passagem por Cuiabá, nesta quinta-feira (24.04), para visitar a Arena Pantanal e ver as instalações do estádio que receberá quatro jogos da Copa do Mundo. Dilma conheceu as plantas do estádio e, nas arquibancadas da arena, encontrou alguns dos operários que trabalham na obra. Depois, acompanhada do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, do governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, e do secretário Extraordinário para a Copa do Mundo no Mato Grosso, Maurício Guimarães, a presidenta desceu até o gramado e atravessou o campo de jogo, enquanto recebia informações sobre a construção.
As obras da Arena Pantanal estão na fase final – todos os assentos devem estar instalados até 5 de maio. O estádio já recebeu um jogo oficial, entre Mixto e Santos, válido pela Copa do Brasil, no dia 2 de abril. O evento-teste oficial da FIFA será no sábado (26.04), com a partida entre Luverdense x Vasco, pela Série B. Durante a Copa, a arena terá capacidade para 41.390 pessoas. A rápida visita deixou orgulhosos os operários do estádio, que exibiam fotos com a presidenta para os colegas. “Valeu muito o cansaço e a espera pela presidenta, porque consegui abraçá-la e tirar uma foto com ela. Estou desde o começo das obras, desde a demolição. É uma emoção grande. Essa obra vai ser um cartão-postal para a nossa capital”, disse João Xavier de Oliveira.
Para o encarregado de carpintaria da Arena Pantanal, emoção maior só quando as seleções estrangeiras vierem jogar pela Copa no estádio que ele ajudou a construir. “Estamos prontos para receber quem vier. Nós e a cidade estamos de coração aberto para receber todo mundo”, garantiu.
Mais cedo, durante a entrega de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida na capital do Mato Grosso, a presidenta falou sobre a Arena Pantanal. "Aqui em Cuiabá temos um dos mais belos estádios do mundo. Tenho certeza de que os mato-grossenses vão mostrar que estão prontos para receber todas as seleções e torcedores. Vamos fazer a Copa das Copas, e os cuiabanos vão mostrar para o resto do mundo o calor, a generosidade, a fraternidade e a alegria do povo brasileiro", disse.
Confira no Portal da Copa vídeos e reportagem completa da visita da presidenta Dilma Rousseff à Arena Pantanal
Mateus Baeta - Portal da Copa, de Cuiabá
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Comitiva confere local de Fan Fest em Fortaleza
- Detalhes
- Última atualização em Terça, 21 Julho 2015 18:39
- Publicado em Quinta, 24 Abril 2014 18:41
- Escrito por Antônia Emília Santos Andrade
- Acessos: 1096
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Aldo Rebelo visita CT do Exército no Rio de Janeiro nesta sexta
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 15:16
- Publicado em Quinta, 24 Abril 2014 16:20
- Escrito por Antônia Emília Santos Andrade
- Acessos: 1608
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, visita no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (25.04), às 14h30, o Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), que será o Centro de Treinamento da seleção da Inglaterra durante a Copa do Mundo. Instalação dos assentos da Arena Pantanal será finalizada até 5 de maio
- Detalhes
- Última atualização em Terça, 21 Julho 2015 18:42
- Publicado em Quinta, 24 Abril 2014 08:31
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 933
Os assentos da Arena Pantanal devem estar todos instalados até 5 de maio. Este foi o prazo acordado com os responsáveis pela obra, em reunião com as presenças do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, do secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, e dos integrantes do Comitê Organizador Local (COL) Ricardo Trade e Ronaldo Fenômeno. A comitiva visitou o estádio de Cuiabá para a Copa do Mundo nesta quarta-feira (23.04), na terceira parada do novo giro de visitas pelos palcos do Mundial.
(Foto: Paulino Menezes/ME)
As cadeiras da arquibancada inferior da arena estão instaladas, com exceção dos assentos em frente aos camarotes. A arquibancada superior oeste está quase completa. Nas demais, os suportes para as cadeiras estão em fase final de instalação. Todo o material já foi fabricado e está no canteiro de obras ou sendo transportado para Cuiabá, segundo informou o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa.
A arena terá capacidade para 41.390 pessoas durante a Copa e receberá a visita da presidenta Dilma Rousseff nesta quinta-feira (24.04). O evento-teste oficial da FIFA será no sábado (26.04), com o jogo entre Luverdense e Vasco, pela Série B.
Na coletiva de imprensa, após conferir as intervenções finais no estádio, o ministro do Esporte destacou a importância dos projetos para a cidade, que foram impulsionados com a organização da Copa. “Posso dizer que essas obras vão elevar o padrão de vida de Cuiabá e das cidades vizinhas. O importante é que a cidade será melhor depois da Copa. O governo federal tem dado apoio ao estado e ao município, pois são obras que foram antecipações de investimentos do PAC. O que não ficar pronto até o Mundial será entregue depois. E temos de comemorar as transformações que estão sendo feitas”.
As trincheiras e viadutos que integram as intervenções em mobilidade urbana serão concluídas no próximo mês, segundo garantiu o prefeito cuiabano Mauro Mendes. “Os esforços serão reconhecidos e as obras ficarão como legado. Temos muitos projetos motivados pela Copa”.
O secretário-geral da FIFA reforçou a confiança no cumprimento dos cronogramas. “O padrão do estádio é muito bom e foi nos confirmado hoje que todas as obras de mobilidade urbana no trajeto do aeroporto para os hotéis estarão concluídas. É isso que pedimos, porque a circulação das pessoas vai ser facilitada. Então, não há problemas para nós. Acredito que Cuiabá estará pronta para receber a Copa”.
Saúde em campo
Antes de visitar a arena, a comitiva assistiu a uma aula diferente dos estudantes da Escola Municipal Maria Ambrósio. Os alunos apresentaram o que estão aprendendo com o programa “11 pela Saúde”, desenvolvido pela FIFA desde a Copa do Mundo na África do Sul. No Brasil, a iniciativa que divulga mensagens e promove um estilo de vida saudável foi implementada nas 12 cidades-sede do Mundial, em parceria com os governos federal, estaduais e municipais.
Comitiva visita projeto da FIFA "11 pela Saúde" que realiza trabalho para a promoção de um estilo de vida saudável (Foto: Gabriel Fialho/Portal da Copa)
As crianças lotaram o ginásio da escola à espera do ídolo. Ronaldo “Fenômeno” mostrou que ainda está em alta com a torcida, mesmo entre aqueles que nem chegaram a ver o artilheiro no ápice da carreira. “É bom ver o Ronaldo de perto”, vibrava João Antônio Souza, 9 anos, flamenguista e aluno do quarto ano. Emoção que era compartilhada aos gritos pelos colegas. Dentre eles, Gabriel Spinelli: “O que eu mais queria era ver o Ronaldo, sou fã dele”, comemorava o garoto de 9 anos.
Atacante, rubro-negro e com o sonho de se tornar atleta profissional, Pedro Paulo Barbosa, 10 anos, mira o exemplo de Ronaldo. “Gosto de jogar e um dia quero ser como ele”, disse o aluno do 5º ano, que se surpreendeu com a forma do ídolo. “Imaginava ele gordinho, mas não está".
Depois da chegada da comitiva, as crianças e as autoridades assistiram a uma apresentação comandada por dois professores e realizada por 21 alunos que participam do “11 pela Saúde” na escola.
O projeto usa ídolos do futebol para transmitir mensagens simples de promoção da saúde, como lavar as mãos, ter uma alimentação saudável e não usar drogas. “Futebol e educação sempre tiveram uma influência grande na minha vida. Vocês se dedicaram, praticaram esportes e promoveram a saúde. São valores que vocês levarão para o resto da vida e farão de vocês pessoas respeitáveis”, elogiou Ronaldo após ver a apresentação.
A visita da FIFA às cidades-sede da Copa seguirá nesta quinta-feira (24.04) por Fortaleza. No dia seguinte, haverá a reunião da diretoria do COL com dirigentes da entidade máxima do futebol e do governo federal no Rio de Janeiro.
Fonte: Portal da Copa
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Palmas é escolhida sede da primeira edição dos Jogos Mundiais Indígenas
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 15:16
- Publicado em Quinta, 24 Abril 2014 07:50
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 5335
A cidade de Palmas foi escolhida pelo Ministério do Esporte e pelo Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC) como sede da edição mundial dos Jogos dos Povos Indígenas. Com a expectativa de participação de 22 a 30 países, o evento está previsto para o segundo semestre de 2015.
(Foto: Francisco Medeiros/ME)
Com uma comunidade indígena de cerca de 13 mil pessoas no estado de Tocantins, a capital Palmas foi escolhida depois de apresentar o melhor projeto técnico, com os critérios e a avaliação do projeto pelo ITC. As cidades paraenses de Belém e Marabá também estavam na disputa para receber o evento indígena.
Na última vez em que esteve em reunião no Ministério do Esporte, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, disse que a cidade tocantinense, uma das mais novas do país, tem a vocação de receber todos os povos e culturas. “Palmas é a capital mais nova do país. Daqui a cerca de um mês vai completar apenas 25 anos e vem dando uma demonstração claríssima de receptividade a todos os povos. Para os Jogos, temos toda uma logística técnica para receber a competição e melhor acolher a todos. Assim, queremos fazer uma grande edição dos Jogos, para que Palmas se torne uma referência de um novo paradigma de sociedade”, explicou o prefeito.
Para receber a edição mundial dos Jogos dos Povos Indígenas, a cidade contará, entre acomodações e instalações para o evento, com aldeia para alojamento das etnias brasileiras, refeitório, oca digital, praça de alimentação com comidas típicas, campo de beisebol, raia olímpica, grande arena, museu do índio e feira de artesanato, entre outros.
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Brasil Voluntário: confira os locais de capacitação nas doze cidades-sede (2)
- Detalhes
- Última atualização em Terça, 21 Julho 2015 18:36
- Publicado em Quarta, 23 Abril 2014 16:05
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 1041
O treinamento presencial do programa Brasil Voluntário está prestes a começar. Com início em 26 de abril, a capacitação ocorrerá até 26 de maio, em quatro fins de semana, exceto o que celebra o dia das mães (10 e 11 de maio). Realizado nas doze cidades-sede com apoio de 17 instituições públicas de ensino parceiras, a preparação é coordenada pela Universidade de Brasília e conta com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF).
Nesta etapa de treinamento, serão levados aos participantes quatro módulos, com aulas intercaladas entre as cidades: Segurança e Primeiros Socorros, Integração, Turismo e Mobilidade. Os participantes serão divididos em três turmas, sendo duas aos sábados, das 8h às 13h e das 14h às 19h, e uma aos domingos, das 8h às 13h.
Ao receber o e-mail de convocação, o selecionado deve atentar-se tanto às datas do treinamento quanto ao horário da turma para a qual foi selecionado. Após o fim da capacitação presencial, haverá a última etapa de seleção, que convocará os voluntários para atuar na Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.
Confira abaixo os endereços e o cronograma do treinamento presencial em cada uma das doze cidades-sede:
Belo Horizonte
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Endereço: Avenida João Pinheiro Nº. 100, Centro.
Brasília
Centro de Convenções Ulisses Guimarães – Auditório Planalto
Endereço: Eixo Monumental, Lote 5, Ala Sul (próximo à Torre de TV)
Cuiabá
Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)
Faculdade de Economia e Ciências Contábeis
Salas da FAECC e Instituto de Ciências Humanas e Sociais – Salas do ICHS.
Endereço: Avenida Fernando Correia s/n°.
Curitiba
Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Endereço: Rua XV de novembro, n° 1299, Centro
Fortaleza
Assembléia Legislativa do Estado de Ceará
Universidade do Parlamento Cearense (UNIPACE) – Salas do 1º e 2º Andar
Endereço: Rua Barbosa de Freitas, s/n (esquina da Av. Pontes Vieira) – Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes.
Manaus
Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Faculdade de Educação Física – Auditório Eulálio Chaves
Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho.
Endereço: Av. General Rodrigo Octavio Jordão Ramos, N. 3000
Natal
Universidade Federal Rio Grande do Norte (UFRN)
Auditório da Reitoria
Endereço: Avenida Senador Salgado Filho, s/n, BR 101, km 2 – Campus Universitário – Lagoa Nova
Porto Alegre
Ginásio Municipal Tesourinha
Endereço: Av. Érico Veríssimo s/nº – Cidade Baixa.
Recife
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Centro de Tecnologia e Geociências
Endereço: Av. da Arquitetura s/nº , Cidade Universitária
Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza/CCMN
Endereço: Av. Athos da Silveira Ramos, nº274, Bloco D, Cidade Universitária
Salvador
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Pavilhão de Aulas da Federação I – PAF I, Auditório, Andar Térreo
Endereço: Avenida Ademar de Barros, s/nº, Campus Universitário de Ondina
São Paulo
Auditório da Fatec Itaquera
Endereço: Av Miguel Ignacio Curi, s/nº, Vila Carmosina (estação do metrô “Corinthians-Itaquera)

Leonardo Dalla – Brasil Voluntário
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Evento-teste na Arena da Baixada será no dia 14 de maio
- Detalhes
- Última atualização em Quarta, 22 Julho 2015 10:15
- Publicado em Quarta, 23 Abril 2014 10:17
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 774
O evento-teste para a Copa do Mundo na Arena da Baixada, em Curitiba, será no dia 14 de maio, com a capacidade máxima para 43 mil pessoas. O anúncio foi feito nesta terça-feira (22.04), após visita da comitiva do governo federal, da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL) ao estádio. O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, cobrou a conclusão de fases essenciais da obra como a colocação dos assentos - 27 mil foram instalados - e cuidados com o gramado.
“Fui o primeiro a dizer que precisamos de mais de um teste e aqui teremos só um, com lotação completa. Não teremos uma segunda chance, então, teremos que fazer tudo correto e o estádio tem que estar pronto em 13 de maio”, afirmou.
Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e secretário-geral FIFA, Jérôme Valcke, visitam a Arena da Baixada (Foto: Paulino Menezes/ME)
Apesar da cobrança, Valcke destacou que todos estavam certos em confiar na capacidade de Curitiba em receber a Copa do Mundo. A arena esteve ameaçada, mas foi reconfirmada como sede de jogos em fevereiro, após os responsáveis pelo projeto apresentarem novo cronograma e ações para acelerar o empreendimento. O dirigente lembrou que na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, algumas etapas também foram concluídas nos últimos momentos. “Todos tiveram razão em confiar em Curitiba. A liberação das verbas foi algo importante. Muito trabalho foi feito desde então, mas, ainda falta trabalho e não é pouco. Pelo que nós vemos daqui, o que vai ser usado por jogadores, torcedores e imprensa, estará 100%”, disse Valcke.
A confiança na cidade foi reforçada pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que se disse otimista apesar de ter cobrado pelas medidas necessárias para a conclusão da arena. “Todos nós testemunhamos o esforço que está sendo realizado para organizarmos no Brasil uma Copa à altura das expectativas do mundo. Tenho uma visão otimista, mas um otimismo crítico, consciente das nossas dificuldades, mas confiante na capacidade do Atlético Paranaense, do Paraná e de Curitiba”, afirmou Rebelo.
O presidente do Atlético Paranaense, Mario Celso Petraglia, agradeceu o apoio do governo federal e da FIFA. “Gostaria de agradecer a confiança e dizer que estamos na reta final. Estamos nos comprometendo novamente e não vamos decepcionar”.
O secretário municipal para assuntos da Copa, Reginaldo Cordeiro, confirmou a liberação de R$ 12 milhões da Fomento Paraná para a CAP/SA, empresa responsável pelas obras, nesta terça-feira. Ainda serão liberados mais R$ 19 milhões, do total de R$ 65 milhões destinados para a finalização do projeto.
Antes da coletiva de imprensa, Aldo Rebelo, Jérôme Valcke, o CEO do COL, Ricardo Trade, e o membro do conselho de administração do COL, o ex-jogador Ronaldo, se reuniram com o governador do Paraná, Beto Richa, com o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, e com o presidente do Atlético Paranaense, Mario Celso Petraglia, quando ouviram um relato sobre o andamento das obras. Antes, os visitantes passaram pelas instalações do estádio como arquibancadas, gramado, vestiários e áreas destinadas à imprensa e à circulação dos torcedores.
A parada na capital paranaense foi a segunda da série de visitas que a comitiva do governo federal, Comitê Organizador Local e a FIFA realizam esta semana. Pela manhã, a comitiva esteve em São Paulo. A próxima escala será em Cuiabá, nesta quarta-feira (23.04).
Fonte: Portal da Copa
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
50 dias para a Copa: Conheça 50 benefícios propiciados pelo Mundial de futebol
- Detalhes
- Última atualização em Terça, 21 Julho 2015 18:32
- Publicado em Quarta, 23 Abril 2014 09:07
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 1034

A 50 dias de a bola rolar para Brasil e Croácia, na primeira das 64 partidas da Copa do Mundo, o Portal da Copa reuniu uma série de informações que detalham os investimentos feitos em várias frentes para o Brasil receber o Mundial. Investimentos que transcendem, e muito, a construção e reforma das 12 arenas.
Envolvem infraestrutura turística, aeroportos, mobilidade urbana, terminais de passageiros em portos e estrutura em segurança que ficará para as cidades-sede. Também incluem qualificação profissional, incentivo ao voluntariado e promoção do artesanato e de eventos culturais com valorização da cultura nacional. Em outra frente, mexe com a economia, antecipa investimentos em telecomunicações, gera empregos em diversos setores e implementa novos padrões de sustentabilidade em obras.
Confira:
1. Mais turistas
A Copa aumenta a visibilidade do Brasil e atrai milhares de turistas estrangeiros.
2. Mais turistas gastando mais
Estudo da Embratur mostra que os gastos dos turistas brasileiros e estrangeiros durante a Copa devem chegar a R$ 25,2 bilhões em todo país.
3. Mais estrutura para os turistas
R$ 196 milhões estão sendo investidos em infraestrutura turísticas nas cidades-sede: novos Centros de Atendimento ao Turista, mais sinalização e acessibilidade que ficarão para o país.
4. Mais infraestrutura
A Copa antecipa investimentos em infraestrutura necessários para o Brasil.
5. Melhorias no país
Os investimentos são em mobilidade urbana, portos, aeroportos, estádios, segurança, telecomunicações e turismo.
6. Investimentos
R$ 25,6 bilhões é o total de investimentos realizados nas cidades-sede da Copa, detalhados na Matriz de Responsabilidades.
7. A Copa é do Brasil
As 12 sedes estão espalhadas nas cinco regiões do país.
8. Estádios financiados
Não há dinheiro do orçamento da União nos estádios. Eles foram erguidos com financiamento do BNDES, recursos locais e recursos da iniciativa privada e somam R$ 8 bilhões. O valor será pago de volta ao banco.
9. Saúde e educação
A Copa do Mundo não retirou nenhuma verba dos orçamentos da Saúde e da Educação – ambos aumentam a cada ano.
10. Arenas sustentáveis e seguras
Os 12 estádios da Copa são mais modernos e sustentáveis, e trazem conforto e segurança pra os torcedores.
11. Transporte coletivo
São 45 obras de mobilidade urbana que priorizam o transporte coletivo e representam investimento de R$ 8 bilhões. Algumas ficarão prontas depois da Copa do Mundo.
12. Mais transporte
Os projetos de mobilidade urbana para a Copa incluem corredores e vias para ônibus, Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), projetos de Bus Rapid Transit (BRTs), estações, terminais e Centrais de Controle de Tráfego.
13. Portos
O investimento em portos é de R$ 587 milhões nas cidades-sede de Fortaleza, Natal, Recife, Salvador e Manaus, além de um obra em Santos (SP).
14. Aeroportos mais modernos
Os 21 empreendimentos de reforma e construção de terminais aumentarão em 81% a capacidade de recepção de passageiros nas sedes da Copa do Mundo. Isso fica para o Brasil.
15. Investimentos em aeroportos
O investimento nos aeroportos é de R$ 6,28 bilhões, sendo R$ 3,62 bilhões de recursos privados.
16. Brasil em evidência
Um total de 90 aeroportos serão usados na Copa para o deslocamento de delegações, autoridades e público em geral.
17. Reforço na malha aérea
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou 1.973 novos voos entre 6 de junho e 20 de julho.
18. Mais voos, mais vagas
A oferta de assentos nos aviões para o período da Copa é 11,5 milhões.
19. Melhorias em telecomunicações
O Brasil está investindo R$ 404 milhões em telecomunicações para a Copa, sendo R$ 233 milhões da Telebras e R$ 171 milhões da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
20. Tecnologia 4G
A tecnologia móvel 4G, até 10 vezes mais rápida que a atual, já é uma realidade nas 12 cidades-sede.
21. Mais segurança
O investimento em segurança pública no país para a Copa é de R$ 1,9 bilhão.
22. Legado em segurança
Os Centros Integrados de Comando e Controle (12 regionais e 2 nacionais) são um dos grandes legados de segurança para o país.
23. Trabalho voluntário
Até 18 mil participantes do programa Brasil Voluntários do governo federal darão suporte aos torcedores nos pontos principais de movimentação das cidades-sede. Eles receberão certificados da Universidade de Brasília, valorizarão seus currículos e enriquecerão suas experiências pessoais.
24. Empregos
A Copa deve gerar cerca de 710 mil empregos permanentes e temporários.
25. Retorno de investimento
Pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e do Ministério do Turismo mostrou que somente a Copa das Confederações acrescentou R$ 9,7 bilhões ao PIB brasileiro.
26. Acréscimo ao PIB
A expectativa é de que a Copa gere quase R$ 30 bilhões de acréscimo ao PIB Brasileiro (Fonte: Pesquisa Mtur/Fipe).
27. Mais cultura
O investimento na revitalização de museus e de outros equipamentos culturais das cidades-sede é de mais de R$ 50 milhões.
28. Diversidade cultural
O concurso Cultura 2014 abriu espaço para a contratação de 1,2 mil apresentações para reforçar a programação cultural nas cidades-sede.
29. Mais artesanato
O artesanato também terá destaque na Copa com o projeto Vitrines Cultuais, que está selecionando 60 mil peças para venda durante o Mundial.
30. Arenas multiuso
As arenas da Copa são multiuso. Além do futebol, recebem shows, congressos e diversos outros eventos.
31. Copa além das 12 sedes
Os Centros de Treinamento escolhidos pelas 32 seleções estão localizados em 27 cidades.
32. Oportunidades
Cerca R$ 100 milhões já foram gerados em negócios para micro e pequenas empresas por oportunidades ligadas à Copa.
33. Mais exportações
A Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil) atingiu US$ 1,8 bilhão em negócios no Projeto Copa somente durante a Copa das Confederações.
34. Capacitação
Cerca de 10 mil profissionais de saúde foram capacitados para atuar na Copa do Mundo ao longo dos últimos três anos.
35. Saúde
As 12 sedes possuem, ao todo, 531 unidades do (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), 66 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e 67 hospitais para atender a população local e os turistas durante o Mundial.
36. Torcida em peso
2,57 milhões de ingressos da Copa foram alocados para torcedores brasileiros e estrangeiros até o dia 1º de abril.
37. Recorde de solicitações
A Copa do Mundo no Brasil teve um recorde de solicitações de ingressos. Foram 11 milhões de pedidos.
38. Mais hotéis
R$ 1,03 bilhão foi o valor destinado para a construção ou reforma de hotéis em cidades-sede e redondezas pela linha de financiamento ProCopa Turismo do BNDES.
39. Sustentabilidade
O lixo sólido produzido nos 12 estádios da competição será coletado e encaminhado para reciclagem em cooperativas.
40. Preços justos
Um comitê interministerial foi criado para discutir e fiscalizar tarifas de passagens e hotéis durante o torneio.
41. Transparência
As obras da Copa são fiscalizadas por órgãos de controle regionais e federais, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e os tribunais estaduais.
42. Qualificação profissional
166 mil pessoas foram matriculadas em cursos de qualificação do Pronatec Turismo, ultrapassando a meta de 157 mil vagas até a Copa do Mundo.
43. Qualificação turística
O Pronatec Turismo ofereceu 54 cursos de idiomas e profissionalizantes ligados ao setor de turismo em 120 cidades.
44. Integração
A Copa está sendo planejada de forma integrada. Comitê Organizador Local, governos federal e estadual e prefeituras atuam em conjunto na preparação do evento.
45. O mundo de olho no Brasil
Aproximadamente 18 mil jornalistas estão credenciados para a cobertura da Copa. Mais um recorde do Mundial do Brasil.
46. O Brasil campeão
A final da Copa das Confederações atraiu a maior audiência em esportes da TV Brasileira, com cerca de 42 milhões de pessoas sintonizadas.
47. Lembranças da Copa
O Banco Central do Brasil lançou nove modelos de moedas oficiais comemorativas do Mundial, com tiragem de 165 mil exemplares.
48. Selos comemorativos
Os Correios colocaram em circulação 12 selos que retratam as cidades-sede, com tiragem de 600 mil exemplares.
49. Experiência para a vida toda
Cerca de 700 adolescentes terão a oportunidade de vivenciar os jogos da Copa como gandulas.
50. Segurança das fronteiras
A Operação Ágata fará ações de segurança nos quase 17 mil quilômetros de fronteiras brasileiras com os países sul-americanos. Serão mais de 33 mil militares.
Fonte: Portal da Copa
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Portal da Copa lança um guia de serviços das cidades-sede
- Detalhes
- Última atualização em Quarta, 22 Julho 2015 10:15
- Publicado em Quarta, 23 Abril 2014 08:36
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 830
Muito além de 64 partidas entre 32 seleções nacionais, a C
opa do Mundo de 2014 é uma grande oportunidade para conhecer o que há de melhor no Brasil, em especial nas 12 sedes do evento. Para ajudar turistas nacionais e estrangeiros a aproveitar ao máximo esse período, o Portal da Copa preparou um guia detalhado das cidades que receberão os jogos.
O serviço, disponível em português, inglês e espanhol, reúne dicas de deslocamento, com mapas de metrô, preços médios de corridas de táxi entre o aeroporto e o estádio e linhas especiais de ônibus que vão operar durante o torneio.
Ao mesmo tempo, o Guia das Cidades-sede aponta dicas de pontos turísticos, acervos culturais, destaques de gastronomia, características do clima, locais de câmbio, contatos de embaixadas e consulados, além de listar aplicativos para celulares que podem ser úteis.
Na face esportiva, o torcedor pode conferir um perfil completo das seleções que jogam em cada sede, fazer simulações em uma tabela interativa e conhecer, em fotos, vídeos e infográficos, os detalhes das 12 arenas da Copa.
» Visite o novo Guia das Cidades-Sede:
ww.copa2014.gov.br/servicos
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Para Jérôme Valcke, Arena Corinthians estará pronta para eventos-teste da Copa
- Detalhes
- Última atualização em Quarta, 22 Julho 2015 10:15
- Publicado em Terça, 22 Abril 2014 15:03
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 982
Em visita à Arena Corinthians, na manhã desta terça-feira (22.04), em São Paulo, o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, garantiu que o novo estádio estará pronto para a abertura da Copa do Mundo da FIFA 2014. “Não podemos perder um só minuto, porque tem muito o que fazer. Não só para a Odebrecht, mas para as outras empresas que estão trabalhando no entorno. Estamos correndo contra o tempo, mas posso afirmar que o estádio estará pronto para a abertura e para os outros jogos”, disse Valcke.
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, comentou as obras do entorno da Arena Corinthians. “Tive a oportunidade de circular pelas redondezas do estádio, para ver as obras que estão em execução, algumas concluídas, outras bastante avançadas. Essa região recebe obras que elevam o padrão de vida dos seus moradores e ajudam a traçar um caminho de esperança para a população da zona Leste”, disse Rebelo.
Comitiva visita Arena Corinthians (Foto: Friedmann Vogel/FIFA/Getty Images)
Em relação às estruturas temporárias, o gerente de Operação da arena, Lucio Blanco, informou que os trabalhos de Tecnologia da Informação (TI), de infraestrutura para transmissão de TV e da parte de alimentação e bebidas já estão em curso. “Para as demais estruturas complementares estamos no processo final de balizamento do cronograma de entrega e de preços”, explicou.
A vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, e o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional do estado, Julio Semeghini, comentaram as obras de mobilidade do entorno do estádio, situado na Zona Leste da cidade. De acordo com Semeghini, a maior parte dos trabalhos será entregue até 28 de abril. A vice-prefeita acrescentou que as intervenções restantes devem ficar prontas até o dia 10 de maio, mesma data prevista pelo clube para a finalização da colocação dos assentos temporários da arena. A expectativa é de que o evento-teste oficial do estádio, a partida entre Corinthians e Figueirense, em 17 ou 18 de maio, possa testar não só as estruturas internas - incluindo as cadeiras provisórias -, mas também o esquema de mobilidade e acesso.
Eventos-teste
O Corinthians reafirmou o cronograma de testes previsto para a arena. Em 26 de abril, o estádio abrirá as portas para 5 mil crianças, que ajudarão a testar parte da estrutura, especialmente o acesso e os banheiros, no setor Leste. No dia 1 de maio, haverá uma partida entre os operários da obra, com 10 a 15 mil espectadores. Em 10 de maio, está previsto um jogo entre ídolos do Corinthians, com público aproximado de 35 mil pessoas. Por fim, haverá o evento-teste oficial do Comitê Organizador Local (COL), em 17 ou 18 de maio, com 50 mil pessoas nas arquibancadas.
“Depois da aprovação dos bombeiros, a gente solicita uma vistoria deles no estádio e também estamos pedindo que eles nos acompanhem nos eventos. A polícia de choque, a Polícia Militar, os órgãos de transporte também vão ser convidados para acompanhar os eventos para tomarmos decisões em conjunto”, disse Lucio Blanco.
Ele não descartou a possibilidade de mais uma partida na arena, em 14 de maio. O jogo seria solicitado para o novo estádio caso o clube não vença o Nacional (AM) por dois gols de diferença na Arena da Amazônia, em 30 de abril, pela Copa do Brasil, e precise da segunda partida em casa.
Jérôme Valcke reforçou a importância dos testes, e em especial da partida entre Corinthians e Figueirense. “A partir de agora, a data mais importante será 17 ou 18 de maio. Veremos o que está funcionando e o que não está. A partir de então, teremos o prazo de três semanas até a abertura para corrigir eventuais problemas”, disse.
A Arena Corinthians será o palco da abertura do Mundial de 2014, em 12 de junho, com a partida entre Brasil e Croácia, válida pelo Grupo A. Outros cinco jogos também serão realizados no novo estádio da capital paulista, incluindo uma semifinal. A capacidade da Arena Corinthians durante o Mundial será de 68 mil lugares.
Em 15 de abril, a arena foi entregue simbolicamente pela construtora Odebrecht ao clube. As obras estão 99% concluídas. Cerca de mil operários trabalham para finalizar a obra nos próximos dias.
Visitas
De São Paulo, a comitiva formada por representantes da FIFA, COL e governo federal segue ainda nesta terça-feira para Curitiba. Também estão previstas, ao longo da semana, vistorias na Arena Pantanal, em Cuiabá, e na praia de Iracema em Fortaleza, sede da FIFA Fan Fest na cidade. O último compromisso é a reunião de diretoria do COL no Rio de Janeiro. Leia mais sobre o itinerário de visitas.
Fonte: Portal da Copa
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Troféu da Copa do Mundo chega ao Brasil e inicia tour por todas as capitais
- Detalhes
- Última atualização em Terça, 21 Julho 2015 18:55
- Publicado em Terça, 22 Abril 2014 09:03
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 865
Troféu da Copa do Mundo vai passar por todas as capitais do país (Foto: Getty Images)
Após passar por 89 países ao longo de mais de 220 dias e rodar mais de 150 mil quilômetros, o Tour do Troféu da Copa do Mundo da FIFA chegou ao Brasil nesta terça-feira (22.04). A primeira parada é o Rio de Janeiro, onde a taça ficará até o dia 25 de abril. O capitão do tricampeonato, Carlos Alberto Torres, fará a apresentação à imprensa no Rio de Janeiro.
O troféu fará uma viagem por 27 cidades ao longo de seis semanas. O ponto final será a cidade-sede do jogo de abertura da Copa, São Paulo.
Conheça o itinerário do Tour do Troféu pelo Brasil
22 a 25 de abril - Rio de Janeiro
26 e 27 de abril - Porto Alegre
28 e 29 de abril - Belo Horizonte
30 de abril e 1 de maio - Salvador
2 de maio - Cuiabá
3 de maio - Curitiba
4 de maio - Florianópolis
6 de maio - Campo Grande
7 de maio - Goiânia
8 de maio - Vitória
9 de maio - Aracaju
10 de maio - Maceió
11 de maio - João Pessoa
13 de maio - São Luis
14 de maio - Palmas
15 de maio - Macapá
16 de maio - Boa Vista
17 de maio - Rio Branco
18 de maio - Porto Velho
19 de maio - Manaus
20 de maio - Belém
21 de maio - Teresina
22 de maio - Natal
23 e 24 de maio - Recife
25 e 26 de maio - Fortaleza
27 e 28 de maio - Brasília
29 de maio a 1 de junho - São Paulo
Foto: Portal da Copa
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Em Brasília, novo Mané Garrincha já supera o dobro do público total do antigo estádio
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 15:16
- Publicado em Terça, 22 Abril 2014 08:20
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 1222
Estádio Nacional Mané Garrincha bate recorde de público em Brasília (Foto: ME/Tomás Faquini)
O Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, marcou mais um novo recorde no futebol nacional. Desde a reinauguração da arena, em 2013, 686 mil pessoas estiveram no palco que receberá sete jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014. O número ultrapassa o dobro do público total do antigo Mané Garrincha, que recebeu cerca de 340 mil pessoas em 36 anos de funcionamento.
No último domingo (20.04), mais de 19 mil torcedores estiveram no Estádio Nacional Mané Garrincha para assistir a partida entre Flamengo e Goiás, que terminou em empate sem gols. A partida foi válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.
A escolha de Brasília como uma espécie de segunda casa do Flamengo tem respaldo em números da Companhia de Desenvolvimento do Planalto (Codeplan), que indicam que 52,14% dos moradores do Distrito Federal são flamenguistas.
Nos nove jogos realizados no Mané com a presença do Flamengo, foram mais de 340 mil torcedores. Ou seja: mais da metade do público que já compareceu ao Estádio Nacional de Brasília até o momento.

Fonte: GDF
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
FIFA, COL e governo federal visitam São Paulo, Curitiba, Cuiabá e Fortaleza nesta semana
- Detalhes
- Última atualização em Quarta, 22 Julho 2015 10:15
- Publicado em Segunda, 21 Abril 2014 19:36
- Escrito por Antônia Emília Santos Andrade
- Acessos: 849
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Começa a convocação para o treinamento presencial do Brasil Voluntário
- Detalhes
- Última atualização em Terça, 21 Julho 2015 18:39
- Publicado em Segunda, 21 Abril 2014 19:31
- Escrito por Antônia Emília Santos Andrade
- Acessos: 716
A convocação para o treinamento presencial do Brasil Voluntário começa nesta segunda-feira, 21 de abril. Os participantes que concluíram o treinamento virtual receberão o aviso por e-mail. Coordenado pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), organizações de voluntariado e mais 17 instituições públicas de ensino das doze cidades, o treinamento presencial terá início em 26 de abril e será finalizado em 25 de maio. Até 1.500 voluntários serão selecionadas para atuar em cada uma das doze cidades-sede.
Leonardo Dalla – Brasil Voluntário
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Confira entrevista do ministro Aldo Rebelo ao jornal Zero Hora
- Detalhes
- Última atualização em Quarta, 22 Julho 2015 10:15
- Publicado em Segunda, 21 Abril 2014 19:15
- Escrito por Antônia Emília Santos Andrade
- Acessos: 877
Prefeitura do Rio conclui licitações do Complexo Esportivo de Deodoro
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 15:07
- Publicado em Quinta, 17 Abril 2014 20:19
- Escrito por Antônia Emília Santos Andrade
- Acessos: 1302

1. Nova Arena Deodoro (esgrima do pentatlo moderno e preliminares de basquete)/ 2. Novo Centro Olímpico de BMX/ 3. Centro de Hóquei sobre Grama será reformado/ 4. Centro Nacional de Tiro Esportivo terá estande de finais ampliado para 2016/ 5. Novo Parque Radical (Estádio Olímpico de Canoagem Slalom, Circuito de Mountain Bike e Centro Olímpico de BMX
Arena de Salto do Centro Nacional de Hipismo inaugurada em 2007. (Foto: Divulgação)
Centro Nacional de Tiro Esportivo Tenente Guilherme Paraense inaugurado em 2007. (Foto: Divulgação)
Estande de 10m do Centro Nacional de Tiro Esportivo Tenente Guilherme Paraense, inaugurado em 2007. (Foto: Divulgação)Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Prefeitura do Rio conclui licitações do Complexo Esportivo de Deodoro
- Detalhes
- Última atualização em Quinta, 17 Abril 2014 21:43
- Publicado em Quinta, 17 Abril 2014 20:19
- Escrito por Antônia Emília Santos Andrade
- Acessos: 1027
1. Nova Arena Deodoro (esgrima do pentatlo moderno e preliminares de basquete)/ 2. Novo Centro Olímpico de BMX/ 3. Centro de Hóquei sobre Grama será reformado/ 4. Centro Nacional de Tiro Esportivo terá estande de finais ampliado para 2016/ 5. Novo Parque Radical (Estádio Olímpico de Canoagem Slalom, Circuito de Mountain Bike e Centro Olímpico de BMX
Arena de Salto do Centro Nacional de Hipismo inaugurada em 2007. (Foto: Divulgação)
Centro Nacional de Tiro Esportivo Tenente Guilherme Paraense inaugurado em 2007. (Foto: Divulgação)
Estande de 10m do Centro Nacional de Tiro Esportivo Tenente Guilherme Paraense, inaugurado em 2007. (Foto: Divulgação)Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Brasil Voluntário encerra o treinamento virtual
- Detalhes
- Última atualização em Terça, 21 Julho 2015 18:36
- Publicado em Quinta, 17 Abril 2014 17:18
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 912

O prazo para a conclusão dos módulos do treinamento virtual chegou ao fim. De 12 de março a 18 de abril, mais de 34 mil pessoas selecionadas para a capacitação online puderam concluir quatro módulos temáticos e quatro módulos de idiomas, além da atividade integradora. A próxima etapa do programa é a seleção e convocação dos inscritos para o treinamento presencial, levando em conta a assiduidade e desempenho na preparação a distância. 
“O participante que atingir pelo menos 50% de aproveitamento nos módulos temáticos ou de idiomas receberá uma certificação de 20 horas por cada um deles, mais 20 horas pela atividade integradora concluída”, explica Wilsa Ramos, diretora do Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília (CEAD-UnB). A atividade integradora esteve disponível aos candidatos que obtiveram o mínimo de 50% de aproveitamento nos outros módulos. Caso o participante não tenha obtido a nota desejada, poderá refazer os questionários até esta segunda-feira (21.04). Ao todo, serão quatro tentativas, sendo que a nota mais alta contará para a certificação e seleção.
Coordenado pela Universidade de Brasília (UnB), o treinamento virtual trouxe módulos que abordaram temas de relevância para atuação na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014: história do futebol e megaeventos, meio ambiente e sustentabilidade, hospitalidade e turismo e segurança e primeiros socorros. Aqueles que indicaram, no momento da inscrição, algum nível de fluência em inglês, francês, espanhol ou italiano puderam aprofundar os conhecimentos nos módulos de idiomas.
Ederlânia Morais, 51 anos, foi uma das participantes que já concluiu o treinamento virtual. “Gostei muito do módulo sobre meio ambiente e do módulo sobre hospitalidade. Eu já tinha acesso a diversas informações, mas consegui me aprofundar, afinal, caso seja selecionada, terei que ficar atenta a todas as situações”, afirma.
Os selecionados para a primeira etapa da capacitação contaram com a ajuda de tutores, que tiravam auxiliavam os participantes e lançavam perguntas nos fóruns de discussão. “O acompanhamento dos tutores foi essencial para que nossas dúvidas fossem sanadas rapidamente”, avalia Ederlânia.
O conteúdo dos módulos do treinamento virtual ficará à disposição dos participantes para download na plataforma da capacitação. O material poderá ser utilizado para consulta tanto no treinamento presencial, quanto durante a atuação dos selecionados.
Treinamento presencial
Coordenado pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), organizações de voluntariado e mais 17 instituições públicas de ensino das doze cidades, o treinamento presencial do Brasil Voluntário terá início em 26 de abril e será finalizado em 25 de maio. Cerca de 1.500 pessoas por cidade-sede serão selecionadas.
Durante quatro fins de semana, exceto o que celebra o dia das mães, a capacitação abordará quatro módulos: Segurança e Primeiros Socorros; Integração; Turismo; e Mobilidade. Os participantes serão divididos em três turmas: Duas aos sábados, das 8h às 13h e das 14h às 19h; e uma aos domingos, das 8h às 13h.
Leonardo Dalla – Brasil Voluntário
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
CT de Freestyle inaugurado em São Roque (SP) tem apoio do Ministério do Esporte
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 15:07
- Publicado em Quinta, 17 Abril 2014 09:57
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 2312
O único Centro de Treinamento de Freestyle da América Latina, localizado numa área de reserva natural em São Roque, São Paulo, é fruto de parceria com o Ski Mountain Park e recebeu apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), por meio de recursos destinados pela Lei Agnelo-Piva, e do Ministério do Esporte, por meio de convênio com a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN).
Para inaugurar a estrutura, será realizada a primeira edição do Desafio Brasil e Argentina de estilo livre, evento que colocará atletas de diversas modalidades acrobáticas em uma competição por nações. O secretário de Esporte Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, participará do evento, ao lado de outras autoridades. Grandes nomes do snowboard, esqui e wakeboard do Brasil e da Argentina marcarão a inauguração do moderno CT em São Roque. Isabel Clark, Marcos Batista, do Brasil, e Martin Jaureguialzo, da Argentina. A brasileira Josi Santos também participará da competição.

A estrutura moderna, construída nos últimos dois anos, permite grandes possibilidades para crescimento do esqui e do snowboard. “O Ski Mountain Park sempre foi grande parceiro das modalidades de neve. Nesse projeto, não foi diferente e o parque foi fundamental para viabilizar a construção da estrutura que abre novos horizontes para os esquiadores e snowboarders brasileiros”, afirma o presidente da Confederação Brasileira de Despostos de Neve (CBDN), Stefano Arnhold.
Desenhado pelo especialista italiano Roberto Moresi, o Centro de Treinamento de Freestyle da CBDN conta com três pistas artificiais em diferentes inclinações e kickers, que permitem saltos com aterrissagem em colchão inflável AcroBag de 400 m2, de última geração para treinamentos acrobáticos. Além disso, trampolins também poderão ser utilizados para o aprimoramento dos movimentos aéreos dos atletas.
Com o fim do ciclo olímpico de Sochi 2014, a Confederação se volta ao planejamento dos próximos passos. Nesta nova fase, que começa junto com o CT, a CBDN inicia a preparação de longo prazo, para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026. A estrutura de São Roque é parte importante nesse projeto, que será desenvolvido ao longo de 2014 com estudos científicos e de viabilidade para cada modalidade.
Além dos treinamentos, o local sediará provas em território nacional, uma das ações estratégicas da CBDN para aumentar o interesse dos brasileiros pelas modalidades de neve.
Convênios com o Ministério do Esporte
A CBDN e o Ministério do Esporte firmaram um convênio de R$ 982 mil, aprovado na chamada pública de agosto de 2012, para preparação das seleções brasileiras para Sochi 2014.
Com a verba recebida do Ministério, a CBDN contratou equipe multidisciplinar para as modalidades de esporte na neve. São técnicos para esqui (alpino, esqui livre e snowboard), biatlo e cross-country; e preparadores físicos, psicólogos, médicos, fisioterapeutas, nutricionista e especialista em ciências do esporte. O técnico norte-americano Ryan Snow é um dos exemplos.
Além de busca e desenvolvimento de talentos, para os treinos de atletas – com membros da equipe multidisciplinar – no exterior, os recursos federais pagam passagens, hospedagem e alimentação. Estão previstos intercâmbio do biatlo no Centro de Treinamento de Val Cartier, no Canadá, assim como o desenvolvimento de um CT das modalidades de endurance – cross-country e biatlo, além de training camps.
Em 2011, o convênio da CBDN com o Ministério do Esporte (R$ 556 mil) visava ao desenvolvimento da área de ciências aplicadas ao esporte, com a contratação de especialistas e formação de equipes multidisciplinares para o período 2011-2014. Também previa estrutura física de local para detecção e desenvolvimento de talentos.
Dos itens discriminados no Projeto Olímpico CBDN, com metas em três áreas (física, técnica e psicológica), constam aluguel de Centros de Treinamento no Exterior e viabilização de local com infraestrutura no País, para treinos adaptados no verão, a partir de modelos da Europa e Estados Unidos; contratação de técnicos, preparadores físicos e psicólogos de esqui (alpino e cross-country), snowboard (estilo livre) e biatlo; além de médico, fisioterapeuta, nutricionista.
Há também a contratação de um especialista em ciência aplicada ao esporte, para monitoramento de dados de testes físicos periódicos e de treinamentos, e melhoria de programas mais adequados aos atletas brasileiros. Um destaque, para a CBDN, é a interface mantida com universidades com relação a essa avaliação e a esse planejamento científico, também para detecção de talentos.
O secretário Ricardo Leyser avalia que os esportes na neve vêm crescendo no país, apesar das dificuldades de desenvolver modalidades de inverno em um país tropical. “O Brasil teve, em Sochi (Rússia), a maior e melhor participação nos Jogos Olímpicos de Inverno, com destaque para a bela apresentação da patinadora Isadora Williams, única latino-americana na modalidade”. No total, 13 atletas representaram o país em 7 modalidades esportivas. Sobre o centro de treinamento em São Roque, Leyser destaca que “A estruturação das modalidades olímpicas propicia a organização de uma Rede Nacional de Treinamento, com instalações que permitem desde a identificação de talentos até a preparação de ponta com o que existe de mais avançado na medicina, na ciência e na tecnologia do esporte”. Ele lembra que o trabalho dos profissionais contratados pela CBDN nas várias disciplinas já resultou em publicações cientificas e apresentações em congressos internacionais de esportes. “Isso vai inserindo nossos técnicos e cientistas num circuito muito especializado do esporte mundial”.
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Governos apresentam orçamento do Plano de Políticas Públicas dos Jogos Rio 2016
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 15:07
- Publicado em Quarta, 16 Abril 2014 19:59
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 2111
Governador do estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (Foto: Paulino Menezes/ME)
Na tarde desta quarta-feira (16.04), o governo federal e os governos estadual e municipal do Rio de Janeiro divulgaram os investimentos em políticas públicas de legado dos Jogos Olímpicos e Jogos Paraolímpicos Rio 2016, iniciativas aceleradas, ampliadas e/ou viabilizadas pelo fato de a cidade sediar os Jogos. A apresentação de hoje constitui uma das fases de transparência sobre o orçamento relacionado à preparação do evento e seu legado para a população e o esporte.
Estiveram presentes à cerimônia o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o secretário nacional de Esporte de alto Rendimento, Ricardo Leyser; o governador do estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e o subsecretário adjunto do Escritório de Gerenciamento de Projetos do estado José Candido Muricy; o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, a atual presidente da Empresa Olímpica Municipal, Maria Silvia Bastos, e o futuro presidente da instituição, Joaquim Monteiro de Carvalho; além do presidente do Comitê Organizador Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.
O Plano de Políticas Públicas elenca 27 projetos que antecipam e/ou ampliam investimentos federais, estaduais e municipais e trazem benefícios diretos para a população. Os projetos dividem-se nas áreas de infraestrutura – inclusive esportiva –, mobilidade urbana, meio ambiente, urbanização, educação e cultura, dos quais 74% estão bem avançados, com contrato assinado e obras iniciadas. Quase metade dos investimentos previstos, 43%, está sendo financiada por recursos privados.
Entre os projetos, 24 têm orçamento estipulado, em um total de R$ 24,1 bilhões, sendo R$ 13,8 bilhões investidos com recursos públicos e R$ 10,3 bilhões financiados com recursos privados. A metodologia do Plano de Políticas Públicas utiliza uma escala de um a seis, em que os projetos com grau de maturidade igual ou acima de três possuem escopo, custo e cronograma estipulados. Apenas três projetos, dos 27, não apresentam grau três, ou seja, não tiveram edital de licitação publicado e, portanto, seus orçamentos não foram acrescidos à lista.
Iniciativas em mobilidade, meio ambiente, desenvolvimento social e renovação urbana aparecem na lista de legados dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 (Foto: EOM / Cidade Olímpica / Rio 2016)
Visão pós-Jogos
O governo federal investe R$ 1,2 bilhão em financiamento a projetos municipais e outros R$ 110 milhões em construção de novas e modernas instalações do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com previsão de entrega para junho de 2014. O LBCD integra o Laboratório de Desenvolvimento Tecnológico (Ladetec) do Instituto de Química, com elevada contribuição ao conhecimento científico para o País.
Com a visão de integrar os Jogos a um plano nacional de desenvolvimento do esporte, investimentos federais também serão feitos em outro projeto estruturante, que se encontra em fase preliminar e cujo orçamento será elencado no Plano posteriormente: reformas e melhorias em sete locais de treinamento olímpico a serem utilizados no período dos Jogos no Rio e que, após 2016, farão parte da Rede Nacional de Treinamento que está sendo implementada pelo Ministério do Esporte em todo o país. Os sete centros contemplam 10 modalidades olímpicas (atletismo, futebol, hóquei sobre grama, natação, nado sincronizado, pentatlo moderno, polo aquático, saltos ornamentais, rúgbi e vôlei) e duas paraolímpicas (atletismo e futebol de 7).
“Precisamos dividir o que é legado de obras que só seriam executadas com a confirmação dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos no Rio de Janeiro daquelas que são antecipadas e que seriam executadas com ou sem Jogos, como obras aeroportuárias, por exemplo, necessárias por conta da multiplicação da demanda nacional, que exige ampliação e melhoria de serviços”, explicou o ministro Aldo Rebelo. “O plano de políticas públicas para o esporte do governo federal é muito mais amplo do que o que está apresentado neste Plano anunciado hoje, que está restrito a ações impulsionadas pelos Jogos na cidade do Rio”, lembrou o secretário Ricardo Leyser.
Já o governo estadual do Rio de Janeiro investe R$ 9,7 bilhões em 10 projetos, a maior parte deles direcionados para a mobilidade urbana da cidade, como a construção da Linha 4 do metrô, que alcança R$ 8,79 bi, sendo R$ 1,1 bi em financiamento de recursos privados da concessionária responsável pela Linha 4. Além disso, há projetos de reforma de seis estações do sistema ferroviário, sustentabilidade ambiental na Baía de Guanabara e nas lagoas da Barra da Tijuca e Jacarepaguá e ações do Programa de Saneamento da Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá.
O governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, acrescentou que outros investimentos de cunho estruturante estão sendo feitos porém não foram elencados no Plano por se tratarem de políticas públicas que já vinham se desenvolvendo sem qualquer vinculação com o evento olímpico. “Na área de segurança pública, as ações de pacificação, assim como aumento de efetivos policiais, entre outras medidas, fazem parte de um plano para o estado. Não queremos fazer segurança pública somente para Jogos Olímpicos, este é um compromisso usual”, afirmou.
Outros 14 projetos do Plano são assumidos pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, com recursos municipais de R$ 3,9 bilhões, aos quais se incorporam ainda os citados recursos federais da ordem de R$ 1,2 bilhão e recursos privados que somam R$ 9,2 bilhões, totalizando R$ 14,3 bilhões em benefícios para a cidade.
Entre os projetos, estão obras de mobilidade urbana, como o VLT do Porto, as linhas de ônibus BRT Transolímpica e BRT Transoeste, este com previsão de extensão até a Linha 4 do metrô, além de projetos de renovação urbana, como o Porto Maravilha (parceria público-privada), controle de enchentes da Grande Tijuca e transformação da arena olímpica de handebol – que está sendo erguida na Barra da Tijuca – em escola municipal, e projetos ambientais, como a macrodrenagem da bacia de Jacarepaguá e projeto de saneamento na bacia do rio Marangá, na região de Deodoro, na zona oeste da cidade, que abriga o atual Complexo Esportivo de Deodoro e o futuro Parque Radical do Rio 2016.
“Essa é uma Olimpíada que conseguiu captar um volume grande de recurso privado”, frisou o prefeito do Rio, Eduardo Paes. “A cidade do Rio de Janeiro está se servindo dos Jogos. Quanto mais realizarmos como legado, melhor para a cidade.”, emendou. Para ele, esse é o tipo de orçamento que, por mais alto que seja, resulta em benefício para a cidade, não se destina a simplesmente receber as competições olímpicas. “Legado é o que vai ficar para a população e para a cidade. É uma pena não podermos fazer Olimpíadas a cada dois anos. O importante com a divulgação deste orçamento é tornar tudo mais claro e transparente. A gente sabe quanto custa cada obra, qual é o prazo de entrega e quem é o responsável por fazer”, acrescentou o prefeito. Ele disse ainda que “Nós entendemos que esse plano de legado deve ser um instrumento de cobrança da sociedade sobre os governantes e as autoridades responsáveis pelos Jogos Olímpicos. A Prefeitura do Rio, desde o início, explorou o potencial de captação de recursos privados, tanto que, dos 14,3 bilhões nos projetos da prefeitura, 64% são recursos privados, através de PPPs”, acrescentou o prefeito.
Conheça o orçamento dos projetos de legado dos Jogos:
- Planilhas de projetos:
Plano de Políticas Públicas - Governo Federal
Plano de Políticas Públicas - Governo Estadual
Plano de Políticas Públicas - Governo Municipal
Apresentação do secretário Ricardo Leyser
Projetos Antecipados pelos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 - Legado
Priscila Novaes, do Rio de Janeiro
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Governos apresentam orçamento do Plano de Políticas Públicas dos Jogos Rio 2016
- Detalhes
- Última atualização em Quinta, 17 Abril 2014 16:07
- Publicado em Quarta, 16 Abril 2014 19:59
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 1099
Governador do estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. (Foto: Paulino Menezes/ME)
Na tarde desta quarta-feira (16.04), o governo federal e os governos estadual e municipal do Rio de Janeiro divulgaram os investimentos em políticas públicas de legado dos Jogos Olímpicos e Jogos Paraolímpicos Rio 2016, iniciativas aceleradas, ampliadas e/ou viabilizadas pelo fato de a cidade sediar os Jogos. A apresentação de hoje constitui uma das fases de transparência sobre o orçamento relacionado à preparação do evento e seu legado para a população e o esporte.
Estiveram presentes à cerimônia o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o secretário nacional de Esporte de alto Rendimento, Ricardo Leyser; o governador do estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e o subsecretário adjunto do Escritório de Gerenciamento de Projetos do estado José Candido Muricy; o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, a atual presidente da Empresa Olímpica Municipal, Maria Silvia Bastos, e o futuro presidente da instituição, Joaquim Monteiro de Carvalho; além do presidente do Comitê Organizador Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.
O Plano de Políticas Públicas elenca 27 projetos que antecipam e/ou ampliam investimentos federais, estaduais e municipais e trazem benefícios diretos para a população. Os projetos dividem-se nas áreas de infraestrutura – inclusive esportiva –, mobilidade urbana, meio ambiente, urbanização, educação e cultura, dos quais 74% estão bem avançados, com contrato assinado e obras iniciadas. Quase metade dos investimentos previstos, 43%, está sendo financiada por recursos privados.
Entre os projetos, 24 têm orçamento estipulado, em um total de R$ 24,1 bilhões, sendo R$ 13,8 bilhões investidos com recursos públicos e R$ 10,3 bilhões financiados com recursos privados. A metodologia do Plano de Políticas Públicas utiliza uma escala de um a seis, em que os projetos com grau de maturidade igual ou acima de três possuem escopo, custo e cronograma estipulados. Apenas três projetos, dos 27, não apresentam grau três, ou seja, não tiveram edital de licitação publicado e, portanto, seus orçamentos não foram acrescidos à lista.
Iniciativas em mobilidade, meio ambiente, desenvolvimento social e renovação urbana aparecem na lista de legados dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 (Foto: EOM / Cidade Olímpica / Rio 2016)
Visão pós-Jogos
O governo federal investe R$ 1,2 bilhão em financiamento a projetos municipais e outros R$ 110 milhões em construção de novas e modernas instalações do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com previsão de entrega para junho de 2014. O LBCD integra o Laboratório de Desenvolvimento Tecnológico (Ladetec) do Instituto de Química, com elevada contribuição ao conhecimento científico para o País.
Com a visão de integrar os Jogos a um plano nacional de desenvolvimento do esporte, investimentos federais também serão feitos em outro projeto estruturante, que se encontra em fase preliminar e cujo orçamento será elencado no Plano posteriormente: reformas e melhorias em sete locais de treinamento olímpico a serem utilizados no período dos Jogos no Rio e que, após 2016, farão parte da Rede Nacional de Treinamento que está sendo implementada pelo Ministério do Esporte em todo o país. Os sete centros contemplam 10 modalidades olímpicas (atletismo, futebol, hóquei sobre grama, natação, nado sincronizado, pentatlo moderno, polo aquático, saltos ornamentais, rúgbi e vôlei) e duas paraolímpicas (atletismo e futebol de 7).
“Precisamos dividir o que é legado de obras que só seriam executadas com a confirmação dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos no Rio de Janeiro daquelas que são antecipadas e que seriam executadas com ou sem Jogos, como obras aeroportuárias, por exemplo, necessárias por conta da multiplicação da demanda nacional, que exige ampliação e melhoria de serviços”, explicou o ministro Aldo Rebelo. “O plano de políticas públicas para o esporte do governo federal é muito mais amplo do que o que está apresentado neste Plano anunciado hoje, que está restrito a ações impulsionadas pelos Jogos na cidade do Rio”, lembrou o secretário Ricardo Leyser.
Já o governo estadual do Rio de Janeiro investe R$ 9,7 bilhões em 10 projetos, a maior parte deles direcionados para a mobilidade urbana da cidade, como a construção da Linha 4 do metrô, que alcança R$ 8,79 bi, sendo R$ 1,1 bi em financiamento de recursos privados da concessionária responsável pela Linha 4. Além disso, há projetos de reforma de seis estações do sistema ferroviário, sustentabilidade ambiental na Baía de Guanabara e nas lagoas da Barra da Tijuca e Jacarepaguá e ações do Programa de Saneamento da Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá.
O governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, acrescentou que outros investimentos de cunho estruturante estão sendo feitos porém não foram elencados no Plano por se tratarem de políticas públicas que já vinham se desenvolvendo sem qualquer vinculação com o evento olímpico. “Na área de segurança pública, as ações de pacificação, assim como aumento de efetivos policiais, entre outras medidas, fazem parte de um plano para o estado. Não queremos fazer segurança pública somente para Jogos Olímpicos, este é um compromisso usual”, afirmou.
Outros 14 projetos do Plano são assumidos pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, com recursos municipais de R$ 3,9 bilhões, aos quais se incorporam ainda os citados recursos federais da ordem de R$ 1,2 bilhão e recursos privados que somam R$ 9,2 bilhões, totalizando R$ 14,3 bilhões em benefícios para a cidade.
Entre os projetos, estão obras de mobilidade urbana, como o VLT do Porto, as linhas de ônibus BRT Transolímpica e BRT Transoeste, este com previsão de extensão até a Linha 4 do metrô, além de projetos de renovação urbana, como o Porto Maravilha (parceria público-privada), controle de enchentes da Grande Tijuca e transformação da arena olímpica de handebol – que está sendo erguida na Barra da Tijuca – em escola municipal, e projetos ambientais, como a macrodrenagem da bacia de Jacarepaguá e projeto de saneamento na bacia do rio Marangá, na região de Deodoro, na zona oeste da cidade, que abriga o atual Complexo Esportivo de Deodoro e o futuro Parque Radical do Rio 2016.
“Essa é uma Olimpíada que conseguiu captar um volume grande de recurso privado”, frisou o prefeito do Rio, Eduardo Paes. “A cidade do Rio de Janeiro está se servindo dos Jogos. Quanto mais realizarmos como legado, melhor para a cidade.”, emendou. Para ele, esse é o tipo de orçamento que, por mais alto que seja, resulta em benefício para a cidade, não se destina a simplesmente receber as competições olímpicas. “Legado é o que vai ficar para a população e para a cidade. É uma pena não podermos fazer Olimpíadas a cada dois anos. O importante com a divulgação deste orçamento é tornar tudo mais claro e transparente. A gente sabe quanto custa cada obra, qual é o prazo de entrega e quem é o responsável por fazer”, acrescentou o prefeito. Ele disse ainda que “Nós entendemos que esse plano de legado deve ser um instrumento de cobrança da sociedade sobre os governantes e as autoridades responsáveis pelos Jogos Olímpicos. A Prefeitura do Rio, desde o início, explorou o potencial de captação de recursos privados, tanto que, dos 14,3 bilhões nos projetos da prefeitura, 64% são recursos privados, através de PPPs”, acrescentou o prefeito.
Conheça o orçamento dos projetos de legado dos Jogos:
- Planilhas de projetos:
Plano de Políticas Públicas - Governo Federal
Plano de Políticas Públicas - Governo Estadual
Plano de Políticas Públicas - Governo Municipal
Priscila Novaes, do Rio de Janeiro
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Governos divulgam Plano de Políticas Públicas de legado dos Jogos Rio 2016
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 15:07
- Publicado em Quarta, 16 Abril 2014 14:22
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 2781
Os governos municipal, estadual e federal divulgaram nesta quarta-feira (16.04) a relação dos 27 projetos que compõem o Plano de Políticas Públicas – Legado dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. O documento é composto por 14 projetos executados pela Prefeitura, 10 projetos executados pelo Governo do Estado e três projetos executados pelo governo federal. São obras de infraestrutura (incluindo esportiva) e políticas públicas nas áreas de mobilidade, meio ambiente, urbanização, educação e cultura que estão em andamento e foram aceleradas e/ou viabilizadas pelo fato de a cidade sediar o evento.
Os governos municipal, estadual e federal, a Autoridade Pública Olímpica (APO) e o Comitê Rio 2016 estão comprometidos com a realização do Plano de Políticas Públicas – Orçamento do Legado tendo o objetivo comum de ampliar o número de pessoas beneficiadas pelo legado dos Jogos de 2016.
Quase todos os projetos, 24 deles, estão com nível de maturidade igual ou superior a 3, ou seja, já tiveram pelo menos o edital de licitação publicado e, por isso, têm orçamento definido, de aproximadamente R$ 24,1 bilhões, em valores de abril de 2014. Cerca de 43% do investimento total previsto, R$ 10,3 bilhões, foram financiados por parcerias com o setor privado e, em torno de 57%, ou seja, R$ 13,8 bilhões, por recursos públicos.
Do total de projetos, 74%, ou seja, 20 projetos, estão em fase bem avançada, com maturidade igual ou superior a 4, o que significa contrato para início da obra ou serviço assinado.
Além das ações relacionadas no Orçamento do Legado, existem também os projetos da Matriz de Responsabilidades dos Jogos Rio 2016, documento apresentado pela APO em janeiro de 2014 que lista os compromissos assumidos pelos entes governamentais associados exclusivamente à organização e realização dos Jogos.
GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA APRESENTA 14 PROJETOS COM INVESTIMENTO DE R$ 14,3 BILHÕES
• Investimento conta com forte participação privada: R$ 9,2 bilhões, ou seja, 64% do valor total estão sendo financiados por parcerias com o setor privado, e R$ 3,9 bilhões com recursos municipais
• Do total de projetos, 86% estão em fase bem avançada, com contratos para início das obras assinados ou com a construção em curso
Os 14 projetos executados pela Prefeitura, com investimento de R$ 14,3 bilhões, em valores de abril de 2014, são obras de infraestrutura e políticas públicas em andamento, necessárias à cidade e que foram aceleradas e/ou viabilizadas pelo fato de o Rio sediar o evento.
Todos os projetos executados pela Prefeitura estão com maturidade igual ou superior a 3 e, por isso, já têm seus orçamentos definidos. Do total de R$ 14,3 bilhões, cerca de 64% (R$ 9,2 bilhões) estão sendo financiados por parcerias com o setor privado. Do valor restante, cerca de R$ 3,9 bilhões estão sendo investidos pelo Município e cerca de R$ 1,2 bilhão pelo Governo Federal.
A maioria dos projetos (86%), um total de 12, está em fase bem avançada – maturidade igual ou superior a 4, o que significa já estarem com os contratos para início das obras assinados ou com a construção em curso.
Entre os projetos com maturidade 4 está a última etapa do projeto do BRT (Bus Rapid Transit) Transoeste. A Prefeitura já inaugurou 95% desse corredor expresso, beneficiando 120 mil pessoas. A conclusão do trecho Alvorada-Shopping Città America e a conexão com o Jardim Oceânico para integração com a Linha 4 do Metrô, inseridas no Plano de Políticas Públicas – Orçamento do Legado, ampliarão o legado de mobilidade para a população.
Os projetos executados pela Prefeitura estão concentrados em quatro principais áreas estratégicas: mobilidade, meio ambiente, renovação urbana e desenvolvimento social.
• MOBILIDADE
O conjunto de intervenções inclui mudanças estruturais como implantação de sistema integrado de transporte, ampliação de avenidas, construção de viadutos e modernização do controle de tráfego.
Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)
O VLT vai conectar os bairros da Região Portuária ao Centro, incluindo o Aeroporto Santos Dumont, passando pelas imediações da Rodoviária Novo Rio, Praça Mauá, Avenida Rio Branco, Cinelândia, Central do Brasil, Praça XV e Santo Cristo. Integrado ao outros meios de transporte, como metrô, trens, barcas, BRT, redes de ônibus convencionais e teleférico, o VLT será fundamental para melhorar o trânsito da região, reduzindo o fluxo de veículos, com seis linhas e 56 paradas. O VLT terá 28 km de extensão e deverá atender uma média de 300 mil passageiros por dia.
BRT Transolímpica
Com 16 km de extensão e 8 estações, a linha ligará o Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, ao Complexo Esportivo de Deodoro, as duas principais regiões olímpicas, e transportará 70 mil pessoas por dia. Após a conclusão das obras, o tempo de viagem entre a Barra e Deodoro será reduzido em 54%. Os investimentos incluem as obras da Via Expressa, a Conexão Magalhães Bastos-Deodoro e as desapropriações necessárias para a construção do BRT.
BRT Transoeste
O BRT Transoeste é a primeira grande evidência da transformação do sistema de transporte público da cidade. A Prefeitura já inaugurou 95% deste corredor expresso, com 59 km de extensão, beneficiando mais de 120 mil pessoas. A linha, que liga Santa Cruz e Campo Grande ao Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, possui 68 estações e já reduziu o tempo de viagem dos passageiros em até 50%. A última etapa do projeto consiste na conclusão do trecho Alvorada-Shopping Città America e a conexão com o Jardim Oceânico para integração com a Linha 4 do Metrô.
Duplicação do Elevado do Joá
O projeto contempla a construção de via elevada e duas novas galerias de túneis em paralelo ao Viaduto Elevado das Bandeiras com duas faixas de rolamento na direção São Conrado - Barra. Também serão realizadas obras viárias nos acessos por São Conrado (a partir do Largo de São Conrado) e Barra (Av. Ministro Ivan Lins). Esta obra visa desafogar o tráfego no Elevado do Joá, cujas intervenções para recuperação estrutural estão em andamento, além de permitir que o percurso também possa ser feito de bicicleta em ciclovia a ser implantada.
Viário da Barra
O projeto consiste na requalificação urbana e duplicação das Avenidas Abelardo Bueno e Salvador Allende, bem como a criação de corredor de BRT (8,7 km de extensão e sete estações) e outras vias próximas. A remodelação da área inclui melhorias nas calçadas e ruas, adoção de padrões de acessibilidade e uso de iluminação eficiente, entre outras transformações. O espaço integrará quatro equipamentos: o Parque Olímpico, a Vila dos Atletas, o Parque dos Atletas e o Riocentro. Além da construção de uma ciclovia, a mobilidade será favorecida por meio da construção do Terminal Olímpico – conexão das linhas dos BRTs Transolímpica e Transcarioca e a construção do Terminal Recreio – conexão dos BRTs Transoeste e Transolímpica.
• MEIO AMBIENTE
As iniciativas relacionadas ao meio ambiente trarão benefícios como a recuperação de áreas devastadas, a revitalização de bacias fluviais e implantação de sistema de esgotamento sanitário.
Reabilitação Ambiental de Jacarepaguá
Estão previstas no programa ações estruturais voltadas para correção das seções dos cursos d´água da região e adoção de medidas que contribuam para aumentar a permeabilidade do solo, como o reflorestamento de encostas. Na fase 1 do programa, estão sendo recuperados 15 cursos d’água, com revitalização das margens e recuperação da calha dos rios. As intervenções têm como objetivo aumentar a capacidade de escoamento das águas pluviais. Cerca de 350 mil moradores serão beneficiados diretamente. O programa reduzirá consideravelmente as enchentes na região.
Saneamento Zona Oeste – Bacia do Rio Marangá
A implantação de sistema de esgotamento sanitário na Área de Planejamento 5 (Zona Oeste) faz parte de uma concessão da Prefeitura por um período de 30 anos. Na primeira fase das obras de infraestrutura está previsto o saneamento da Bacia do Rio Marangá, que beneficiará 232 mil moradores de diversos bairros da região. Até agosto de 2016, a maior parte da primeira fase estará concluída, o que atenderá às necessidades do Complexo Esportivo de Deodoro para os Jogos.
Serão realizados serviços de coleta e tratamento de esgoto em uma área de 20 milhões de metros quadrados, o que corresponde a 11 sub-bacias de esgotamento e inclui os bairros de Deodoro, Vila Militar, Magalhães Bastos, Realengo, Padre Miguel, Bangu e Senador Camará. Serão implantados 200 km de rede coletora de esgoto e interceptores. Também serão construídas e modernizadas uma Estação de Tratamento de Esgoto e sete estações elevatórias.
Além das intervenções citadas, a concessão contempla a prestação de serviços comerciais, atendimento ao usuário, operação e manutenção de todo o sistema. O projeto prevê também, por parte da concessionária responsável pelas obras, o monitoramento constante da qualidade da água e um trabalho de educação ambiental junto aos moradores da região.
• RENOVAÇÃO URBANA
Os projetos contemplam intervenções como a revitalização da Região Portuária, obras de drenagem para o controle de enchentes, pavimentação de calçadas, ampliação da acessibilidade e iluminação pública com eficiência energética.
Porto Maravilha
As obras do Porto Maravilha estão promovendo a recuperação completa da infraestrutura urbana da região portuária do Rio, incluindo transporte e serviços públicos, além da preservação das características culturais do local. O projeto prevê a revitalização de uma área de 5 milhões de metros quadrados, sendo 70 km de ruas e vias urbanizadas e a construção de 4 túneis, incluindo o maior túnel urbano rodoviário da cidade, o Túnel da Via Expressa, com 2,7 km de extensão. Os trabalhos realizados até agora já possibilitaram a devolução à cidade de tesouros arqueológicos como o antigo Cais da Imperatriz e os Jardins Suspensos do Valongo, e criaram novas opções culturais como o Museu de Arte do Rio.
Controle de Enchentes da Grande Tijuca
O objetivo é acabar com os transtornos provocados por chuvas intensas na região. O sistema será composto por cinco reservatórios de amortecimento de cheias: o da Praça da Bandeira está concluído e já em operação; e outros quatro, em construção, que receberão as vazões excedentes dos rios Trapicheiros, Joana, Maracanã e Jacó. O projeto inclui também intervenções em cursos d'água, como a construção de desvio do rio Joana por meio de túnel (em execução), retirando um terço da vazão que chega ao Canal do Mangue, único ponto de deságue das águas pluviais da Grande Tijuca. A região passará a ter um segundo deságue na Baía de Guanabara. O projeto também contempla canalização do Rio Trapicheiros, já concluída, e construção de desvio, pela Rua Felipe Camarão, para parte da vazão do Rio Maracanã.
Requalificação Urbana do Entorno do Estádio Olímpico João Havelange
O projeto prevê a execução do Programa Bairro Maravilha no Engenho de Dentro, nas ruas ao norte da estação e no entorno do Estádio Olímpico João Havelange. Trata-se da reurbanização de aproximadamente 34 vias visando a melhoria da acessibilidade do bairro com nova pavimentação de calçadas, recapeamento das faixas de rolamento e realinhamento de meios-fios.
A intervenção propõe a ampliação da rede cicloviária e a revisão da arborização e da iluminação pública. Também está prevista a vistoria de todo o sistema de drenagem superficial, das redes de captação de águas pluviais, de distribuição de água potável e de coleta de esgoto sanitário com a realização de reparos ou implantação de novos trechos de rede onde houver necessidade.
• DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Para aproveitar a oportunidade oferecida pelos Jogos, a Prefeitura oferece iniciativas com foco no desenvolvimento social por meio de programas nas áreas de Educação, como o que envolve o conceito de Arquitetura Nômade, e Habitação.
Montagem das quatro escolas da Arena de Handebol
Após os Jogos, a Arena de Handebol será desmontada e transformada em quatro escolas municipais, cada uma com capacidade para 500 alunos. Três ficarão na região da Barra e Jacarepaguá e uma, em São Cristóvão. A Prefeitura criou o conceito inédito de arquitetura nômade, empregado pela primeira vez em Jogos Olímpicos. A arquitetura nômade reforça o princípio adotado pela Prefeitura de que os Jogos devem servir à cidade, evitando a construção de instalações esportivas que seriam pouco utilizadas e potencializando o legado do evento esportivo.
GOVERNO ESTADUAL
ESTADO APRESENTA 10 PROJETOS COM INVESTIMENTO DE 9,7 BILHÕES
• Principal investimento, de R$ 8,79 bilhões, é na melhoria e ampliação do metrô, que terá mais seis estações
• R$ 918 milhões estão sendo destinados a projetos para melhoria da qualidade da água da Baía de Guanabara e lagoas da Barra da Tijuca e Jacarepaguá
Os dez projetos apresentados pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro totalizam investimento de R$ 9,7 bilhões, dos quais 88%, ou seja, R$ 8,6 bilhões, estão sendo financiados por recursos estaduais e R$ 1,15 bilhão, 12%, por recursos privados. O principal investimento do Estado no Plano de Políticas Públicas – Legado é na melhoria e ampliação do metrô. A Linha 4 irá ligar o bairro de Ipanema, na Zona Sul, à Barra da Tijuca, na Zona Oeste, e vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico.
• MOBILIDADE
A Linha 4 do metrô terá seis estações – Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz – ao longo de aproximadamente 16 quilômetros de extensão. Iniciado em junho de 2010, o empreendimento será entregue à população no primeiro semestre de 2016, após passar por uma fase de testes operacionais. O investimento total é de R$ 8,79 bilhões, sendo R$ 7,63 bilhões do Governo do Estado e R$ 1,16 bilhão da Concessionária Rio-Barra. O projeto está em nível de maturidade 4.
Os investimentos do Governo do Estado no Plano de Políticas Públicas – Legado incluem a revitalização das estações do sistema ferroviário, com a reforma de seis delas: São Cristóvão, Engenho de Dentro, Deodoro, Vila Militar, Magalhães Bastos e Ricardo de Albuquerque. Além de maior acessibilidade, a reforma das estações, que já está com o projeto básico pronto, oferecerá mais qualidade no serviço à população, assim como conforto e segurança para os usuários.
São Cristóvão – A segunda estação mais importante do ramal Deodoro é um dos principais acessos ao Complexo Esportivo do Maracanã. A reforma prevê a remodelação de plataformas e a criação de um mezanino integrado ao metrô, aumentando a capacidade da estação.
Engenho de Dentro – A estação é o principal acesso de transporte público ao Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão. Entre as intervenções, estão previstas a construção de um novo mezanino e de novas passarelas, propiciando o aumento da capacidade da estação.
Deodoro – Além de ser a estação final do ramal Deodoro, permite a integração com os ramais Santa Cruz, Japeri e Paracambi. Com a reforma, haverá também a integração com os BRTs Transolímpica e Transbrasil, através de uma passarela coberta. Além disso, modificações internas garantirão melhor fluxo de passageiros.
Vila Militar – A reforma vai permitir a integração com o BRT Transolímpica e facilidade de acesso às instalações esportivas do Complexo Esportivo de Deodoro. O projeto prevê a cobertura das plataformas e novo acesso à estação, possibilitando a ampliação do fluxo de entrada e saída.
Magalhães Bastos – A estação receberá cobertura para as plataformas e novo acesso, possibilitando a ampliação do fluxo de entrada e saída.
Ricardo de Albuquerque – A estação será utilizada como principal acesso ao futuro Parque Radical, que será o grande legado esportivo dos Jogos Olímpicos na região de Deodoro. A reforma prevê a ampliação da cobertura das plataformas, criação de nova rampa de acesso, e implantação de bilhetagem eletrônica.
• MEIO AMBIENTE
Os projetos de sustentabilidade desenvolvidos pelo Governo do Estado são voltados para a Baía de Guanabara, que será um local de competição, e para as lagoas da região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, que concentram a maior parte das instalações para os Jogos de 2016. O total investido na melhoria da qualidade das águas será de cerca de R$ 918 milhões.
Baía de Guanabara – Pelo Programa Baía Sem Lixo, dez ecobarcos serão utilizados para reforçar o trabalho de recolhimento de lixo flutuante. Três já estão em funcionamento desde o mês de janeiro e até o fim de abril deste ano, será lançada a licitação para que outros sete passem a atuar. Além disso, hoje, 11 ecobarreiras funcionam na foz de rios e canais que deságuam na Baía de Guanabara. Destas, duas serão reconstruídas e outras três, reformadas. A expectativa é de que sejam recolhidas, anualmente, 14 toneladas de lixo flutuante.
Dentro do Programa de Despoluição da Baía, a construção de um tronco coletor na Cidade Nova vai captar o esgoto sanitário de parte dos bairros do Centro, Tijuca, Praça da Bandeira, Catumbi, Cidade Nova, Estácio e Rio Comprido, direcionando para a Estação de Tratamento Alegria. A implantação do tronco coletor vai reduzir grande parte da carga poluidora lançada no Canal do Mangue, que deságua na Baía de Guanabara, e com isso, vai proporcionar a melhoria da balneabilidade das águas. O projeto encontra-se em nível de maturidade 3.
Lagoas da Barra e Jacarepaguá – As obras começam ainda no segundo trimestre deste ano. A iniciativa visa a restaurar ambientalmente as lagoas de Marapendi, Camorim, Tijuca e Jacarepaguá, além do Canal da Joatinga. O projeto, realizado pela Secretaria Estadual do Ambiente, executará serviços de dragagem e desassoreamento das lagoas, por meio da criação de canais que ampliarão a capacidade de renovação das águas e a recomposição de manguezais e da vegetação nativa. Um dos destaques da iniciativa é a criação de uma ilha-parque de 444,7 mil metros quadrados, que abrigará um espaço de lazer com estrada de acesso em asfalto geológico, quadras esportivas, trilhas, ciclovias e jardins. O local também contará com um centro de referência ambiental. No Canal da Joatinga, a ação prevê a ampliação do quebra-mar.
Saneamento – O Programa de Saneamento da Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá, em curso, prevê a implantação de redes coletoras de esgoto e estações elevatórias, além de direcionamento do esgoto proveniente das regiões do Eixo Olímpico, da Restinga de Itapeba e do entorno da Lagoa da Tijuca para a Estação de Tratamento de Esgoto da Barra e, em seguida, para o Emissário Submarino da Barra, absorvendo o esgoto gerado pelo crescimento populacional da região.
GOVERNO FEDERAL
GOVERNO FEDERAL INVESTE EM INFRAESTRUTURA PARA O DESENVOVIMENTO DO ESPORTE
• Novas instalações do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD/Ladetec) propiciarão controle de dopagem mais eficaz, formação de profissionais e avanços nas pesquisas
• Governo Federal participa com R$ 1,3 bilhão, dos quais R$ 1,2 bilhão em projetos que a Prefeitura está executando
Os projetos apoiados pelo Governo Federal no Plano de Políticas Públicas – Legado priorizam a infraestrutura esportiva da cidade e a modernização do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD/Ladetec).
A construção de novas instalações para o LBCD/Ladetec, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), prevê investimento de mais de R$ 110 milhões em recursos dos Ministérios do Esporte e da Educação, e ainda recursos da própria universidade. O LBCD/Ladetec é composto por vários laboratórios temáticos associados, em diversas áreas, entre elas a de controle de dopagem, atual Lab-Dop, que está sendo renomeada para Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD). As novas instalações propiciarão controle de dopagem mais eficaz, formação de profissionais cada vez mais qualificados e avanços nas pesquisas científicas e tecnológicas que o LBCD/Ladetec desenvolve.
Com instalações modernas, novos equipamentos e ampliação da equipe de trabalho, o laboratório terá condições de pleitear novamente a reacreditação perante a Agência Mundial Antidopagem (AMA). Ter um laboratório compatível com as recomendações da AMA e em condições de igualdade com os outros laboratórios credenciados colabora para o objetivo da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) de ter o esporte brasileiro limpo de dopagem e propicia aplicação de um amplo programa de educação, prevenção e detecção do uso de substâncias dopantes por parte dos nossos atletas. Além disso, o LBCD, como núcleo do Polo de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ajuda a expandir e modernizar a atuação da universidade nas análises químicas, cada vez mais sofisticadas em todo o mundo.
Além do novo prédio, o laboratório terá novos equipamentos. O processo de compra começa no segundo semestre de 2014, já preparando o laboratório para os Jogos de 2016. O Ministério do Esporte vai arcar com os custos.
Para a infraestrutura esportiva, o Ministério do Esporte vai construir e/ou reformar alguns dos Locais de Treinamento Oficiais dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos na cidade do Rio de Janeiro. São instalações de treinamento para diversas modalidades, especialmente atletismo, natação, polo aquático, saltos ornamentais, nado sincronizado, vôlei, rúgbi, futebol, pentatlo moderno e hóquei sobre grama. Essas instalações representarão importante renovação do parque esportivo da cidade, ampliando os espaços para a prática de esportes, da base ao alto rendimento. Após os Jogos Rio 2016, as estruturas a serem disponibilizadas passarão a compor a Rede Nacional de Treinamento que o Ministério do Esporte está estruturando em todo o país e que constitui o maior programa de requalificação da infraestrutura esportiva do Brasil em mais de 50 anos.
Rede Nacional de Treinamento – Criada pela Lei Federal 12.395 de março de 2011, a Rede Nacional de Treinamento é o principal programa de renovação e organização da infraestrutura do esporte brasileiro e vai interligar instalações esportivas existentes ou em construção espalhadas por todo o Brasil. Reunirá estruturas de diversas modalidades, oferecendo espaço para detecção, formação e treinamento de atletas e equipes, com foco em modalidades olímpicas e paraolímpicas.
A Rede Nacional também permitirá o aprimoramento e o intercâmbio para técnicos, árbitros, gestores e outros profissionais do esporte. O trabalho se apoiará na aplicação das ciências do esporte à formação e ao treinamento de atletas. É um projeto nacional de desenvolvimento do esporte de alto rendimento, desde a base até o nível olímpico.
Outros financiamentos da União no Rio – Além dos investimentos no laboratório de controle de dopagem e em locais de treinamento previstos neste Plano de Políticas Públicas, o Governo Federal participa do financiamento de alguns projetos que a Prefeitura está executando, com um montante de cerca de R$ 1,2 bilhão.
Conheça o orçamento dos projetos de legado dos Jogos:
- Planilhas de projetos:
Plano de Políticas Públicas - Governo Federal
Plano de Políticas Públicas - Governo Estadual
Plano de Políticas Públicas - Governo Municipal
Apresentação do secretário Ricardo Leyser
Projetos Antecipados pelos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 - Legado
Governos divulgam Plano de Políticas Públicas de legado dos Jogos Rio 2016
- Detalhes
- Última atualização em Quarta, 16 Abril 2014 22:22
- Publicado em Quarta, 16 Abril 2014 14:22
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 1120
Os governos municipal, estadual e federal divulgaram nesta quarta-feira (16.04) a relação dos 27 projetos que compõem o Plano de Políticas Públicas – Legado dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. O documento é composto por 14 projetos executados pela Prefeitura, 10 projetos executados pelo Governo do Estado e três projetos executados pelo governo federal. São obras de infraestrutura (incluindo esportiva) e políticas públicas nas áreas de mobilidade, meio ambiente, urbanização, educação e cultura que estão em andamento e foram aceleradas e/ou viabilizadas pelo fato de a cidade sediar o evento.
Os governos municipal, estadual e federal, a Autoridade Pública Olímpica (APO) e o Comitê Rio 2016 estão comprometidos com a realização do Plano de Políticas Públicas – Orçamento do Legado tendo o objetivo comum de ampliar o número de pessoas beneficiadas pelo legado dos Jogos de 2016.
Quase todos os projetos, 24 deles, estão com nível de maturidade igual ou superior a 3, ou seja, já tiveram pelo menos o edital de licitação publicado e, por isso, têm orçamento definido, de aproximadamente R$ 24,1 bilhões, em valores de abril de 2014. Cerca de 43% do investimento total previsto, R$ 10,3 bilhões, foram financiados por parcerias com o setor privado e, em torno de 57%, ou seja, R$ 13,8 bilhões, por recursos públicos.
Do total de projetos, 74%, ou seja, 20 projetos, estão em fase bem avançada, com maturidade igual ou superior a 4, o que significa contrato para início da obra ou serviço assinado.
Além das ações relacionadas no Orçamento do Legado, existem também os projetos da Matriz de Responsabilidades dos Jogos Rio 2016, documento apresentado pela APO em janeiro de 2014 que lista os compromissos assumidos pelos entes governamentais associados exclusivamente à organização e realização dos Jogos.
GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA APRESENTA 14 PROJETOS COM INVESTIMENTO DE R$ 14,3 BILHÕES
• Investimento conta com forte participação privada: R$ 9,2 bilhões, ou seja, 64% do valor total estão sendo financiados por parcerias com o setor privado, e R$ 3,9 bilhões com recursos municipais
• Do total de projetos, 86% estão em fase bem avançada, com contratos para início das obras assinados ou com a construção em curso
Os 14 projetos executados pela Prefeitura, com investimento de R$ 14,3 bilhões, em valores de abril de 2014, são obras de infraestrutura e políticas públicas em andamento, necessárias à cidade e que foram aceleradas e/ou viabilizadas pelo fato de o Rio sediar o evento.
Todos os projetos executados pela Prefeitura estão com maturidade igual ou superior a 3 e, por isso, já têm seus orçamentos definidos. Do total de R$ 14,3 bilhões, cerca de 64% (R$ 9,2 bilhões) estão sendo financiados por parcerias com o setor privado. Do valor restante, cerca de R$ 3,9 bilhões estão sendo investidos pelo Município e cerca de R$ 1,2 bilhão pelo Governo Federal.
A maioria dos projetos (86%), um total de 12, está em fase bem avançada – maturidade igual ou superior a 4, o que significa já estarem com os contratos para início das obras assinados ou com a construção em curso.
Entre os projetos com maturidade 4 está a última etapa do projeto do BRT (Bus Rapid Transit) Transoeste. A Prefeitura já inaugurou 95% desse corredor expresso, beneficiando 120 mil pessoas. A conclusão do trecho Alvorada-Shopping Città America e a conexão com o Jardim Oceânico para integração com a Linha 4 do Metrô, inseridas no Plano de Políticas Públicas – Orçamento do Legado, ampliarão o legado de mobilidade para a população.
Os projetos executados pela Prefeitura estão concentrados em quatro principais áreas estratégicas: mobilidade, meio ambiente, renovação urbana e desenvolvimento social.
• MOBILIDADE
O conjunto de intervenções inclui mudanças estruturais como implantação de sistema integrado de transporte, ampliação de avenidas, construção de viadutos e modernização do controle de tráfego.
Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)
O VLT vai conectar os bairros da Região Portuária ao Centro, incluindo o Aeroporto Santos Dumont, passando pelas imediações da Rodoviária Novo Rio, Praça Mauá, Avenida Rio Branco, Cinelândia, Central do Brasil, Praça XV e Santo Cristo. Integrado ao outros meios de transporte, como metrô, trens, barcas, BRT, redes de ônibus convencionais e teleférico, o VLT será fundamental para melhorar o trânsito da região, reduzindo o fluxo de veículos, com seis linhas e 56 paradas. O VLT terá 28 km de extensão e deverá atender uma média de 300 mil passageiros por dia.
BRT Transolímpica
Com 16 km de extensão e 8 estações, a linha ligará o Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, ao Complexo Esportivo de Deodoro, as duas principais regiões olímpicas, e transportará 70 mil pessoas por dia. Após a conclusão das obras, o tempo de viagem entre a Barra e Deodoro será reduzido em 54%. Os investimentos incluem as obras da Via Expressa, a Conexão Magalhães Bastos-Deodoro e as desapropriações necessárias para a construção do BRT.
BRT Transoeste
O BRT Transoeste é a primeira grande evidência da transformação do sistema de transporte público da cidade. A Prefeitura já inaugurou 95% deste corredor expresso, com 59 km de extensão, beneficiando mais de 120 mil pessoas. A linha, que liga Santa Cruz e Campo Grande ao Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, possui 68 estações e já reduziu o tempo de viagem dos passageiros em até 50%. A última etapa do projeto consiste na conclusão do trecho Alvorada-Shopping Città America e a conexão com o Jardim Oceânico para integração com a Linha 4 do Metrô.
Duplicação do Elevado do Joá
O projeto contempla a construção de via elevada e duas novas galerias de túneis em paralelo ao Viaduto Elevado das Bandeiras com duas faixas de rolamento na direção São Conrado - Barra. Também serão realizadas obras viárias nos acessos por São Conrado (a partir do Largo de São Conrado) e Barra (Av. Ministro Ivan Lins). Esta obra visa desafogar o tráfego no Elevado do Joá, cujas intervenções para recuperação estrutural estão em andamento, além de permitir que o percurso também possa ser feito de bicicleta em ciclovia a ser implantada.
Viário da Barra
O projeto consiste na requalificação urbana e duplicação das Avenidas Abelardo Bueno e Salvador Allende, bem como a criação de corredor de BRT (8,7 km de extensão e sete estações) e outras vias próximas. A remodelação da área inclui melhorias nas calçadas e ruas, adoção de padrões de acessibilidade e uso de iluminação eficiente, entre outras transformações. O espaço integrará quatro equipamentos: o Parque Olímpico, a Vila dos Atletas, o Parque dos Atletas e o Riocentro. Além da construção de uma ciclovia, a mobilidade será favorecida por meio da construção do Terminal Olímpico – conexão das linhas dos BRTs Transolímpica e Transcarioca e a construção do Terminal Recreio – conexão dos BRTs Transoeste e Transolímpica.
• MEIO AMBIENTE
As iniciativas relacionadas ao meio ambiente trarão benefícios como a recuperação de áreas devastadas, a revitalização de bacias fluviais e implantação de sistema de esgotamento sanitário.
Reabilitação Ambiental de Jacarepaguá
Estão previstas no programa ações estruturais voltadas para correção das seções dos cursos d´água da região e adoção de medidas que contribuam para aumentar a permeabilidade do solo, como o reflorestamento de encostas. Na fase 1 do programa, estão sendo recuperados 15 cursos d’água, com revitalização das margens e recuperação da calha dos rios. As intervenções têm como objetivo aumentar a capacidade de escoamento das águas pluviais. Cerca de 350 mil moradores serão beneficiados diretamente. O programa reduzirá consideravelmente as enchentes na região.
Saneamento Zona Oeste – Bacia do Rio Marangá
A implantação de sistema de esgotamento sanitário na Área de Planejamento 5 (Zona Oeste) faz parte de uma concessão da Prefeitura por um período de 30 anos. Na primeira fase das obras de infraestrutura está previsto o saneamento da Bacia do Rio Marangá, que beneficiará 232 mil moradores de diversos bairros da região. Até agosto de 2016, a maior parte da primeira fase estará concluída, o que atenderá às necessidades do Complexo Esportivo de Deodoro para os Jogos.
Serão realizados serviços de coleta e tratamento de esgoto em uma área de 20 milhões de metros quadrados, o que corresponde a 11 sub-bacias de esgotamento e inclui os bairros de Deodoro, Vila Militar, Magalhães Bastos, Realengo, Padre Miguel, Bangu e Senador Camará. Serão implantados 200 km de rede coletora de esgoto e interceptores. Também serão construídas e modernizadas uma Estação de Tratamento de Esgoto e sete estações elevatórias.
Além das intervenções citadas, a concessão contempla a prestação de serviços comerciais, atendimento ao usuário, operação e manutenção de todo o sistema. O projeto prevê também, por parte da concessionária responsável pelas obras, o monitoramento constante da qualidade da água e um trabalho de educação ambiental junto aos moradores da região.
• RENOVAÇÃO URBANA
Os projetos contemplam intervenções como a revitalização da Região Portuária, obras de drenagem para o controle de enchentes, pavimentação de calçadas, ampliação da acessibilidade e iluminação pública com eficiência energética.
Porto Maravilha
As obras do Porto Maravilha estão promovendo a recuperação completa da infraestrutura urbana da região portuária do Rio, incluindo transporte e serviços públicos, além da preservação das características culturais do local. O projeto prevê a revitalização de uma área de 5 milhões de metros quadrados, sendo 70 km de ruas e vias urbanizadas e a construção de 4 túneis, incluindo o maior túnel urbano rodoviário da cidade, o Túnel da Via Expressa, com 2,7 km de extensão. Os trabalhos realizados até agora já possibilitaram a devolução à cidade de tesouros arqueológicos como o antigo Cais da Imperatriz e os Jardins Suspensos do Valongo, e criaram novas opções culturais como o Museu de Arte do Rio.
Controle de Enchentes da Grande Tijuca
O objetivo é acabar com os transtornos provocados por chuvas intensas na região. O sistema será composto por cinco reservatórios de amortecimento de cheias: o da Praça da Bandeira está concluído e já em operação; e outros quatro, em construção, que receberão as vazões excedentes dos rios Trapicheiros, Joana, Maracanã e Jacó. O projeto inclui também intervenções em cursos d'água, como a construção de desvio do rio Joana por meio de túnel (em execução), retirando um terço da vazão que chega ao Canal do Mangue, único ponto de deságue das águas pluviais da Grande Tijuca. A região passará a ter um segundo deságue na Baía de Guanabara. O projeto também contempla canalização do Rio Trapicheiros, já concluída, e construção de desvio, pela Rua Felipe Camarão, para parte da vazão do Rio Maracanã.
Requalificação Urbana do Entorno do Estádio Olímpico João Havelange
O projeto prevê a execução do Programa Bairro Maravilha no Engenho de Dentro, nas ruas ao norte da estação e no entorno do Estádio Olímpico João Havelange. Trata-se da reurbanização de aproximadamente 34 vias visando a melhoria da acessibilidade do bairro com nova pavimentação de calçadas, recapeamento das faixas de rolamento e realinhamento de meios-fios.
A intervenção propõe a ampliação da rede cicloviária e a revisão da arborização e da iluminação pública. Também está prevista a vistoria de todo o sistema de drenagem superficial, das redes de captação de águas pluviais, de distribuição de água potável e de coleta de esgoto sanitário com a realização de reparos ou implantação de novos trechos de rede onde houver necessidade.
• DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Para aproveitar a oportunidade oferecida pelos Jogos, a Prefeitura oferece iniciativas com foco no desenvolvimento social por meio de programas nas áreas de Educação, como o que envolve o conceito de Arquitetura Nômade, e Habitação.
Montagem das quatro escolas da Arena de Handebol
Após os Jogos, a Arena de Handebol será desmontada e transformada em quatro escolas municipais, cada uma com capacidade para 500 alunos. Três ficarão na região da Barra e Jacarepaguá e uma, em São Cristóvão. A Prefeitura criou o conceito inédito de arquitetura nômade, empregado pela primeira vez em Jogos Olímpicos. A arquitetura nômade reforça o princípio adotado pela Prefeitura de que os Jogos devem servir à cidade, evitando a construção de instalações esportivas que seriam pouco utilizadas e potencializando o legado do evento esportivo.
GOVERNO ESTADUAL
ESTADO APRESENTA 10 PROJETOS COM INVESTIMENTO DE 9,7 BILHÕES
• Principal investimento, de R$ 8,79 bilhões, é na melhoria e ampliação do metrô, que terá mais seis estações
• R$ 918 milhões estão sendo destinados a projetos para melhoria da qualidade da água da Baía de Guanabara e lagoas da Barra da Tijuca e Jacarepaguá
Os dez projetos apresentados pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro totalizam investimento de R$ 9,7 bilhões, dos quais 88%, ou seja, R$ 8,6 bilhões, estão sendo financiados por recursos estaduais e R$ 1,15 bilhão, 12%, por recursos privados. O principal investimento do Estado no Plano de Políticas Públicas – Legado é na melhoria e ampliação do metrô. A Linha 4 irá ligar o bairro de Ipanema, na Zona Sul, à Barra da Tijuca, na Zona Oeste, e vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico.
• MOBILIDADE
A Linha 4 do metrô terá seis estações – Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz – ao longo de aproximadamente 16 quilômetros de extensão. Iniciado em junho de 2010, o empreendimento será entregue à população no primeiro semestre de 2016, após passar por uma fase de testes operacionais. O investimento total é de R$ 8,79 bilhões, sendo R$ 7,63 bilhões do Governo do Estado e R$ 1,16 bilhão da Concessionária Rio-Barra. O projeto está em nível de maturidade 4.
Os investimentos do Governo do Estado no Plano de Políticas Públicas – Legado incluem a revitalização das estações do sistema ferroviário, com a reforma de seis delas: São Cristóvão, Engenho de Dentro, Deodoro, Vila Militar, Magalhães Bastos e Ricardo de Albuquerque. Além de maior acessibilidade, a reforma das estações, que já está com o projeto básico pronto, oferecerá mais qualidade no serviço à população, assim como conforto e segurança para os usuários.
São Cristóvão – A segunda estação mais importante do ramal Deodoro é um dos principais acessos ao Complexo Esportivo do Maracanã. A reforma prevê a remodelação de plataformas e a criação de um mezanino integrado ao metrô, aumentando a capacidade da estação.
Engenho de Dentro – A estação é o principal acesso de transporte público ao Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão. Entre as intervenções, estão previstas a construção de um novo mezanino e de novas passarelas, propiciando o aumento da capacidade da estação.
Deodoro – Além de ser a estação final do ramal Deodoro, permite a integração com os ramais Santa Cruz, Japeri e Paracambi. Com a reforma, haverá também a integração com os BRTs Transolímpica e Transbrasil, através de uma passarela coberta. Além disso, modificações internas garantirão melhor fluxo de passageiros.
Vila Militar – A reforma vai permitir a integração com o BRT Transolímpica e facilidade de acesso às instalações esportivas do Complexo Esportivo de Deodoro. O projeto prevê a cobertura das plataformas e novo acesso à estação, possibilitando a ampliação do fluxo de entrada e saída.
Magalhães Bastos – A estação receberá cobertura para as plataformas e novo acesso, possibilitando a ampliação do fluxo de entrada e saída.
Ricardo de Albuquerque – A estação será utilizada como principal acesso ao futuro Parque Radical, que será o grande legado esportivo dos Jogos Olímpicos na região de Deodoro. A reforma prevê a ampliação da cobertura das plataformas, criação de nova rampa de acesso, e implantação de bilhetagem eletrônica.
• MEIO AMBIENTE
Os projetos de sustentabilidade desenvolvidos pelo Governo do Estado são voltados para a Baía de Guanabara, que será um local de competição, e para as lagoas da região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, que concentram a maior parte das instalações para os Jogos de 2016. O total investido na melhoria da qualidade das águas será de cerca de R$ 918 milhões.
Baía de Guanabara – Pelo Programa Baía Sem Lixo, dez ecobarcos serão utilizados para reforçar o trabalho de recolhimento de lixo flutuante. Três já estão em funcionamento desde o mês de janeiro e até o fim de abril deste ano, será lançada a licitação para que outros sete passem a atuar. Além disso, hoje, 11 ecobarreiras funcionam na foz de rios e canais que deságuam na Baía de Guanabara. Destas, duas serão reconstruídas e outras três, reformadas. A expectativa é de que sejam recolhidas, anualmente, 14 toneladas de lixo flutuante.
Dentro do Programa de Despoluição da Baía, a construção de um tronco coletor na Cidade Nova vai captar o esgoto sanitário de parte dos bairros do Centro, Tijuca, Praça da Bandeira, Catumbi, Cidade Nova, Estácio e Rio Comprido, direcionando para a Estação de Tratamento Alegria. A implantação do tronco coletor vai reduzir grande parte da carga poluidora lançada no Canal do Mangue, que deságua na Baía de Guanabara, e com isso, vai proporcionar a melhoria da balneabilidade das águas. O projeto encontra-se em nível de maturidade 3.
Lagoas da Barra e Jacarepaguá – As obras começam ainda no segundo trimestre deste ano. A iniciativa visa a restaurar ambientalmente as lagoas de Marapendi, Camorim, Tijuca e Jacarepaguá, além do Canal da Joatinga. O projeto, realizado pela Secretaria Estadual do Ambiente, executará serviços de dragagem e desassoreamento das lagoas, por meio da criação de canais que ampliarão a capacidade de renovação das águas e a recomposição de manguezais e da vegetação nativa. Um dos destaques da iniciativa é a criação de uma ilha-parque de 444,7 mil metros quadrados, que abrigará um espaço de lazer com estrada de acesso em asfalto geológico, quadras esportivas, trilhas, ciclovias e jardins. O local também contará com um centro de referência ambiental. No Canal da Joatinga, a ação prevê a ampliação do quebra-mar.
Saneamento – O Programa de Saneamento da Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá, em curso, prevê a implantação de redes coletoras de esgoto e estações elevatórias, além de direcionamento do esgoto proveniente das regiões do Eixo Olímpico, da Restinga de Itapeba e do entorno da Lagoa da Tijuca para a Estação de Tratamento de Esgoto da Barra e, em seguida, para o Emissário Submarino da Barra, absorvendo o esgoto gerado pelo crescimento populacional da região.
GOVERNO FEDERAL
GOVERNO FEDERAL INVESTE EM INFRAESTRUTURA PARA O DESENVOVIMENTO DO ESPORTE
• Novas instalações do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD/Ladetec) propiciarão controle de dopagem mais eficaz, formação de profissionais e avanços nas pesquisas
• Governo Federal participa com R$ 1,3 bilhão, dos quais R$ 1,2 bilhão em projetos que a Prefeitura está executando
Os projetos apoiados pelo Governo Federal no Plano de Políticas Públicas – Legado priorizam a infraestrutura esportiva da cidade e a modernização do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD/Ladetec).
A construção de novas instalações para o LBCD/Ladetec, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), prevê investimento de mais de R$ 110 milhões em recursos dos Ministérios do Esporte e da Educação, e ainda recursos da própria universidade. O LBCD/Ladetec é composto por vários laboratórios temáticos associados, em diversas áreas, entre elas a de controle de dopagem, atual Lab-Dop, que está sendo renomeada para Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD). As novas instalações propiciarão controle de dopagem mais eficaz, formação de profissionais cada vez mais qualificados e avanços nas pesquisas científicas e tecnológicas que o LBCD/Ladetec desenvolve.
Com instalações modernas, novos equipamentos e ampliação da equipe de trabalho, o laboratório terá condições de pleitear novamente a reacreditação perante a Agência Mundial Antidopagem (AMA). Ter um laboratório compatível com as recomendações da AMA e em condições de igualdade com os outros laboratórios credenciados colabora para o objetivo da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) de ter o esporte brasileiro limpo de dopagem e propicia aplicação de um amplo programa de educação, prevenção e detecção do uso de substâncias dopantes por parte dos nossos atletas. Além disso, o LBCD, como núcleo do Polo de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ajuda a expandir e modernizar a atuação da universidade nas análises químicas, cada vez mais sofisticadas em todo o mundo.
Além do novo prédio, o laboratório terá novos equipamentos. O processo de compra começa no segundo semestre de 2014, já preparando o laboratório para os Jogos de 2016. O Ministério do Esporte vai arcar com os custos.
Para a infraestrutura esportiva, o Ministério do Esporte vai construir e/ou reformar alguns dos Locais de Treinamento Oficiais dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos na cidade do Rio de Janeiro. São instalações de treinamento para diversas modalidades, especialmente atletismo, natação, polo aquático, saltos ornamentais, nado sincronizado, vôlei, rúgbi, futebol, pentatlo moderno e hóquei sobre grama. Essas instalações representarão importante renovação do parque esportivo da cidade, ampliando os espaços para a prática de esportes, da base ao alto rendimento. Após os Jogos Rio 2016, as estruturas a serem disponibilizadas passarão a compor a Rede Nacional de Treinamento que o Ministério do Esporte está estruturando em todo o país e que constitui o maior programa de requalificação da infraestrutura esportiva do Brasil em mais de 50 anos.
Rede Nacional de Treinamento – Criada pela Lei Federal 12.395 de março de 2011, a Rede Nacional de Treinamento é o principal programa de renovação e organização da infraestrutura do esporte brasileiro e vai interligar instalações esportivas existentes ou em construção espalhadas por todo o Brasil. Reunirá estruturas de diversas modalidades, oferecendo espaço para detecção, formação e treinamento de atletas e equipes, com foco em modalidades olímpicas e paraolímpicas.
A Rede Nacional também permitirá o aprimoramento e o intercâmbio para técnicos, árbitros, gestores e outros profissionais do esporte. O trabalho se apoiará na aplicação das ciências do esporte à formação e ao treinamento de atletas. É um projeto nacional de desenvolvimento do esporte de alto rendimento, desde a base até o nível olímpico.
Outros financiamentos da União no Rio – Além dos investimentos no laboratório de controle de dopagem e em locais de treinamento previstos neste Plano de Políticas Públicas, o Governo Federal participa do financiamento de alguns projetos que a Prefeitura está executando, com um montante de cerca de R$ 1,2 bilhão.
Campeão olímpico Rogério Sampaio compartilha experiência no judô Café com Incentivo
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 15:07
- Publicado em Quarta, 16 Abril 2014 14:01
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 2768
Campeão olímpico nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, na Espanha, o ex-judoca Rogério Sampaio compartilhou, nesta quarta-feira (16.04), a sua experiência com curiosidades e lições trazidas durante a sua caminhada no esporte durante a série de palestras “Café com Incentivo”, promovida pelo Ministério do Esporte, em Brasília. A iniciativa do departamento técnico da Lei de Incentivo ao Esporte visa aproximar ainda mais seus técnicos dos projetos esportivos que contam com o apoio da regulamentação federal.
Rogério Sampaio transmite a sua experiência aos funcionários do Ministério do Esporte (Foto: Francisco Medeiros/ME)
Na sua única participação olímpica, o judoca, então com 25 anos, conquistou a medalha de ouro – a oitava da história do Brasil em Jogos Olímpicos. Foi uma participação apenas, repleta de superações até a conquista. Depois de dois anos fora da seleção brasileira de judô, o atleta teve somente seis meses de preparação intensa antes de chegar a Barcelona para representar o país. Rogério venceu seus cinco adversários e subiu no lugar mais alto do pódio na categoria meio-leve. Em 1992, o Brasil conquistou somente duas medalhas de ouro (a segunda foi a da seleção brasileira de vôlei masculino).
Depois de 22 anos da conquista olímpica, Rogério Sampaio ainda é lembrado pela busca de melhoria e desenvolvimento do judô brasileiro, e é uma das grandes referências no pós-carreira no esporte nacional. Em 1993, após o pódio olímpico, o atleta viabilizou a criação da Associação Rogério Sampaio para promover a prática da modalidade. Atualmente, a entidade conta com projetos desenvolvidos com recursos captados por meio da Lei de Incentivo ao Esporte na baixada santista, nas cidades de Santos, São Vicente e Cubatão.
“Durante todo o período com a associação, tivemos êxitos com o nosso projeto. Com a vinda da Lei de Incentivo ao Esporte, criada em 2006, tivemos um reforço e a facilitação no desenvolvimento do nosso trabalho. O mecanismo legal era um anseio de décadas na comunidade esportiva nacional, sendo um divisor de águas na organização do esporte brasileiro”, disse Rogério Sampaio.
O medalhista olímpico acrescentou que o maior impacto desde a criação da lei federal é poder ver ações esportivas em lugares que os ‘braços’ do poder público não alcançam. “Por meio da Lei de Incentivo, a pratica esportiva vem chegando a locais que o governo não consegue chegar. Por isso que eu fico impressionado com o grande número de praticantes do judô hoje no país. Isso acontece muito por conta da Lei de Incentivo. Agora, temos que continuar aperfeiçoando o mecanismo para avançarmos”, explicou.
Rogério Sampaio relembrou os pontos mais marcantes da sua carreira no judô.Confira a trajetória do medalhista olímpico brasileiro, nas palavras do atleta:
Formando cidadãos
Desde a criação da Associação Rogério Sampaio, em 1993, a entidade contou com atletas em todas as edições de Jogos Pan-Americanos e Olímpicos. “Criamos um espaço para o aluno começar a praticar o esporte, da iniciação e, se ele quiser se desenvolver, nós trabalhamos para formar um atleta olímpico no alto rendimento. O objetivo principal é a utilização do judô como desenvolvimento educacional”, explicou.
Iniciação no esporte
Aprendi a prática do judô de forma lúdica ao começar com 4 anos. Era uma grande alegria ir ao judô e encontrar os amigos. A primeira grande lição da minha vida foi que a prática esportiva tem que ser uma grande alegria e ser prazerosa para as crianças.
A minha primeira competição foi aos seis anos de idade, onde conquistei a primeira medalha, que foi a de bronze. Só havia três judocas, mas mesmo assim eu saí bem feliz com o resultado. Aí que entra o papel da família, para dar todo o suporte e acolhimento a jovens e crianças.
Sonho Olímpico
Os Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980, na Rússia, despertaram em mim o sonho de defender o país e a vontade de se tornar um atleta olímpico. Entrei na seleção brasileira de base aos 18 anos. Em 1989, aos 22 anos, as portas da seleção principal se abriram.
Ao final de 1989, a apenas 10 dias para o Campeonato Mundial de Judô, não só eu, mas todos os judocas da seleção brasileira demos início a um movimento em busca de melhores condições para o judô brasileiro, que era muito inferior em relação às de atletas estrangeiros. Nós nos afastamos das competições internacionais até que a realidade fosse transformada. O afastamento que seria rápido durou de outubro de 1989 até janeiro de 1992, dois anos e meio depois.
Concretização do sonho
Depois do período fora das competições internacionais, eu achava que iria ficar de fora dos Jogos Olímpicos de Barcelona. Durante o período tivemos a proposta de nos naturalizarmos bolivianos e chegamos a ir até La Paz para se reunir com o Comitê Olímpico da Bolívia para fazer isso. Graças a Deus não deu certo e, em janeiro de 1992 voltei a competir, faltando apenas seis meses dos Jogos de Barcelona.
Tive que correr atrás para recuperar o ritmo para encarar o maior desafio da minha carreira. Aos 45 dias antes dos Jogos Olímpicos eu realizava treinos em três períodos, manhã, tarde e noite.

Barcelona
Fui aos Jogos Olímpicos. A primeira grande batalha foi contra a balança. Quando olhei a chave eu acreditava muito que iria conquistar uma medalha. Em Jogos Olímpicos o equilíbrio é muito grande. A medalha é desenhada na hora. Qualquer erro é fatal.
Pensei primeiramente em ganhar uma luta por vez. O segundo combate nos Jogos Olímpicos foi um dos mais difíceis, pois comecei perdendo. A terceira luta foi o divisor de águas. Se eu passasse eu iria para a semifinal. Enfrentei o argentino Francisco Morales Vivas, campeão dos Jogos Pan-Americanos de Havana, no ano anterior. Coloquei na minha cabeça que não poderia perder para um país vizinho e sem muita tradição na modalidade.
Na semifinal enfrentei o alemão Udo Quellmalz, n a luta mais difícil da minha vida. Eu venci a luta porque ele tomou uma punição no começo. Duas edições Olímpicas depois, em 1996, ele foi o campeão Olímpico.
O combate final foi o mais tranquilo. Eu era o atleta mais alto da minha categoria e o adversário, o húngaro Jozsef Csak, era mais baixo e destro. O jogo encaixava a meu favor.
Não tem como traduzir em palavras a emoção de conquistar uma medalha em Jogos Olímpicos. É uma sensação de alegria plena. Um momento que passa rápido e que mudou a minha vida.
Breno Barros
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Ministério libera R$ 1,6 mi para programas PST/Navegar e Vida Saudável no Paraná
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 15:07
- Publicado em Terça, 15 Abril 2014 15:21
- Escrito por Antônia Emília Santos Andrade
- Acessos: 1302
Ministério do Esporte anuncia capacitação presencial para monitores do Esporte da Escola
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 15:07
- Publicado em Terça, 15 Abril 2014 11:51
- Acessos: 2109
Foto: DivulgaçãoA Secretaria Nacional de Esporte, Educação Lazer e Inclusão Social (Snelis) anuncia para este mês o início da capacitação que irá abranger cerca de 30 mil monitores e professores do Esporte da Escola, iniciativa que resulta da parceria entre os programas Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, e Mais Educação, do Ministério da Educação. Os profissionais são responsáveis pela execução da parceria referente à adesão de 2013, que beneficia 3.680.861 estudantes distribuídos em 22.161 escolas públicas de 3.018 municípios em todos os estados do país.
De acordo com a coordenadora-geral de Integração de Políticas e Programas Intersetoriais, Cláudia Bernardo, o objetivo do Ministério do Esporte é qualificar a atuação desses monitores com a oferta de um curso de capacitação dividido em duas etapas. “A primeira será em formato presencial, que começa agora, composta de aulas teóricas e práticas”, explica. A segunda fase da formação continuada será oferecida na modalidade Ensino a Distancia (EaD).
Devido ao grande número de monitores que devem ser formados, a capacitação presencial acontece em parceria com os governos municipais e estaduais e será desenvolvida em polos regionais. As aulas serão ministradas por equipes colaboradoras (ECs) da rede de universidades públicas vinculada à Snelis.
A cidade de Lauro de Freitas, na Bahia, será o primeiro polo a contar com a formação, nos dias 24 e 25 de abril. O segundo evento de capacitação do Esporte da Escola acontecerá no Rio de Janeiro. Na capital fluminense, o curso está programado para acontecer nos dias 26 e 27 de abril e deve atender cerca de cem monitores. O Ginásio Experimental Olímpico (GEO - Juan Antonio Samaranch), situado na Rua Marcel Proust, 201, no bairro Santa Teresa, será o palco do encontro. Em Porto Alegre, a capacitação da primeira turma está prevista para os dias 8 e 9 de maio, quando 50 educadores participarão do curso. O local da capacitação será a Escola de Educação Física, na Universidade Federal do Estado (UFRGS).
Equipes Colaboradoras
As equipes colaboradoras (ECs) são formadas por uma rede de universidades públicas que, atualmente, integra 16 ECs e envolve 107 profissionais, entre professores do ensino superior e estudantes de pós-graduação de 44 instituições de todas as regiões do Brasil. As ECs têm como função prestar assessoria direta aos coordenadores gerais e pedagógicos das entidades convenentes, assim como aos coordenadores de núcleo e monitores.
As equipes colaboradoras também são responsáveis pela análise dos planos pedagógicos dos convênios e núcleos e pelas visitas de acompanhamento pedagógico e administrativo. Elas mantém plantão permanente dentro das universidades parceiras para atendimento aos convênios, desenvolvem as capacitações pedagógicas e acompanham as capacitações dos monitores, que são multiplicadas pelos coordenadores de núcleo.
Carla Belizária
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Tour da Taça chega aos EUA, e vice-presidente Biden anuncia que vai ao Brasil ver a Copa do Mundo
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 15:07
- Publicado em Terça, 15 Abril 2014 02:15
- Escrito por Paulo Roberto Rossi de Oliveira
- Acessos: 1168
Taça da Copa do Mundo reúne autoridades no Departamento de Estado Norte-Americano, em Washington (Foto: Paulo Rossi)O tour da taça da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 chegou nesta segunda-feira (14.04) à última escala antes de desembarcar no país anfitrião do Mundial. A capital norte-americana, Washington, recebeu o troféu e cumpriu uma agenda que incluiu a participação do vice-presidente norte-americano, Joe Biden, e do secretário de Estado, John Kerry. A taça seguirá nesta terça (15.04) para Miami e depois a Atlanta e Los Angeles. Na próxima terça-feira (22.04), o Rio de Janeiro receberá o objeto de desejo das 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo.
O secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, a chefe de imprensa da FIFA, Delia Fischer, e o diretor de Comunicação do Comitê Organizador Local (COL), Saint Clair Milese, foram ao Aeroporto de Washington conferir a chegada da taça da Copa do Mundo. Os Estados Unidos são o 90º país visitado pelo troféu no tour patrocinado pela Coca-Cola. “Todos querem saber quem será o capitão que levantará esta taça no dia 13 de julho”, afirmou Luis Fernandes. “Ela é feita não apenas de ouro, mas de paixão e energia.”
No início da tarde, o troféu estrelou um evento batizado pelo governo norte-americano de “Diplomacia Esportiva”, no Departamento de Estado. Com a presença do vice-presidente dos EUA, Joe Biden, e do secretário de Estado, John Kerry, uma platéia de 800 pessoas, incluindo embaixadores do mundo inteiro e os ex-jogadores da Seleção Norte-Americana Cobi Jones e Julie Foudy, prestigiou a exposição da taça.
John Kerry lembrou que praticou o futebol quando era universitário, na década de 1960, e destacou, arranhando o português, como o Brasil faz o “jogo bonito”. O secretário de Estado disse ter se emocionado ao bater bola com crianças em países como Afeganistão e Sudão. “Poucas coisas representam tão bem o espírito de integração como o futebol.”
Joe Biden afirmou que o neto e a neta praticam “soccer” – como o futebol é chamado nos EUA – e revelou que pretende assistir a um jogo da Copa no Brasil, provavelmente EUA x Gana, em 16 de junho, na cidade de Natal. Segundo ele, nada se compara a uma final de Copa do Mundo: “Temos nos Estados Unidos o Superbowl, que é a final do futebol americano, a World Series, decisão da liga de beisebol, e o playoff da NBA, mas a paixão e o êxtase que o futebol provoca no mundo inteiro são insuperáveis”.
A agenda da taça da Copa em Washington foi encerrada à noite, em evento na residência do embaixador brasileiro na capital norte-americana, Mauro Vieira. Na manhã desta terça-feira (15.04), o troféu chega ao Aeroporto de Miami, onde haverá uma coletiva de imprensa.
Paulo Rossi, de Washington
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Tour da Taça chega aos EUA, e vice-presidente Biden anuncia que vai ao Brasil ver a Copa do Mundo
- Detalhes
- Última atualização em Terça, 21 Julho 2015 18:55
- Publicado em Terça, 15 Abril 2014 02:15
- Escrito por Paulo Roberto Rossi de Oliveira
- Acessos: 876
Taça da Copa do Mundo reúne autoridades no Departamento de Estado Norte-Americano, em Washington (Foto: Paulo Rossi)O tour da taça da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 chegou nesta segunda-feira (14.04) à última escala antes de desembarcar no país anfitrião do Mundial. A capital norte-americana, Washington, recebeu o troféu e cumpriu uma agenda que incluiu a participação do vice-presidente norte-americano, Joe Biden, e do secretário de Estado, John Kerry. A taça seguirá nesta terça (15.04) para Miami e depois a Atlanta e Los Angeles. Na próxima terça-feira (22.04), o Rio de Janeiro receberá o objeto de desejo das 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo.
O secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, a chefe de imprensa da FIFA, Delia Fischer, e o diretor de Comunicação do Comitê Organizador Local (COL), Saint Clair Milese, foram ao Aeroporto de Washington conferir a chegada da taça da Copa do Mundo. Os Estados Unidos são o 90º país visitado pelo troféu no tour patrocinado pela Coca-Cola. “Todos querem saber quem será o capitão que levantará esta taça no dia 13 de julho”, afirmou Luis Fernandes. “Ela é feita não apenas de ouro, mas de paixão e energia.”
No início da tarde, o troféu estrelou um evento batizado pelo governo norte-americano de “Diplomacia Esportiva”, no Departamento de Estado. Com a presença do vice-presidente dos EUA, Joe Biden, e do secretário de Estado, John Kerry, uma platéia de 800 pessoas, incluindo embaixadores do mundo inteiro e os ex-jogadores da Seleção Norte-Americana Cobi Jones e Julie Foudy, prestigiou a exposição da taça.
John Kerry lembrou que praticou o futebol quando era universitário, na década de 1960, e destacou, arranhando o português, como o Brasil faz o “jogo bonito”. O secretário de Estado disse ter se emocionado ao bater bola com crianças em países como Afeganistão e Sudão. “Poucas coisas representam tão bem o espírito de integração como o futebol.”
Joe Biden afirmou que o neto e a neta praticam “soccer” – como o futebol é chamado nos EUA – e revelou que pretende assistir a um jogo da Copa no Brasil, provavelmente EUA x Gana, em 16 de junho, na cidade de Natal. Segundo ele, nada se compara a uma final de Copa do Mundo: “Temos nos Estados Unidos o Superbowl, que é a final do futebol americano, a World Series, decisão da liga de beisebol, e o playoff da NBA, mas a paixão e o êxtase que o futebol provoca no mundo inteiro são insuperáveis”.
A agenda da taça da Copa em Washington foi encerrada à noite, em evento na residência do embaixador brasileiro na capital norte-americana, Mauro Vieira. Na manhã desta terça-feira (15.04), o troféu chega ao Aeroporto de Miami, onde haverá uma coletiva de imprensa.
Paulo Rossi, de Washington
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Aldo Rebelo se reúne com prefeito de Palmas, candidata a sede dos Jogos Mundiais Indígenas
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 15:07
- Publicado em Segunda, 14 Abril 2014 18:36
- Escrito por Antônia Emília Santos Andrade
- Acessos: 1427
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Prazo para concluir o treinamento virtual vai até sexta-feira (18)
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 15:07
- Publicado em Segunda, 14 Abril 2014 15:51
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 986
![]()
O treinamento virtual do Brasil Voluntário está próximo de ser finalizado. Os participantes selecionados têm até sexta-feira (18.04) para concluir os módulos temáticos e de idiomas.
O primeiro módulo oferecido, e obrigatório para a sequência temática, é a Ambientação. Além de entender como funciona a plataforma de ensino a distância, o participante conhece a história do voluntariado no Brasil e aprende um pouco mais sobre o que é ser voluntário. O conteúdo foi construído em conjunto com o Centro de Voluntariado de São Paulo (CVSP). 
Após a Ambientação, o participante pode iniciar os módulos temáticos: segurança e primeiros socorros; história do futebol e megaeventos; meio ambiente e sustentabilidade; e hospitalidade e turismo.
O módulo de “segurança e primeiros socorros” foi desenvolvido e coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Ele prepara os candidatos para agirem bem em situações de emergência, como casos que exigem conhecimentos e técnicas necessárias à prevenção de riscos e outras situações emergenciais.
Em “história do futebol e megaeventos”, o participante desenvolve competências básicas relacionadas à atuação em um megaevento. O módulo fornece, ainda, informações que transmitam aos participantes uma cultura geral sobre o esporte e o futebol.
O curso “meio ambiente e sustentabilidade” prepara os futuros voluntários a orientar adequadamente o visitante sobre os locais que deve encontrar em seu itinerário ao longo dos jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O conteúdo levanta questões como biomas brasileiros, clima e áreas de proteção ambiental.
Já em “hospitalidade e turismo”, o participante compreende o que é hospitalidade e como o voluntário poderá contribuir na recepção aos visitantes. Ainda, é abordado o “turismo responsável”, onde são apresentadas suas características e as temáticas de acessibilidade e prevenção à exploração de crianças e adolescentes no turismo.
Nos módulos de idiomas, os convocados têm a oportunidade de aprofundar os conhecimentos em até quatro línguas estrangeiras: inglês, francês, espanhol ou italiano. Os módulos estão disponíveis apenas para quem indicou, no cadastro, algum nível de conhecimento em um destes idiomas. O objetivo destes cursos é aprofundar os conhecimentos e o vocabulário dos participantes, com conteúdos voltados para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.
Treinamento
A capacitação a distância, iniciada em 12 de março, é estruturada e coordenada pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), 17 universidades públicas e centros de voluntariado.
Para iniciar o treinamento virtual é necessário ter recebido no e-mail cadastrado uma senha de acesso. Ao acessar o portal do Brasil Voluntário, basta clicar no campo “capacitação virtual”, à direita da página, e informar o número do CPF indicado no cadastro e a senha enviada por e-mail.
Leonardo Dalla, Brasil Voluntário
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Prazo para concluir o treinamento virtual vai até sexta-feira (18)
- Detalhes
- Última atualização em Quarta, 22 Julho 2015 10:15
- Publicado em Segunda, 14 Abril 2014 15:51
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 866
![]()
O treinamento virtual do Brasil Voluntário está próximo de ser finalizado. Os participantes selecionados têm até sexta-feira (18.04) para concluir os módulos temáticos e de idiomas.
O primeiro módulo oferecido, e obrigatório para a sequência temática, é a Ambientação. Além de entender como funciona a plataforma de ensino a distância, o participante conhece a história do voluntariado no Brasil e aprende um pouco mais sobre o que é ser voluntário. O conteúdo foi construído em conjunto com o Centro de Voluntariado de São Paulo (CVSP). 
Após a Ambientação, o participante pode iniciar os módulos temáticos: segurança e primeiros socorros; história do futebol e megaeventos; meio ambiente e sustentabilidade; e hospitalidade e turismo.
O módulo de “segurança e primeiros socorros” foi desenvolvido e coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Ele prepara os candidatos para agirem bem em situações de emergência, como casos que exigem conhecimentos e técnicas necessárias à prevenção de riscos e outras situações emergenciais.
Em “história do futebol e megaeventos”, o participante desenvolve competências básicas relacionadas à atuação em um megaevento. O módulo fornece, ainda, informações que transmitam aos participantes uma cultura geral sobre o esporte e o futebol.
O curso “meio ambiente e sustentabilidade” prepara os futuros voluntários a orientar adequadamente o visitante sobre os locais que deve encontrar em seu itinerário ao longo dos jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O conteúdo levanta questões como biomas brasileiros, clima e áreas de proteção ambiental.
Já em “hospitalidade e turismo”, o participante compreende o que é hospitalidade e como o voluntário poderá contribuir na recepção aos visitantes. Ainda, é abordado o “turismo responsável”, onde são apresentadas suas características e as temáticas de acessibilidade e prevenção à exploração de crianças e adolescentes no turismo.
Nos módulos de idiomas, os convocados têm a oportunidade de aprofundar os conhecimentos em até quatro línguas estrangeiras: inglês, francês, espanhol ou italiano. Os módulos estão disponíveis apenas para quem indicou, no cadastro, algum nível de conhecimento em um destes idiomas. O objetivo destes cursos é aprofundar os conhecimentos e o vocabulário dos participantes, com conteúdos voltados para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.
Treinamento
A capacitação a distância, iniciada em 12 de março, é estruturada e coordenada pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), 17 universidades públicas e centros de voluntariado.
Para iniciar o treinamento virtual é necessário ter recebido no e-mail cadastrado uma senha de acesso. Ao acessar o portal do Brasil Voluntário, basta clicar no campo “capacitação virtual”, à direita da página, e informar o número do CPF indicado no cadastro e a senha enviada por e-mail.
Leonardo Dalla, Brasil Voluntário
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Equipe Orcampi/Unimed leva tricampeonato Brasileiro Caixa de Juvenis Interclubes
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 15:07
- Publicado em Segunda, 14 Abril 2014 12:08
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 1772
Nova geração do atletismo brasileiro de olho no Mundial Juvenil nos Estados Unidos (Foto: Fernanda Paradizo/CBAt)
A Arena Caixa, em São Bernardo do Campo, interior de São Paulo, recebeu neste fim de semana o Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo de Juvenis Interclubes, para atletas da categoria até 19 anos. Com quebras de recordes nacionais e classificação para disputar o Campeonato Mundial de Juvenis, em julho nos Estados Unidos, a quinta edição do torneio reuniu 665 atletas, de 99 clubes. O título da competição ficou com o clube paulista Orcampi/Unimed, que garantiu o terceiro título consecutivo.
A equipe de Campinas somou 165 pontos na classificação geral final — 21 a mais do que a do Centro Olímpico (SP), que foi a vice-campeã. O IEMA (SP) terminou em terceiro lugar, com 136 pontos, seguido de CRIA Lavras (MG), com 92; e do GR Barueri (SP), com 89 pontos. Orcampi/Unimed foi a campeã na classificação masculina, com 131 pontos, enquanto o título feminino ficou com o Centro Olímpico, com 124.
Os destaques da competição ficaram com Valdivino Vinícius Santos (Atlética Jaboticabal-SP) e com a Izabela Rodrigues (BM&FBovespa). Eles foram eleitos pela comissão designada pelos treinadores como os melhores atletas da prova.
Valdivino e Izabela conquistaram as medalhas de ouro nas provas do arremesso do peso e lançamento do disco, respectivamente, e estão qualificados para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Juvenis, na cidade de Eugene, nos Estados Unidos, no próximo mês de julho.
Novos recordes
Na sexta e última etapa da competição, cinco novos recordes do Campeonato Brasileiro foram superados. Um dos destaques foi Bruno Valério (Brasil FC/Fupes-SP), que venceu o salto triplo, com a marca de 16,09m (1.9), superando pela quarta vez este ano o índice para o Mundial (15,66m). O recorde anterior da competição era de Jonathan Henrique Silva, com 16,05m, desde 2010.
Nova geração do atletismo brasileiro de olho no Mundial Juvenil nos Estados Unidos (Foto: Fernanda Paradizo/CBAt)
“Senti uma dorzinha na coxa e dei apenas três saltos para não correr risco de sofrer uma lesão. Saltei 16,09m na segunda tentativa e resolvi esperar o resultado final. Ainda bem que tudo deu certo”, comentou o atleta, que treina no Centro de Excelência do Ibirapuera.
Bruno está qualificado para Eugene também para o salto em distância, prova em que ganhou a medalha de prata no sábado (12). “Vou descansar agora um pouco e reiniciar depois a preparação para o Mundial, que é o grande objetivo”, concluiu o atleta, treinado por Nélio e Tânia Moura.
Os outros quatro recordes foram batidos no lançamento do dardo feminino, no salto em altura masculino, nos 1.500m masculino e no revezamento 4 x 100m feminino.
Arena Caixa
A instalação esportiva é resultado da parceria entre o município e o governo federal, por meio de convênio com o Ministério do Esporte, e compõe um dos mais importantes legados de infraestrutura dos Jogos Olímpicos de 2016 para o esporte brasileiro. O Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra integrará a Rede Nacional de Treinamento de Atletismo, conjunto de equipamentos esportivos que o governo federal está estruturando para alinhar a política nacional de esporte para a modalidade, e está selecionado para receber equipes para aclimatação nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Fonte: CBAt
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Atleta do hipismo mira índice para os Jogos Mundiais
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 15:16
- Publicado em Sexta, 11 Abril 2014 14:58
- Acessos: 983
O adestramento tem três competições entre o fim de abril e meados de maio no Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio de Janeiro. E a terceira delas será a mais importante para João Victor Marcari Oliva, porque valerá para tentativa do cavaleiro de conseguir pela segunda vez o índice mínimo de 64% de acerto, estabelecido pela Federação Equestre Internacional (FEI) para os atletas disputarem os Jogos Equestres Mundiais em Caen, na França, entre 30 de agosto a 7 de setembro.
João Victor já fez o índice, que precisa ser ratificado, para ser considerado apto a participar dos Jogos Equestres Mundiais em Caen. “Preciso fazer o índice mais uma vez para poder disputar vaga na equipe brasileira”, explica o cavaleiro de 18 anos
João Victor vem de bons resultados nos Jogos Sul-Americanos de Santiago, no Chile, com o cavalo “Xamã”, um animal “mais novo, mais forte, mais moleque e brincalhão” do que “Signus”, com o qual estará nas competições do Rio de Janeiro.
Com o cavalo “Xamã”, João Victor conquistou três medalhas nos Jogos Sul-Americanos de Santiago (Foto: Ricardo Monteiro/CBH)
São oito torneios do adestramento no total. Cinco foram realizados no ano passado, mas nem todos valem para tentativa de índice. Das três em Deodoro — 24 a 27 de abril, 1º a 4 de maio e 22 a 25 de maio —, apenas o último terá juiz internacional, para a validação do índice.
“Já competi em Deodoro. Alíás, assisti às provas dos Jogos Pan-Americanos de 2007, que foram lá”, diz João Victor, que só não pôde fazer a segunda tentativa de índice porque na véspera do Campeonato Brasileiro, no ano passado, teve de passar por uma cirurgia na mão esquerda. “Agora, preciso do índice, nessa terceira competição, quando haverá juiz internacional, para a FEI me considerar apto para ir aos Jogos Mundiais.”
Os brasileiros agora contam com a técnica belga Mariette Withages, que foi juíza olímpica e presidente da Comissão de Adestramento da FEI. A treinadora foi contratada pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) com recursos de convênio do Ministério do Esporte. Mariette deu clínica em Araçoiaba da Serra, em São Paulo, em fevereiro, com atletas e equipe multidisciplinar, antes de viajar com o time brasileiro para os Jogos Sul-Americanos de Santiago.
“Gostei dela. A Mariette foi uma das mais importantes juízas do mundo. É muito boa, tecnicamente falando, mas, para nós, é muito importante porque tem a visão do juiz. É prática, nos ensina o que os juízes vão analisar. E é parceira”, diz João Victor, que no Brasil treina em Araçoiaba, com Rogério Clementino, cavaleiro olímpico e, no Exterior, com o alemão Norbert van Laak.
Medalhas como motivação
João Victor sai da escola direto para o haras, onde também treina seu irmão, Antônio Victor, “mas ainda não diariamente, como profissional”, ressalta João Victor. Além da parte técnica, é necessária ainda a preparação física, que, apesar de não parecer algo tão importante no hipismo, é fundamental no adestramento, segundo o cavaleiro.
As medalhas nos Jogos Sul-Americanos foram uma motivação a mais, de acordo com João Victor, para tentar vaga na equipe brasileira que irá aos Jogos Mundiais de Caens. No Chile, o adestramento do Brasil somou três ouros — um por equipes (com Leandro Silva, João Victor Marcari Oliva, João Paulo dos Santos e Pia Aragão) e dois no individual (com Leandro Silva na série principal e João Victor Marcari Oliva, na intermediária) —; duas pratas (João Victor, na série principal, e João Paulo dos Santos, na intermediária) e dois bronzes (João Paulo, na principal, e Leandro, na intermediária).
Denise Mirás
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Ministro visita Centro de Treinamento que receberá a Colômbia, em Cotia (SP)
- Detalhes
- Última atualização em Quarta, 22 Julho 2015 10:15
- Publicado em Sexta, 11 Abril 2014 14:25
- Escrito por Paulo Roberto Rossi de Oliveira
- Acessos: 970
O ministro deixou uma mensagem para o presidente do São Paulo, Juvenal Juvencio, que está encerrando o mandato: "Parabéns por sua vitoriosa trajetória na direção dessa grande instituição do futebol brasileiro e mundial" (Foto: Rubens Chiri /SPFC)O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, visitou na manhã desta sexta (11.04) o Centro de Treinamento do São Paulo FC em Cotia (SP), que será usado pela Seleção da Colômbia durante a Copa do Mundo..Na quinta-feira (10.04), o técnico dos colombianos, José Pekerman, visitou o CT.
Inaugurado em 2005, chamado de Ano de Ouro pelos são-paulinos, o Centro de Formação de Atletas Preaidente Laudo Natel ocupa uma área de 220 mil m2, tem 11 campos de futebol – um deles com dimensões oficiais – e um centro integrado de recuperação e fisioterapia.
"Aqui nós temos uma demonstração da capacidade do Brasil para fornecer serviços esportivos para o mundo inteiro. Este CT é referência internacional e está no topo do padrão de excelência do treinamento esportivo", disse Aldo Rebelo.
O ministro lembrou que Cotia terá, também, um espaço público importante para a prática de esportes: A cidade foi contemplada com um Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), que será construído com verba do Ministério do Esporte. No espaço poderão ser praticadas 13 modalidades.
Aldo Rebelo confere o contro de fisioterapia: "Este CT está no topo do padrão de excelência do treinamento esportivo" (Foto: Rubens Chiri/SPFC)
Homenagem
Durante a visita ao CT do São Paulo, o ministro Aldo Rebelo deixou a seguinte mensagem ao presidente do clube, Juvenal Juvencio: "Prezado presidente Juvenal Juvencio, ao ensejo do encerramento de sua gestão na Presidência do São Paulo FC, receba meus cumprimentos e os parabéns por sua vitoriosa trajetória na direção dessa grande instituição do futebol brasileiro e mundial".
Fernando Guedes, de Cotia (SP)
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Dilma: "obras atendem à Copa, mas são para o povo"
- Detalhes
- Última atualização em Terça, 21 Julho 2015 18:44
- Publicado em Sexta, 11 Abril 2014 13:09
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 806
A presidenta da República Dilma Rousseff afirmou que as obras de infraestrutura nas cidades-sede da Copa do Mundo atendem ao evento, mas ficarão como legado e beneficiarão a população, durante inauguração do sistema de esgotamento sanitário, em Porto Alegre, nesta sexta-feira (11.04). Ela citou como exemplo os aeroportos, que precisavam ser ampliados para se adequar a uma demanda que explodiu nos últimos anos.
“O aeroporto de Porto Alegre, com expansão e melhoria do terminal 2, junto com um novo terminal, que agora chama 1, dá conta de sobra da Copa. Mas, não dá conta de um fato fundamental que ocorreu no Brasil: a população que, antes não entrava no aeroporto, agora entra e toma o avião. Essa expansão estamos de olho nela. (…) As obras atendem à Copa, mas não são para a Copa, são para o povo desse país”, disse.
A presidenta também participou da formatura dos alunos do Pronatec na capital gaúcha e destacou a importância do ensino técnico para o país. “O Pronatec é uma porta que se abre. É um caminho. Nós tiramos 42 milhões de pessoas da pobreza e colocamos na classe média. Tiramos 36 milhões de pessoas da pobreza extrema. Isso tem que ser permanente e a educação é um dos caminhos. Por isso, nosso esforço em fazer oito milhões de matrículas no Pronatec em 2014. O Brasil precisa disso para crescer e realizar todo o seu imenso potencial. Temos que dar oportunidade da creche à pós-graduação, independente da renda da família”.
Na versão turismo do Pronatec, 165 mil jovens e trabalhadores já fizeram o curso ou estão matriculados no programa. A previsão para a Copa do Mundo é a de que 47,9 mil vagas de trabalho no setor de turismo serão geradas nos 12 estados que receberão jogos da competição, entre abril e junho de 2014, 60% mais que no mesmo período de 2013. Além disso, o Brasil vive uma situação próxima do pleno emprego, com taxa de desocupação de 5,1%, segundo medição do IBGE em fevereiro deste ano.
Fonte: Blog do Planalto
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Atleta na Escola supera meta de adesão e chega a todos os estados brasileiros
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 15:16
- Publicado em Sexta, 11 Abril 2014 12:18
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 2670
Os ministérios do Esporte e da Educação apresentaram aos coordenadores estaduais do programa Atleta na Escola, dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal os resultados do programa em 2013, e as metas para ampliação em 2014. A adesão ao programa Atleta na Escola foi considerada positiva, isso por que os resultados esperados superaram a meta prevista, em função da boa aceitação das escolas. O objetivo era alcançar 20 mil escolas, mas a adesão ultrapassou esse número e chegou a 23 mil.
Reunião de apresentação dos resultados do Atleta na Escola (Foto: Francisco Medeiros/ME)
“Para este ano, a proposta é que o Atleta na Escola chegue a 40 mil escolas, contemplando alunos nas modalidades de atletismo, judô, voleibol e mais dez modalidades paraolímpicas, que passaram a fazer parte do programa este ano”, afirmou coordenador do programa no Ministério do Esporte, André Arantes.
Com a adesão dos 26 estados e do DF, e de 82% dos municípios brasileiros ao Atleta na Escola, a competição nacional, dos Jogos Escolares da Juventude 2013, recebeu 83 atletas escolares oriundos da primeira etapa do programa, ou seja, da etapa escolar. Desses, 23 chegaram à final e sete conseguiram subir ao pódio. A meta para este ano é aumentar a presença dos atletas escolares que participaram da primeira etapa do programa e chegaram às finais da etapa nacional.
“A percepção do governo federal mostra que as competições escolares já existem há anos, e que a etapa escolar nunca fez parte do processo de classificação para a etapa nacional dos Jogos Escolares, e esse fato afastou a participação de grande número de interessados. Para corrigir esta falha e democratizar o acesso dos jovens ao esporte, é fundamental garantir assim o dever constitucional do direito universal e a prática do esporte. O MEC e o ME decidiram pela proposição e financiamento da etapa escolar e pelo apoio supletivo para as etapas classificatórias seguintes”.
No site do Atleta na Escola 2014 o fluxograma das competições dos Jogos Escolares mostra a trajetória dos alunos, que começam a disputa pela etapa escolar, financiada pelo programa Atleta na Escola e organizada pelas próprias escolas. A segunda etapa, a municipal, é organizada pela Secretaria Municipal de Esporte e ou Educação, e conta com recursos disponibilizados pela Lei nº 12.395 de 2011.
A terceira etapa – estadual/regional - é organizada pelas Secretarias de Estado de Esporte e ou Educação, e utiliza também os recursos da lei nº 12.395/2011 e do programa Atleta na Escola. A última etapa, a nacional, é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.
Conheça os atletas do Atleta na Escola que conquistaram medalhas nos Jogos da Juventude em 2013:
| Classificação | Nome | Prova | Escola | UF |
| 1º | Eberson Matucari Silva | 75 m | Escola Estadual Deputado Dormevil Faria | MT |
| 1º | Eberson Matucari Silva | Salto em distância | Escola Estadual Deputado Dormevil Faria | MT |
| 2º | Gabriela Silva Mourrão | 75 m | Escola Municipal Silveira Sampaio | RJ |
| 2º | Ana Silva | 1000m | Escola Estadual 29 de junho | MT |
| Classificação | Nome | Prova | Escola | UF |
| 2º | Derick de Souza Silva | 100m | Silveira Sampaio | RJ |
| 3º | Joana Dark Rodrigues Carvalho | 3000m | Complexo 09 | GO |
| 3º | Jean Carlos Barbosa | Salto em distância | Professor João Widemann | SC |
| 3º | Lucas da Silva Santos | 100m | Professor Oswaldo Santos | SP |
Cleide Passos
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Inscrições para o Programa Bolsa-Atleta de 2014 serão abertas na próxima segunda-feira (14.04)
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 15:16
- Publicado em Sexta, 11 Abril 2014 11:35
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 14574

A partir da próxima segunda-feira (14.04), estarão abertas as inscrições para o Programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte para o ano de 2014 para as modalidades que pertencem aos programas dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Os interessados em receber o benefício terão até o dia 03 de maio para efetuarem a inscrição online e, assim, participarem do maior programa de patrocínio individual do planeta. A inscrição é referente a resultados alcançados em 2013 pelos competidores das seguintes categorias: Estudantil, Base, Nacional, Internacional e Olímpica/Paraolímpica. 
Criado em julho de 2004 e regulamentado em janeiro de 2005, o Bolsa-Atleta passou de uma fase inicial de atendimento a 924 esportistas no primeiro ano de funcionamento para a realidade atual, onde 6.557 atletas foram contemplados no exercício de 2013, sendo 5.691 de esportes olímpicos e paraolímpicos, com nomes publicados na última listagem, em 22 de julho de 2013, enquanto a mais recente lista de atletas de esportes não-olímpicos, publicada em 3 de dezembro, teve com 866 nomes. Os valores recebidos variam de R$ 370 a R$ 3.100 por mês, dependendo da categoria de bolsa.
Investimento na base
“O Bolsa-Atleta está na fundação do esporte brasileiro de alto rendimento. Ele é talvez o mais importante programa de apoio ao esporte de base no Brasil. Isso não é difícil de verificar porque não só os medalhistas olímpicos e paraolímpicos estão no programa, mas os atletas que começam a se destacar também já vêm sendo apoiados”, destaca o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser. Ele lembra que as bolsas Estudantil, de Base e Nacional abarcam basicamente a base do esporte brasileiro, uma vez que a bolsa Nacional é subdividida em categorias que abrangem atletas iniciantes das modalidades. “Uma grande quantidade de jovens, embora disputem as competições estudantis, alcançam rapidamente bons resultados nas competições oficiais de níveis intermediários e principais, e por isso já ingressam no programa pela categoria Nacional sem necessariamente passar pela Estudantil.”
Como a categoria Estudantil da Bolsa-Atleta atende unicamente jovens oriundos dos Jogos Escolares da Juventude, o secretário explica que a categoria de Base da bolsa foi criada para suprir a demanda resultante da pequena quantidade de modalidades e da restrição de idade na categoria Estudantil. “Dessa forma, temos um leque maior de oportunidades para apoiar a base do esporte nacional”, explica. Entre os atletas já apoiados pelo programa, destacam-se, por exemplo, Monique Lima de Araújo, prata no levantamento de peso dos Jogos Sul-Americanos de Santiago, Guilherme Dias, medalhista mundial de taekwondo, e Marcus Vinícius D’Almeida, que bateu o recorde sul-americano do tiro com arco aos 16 anos.
Mais agilidade
No ano passado, o Ministério do Esporte aportou o valor inédito de R$ 183 milhões exclusivamente para o pagamento da Bolsa-Atleta aos beneficiados, que receberam bolsas de dois exercícios – 2012 e 2013 –, o equivalente a 24 parcelas em 11 meses. O procedimento foi adotado para que o governo reduzisse o espaço de tempo existente entre a conquista de resultados e o efetivo recebimento do recurso.
“Para esta chamada de agora, a lista dos contemplados deve sair em junho, ou seja, apenas seis meses depois de fechar o período em que as provas são válidas (31 de dezembro do ano anterior). A ideia é que, com aprimoramentos administrativos do programa, a gente consiga encurtar mais ainda, chegar próximo a três ou quatro meses entre o fim das competições do ano e o anúncio da lista dos contemplados das modalidades olímpicas e paraolímpicas”, planeja o secretário. “Assim, os atletas que vão surgindo podem ser apoiados pelo governo no mais curto espaço de tempo, e esse dinheiro já pode ajudá-los a ter uma preparação mais adequada”, completa.
Para o ano de 2014, a previsão orçamentária para o programa é de R$ 181 milhões, mas para o pagamento de uma única bolsa aos contemplados.
Processo
Ainda com o objetivo de acelerar o processo, foram encurtados, neste ano, os prazos para inscrição e envio de documentos. Além disso, a data inicial para o envio dos documentos comprobatórios também é na próxima segunda-feira (14.04), de maneira que duas fases sejam realizadas simultaneamente. “Estamos tentando comprimir esses prazos para que a gente possa, rapidamente, acolher os atletas aptos”, explica Leyser.
Outra mudança no ano de 2014 é a exigência de duas novas declarações que deverão ser enviadas pelos atletas: uma sobre os valores recebidos como patrocínio (se houver) e um plano esportivo anual. Além delas, o interessado deve enviar, como em anos anteriores, uma cópia do documento de identidade, uma do CPF, uma declaração da entidade de prática esportiva (exceto na categoria Estudantil) atestando que ele se encontra em plena atividade esportiva e uma declaração da confederação da modalidade com a classificação oficial do candidato na competição qualificatória para a Bolsa-Atleta. Os candidatos à Bolsa Estudantil devem apresentar uma declaração da instituição de ensino de que estão regularmente matriculados. As competições qualificatórias à Bolsa-Atleta são indicadas pelas confederações das modalidades ou pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), no caso dos esportes paraolímpicos.
Todas as informações, lista e modelo de documentos e calendário de prazos estão no endereço http://www2.esporte.gov.br/snear/bolsaAtleta. No ato da inscrição virtual, é ainda fundamental que o candidato preencha seus dados pessoais corretamente, como telefone, endereço e e-mail, para que possam ser localizados quando necessário. No caso dos atletas que já são bolsistas, é importante atualizar seus dados no ato da inscrição. Todo o processo pode ser acompanhado pelo atleta na área restrita do site.
Bolsa-Atleta
O programa foi criado pela Lei nº 10.891, de 9 de julho de 2004, e regulamentado pelo Decreto nº 5.342, de 14 de janeiro de 2005. Desde então, foram investidos R$ 439,9 milhões no pagamento aos beneficiados, num total de 31 mil bolsas para modalidades olímpicas, paraolímpicas, não-olímpicas e pan-americanas.
A bolsa é destinada tanto a atletas e paratletas de base quanto aos de alto rendimento que já disputam competições nacionais e internacionais e alcançam bons resultados em suas modalidades. Dessa maneira, são fornecidas as condições mínimas para que os competidores possam se dedicar ao treinamento para as disputas, sejam elas locais, continentais, mundiais, olímpicas ou paraolímpicas.
Quando contemplados, os bolsistas têm direito ao benefício equivalente a 12 meses, e os valores são depositados na conta do atleta na Caixa Econômica Federal. Desde 2012, por determinação da Lei 12.395/11, os contemplados podem contar com outros patrocínios pessoais além da Bolsa-Atleta, ampliando, assim, os recursos para treinamento e dedicação ao esporte.
Ana Cláudia Felizola
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Confira a agenda esportiva do fim de semana
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 15:16
- Publicado em Sexta, 11 Abril 2014 09:11
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 1172
(Foto: Divulgação)
A Arena Caixa de atletismo, em São Bernardo do Campo, interior de São Paulo, recebe a nova geração do esporte brasileiro durante o Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo de Juvenis Interclubes que será disputado até domingo (13.04). Em Niterói, os lutadores brasileiros encaram o desafio do Aberto Cidade Maravilhosa de taekwondo. Já os mesatenistas jogam as partidas da Copa Brasil de Tênis de Mesa em Jaraguá do Sul, Santa Catarina.
Confira a programação completa:
Atletismo
Inaugurada em São Bernardo do Campo, no interior de São Paulo, a Arena Caixa – Centro de Atletismo Prof. Oswaldo Terra, um dos mais modernos e bem equipados centros de atletismo do Brasil, sedia, até o domingo (13), o Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo de Juvenis Interclubes. A competição será mais uma oportunidade para os atletas conquistarem os índices para o Mundial da categoria até 19 anos, que será disputado em julho, na cidade de Eugene, nos Estados Unidos.
Taekwondo
A Seleção Brasileira de taekwondo disputa até domingo (13.04) o primeiro desafio internacional de 2014. Dez atletas da equipe viajarão para a Europa na noite desta terça-feira (08.04) para participar do Aberto da Alemanha, que será realizado na cidade de Hamburgo. A competição conta dez pontos no ranking mundial.
No Brasil, alguns dos melhores atletas do taekwondo disputam em Niterói, no litoral fluminense, o Aberto Cidade Maravilhosa. Um dos campeonatos mais tradicionais do país, contará nesta edição com cerca de 400 participantes em busca dos primeiros pontos no ranking nacional desta temporada.
Boxe
Os pugilistas brasileiros disputam, até o dia 25 de abril na cidade de Sofia, na Bulgária, do Campeonato Mundial Juvenil de Boxe. A competição é realizada pela da Associação Internacional de Boxe (AIBA).
Canoagem
Os canoístas brasileiros encaram o desafio do Campeonato Sul-Americano de Canoagem Velocidade, Canoagem Maratona e Paracanoagem 2014. O evento ocorre entre os dias 11 e 13 de abril, em Montevidéu, no Uruguai.
Polo aquático
A piscina do Clube Pinheiros, em São Paulo, recebe o Troféu Brasil Adulto de polo aquático feminino. Pinheiros, Flamengo, Botafogo e Paulistano disputam a competição que termina no domingo (13) e será jogado no sistema de todos contra todos, em turno e returno.

Ciclismo
A Volta Ciclística do Rio Grande do Sul, cuja disputa prossegue até o domingo (13.4), reúne as melhores equipes de ciclismo de estrada brasileiro. Os atletas percorrerão 825,2 km, divididos em cinco etapas.
A primeira delas foi a etapa mais longa, com 213,6 km de disputa, entre Porto Alegre e Torres. Além das duas cidades, a prova passará por Cambará do Sul, Bento Gonçalves e Nova Petrópolis.
No México, os ciclistas paraolímpicos Soelito Gohr e Lauro Chaman encaram o Campeonato Mundial de Paraciclismo de Pista. A prova será realizada até domingo (13).
Tênis
O clube Monte Líbano, em São Paulo, recebe as finais da sexta e última etapa do Circuito Feminino Future de Tênis. A competição é realizada com recursos captados por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
Vôlei de praia
Palco tradicional de diversos campeonatos de vôlei de praia, Salvador volta ao Circuito Banco do Brasil Open/Nacional com a primeira edição do Super Praia. A competição na Praia da Armação reúne as oito primeiras colocadas do ranking nacional.
O evento terá a presença de diversas campeãs e expectativa de grandes jogos. Talita e Taiana chegam com moral pela conquista do Circuito Mundial da temporada passada. Já Ágatha e Bárbara são as atuais campeãs do Circuito BB Open. As duas duplas também formam a seleção brasileira de vôlei de praia, ao lado de Juliana/Maria Elisa e Maria Clara/Carol.
Tiro esportivo
Nos Estados Unidos, dez atletas brasileiros disputam na cidade de Tucson, no Arizona, da primeira etapa da Copa do Mundo de Tiro ao Prato. A competição termina no dia 14 de abril. A equipe brasileira participará de três das cinco modalidades olímpicas: fossa olímpica, feminina e masculina e fossa double.
Tênis de mesa
A cidade de Jaraguá do Sul recebe a Copa Brasil de Tênis de Mesa até domingo (13). Os principais mesatenistas brasileiros se preparam para disputar o Mundial de Tóquio, entre os dias 28 de abril e 5 de maio.
Breno Barros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Cerca de 170 mil ingressos para a Copa em Salvador foram vendidos para estrangeiros
- Detalhes
- Última atualização em Terça, 21 Julho 2015 18:39
- Publicado em Quinta, 10 Abril 2014 17:39
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 824
Foto: Abelardo Mendes Jr./Portal da Copa
A cidade de Salvador recebeu nesta quinta-feira (10.04) a reunião de detalhamento sobre os planos operacionais para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O objetivo é integrar as operações dos governos federal, estadual e municipal, além do Comitê Organizador Local (COL) e parceiros privados.
“Para que a Copa seja um sucesso, todas as áreas devem operar de maneira integrada”, afirmou o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, antes da abertura do encontro, na Fundação Luís Eduardo Magalhães, em Salvador.
“Aqui em Salvador, partiremos do patamar que foi alcançado com a realização da Copa das Confederações, em 2013. Todas as áreas operacionais foram testadas na Copa das Confederações, mas para o Mundial a operação é mais ampla, de maior impacto e, sobretudo, com forte participação de torcedores estrangeiros”, acrescentou Fernandes.
Durante a abertura, foi divulgado que cerca de 170 mil ingressos para os jogos do Mundial em Salvador foram vendidos a estrangeiros. “A Copa das Confederações teve um público predominamente local. Para 2014, será altíssima a participação de estrangeiros em Salvador”, disse Fernandes.
O secretário estadual da Copa, Ney Campello,destacou os pontos de atenção que precisam ser melhorados para o Mundial, em relação à experiência de 2013. “Precisamos ajustar a sinalização da cidade, o credenciamento, a distribuição de ingressos e ajustes no interior do estádio, para evitar filas no momento da alimentação”, afirmou.
Sobre o deslocamentos de torcedores para a Arena, a cidade ganhará o refoço do metrô. “O sistema de transfer dos bolsões de estacionamento funcionou bem em 2013. Para a Copa, teremos um grande reforço a partir de 11 de junho: o funcionamento, em operação assistida, de um trecho de 7,5 quilômetros de metrô. A agenda de aceleração para a Copa propiciou isso para Salvador”, afirmou Ney Campelo.
Reunião
O objetivo das reuniões de Planos Operacionais é detalhar as ações necessárias para a execução dos planos, possibilitando maior integração e alinhamento entre as equipes técnicas. Durante o encontro, são discutidas medidas nas áreas de transporte, mobilidade, aeroportos, acomodações e receptivo turístico, saúde e vigilância sanitária, segurança, cultura, meio ambiente, telecomunicações e energia, todas consideradas cruciais na preparação do megaevento.
Em abril, as cidades de Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Fortaleza e Recife receberam o encontro. A primeira rodada de reuniões de 2014 foi realizada em janeiro e fevereiro em Natal, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Cuiabá e Manaus. Uma nova rodada de encontros nas capitais que não sediaram a Copa das Confederações será realizada no fim de abril e início de maio.

Fonte: Portal da Copa
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Adriana Araújo retorna à rotina de treinamento na seleção Brasileira de boxe
- Detalhes
- Última atualização em Quinta, 10 Abril 2014 16:28
- Publicado em Quinta, 10 Abril 2014 15:59
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 681
Adriana Araújo nos Jogos de Londres contra Sofya Ochigava da Russia (Foto: Valterci Santos/AGIF/COB)
A pugilista Adriana Araújo voltou, na última semana, aos treinos na seleção brasileira de boxe. Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, a baiana começou a preparação visando subir ao pódio no Campeonato Mundial que será disputado no mês de novembro, na Coreia do Sul.
Adriana, que recebe o benefício do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, apresentou-se à seleção, fez os exames médicos e na sequência iniciou os trabalhos físicos. Faltando pouco mais de dois anos para o Rio 2016, a pugilista começa a preparação visando aos Jogos Olímpicos de 2016.
Leia mais:
Ministério promove encontro de conciliação no boxe e Adriana Araújo é indicada para Bolsa Pódio
Entrevista: de volta à Seleção Brasileira de boxe, Adriana Araújo fala sobre os Jogos do Rio 2016
Fora da equipe principal desde abril de 2013, por conta de divergências com a Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe), o retorno de Adriana à seleção brasileira foi sacramentado no final de fevereiro, após reunião no Ministério do Esporte. O encontro com a medalhista de bronze em Londres contou com a presença do presidente da CBBoxe, Mauro José da Silva, e do secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser.
A atleta terá três competições principais neste ano. O Campeonato Brasileiro, em julho, o Campeonato Pan-Americano, em outubro no México; e o Campeonato Mundial em novembro, na Coreia do Sul. “Quero ser campeã mundial na Coreia esse ano”, afirma a pugilista em entrevista ao portal GloboEsporte.com.
Relembre o caso
Em reunião realizada no mês de fevereiro no Ministério do Esporte, ficou acertado que Adriana será indicada à Bolsa Pódio — benefício concedido aos atletas com reais chances de medalhas nos Jogos do Rio 2016. Atualmente ela recebe o benefício do programa Bolsa-Atleta na categoria olímpica.
Na época, o secretário Leyser ressaltou que o objetivo do encontro foi buscar um caminho que marcasse o retorno de Adriana Araújo à equipe principal, de modo que o país não perdesse uma atleta com chances reais de pódio nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. A meta do governo federal é que o país termine as Olimpíadas entre os 10 primeiros no quadro de medalhas. Para isso, o Brasil terá de conquistar entre 27 e 30 medalhas, de acordo com os cálculos do COB. “Todo atleta brasileiro com potencial de medalha irá receber todas as condições para tentar a conquista”, frisou.
Breno Barros
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Aldo Rebelo cumpre agenda no estado de São Paulo nesta sexta
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 15:16
- Publicado em Quinta, 10 Abril 2014 15:02
- Escrito por Antônia Emília Santos Andrade
- Acessos: 961
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, cumpre agenda, nesta sexta-feira (11.04), no estado de São Paulo. Pela manhã, às 9h30, ele visita, em Cotia, o Centro de Formação de Atleta Laudo Natel (CFA), que será o Centro de Treinamento da seleção da Colômbia durante a Copa do Mundo. Com a ajuda dos estrangeiros, Brasil evolui no hipismo
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 15:16
- Publicado em Quinta, 10 Abril 2014 10:31
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 1502
O trabalho com técnicos estrangeiros, visando a medalhas nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, é o destaque da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) em 2014, segundo seu presidente Luiz Roberto Giugni. “Já tivemos resultados extraordinários nos Jogos Sul-Americanos de Santiago, no Chile, em março”, observa o dirigente. “O Jean-Maurice Bonneau (francês, técnico de salto) está conosco desde o ano passado e a Mariette Withages (belga, especialista em adestramento) começou em fevereiro. A contratação deles foi possível com recursos de convênio que temos com o Ministério do Esporte”, ressalta Giugni.
Nos Jogos Sul-Americanos, o pódio foi todo brasileiro na prova individual de salto, com Felipe Amaral (ouro), César Almeida (prata) e Sérgio Marins (bronze - com outro bronze na série intermediária). Por equipes, o Brasil foi prata, com os três, mais José Reynoso Fernandes Filho.
(Foto: Ricardo Monteiro/CBH)
O sucesso no evento sul-americano foi um bom indicativo para a principal competição do hipismo em 2014, os Jogos Equestres Mundiais, que serão disputados em Caen, na França, de 30 de agosto a 7 de setembro. “Estamos definindo as equipes”, adianta o presidente da CBH.
Copa das Nações e Copa do Mundo
No caso do salto, parte dos cavalos inclusive já está no Velho Continente, como lembra Luiz Roberto Giugni. “Boa parte já está na Europa, com os cavaleiros que moram por lá. Já o ‘Cartois’, do Felipe Amaral, seguiu dos Jogos Sul-Americanos do Chile para os Estados Unidos, de onde irá para a Europa. O cavalo do Yuri Mansur (First Division) já foi dos Estados Unidos.”
O dirigente se refere à etapa de Wellington da Copa das Nações (com total de 20 etapas), que foi disputada em março, e que teve o Brasil como quarto colocado. Além de Yuri, os outros cavaleiros da equipe brasileira foram Doda Miranda, com o cavalo “Uutje”; Rodrigo Pessoa, com “Status”, e Eduardo Menezes, com “Quintol”.
Yuri ainda será o único brasileiro da modalidade na Copa do Mundo, entre 17 e 21 de abril, em Lyon, na França, depois de qualificatórias por regiões — no caso do brasileiro, pela América do Sul.
O técnico francês Jean-Maurice Bonneau esteve em Wellington e vai acompanhar os conjuntos brasileiros em competições na Europa. Luiz Roberto Giugni diz que “são vários os concursos e ainda não temos uma formação definida da equipe que irá aos Jogos Equestres Mundiais”. Mas lembra que em 2013, na etapa final da Copa das Nações, quando o Brasil foi prata, competiram Rodrigo, Doda, Eduardo e Marlon Zanotelli: “Temos ainda o Yuri, o Felipe... São em torno de dez conjuntos para quatro vagas”, esclarece o dirigente.
Foto: Tomas Holcbecher/FEI
Belga esteve nos Jogos Sul-Americanos
No caso do adestramento, o Brasil também obteve sucesso nos Jogos Sul-Americanos. Foram três medalhas de ouros, uma por equipes (com Leandro Silva, João Victor Marcari Oliva, João Paulo dos Santos e Pia Aragão) e duas no individual (com Leandro Silva na série principal e João Victor Marcari Oliva, na intermediária). O país conquistou ainda duas medalhas de prata (João Victor, na série principal, e João Paulo dos Santos, na intermediária) e duas de bronze (João Paulo, na principal, e Leandro, na intermediária).
Mariette Withages esteve com a equipe brasileira no Chile, depois de iniciar o trabalho em fevereiro. Juíza do nível mais alto no adestramento da Federação Equestre Internacional (FEI), da qual foi presidente da Comissão de Arbitragem da modalidade, Mariette faz parte do grupo de técnicos que trazem mais experiência ao país, contratados com recursos provenientes de convênios com o Ministério do Esporte.
Entre abril e maio, o adestramento terá, no Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio de Janeiro, as últimas três competições (de oito), com a terceira delas valendo para tentativa de índices da Federação Equestre Internacional. Dos candidatos à equipe que irá aos Jogos Equestres Mundiais em Lyon, apenas João Victor Oliva precisa fazer pela segunda vez o mínimo de 64% de acertos, de acordo com as normas da FEI. Com índice feito duas vezes, os outros candidatos às quatro vagas são Rogério Clementino, os irmãos Luiza de Almeida, Pedro e Manuel, e Edneu Senhorine.
Melhora em classificações
Com relação ao CCE — o Concurso Completo de Equitação, com provas de adestramento, cross-country e salto —, os brasileiros contam com o técnico neozelandês Mark Todd e a inglesa Anna Ross Davies (apenas para o adestramento).
Márcio Jorge representará o Brasil em um grande torneio disputado na cidade de Badminton, na Inglaterra, entre 7 e 11 de maio. A competição é a mais tradicional do mundo da modalidade e uma das seis com nível quatro estrelas (as outras são em Kentucky, nos Estados Unidos; Adelaide, na Austrália; Pau, na França; Luhmuhlen, na Alemanha; e Burghley, também na Inglaterra).
Luiz Roberto Giugni lembra que a equipe brasileira de CCE foi a nona colocada nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. ”O objetivo agora, como nas outras modalidades, são medalhas nos Jogos do Rio 2016. E estamos conseguindo uma melhora sensível em qualificações e pontuações. Em 2013, na Normandia, no evento-teste para os Jogos Mundiais de 2014, o Marcelo Tosi foi décimo colocado”, observa.
Denise Mirás
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Eventos-teste para os Jogos do Rio 2016 começam em agosto
- Detalhes
- Última atualização em Quinta, 10 Abril 2014 10:24
- Publicado em Quinta, 10 Abril 2014 10:23
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 747
O mês de agosto representará um marco para a realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. Entre os dias 2 e 9, o Comitê Organizador promove o primeiro evento-teste oficial da competição, na Baía de Guanabara. A vela será a modalidade responsável por abrir o caminho. Até maio de 2016, a expectativa é de que um total de 45 eventos sejam realizados nos locais de competição que estão sendo preparados para os Jogos.

“Nossa prioridade é testar a área de competição. É uma parte fundamental da instalação que deve funcionar perfeitamente para que os atletas possam ter o melhor desempenho. Também teremos a oportunidade de planejar e avaliar a operação da instalação e de medir os reflexos do evento na cidade”, explica Agberto Guimarães, diretor executivo de Esportes e Integração Paralímpica do Comitê Rio 2016.
Nos Jogos de Londres-2012 foram realizados 42 eventos-teste, que reuniram 8 mil atletas e 30 mil profissionais na organização. Além de verificar as condições dos locais de competição, os eventos também servem para reunir e capacitar os profissionais responsáveis pela operação das competições.
“Os eventos-teste também serão a primeira oportunidade de treinamento para os profissionais que irão operar as instalações durante os Jogos e de integrar a equipe do Comitê com os Governos e as Federações Internacionais, que também têm papel importante na realização dos Jogos”, explicou Delphine Moulin, gerente-geral de Eventos-Teste do Comitê Rio 2016.
Depois da vela, os testes devem ser retomados apenas em 2015, entre julho e outubro. A expectativa para este período é que sejam realizados os eventos de esportes ao ar livre, como triatlo, maratona e vôlei de praia, para simular as condições climáticas que os atletas vão enfrentar nos Jogos de 2016.
Além da importância operacional para os organizadores dos jogos, os eventos-teste também são encarados com seriedade pelos próprios atletas. Quem garante é Emanuel, campeão olímpico em Atenas 2004.
“Foi fundamental saber antes como seria a nossa logística nos Jogos e conhecer melhor a arena, os locais por onde precisaríamos passar e onde poderíamos descansar entre um treino e outro, por exemplo”, revelou. “Em um esporte como o vôlei de praia, onde as condições naturais influenciam nas partidas, este primeiro contato é ainda mais importante, pois precisamos conhecer desde a orientação do sol até a densidade da areia. Em Londres, lembro que no evento-teste detectamos que uma corrente de vento entrava na quadra em diagonal e, nos Jogos, quando a arena foi montada, essa passagem de ar foi obstruída, evitando esta dificuldade.”
Fonte: Rio 2016
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Aldo Rebelo faz palestra na Academia Paulista de Letras nesta quinta-feira
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 15:16
- Publicado em Quarta, 09 Abril 2014 19:49
- Acessos: 858
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, visita a Academia Paulista de Letras (APL) nesta quinta-feira (10.04). Às 17h, ele faz palestra sobre os grandes eventos esportivos no Brasil.
Serviço:
Palestra do ministro Aldo Rebelo sobre os grandes eventos esportivos
Data: Quinta-feira (10.04)
Horário:17h
Local: Academia Paulista de Letras
Endereço: Largo do Arouche, 324, República–São Paulo(SP)
Ascom – Ministério do Esporte
Contato: Fernando Guedes – (61) 9983-3107
Planos Operacionais: foco do Recife é na operação de mobilidade urbana
- Detalhes
- Última atualização em Quarta, 22 Julho 2015 10:15
- Publicado em Quarta, 09 Abril 2014 17:53
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 983
A cidade de Recife recebeu nesta quarta-feira (09.04) a reunião de detalhamento sobre os planos operacionais para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O objetivo da série de encontros de trabalho é integrar as operações dos governos federal, estadual e municipal, além do Comitê Organizador Local (COL) e parceiros privados. Como a cidade já recebeu três jogos da Copa das Confederações em junho de 2013 e passou por grandes testes, o foco principal é o aprimoramento da área de transportes e mobilidade urbana.
(Foto: Rafael Bandeira/ExclusivaBR)
“Existe uma tranquilidade em relação à Copa do Mundo. A participação na Copa das Confederações foi muito importante para termos esse momento atual, mais tranquilo”, afirmou o secretário-executivo de Relações Institucionais da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo do Estado (Secopa-PE), Gilberto Pimentel. “Nosso grande esforço é para entregar não só a Arena Pernambuco à FIFA no dia 22 de maio, mas também todas as obras de mobilidade que convergem para os pontos oficiais do evento”, acrescentou Pimentel.
As intervenções na infraestrutura de mobilidade urbana estão na reta final. Seis obras devem estar operacionais até maio: Corredor Norte/Sul, Corredor Leste/Oeste, Terminal Integrado Cosme e Damião, Via Mangue, Ramal Cidade da Copa (trecho externo) e a Passarela do Aeroporto.
Das 19 intervenções do estado na infraestrutura para receber a Copa do Mundo, 13 foram entregues entre 2011 e outubro de 2013: Conectores do Aeroporto; TI Aeroporto; Viaduto da Panordestina; Estrada da Batalha; Duplicação da BR-408 (Lote 2); Viaduto Bultrins Leste; Acesso à Arena Pernambuco (viadutos da BR-408); Aquisição de seis novos trens para o metrô; Terminal Integrado do TIP; Estação Cosme e Damião do metrô; trecho interno do Ramal da Copa; Viaduto de Ouro Preto e Terminal Marítimo de Passageiros do Porto do Recife. No total, os investimentos chegam a R$ 1,5 bilhão.
Reunião
O objetivo das reuniões de Planos Operacionais é debater e detalhar as ações necessárias para a execução dos planos, possibilitando maior integração e alinhamento entre as equipes técnicas. Durante o encontro, são discutidas as medidas das áreas de transporte, mobilidade, aeroportos, acomodações e receptivo turístico, saúde e vigilância sanitária, segurança, cultura, meio ambiente, telecomunicações e energia, todas consideradas cruciais na preparação do megaevento.
“Aqui em Pernambuco estamos construindo essa reunião em cima do sucesso da Copa das Confederações. Estamos examinando cada detalhe da operação da Copa do Mundo, sabendo que há novos desafios. A presença de turistas estrangeiros em Recife durante a Copa do Mundo vai ser muito maior do que foi na competição de 2013”, afirmou o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, pouco antes da abertura do encontro, que está sendo realizado no Mar Hotel, em Recife.
Depois de Brasília (01.04), Belo Horizonte (02.04), Rio de Janeiro (03.04), Fortaleza (08.04) e Recife (09.04), será a vez de Salvador receber o encontro (10.04). A primeira rodada de reuniões de 2014 para elaboração conjunta dos planos de ação foi realizada em Natal (30.01), São Paulo (04.02), Curitiba (05.02), Porto Alegre (06.02), Cuiabá (11.02) e Manaus (12.02). Uma nova rodada de encontros nas capitais que não sediaram a Copa das Confederações será realizada em abril e maio.
Jogos em Recife
A capital de Pernambuco receberá cinco jogos da Copa do Mundo de 2014. No dia 14 de junho, enfrentam-se Costa do Marfim e Japão. No dia 20 de junho, Itália e Costa Rica entram em campo. A terceira partida será válida pelo Grupo A, o do Brasil, e reunirá Croácia e México no dia 23 de junho. Ainda pela primeira fase, a Alemanha, cabeça de chave do Grupo G, jogará contra os Estados Unidos, no dia 26 de junho.
O duelo das oitavas de final do Mundial que será disputada em Recife vai opor o primeiro colocado do Grupo D (Uruguai, Costa Rica, Inglaterra e Itália) e o segundo lugar da Chave C (Colômbia, Grécia, Costa do Marfim e Japão). O jogo está marcado para 29 de junho.
Fonte: Portal da Copa
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Espanha busca colaboração com o Brasil no controle antidopagem
- Detalhes
- Última atualização em Quarta, 09 Abril 2014 17:07
- Publicado em Quarta, 09 Abril 2014 17:03
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 722
Diretor da Agência Espanhola de Proteção à Saúde no Esporte (AEPSAD), Enrique Gómez Bastida está no Brasil para iniciar uma colaboração com a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). O objetivo tem como foco principal a experiência que o país irá adquirir com a Copa do Mundo de Futebol (entre 12 de junho e 13 de julho) e os Jogos Olímpicos do Rio 2016. “Podemos não ter modelos iguais, mas partimos de ideias, de lições acumuladas com experiências anteriores, em busca de conclusões que possam ser aplicadas”, diz o diretor da AEPSAD, que esteve em Brasília, em visita ao secretário nacional para a ABCD, Marco Aurelio Klein.
A AEPSAD tem apenas um ano e atua desde que todos os departamentos de controle de dopagem das várias federações esportivas espanholas foram unificados. “É uma agência nova e estamos aqui no Brasil para trocar informações em matéria de trabalho de inteligência”, explica o diretor espanhol.

Além das provas analíticas, relacionadas a testes de urina e sangue, por exemplo, para detecção de substâncias proibidas, a Agência Mundial Antidopagem (AMA) vem investindo em infrações não-analíticas — o que é um passo adiante no combate à dopagem. Daí a extensão do trabalho, com investigações que necessariamente envolvem a polícia, a alfândega, a área de saúde e a indústria farmacêutica.
Caso Armstrong: trabalho de inteligência
Em seu país, Enrique Gómez trabalhou na inteligência da área policial no combate a substâncias proibidas em dois períodos — de 2005 a 2008 e de 2011 a 2013. Com apenas 36 anos, ele está estabelecendo parcerias como essa, com a ABCD, e ainda com agências de potências como a dos Estados Unidos, Austrália e Noruega, que têm mais tempo na área de antidopagem, além do Reino Unido – que vem da experiência dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.
“Nessa colaboração procuramos a eficácia de controles e de investigações de centros de conduta ilegal. Podemos lembrar o caso do Lance Armstrong (ciclista norte-americano, ganhador de sete Voltas da França), que nunca foi pego em testes analíticos, mas que acabou banido do esporte devido a investigações e colaborações conjuntas da polícia, da polícia de fronteira, etc”, lembra o diretor da AEPSAD.
Dessa forma, o Brasil pode ter a Espanha como mais uma referência de trabalho quanto ao uso de inteligência no combate às substâncias ilícitas e ainda na educação de atletas (e da sociedade em geral), na prevenção e no controle de substâncias proibidas no esporte. Ao mesmo tempo, é do interesse da agência espanhola participar dos grandes eventos no Brasil, como observadora.
Mesmo com problemas diferentes — Enrique Gómez assinala que as fronteiras brasileiras, por exemplo, têm extensão continental se comparadas à maioria dos países da Europa —, há pontos comuns entre o Brasil e a Espanha. E a troca de ideias e experiências, diz o diretor, irá contribuir no desenvolvimento dos programas nacionais antidopagem das duas jovens agências, a do Brasil e a da Espanha.
Denise Mirás
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Vídeos e fotos traçam um panorama das obras da Copa em março de 2014
- Detalhes
- Última atualização em Quarta, 22 Julho 2015 10:15
- Publicado em Quarta, 09 Abril 2014 14:52
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 892
Treze vídeos produzidos pela equipe do Ministério do Esporte retratam o andamento das obras para a Copa do Mundo nas 12 sedes do torneio. O vídeo maior reúne as ações em arenas, mobilidade urbana, portos e aeroportos nas cidades que receberão partidas em 2014. Os outros 12 são mais curtos, de aproximadamente 30 segundos, e detalham as intervenções em cada sede do Mundial. As imagens foram captadas no mês de março de 2014.
Confira todos os vídeos no Portal da Copa
Fonte: Portal da Copa
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Bolsista é destaque na primeira edição do projeto “COB nas Ruas 2014"
- Detalhes
- Última atualização em Quarta, 09 Abril 2014 15:02
- Publicado em Quarta, 09 Abril 2014 13:46
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 669
Bolsista Rafael Silva durante os Jogos Olímpicos de Londres 2012 (Foto: Daniel Ramalho/AGIF/COB)
Nesta quinta-feira (10.04) Manaus será a primeira cidade brasileira a receber o projeto “COB nas Ruas 2014”, que tem como objetivo divulgar as modalidades que serão disputadas nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e estimular o crescimento da prática esportiva no Brasil. O evento terá clínicas em três modalidades esportivas: lutas associadas, tênis de mesa e voleibol, tendo como meta envolver 1 mil pessoas. O evento contará com a presença do judoca Rafael Silva, beneficiado pelo programa Bolsa-Atleta Pódio do Ministério do Esporte. O paranaense de 26 anos, atual líder do ranking mundial entre os pesados, fez história nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, quando conquistou a medalha de bronze na categoria acima de 100 kg.
“O contato com os ídolos do esporte é muito saudável e um incentivo muito grande, principalmente às crianças, que se sentem estimuladas para iniciar uma prática esportiva”, disse o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman. “O brasileiro é apaixonado por esportes e, com a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016, vai descobrir uma série de novas modalidades para as quais pode torcer ou, melhor ainda, praticar”, completou Nuzman.
Em Manaus, o “COB nas Ruas”, que é organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em parceria com o governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL), acontecerá no Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou – localizado na avenida Brasil, s/n, Santo Antônio, Zona Oeste – em dois horários: 8h às 12h, e das 14h às 17h.
“É o segundo ano que Manaus recebe o COB nas Ruas, o que mostra que a cidade tem uma boa infraestrutura esportiva e que gozamos de reconhecimento junto ao COB. Toda a população está convidada a participar do evento”, destacou Anderson Souza, secretário em exercício da SEJEL.
O COB nas Ruas é realizado em praças com grande circulação de público, para mobilizar a comunidade na participação em clínicas esportivas. Além disso, o programa contará sempre com palestras de atletas olímpicos ou pan-americanos, contando também com distribuição de brindes.
Calendário oficial COB nas Ruas 2014:
Manaus (AM) – 10 de abril
Cascavel (PR) – 25 de abril
Rio Branco (AC) – 8 de maio
Fortaleza (CE) – 30 de maio
Teresina (PI) – 17 de julho
Uberlândia (MG) – 25 de julho
Sobral (CE) – 28 de agosto
Cuiabá (MT) – 11 de setembro
Bento Gonçalves (RS) – 25 de setembro
Fonte: CBJ
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Ministério estrutura sistema de informação para monitorar os programas Pelc e Vida Saudável
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 15:16
- Publicado em Quarta, 09 Abril 2014 11:06
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 1425
O Ministério do Esporte quer avaliar com informações e respaldo técnico a qualidade dos programas Esporte e lazer da Cidade (Pelc) e do Vida Saudável. Com esse objetivo o Sistema Mimboé, palavra em tupi guarani que significa “o ensinado”, vai monitorar e avaliar periodicamente a execução e os resultados dos dois programas, por meio de coleta, alimentação, armazenamento e processamento de informações online.
Segundo diretora do Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas e Programas Intersetoriais (Dedap), Andréa Ewerton, cada programa - Pelc e Vida Saudável - terá seus próprios indicadores, considerando suas especificidades, a fim de aprimorar o desenvolvimento das ações frente ao público alvo. “Esse monitoramento é fundamental para que os gestores federais e municipais acompanhem a evolução dos programas e façam ajustes no decorrer do desenvolvimento das atividades”, informou.
Para que o sistema de informação Mimboé seja alimentado e construído com precisão é necessário à definição de indicadores de avaliação, que estão sendo tratados, considerando a experiência de gestores, formadores e interlocutores. Com a proposta de tratar da definição de tais indicadores desse sistema, técnicos do Departamento de Políticas e Programas Intersetoriais e da coordenação Geral de Estudos e Pesquisas de Esporte e Lazer da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), estiveram reunidos na última sexta-feira (04.04).
Técnicos se reúnem para definir os indicadores de avaliação do sistema (Foto: Divulgação)
O encontro, contou com a presença de representantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e de cinco articuladores regionais de ações de Esporte e lazer do ME. Na oportunidade, a consultora da UFMG Márcia Soares apresentou o resultado do trabalho. “A pesquisa tem como base um relatório feito durante duas oficinas de trabalho. A primeira foi realizada nos dias 21 e 22 de janeiro de 2014 e a segunda em 14 de fevereiro, efetuado coletivamente pelas equipes Cgpel e UFMG, interlocutores regionais e convidados”, disse.
O encontro também abordou as etapas da proposta de aperfeiçoamento do sistema nas áreas reformulação dos instrumentos, de coleta de dados e na realização de reuniões de aprimoramento online, que está em construção por meio da Consultoria Geral de Sistema (CGSIS), sob a coordenação de Dirceu Mattos.
Carla Belizária
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Experiência na Copa das Confederações facilita integração e alinhamento em Fortaleza
- Detalhes
- Última atualização em Quarta, 22 Julho 2015 10:15
- Publicado em Quarta, 09 Abril 2014 08:27
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 938
Última reunião dos Planos Operacionais da Copa 2014 em Fortaleza (Foto: Paulino Menezes/ME)
A cidade de Fortaleza recebeu, nesta terça-feira (08.04), a reunião de trabalho sobre os planos operacionais para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O encontro, coordenado pelo Ministério do Esporte em conjunto com o COL, governo estadual e prefeitura, detalha as ações necessárias para a execução dos planos, possibilitando maior integração e alinhamento entre as equipes técnicas.
Estão sendo discutidas as medidas das áreas de transporte, mobilidade, aeroportos, acomodações e receptivo turístico, saúde e vigilância sanitária, segurança, cultura, meio ambiente, telecomunicações e energia, todas consideradas cruciais na preparação do megaevento, com participações dos governos federal, estadual e municipal.
Na abertura do encontro, o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, reforçou que Fortaleza já tem a experiência de um grande evento de futebol realizado em 2013. “Esse seminário é de integração dos planos operacionais para a Copa. É a última grande reunião de operações operacionais aqui na cidade-sede Fortaleza. Todas as dimensões do evento são discutidas. A cidade começa em um patamar superior, pois foi sede da Copa das Confederações em 2013 – e foi a primeira entre as 12 cidades a entregar o estádio. O evento foi um sucesso e, portanto, já temos uma experiência acumulada aqui”, afirmou Fernandes.
O secretário especial da Copa 2014 no Governo do Ceará, Ferruccio Feitosa, ressaltou a importância do Mundial para a divulgação turística local. “Este é o evento para que possamos posicionar e internacionalizar a cidade de Fortaleza e o estado do Ceará em termos turísticos. A Copa é o evento ideal para isso”, disse Feitosa. “Estamos hoje aqui para refinar e fazer com que todas as áreas da organização tomem conhecimento do que as outras estão desenvolvendo”, completou.
De acordo com Patrícia Macêdo, titular da Secretaria Municipal Extraordinária da Copa (SecopaFor), a Copa traz inúmeros benefícios para a cidade, relacionados às áreas de mobilidade urbana, saúde, capacitação de trabalhadores e coleta de resíduos. “Todas as pessoas envolvidas na elaboração desses planos saem dessa experiência mais enriquecidos profissionalmente. Como consequência desse trabalho, tenho certeza que Fortaleza oferecerá um espetáculo a todos. Estamos prontos”, disse Macêdo.
Jogos em Fortaleza
A Arena Castelão receberá seis jogos no Mundial. A primeira partida será válida pelo Grupo D, com Uruguai e Costa Rica, no dia 14 de junho. O Brasil duela com o México, em 17 de junho. A cabeça de chave do Grupo G, Alemanha joga contra Gana no dia 21 de junho. A quarta partida da primeira fase na cidade será entre Grécia x Costa do Marfim, pelo Grupo C, no dia 24 de junho.
Fortaleza terá um duelo das oitavas de final, no dia 29 de junho, que pode ter a presença do Brasil, caso a Seleção termine em segundo lugar na sua chave. O adversário será o vencedor do Grupo B, que tem Espanha, Holanda, Chile e Austrália. A participação cearense se encerra nas quartas de final, no dia 4 de julho.
Planos operacionais nas outras cidades
Depois de Brasília (01.04), Belo Horizonte (02.04), Rio de Janeiro (03.04) e Fortaleza (08.04), os encontros também ocorrerão no Recife (09.04) e em Salvador (10.04). A primeira rodada de reuniões de 2014 para elaboração conjunta dos planos de ação foi realizada em Natal (30.01), São Paulo (04.02), Curitiba (05.02), Porto Alegre (06.02), Cuiabá (11.02) e Manaus (12.02). Uma nova rodada de encontros nas capitais que não sediaram a Copa das Confederações ocorrerá em abril e maio.
Fonte: Portal da Copa
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Em São Bernardo, juvenis buscam índices para o Mundial de atletismo na Arena Caixa
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 15:16
- Publicado em Terça, 08 Abril 2014 12:09
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 1078
Inaugurada em São Bernardo do Campo, interior de São Paulo, no dia 29 de março, a Arena Caixa sediará, a partir de sexta-feira (11.4) e até o domingo (13.4), o Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo de Juvenis Interclubes. A competição será mais uma oportunidade para os atletas conquistarem os índices para o Mundial da categoria até 19 anos, que será disputado em julho, na cidade de Eugene, nos Estados Unidos.
A Arena Caixa é resultado de investimentos de uma parceria entre o município de São Bernardo e o governo federal, por meio de convênio com o Ministério do Esporte. A Caixa Econômica fornecerá os materiais e ajudar no apoio aos atletas que treinarão na arena.
Gabriele Sousa dos Santos é um dos destaques que disputarão o Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo de Juvenis Interclubes (Foto: Divulgação/CBAt)
O Congresso Técnico do Campeonato Brasileiro Caixa de Juvenis Interclubes, quando as inscrições serão confirmadas, ocorrerá na sexta-feira (10.4), a partir das 16h, na Sala de Reuniões da Arena Caixa, localizada no 1º piso do Edifício da Pista de Aquecimento.
Um exemplo da determinação foi dado no Torneio FPA, realizado no último fim de semana, no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, em São Paulo. O carioca Vitor Hugo dos Santos (Brasil Foods/ILF-RJ) conseguiu pela quarta vez o índice nos 100m, que é de 11s52. Ele obteve a marca de 10s41 na fase semifinal da competição.
Vice-campeão do Mundial de Menores (até 17 anos) nos 200m, título conquistado em 2013, em Donetsk, na Ucrânia, Vitor Hugo é o recordista sul-americano da categoria nos 100m (10s36 e 1.4 de vento) e nos 200m (20.67 e 1.0).
Além do velocista carioca, duas atletas conseguiram o índice para o Mundial, no torneio do Ibirapuera. Nos 100m, a paulistana Mirna Marques da Silva (Centro Olímpico-SP), campeã sul-americana juvenil, correu a prova — na fase semifinal — em 11s73 (1.2), justamente a marca exigido pela CBAt.
Outro destaque no Torneio FPA e atração do Brasileiro Caixa é a carioca Gabriele Sousa dos Santos (EC Rezende-SP), que conquistou a medalha de prata no salto triplo, com 13,06m (0.8), superado os 13,02m exigidos para a qualificação. Entre os títulos importantes da saltadora está o vice-campeonato do Pan de Juvenis de Medellín, em 2013, na Colômbia. A campeã da prova do Ibirapuera foi a adulta Tânia Ferreira da Silva (BM&FBovespa-SP), com 13,58m (2.1).
Confira como foi a inauguração da Arena Caixa, em São Bernardo do Campo:
Fonte: CBAt
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Copa deve gerar 48 mil postos de trabalho no setor turístico
- Detalhes
- Última atualização em Quarta, 22 Julho 2015 10:15
- Publicado em Terça, 08 Abril 2014 09:54
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 805
A Copa do Mundo deve gerar 47,9 mil vagas de trabalho no setor de turismo nos 12 estados que receberão jogos da competição, entre os meses de abril e junho deste ano. A estimativa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com base no fluxo de 3,6 milhões de turistas que deverão circular pelo país durante o Mundial.
O economista da CNC Fabio Bentes ressalta que o número é 60% superior à geração de postos de trabalho nos 12 estados no mesmo período do ano passado (29,5 mil). Apesar disso, grande parte dessas vagas deverá ser temporária. “É natural que depois da Copa, haja um enxugamento dessas contratações, porque são trabalhos temporários”, disse.
De acordo com a CNC, o setor de alimentação responderá pela maior parte da geração de postos de trabalho. Cerca de 16,1 mil vagas, ou 33,5% do total, deverão ser criadas por bares e restaurantes, que são o principal segmento turístico, segundo a confederação.
Os transportes de passageiros deverão abrir 14 mil vagas (29,2% do total), enquanto hotéis, pousadas e similares responderão por 12,3 mil novos postos de trabalho (25,7%). Outros setores gerarão menos vagas, como os serviços culturais e recreativos (3,8 mil) e agências de viagens (1,7 mil).
Em termos de remuneração, as maiores ficarão com as agências de viagens (R$ 1.626). Em seguida, aparecem os transportes de passageiros (R$ 1.449), serviços culturais e recreativos (R$ 1.397), a alimentação (R$ 935) e hospedagem (R$ 900).
Fonte: Agência Brasil
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
De olho na medalha olímpica, atleta do levantamento de peso se dedica integralmente no quartel da Marinha
- Detalhes
- Última atualização em Terça, 08 Abril 2014 08:30
- Publicado em Terça, 08 Abril 2014 08:28
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 724
Quando Monique Lima de Araújo se encontrou com o tenente Carlos Aveiro, do Centro de Educação Física Almirante Nunes (Cefan), no Rio de Janeiro, ouviu que, para ser campeã mundial e medalhista olímpica, deveria sair do atletismo e ir para o levantamento de peso. “Eu fui. E hoje tenho certeza de que vou conseguir meus objetivos”, diz a garota, que ainda completará 22 anos no dia 30 de maio. “São três anos e meio de dedicação, agora em regime integral, e pude sentir minha evolução.”
Aos 14 anos, a atleta, que já jogava futebol desde mais nova, foi levada por um empresário para fazer um teste no clube Mackenzie. “Eu estudava no Colégio Percepção e praticava outros esportes. Ganhava uma bolsa e também gostava do atletismo. E, mesmo sem treinar, eu medalhava”, lembra a garota, que faz parte do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, na categoria internacional.
Com 17 anos, chegou à seleção de futebol que foi à Turquia. “Mas, aos 18, meu pensamento era outro. No futebol, eu dependia de muita gente. No atletismo, acreditei que conseguiria ficar entre as dez melhores do Brasil. Eu fazia disco, peso e dardo. Então, fui fazer um teste lá no quartel, com o pessoal da Marinha, onde o tenente Aveiro estava começando um trabalho”, explica Monique.
24 horas por dia no esporte
Questionada sobre qual era seu objetivo, Monique respondeu que queria ser campeã mundial e conquistar uma medalha olímpica. “Disse para ele: ‘Não quero fazer por fazer. Se não for assim, não quero perder meu tempo’. Daí o tenente me falou que no atletismo eu não iria conseguir meus objetivos e me propôs fazer um teste no levantamento de peso, que lá eu iria conseguir.”
Foi quando a garota tomou uma decisão: “Larguei tudo. Briguei com a família toda e passei a me dedicar só ao levantamento de peso. Eu treino de manhã, de tarde e de noite. Fico aqui no quartel direto, onde durmo, faço refeições, a fisioterapia, tudo. Longe da família... É complicado. Mas posso ver minha evolução nesses três anos e meio.”
Bem-humorada, Monique ri e conta que fez as pazes com a família, que agora a apoia. Atleta da categoria 75kg, ela foi medalha de prata nos Jogos Sul-Americanos de Santiago, no Chile, em março, batendo o recorde da competição no arranco, com 106 kg. Também foi a atleta com melhor índice técnico, dentre todos do levantamento de peso. “Foi uma motivação a mais para continuar o trabalho”, diz a garota.
Normalmente o peso de Monique, que tem 1,72m de altura, é entre 78kg e 80kg. “A gente treina mais forte, pesando mais, para acostumar o cérebro. Assim, na competição, quando pesamos menos, conseguimos levantar os quilos da categoria acima. O levantamento de peso, não é só força e técnica, mas também tem a parte psicológica”, observa a atleta. “Fechei 2013 em 27º no ranking mundial adulto. Quero estar entre as dez primeiras em 2014, para em 2015 ser campeã do mundo e me colocar entre as cinco primeiras. Assim, posso pensar em medalha olímpica no Rio 2016”, acentua.
Como melhores marcas, Monique de Araújo tem 106kg no arranco (quando a barra e os pesos são levantados de uma só vez, sem parada) e 125kg no arremesso (quando o atleta para a barra no peito, antes de arremessar o peso para o alto). “Tenho o Pan como objetivo agora e quero fazer 110kg e 130kg. Só assim chego entre as dez melhores do mundo. Tenho pouco tempo de treinamento. Ainda estou em fase de evolução – técnica e de carga.”
Para o Mundial, a atleta pensa em levantar 115kg e 140kg. “Não é fácil, não. É focar no objetivo e ir atrás. Trabalhar muito. Tenho as metas que tracei. Meus objetivos são tão grandes que às vezes penso que sou meio maluca!”
Um ano para crescer
“Como no caso do levantamento de peso, o Brasil, que já tem vagas diretas nos Jogos Olímpicos por ser país-sede, neste ano o Pan da modalidade tem peso maior que o Mundial, porque valerá vagas para os Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015”, como aponta o diretor técnico da Confederação Brasileira de Levantamento de Peso, Edmílson Dantas.
O Pan de Levantamento de Peso será de 16 de maio a 2 de junho, em São Domingos, na República Dominicana, e o Mundial, de 4 a 16 de novembro em Almaty, no Cazaquistão, valendo como primeiro Pré-Olímpico para o Rio 2016 (o segundo será em 2015). O Brasil, ainda segundo o diretor técnico, aproveitará o Mundial de Almaty, onde estarão todos os atletas de ponta, para “sentir a nossa realidade, o nosso posicionamento internacional.”
Denise Mirás
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Ministro do Esporte visita obras avançadas do Centro Olímpico do Nordeste
- Detalhes
- Última atualização em Terça, 08 Abril 2014 07:52
- Publicado em Terça, 08 Abril 2014 07:35
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 781
Ministro confere as obras do Centro de Formação Olímpica do Nordeste (Foto: Paulino Menezes/ME)O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, visitou na tarde desta segunda-feira (07.04) as obras do Centro de Formação Olímpica do Nordeste, em Fortaleza. O centro será uma das estruturas mais modernas no mundo para treinamentos e competições e está sendo construído em frente à Arena Castelão. O equipamento vai fazer parte da Rede Nacional de Treinamento que está sendo estruturada pelo Ministério do Esporte em todo o país. A obra, que começou em agosto de 2013, está com cerca de 28% concluída e deve ser entregue no final deste ano.
Após a visita, Aldo Rebelo e o secretário de Copa do Estado do Ceará, Ferrúcio Feitosa falaram sobre a importância do momento e do equipamento. “Esse Centro Olímpico será o maior e o mais completo do Brasil. E a localização desse equipamento no Nordeste tem a finalidade de transmitir a ideia de que os grandes eventos têm que ter o projeto de nacionalização dos seus efeitos benéficos no Brasil. A Olimpíada não pode ser a Olimpíada de apenas uma cidade. Nós queremos que o Brasil inteiro se beneficie com esses eventos. Como legado esportivo, nós estamos fazendo dessa obra aqui o mais importante investimento em um equipamento do governo federal e do Ministério do Esporte”, afirmou o ministro.
“Nós estamos, sem sombra de dúvidas, vivendo um momento histórico no nosso país porque estamos tendo a oportunidade de sediar uma Copa do Mundo depois de 64 anos. Não tenha dúvida de que estamos trabalhando aqui no Ceará para mostrar um Brasil que tem se desenvolvido, que tem trabalhado para diminuir as desigualdades”, disse Feitosa.
O projeto do novo equipamento tem área total de 85.922,12m² e faz parte do legado dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. A decisão dos organizadores dos Jogos é levar seus benefícios para todos os estados do país. Por isso, o governo federal incluiu o CFO no PAC 2 e no Plano Brasil Medalhas 2016, que destina recursos para construção e reforma de centros de treinamento em diversos estados.
O financiamento é conjunto, dos governos estadual e federal. O investimento do Estado do Ceará é de R$ 19.868.871,15 milhões e da União é de R$ 207 milhões, totalizando R$ 226.868.871,15 milhões. Além deste valor, o Governo do Ceará arcou com a desapropriação do terreno, em investimento de R$ 43 milhões. Somado ao Castelão, o CFO formará o maior complexo esportivo do Brasil, com um total de 313.000 m².
As atividades no CFO contemplarão do esporte de base ao alto rendimento. O centro abrigará o maior ginásio esportivo do Brasil – com cadeiras retráteis – que será multiuso, com capacidade para 17.100 pessoas sentadas para evento esportivo e 21 mil pessoas para evento cultural. O novo equipamento também vai ter camarotes, bares, salão e sala para transmissões, praça de alimentação e alojamento para até 248 atletas.
Para os Jogos Olímpicos de 2016, o novo equipamento será usado como base para delegações estrangeiras no período de aclimatação. As 26 modalidades olímpicas e paraolímpicas são atletismo, natação, badminton, nado sincronizado, basquete, pentatlo moderno, boxe, rúgbi, ciclismo, tênis, handebol, taekwondô, esgrima, tênis de mesa, futebol, tiro com arco, ginástica, triatlo, halterofilismo, voleibol, hóquei sobre a grama, vôlei de praia, judô, polo aquático, lutas e saltos ornamentais.
A responsabilidade pela construção é da Secretaria Especial da Copa 2014 no Ceará (Secopa-CE), que atua como Secretaria dos Grandes Eventos Esportivos.

Rede Nacional de Treinamento
Criada pela Lei Federal 12.395 de março de 2011, a Rede Nacional de Treinamento é um dos principais projetos de legado olímpico dos Jogos Rio 2016 para a infraestrutura do esporte brasileiro e vai interligar instalações esportivas existentes ou em construção espalhadas por todo o Brasil. Abarcará estruturas de diversas modalidades, inclusive complexos multiesportivos como o CFO, oferecendo espaço para detecção, formação e treinamento de atletas e equipes, com foco em modalidades olímpicas e paraolímpicas.
A Rede Nacional também propiciará aprimoramento e intercâmbio para técnicos, árbitros, gestores e outros profissionais do esporte. O trabalho se apoiará na aplicação das ciências do esporte à formação e ao treinamento de atletas. É um projeto nacional de desenvolvimento do esporte de alto rendimento, desde a base até o nível olímpico.
Na composição da Rede estarão desde os 285 Centros de Iniciação ao Esporte (CIEs) que o governo federal está construindo em 263 municípios e que comportam até 13 modalidades olímpicas, seis paraolímpicas e uma não-olímpica, até as grandes arenas construídas para os Jogos Pan-americanos de 2007 e as novas instalações que estão sendo erguidas para o Rio 2016, que formarão o futuro Centro Olímpico de Treinamento (COT), localizado no Rio de Janeiro, nos bairros da Barra da Tijuca e de Deodoro. A Rede Nacional de Treinamento se constituirá de diversas “ramificações” em diferentes esferas, como o Centro de Formação Olímpica do Nordeste.
Lilian Amaral, de Fortaleza
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Ministro confere obras do Batistão, em Aracaju, que será Centro de Treinamento da Seleção da Grécia
- Detalhes
- Última atualização em Quarta, 22 Julho 2015 10:15
- Publicado em Segunda, 07 Abril 2014 20:48
- Escrito por Paulo Roberto Rossi de Oliveira
- Acessos: 811
Ministro Aldo Rebelo e governador Jackson Barreto visitam as obras do Estádio Batistão, em Aracaju (Foto: Paulino Menezes)O Estádio Lourival Baptista, em Aracaju, recebeu na manhã desta segunda-feira (07.04) a visita do ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Mais conhecida como Batistão, a arena do governo estadual de Sergipe passa por uma grande reforma com o objetivo de receber a Seleção da Grécia durante a Copa do Mundo.
O Batistão é um dos 32 Centros de Treinamento de Seleções (CTS) que serão utilizados por equipes participantes do Mundial. As obras, previstas para serem entregues em 20 de maio, vão dar ao estádio novos vestiários e iluminação. As arquibancadas terão alambrado e vidro temperado, melhorando a segurança e a visibilidade do campo, além de novas cadeiras. O gramado ganha sistema de drenagem e irrigação.
O Investimento é de R$ 15.861.111,11, com recursos do governo federal, por meio do Ministério do Esporte, e contrapartida do governo do estado. “Com a reforma, Sergipe recebe um centro de treinamento de alto nível. É a demonstração de que o legado da Copa do Mundo não se restringe às 12 cidades-sede”, afirmou o ministro.
Aldo Rebelo lembrou que o processo de definição dos Centros de Treinamento de Seleções mobilizou centenas de cidades brasileiras. “Uma lista de 80 pré-candidatas foi selecionada pela FIFA e apenas 31 acabaram escolhidas pela seleções internacionais. Ao escolher Aracaju, a Grécia demonstra que a cidade se preparou bem. As seleções vão passar mais tempo nos locais de treinamento do que nas cidades que sediarão jogos da Copa.”
Acompanhado do governador de Sergipe, Jackson Barreto, o ministro percorreu o estádio, conheceu as obras dos vestiários e esteve nas arquibancadas e no gramado. “A impressão que o país causará nas delegações e nos viajantes começa nos centros de treinamento e está ligada às condições dos locais escolhidos”, avaliou Aldo Rebelo.
Paulo Rossi, de Aracaju
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Copa das Confederações rendeu R$ 9,7 bilhões ao PIB brasileiro
- Detalhes
- Última atualização em Quarta, 22 Julho 2015 10:15
- Publicado em Segunda, 07 Abril 2014 10:19
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 731
O Ministério do Turismo divulgou nesta segunda-feira (07.04) um estudo sobre o impacto econômico da Copa das Confederações, realizada em junho de 2013 nas cidades de Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. O resultado revela a movimentação financeira no período, o reflexo no PIB e na geração de empregos, além de oferecer insumos para projeções sobre a Copa do Mundo.
De acordo com a pesquisa, realizada por meio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), o torneio gerou um movimento de R$ 20,7 bilhões, sendo R$ 11 bilhões referentes a gastos de turistas, do Comitê Organizador Local (COL) e de investimentos privados e públicos e outros R$ 9,7 bilhões como renda acrescentada ao PIB brasileiro. A expectativa é de que a Copa do Mundo movimente três vezes este valor, podendo chegar a R$ 30 bilhões.
(Foto: Danilo Borges/ME)
Em se confirmando essa projeção, o valor acrescido ao PIB por conta do Mundial será superior aos investimentos previstos na Matriz de Responsabilidades, que somam R$ 25,6 bilhões, de acordo com a versão mais recente, de setembro de 2013. O valor inclui R$ 8 bilhões usados na construção e reforma dos estádios, e o restante se refere a obras de mobilidade urbana, portos e aeroportos, além de investimentos em infraestrutura turística, segurança, telecomunicações e instalações complementares.
Dos R$ 9,7 bilhões, 58% ficaram nas cidades-sede e 42% foram distribuídos pelo restante do país. “O resultado mostra que o impacto do torneio não se restringe aos locais onde são realizados os jogos. Eles têm impacto em todo o Brasil”, afirma o ministro do Turismo, Vinicius Lages.
O estudo analisa os impactos iniciais, diretos, indiretos e induzidos na economia. Como base para o cálculo, utilizou-se a soma dos investimentos públicos e privados em infraestrutura (R$ 9,1 bilhões), dos gastos dos turistas nacionais (R$ 346 milhões) e estrangeiros (R$ 102 milhões) e dos investimentos do Comitê Organizador Local (COL) no evento (R$ 311 milhões). Desses valores, obteve-se o efeito multiplicador na cadeia produtiva.
Por fim, mediu-se o impacto da Copa das Confederações na geração de empregos. Foram criadas o equivalente a 303 mil vagas, considerando o conceito “equivalente-homem-ano” - isso não significa que a mesma quantidade de novos empregos foi necessariamente criada. Parte dessa demanda por novos empregados pode ter sido suprida por horas extras, ou simplesmente, com o melhor aproveitamento dos empregados atuais. Desse total, 60% estão nas cidades-sede e 40% no restante do país.
O Rio de Janeiro registrou a maior movimentação financeira entre as cidades-sede (R$ 6 bilhões), com R$ 2,8 bilhões de acréscimo ao PIB da capital fluminense. Registrou, também, a maior geração de empregos (59 mil) entre as sedes do torneio. Juntos, turistas brasileiros e estrangeiros gastaram, no Rio, R$ 117 milhões.
Para a pesquisa, foram ouvidas 17 mil pessoas e analisados os gastos e investimentos para a realização do evento. Os investimentos feitos até a Copa das Confederações representam 77% do total previsto para as seis sedes do torneio de 2013 e 36% do total projetado para as 12 cidades-sede da Copa do Mundo. Os dados são baseados na versão de abril de 2013 da Matriz de Responsabilidades da Copa.
Conheça aqui mais detalhes sobre o Estudo da Fipe
(Foto: Danilo Borges/ME)
Fonte: MTur
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Na classe 49erFX, bolsistas da vela são campeãs do Troféu Princesa Sofia na Espanha
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 15:16
- Publicado em Segunda, 07 Abril 2014 08:37
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 1260
As velejadoras brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze, contempladas com o Bolsa-Atleta Pódio do Ministério do Esporte, conquistaram neste fim de semana o título da quarta etapa da Copa do Mundo de Vela da ISAF, na classe 49erFX, em Mallorca, na Espanha. Martine e Kahena, que são líderes do ranking mundial, dominaram a competição desde o primeiro dia de provas, quando assumiram a liderança e lá permaneceram até o final, com 60 pontos.
Bolsistas Martine Grael e Kahena Kunze conquistam o ouro na quarta etapa da Copa do Mundo de Vela (Foto:Jesús Renedo / Trofeo Princesa Sofía)
A medalha de prata ficou com a dupla da Dinamarca Ida Marie Nielsen e Marie Olsen , com 67 pontos, e a medalha de bronze com as britânicas Charlotte Dobson e Sophie Ainsuworth, com 91 pontos.
Com mais de mil velejadores de 55 países, o Troféu Princesa Sofia é válido como a quarta etapa da Copa do Mundo de Vela. O próximo desafio das bolsistas será na última etapa da Copa do Mundo de Vela da ISAF, que acontece em Hyères, na França, entre os dias 19 e 26 de abril.
Dos 50 barcos de 49erFX que largaram na competição, apenas as dez melhores duplas disputaram a medal race – fase final da prova.
Participação brasileira
Na classe 470 feminina, Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan chegaram em 14º na medal race e terminaram a competição na 4ª colocação, com 78 pontos perdidos. Na RS:X o brasileiro Bimba terminou na sétima colocação geral. No feminino, Patricia Freitas ficou na 26ª colocação.
Na classe laser, o medalhista olímpico brasileiro Robert Scheidt terminou na 9ª colocação. O bolsista do Ministério do Esporte Bruno Fontes terminou a mesma prova em 17º lugar.
Na classe finn, Jorge João Zarif terminou na 19ª colocação e o velejador Bruno Prada em 28º lugar. Na classe 49er masculino a dupla Dante Bianchi e Thomas Low-Beer terminou em 46º lugar e os velejadores Marco Soffiatti Grael e Gabriel Borges em 58º lugar.
Na laser radial a velejadora Maria Cristina ficou na 31ª colocação. Logo atrás, Fernanda Demétrio terminou em 34º lugar e a Odile Ginaid em 43º lugar.
Ascom do Ministério do Esporte, com informações da MktMix
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Seleção de handebol garante vaga para os Jogos Olímpicos da Juventude
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 14:47
- Publicado em Segunda, 07 Abril 2014 07:51
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 931
O handebol brasileiro segue no lugar mais alto do pódio. Desta vez, a Seleção Juvenil Masculina garantiu a supremacia nas Américas, ao conquistar o título do Pan-Americano da categoria, em Buenos Aires, na Argentina. Diante dos donos da casa, a equipe comandada pelo técnico Ivan Maziero, o Macarrão, se saiu muito bem e fechou o placar em 23 a 18 (11 a 8 no primeiro tempo). Com isso, o Brasil garantiu também a vaga para disputar os Jogos Olímpicos da Juventude, em agosto, na China.
Equipe nacional comemora título continental e vaga para representar o país nos Jogos da Juventude (Foto: Divulgação)
As partidas de handebol nos Jogos da Juventude serão disputadas por somente seis seleções, sendo as equipes campeãs continentais e o país sede. Com o título Pan-Americano, a seleção masculina brasileira garantiu a única vaga do continente. “Formamos um grupo muito bom durante os Acampamentos. Esta era uma competição que eles sabiam que teriam que se dedicar muito e errar o mínimo possível, pois valia esta vaga para irmos à China. Estamos muito felizes”, disse o técnico brasileiro.
Diante de um ginásio lotado e barulhento, os brasileiros conseguiram cumprir seu papel e manter a concentração. O treinador elogiou o amadurecimento da equipe durante todo o treinamento e o campeonato. “Depois de um desafio tão grande, conseguimos fazer bons jogos nesta semana, principalmente hoje, mesmo com a torcida contra e o poderio do adversário. Dominamos o jogo o tempo todo. O grupo está de parabéns pelo amadurecimento”, declarou Macarrão.
A competição foi disputada em sistema de pontos corridos e o Brasil terminou invicto, depois de passar por Paraguai, Chile, Venezuela e Uruguai.
Confira os resultados partidas Pan-Americano Juvenil de handebol:
Terça-feira (1º)
Venezuela 32 x 28 Uruguai
Brasil 36 x 13 Paraguai
Argentina 25 x 18 Chile
Quarta-feira (2)
Brasil 28 x 21 Chile
Argentina 26 x 13 Uruguai
Paraguai 26 x 25 Venezuela
Quinta-feira (3)
Chile 19 x 20 Uruguai
Brasil 36 x 25 Venezuela
Argentina 26 x 19 Paraguai
Sexta-feira (4)
Paraguai 23 x 28 Chile
Brasil 39 x 17 Uruguai
Venezuela 22 x 33 Argentina
Sábado (5)
15h - Chile x Venezuela
Brasil 23 x 18 Argentina
19h - Uruguai x Paraguai
Fonte: CBHb
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Manifestações contra a Copa não têm apoio popular, diz ministro Aldo Rebelo em Maceió
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 14:47
- Publicado em Sexta, 04 Abril 2014 19:54
- Escrito por Paulo Roberto Rossi de Oliveira
- Acessos: 1937
O ministro do Esporte participou de debate no 36º Congresso Nacional dos Jornalistas (Foto: Francisco Medeiros)Em debate no 36º Congresso Nacional de Jornalistas, na manhã desta sexta-feira (04.04), em Maceió, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, salientou a importância do correto tratamento da informação para a sobrevivência do jornalismo. Ao lado do ex-presidente da Federação Nacional de Jornalistas Audálio Dantas e do assessor especial da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Cardoso, o ministro participou do painel "O Jornalismo e a Democracia Contemporânea".
O ministro disse não concordar com as previsões de que o jornalismo, em função do surgimento de novos meios de comunicação e das facilidades de transmissão de informação criadas pela internet, entre em decadência. "O jornalismo tem compromisso com a informação. E apurar informação e entegá-la à sociedade exige e vai continuar exigindo técnica, conhecimento e arte. Assim como não é a possibilidade de comprar tinta, pincel e tela que cria pintores, ou a chance de comprar bola e chuteira que faz um craque de futebol. Não é porque todo mundo pode escrever na internet que todo mundo vira jornalista."
Aldo Rebelo também fez uma análise da cobertura jornalística da Copa do Mundo e disse que apenas uma parte conservadora da mídia ainda se manifesta contra a realização do torneio no Brasil: "Mas os brasileiros vão mostrar que são capazes, além de jogar o melhor futebol do mundo, de organizar, pela segunda vez, uma Copa do Mundo".
Às nove pessoas que portavam cartazes contra a Copa no auditório quase lotado,o ministro do Esporte disse que todos têm direito de se manifestar e lembrou que os partidos importantes, as organizações sindicais e os movimentos sociais relevantes apóiam a realização da Copa 2014 no Brasil.
Aldo Rebelo visita o Estádio Rei Pelé, que servirá de Centro de Treinamento para a Seleção de Gana durante a Copa (Foto: Francisco Medeiros)
Estádio Rei Pelé
À tarde, em companhia do chefe do Gabinete Civil do governo de Alagoas, Álvaro Machado, o ministro visitou o Estádio Rei Pelé, que servirá de Centro de Treinamento da Seleção de Gana. Inaugurado em outubro de 1970, o Rei Pelé passou por reformas na década de 1990 e agora está sendo modernizado para receber os ganenses. O estádio terá novos vestiários e vai ganhar um Centro de Fisioterapia e Recuperação de Atletas.
"Maceió e Alagoas ganham muito recebendo a Seleção de Gana", disse Aldo Rebelo, que elogiou as obras de reforma do Rei Pelé. "Os ganenses terão todas as condições de se preparar bem para os jogos."
Fernando Guedes, de Maceió
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Manifestações contra a Copa não têm apoio popular, diz ministro Aldo Rebelo em Maceió
- Detalhes
- Última atualização em Terça, 21 Julho 2015 18:42
- Publicado em Sexta, 04 Abril 2014 19:54
- Escrito por Paulo Roberto Rossi de Oliveira
- Acessos: 725
O ministro do Esporte participou de debate no 36º Congresso Nacional dos Jornalistas (Foto: Francisco Medeiros)Em debate no 36º Congresso Nacional de Jornalistas, na manhã desta sexta-feira (04.04), em Maceió, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, salientou a importância do correto tratamento da informação para a sobrevivência do jornalismo. Ao lado do ex-presidente da Federação Nacional de Jornalistas Audálio Dantas e do assessor especial da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Cardoso, o ministro participou do painel "O Jornalismo e a Democracia Contemporânea".
O ministro disse não concordar com as previsões de que o jornalismo, em função do surgimento de novos meios de comunicação e das facilidades de transmissão de informação criadas pela internet, entre em decadência. "O jornalismo tem compromisso com a informação. E apurar informação e entegá-la à sociedade exige e vai continuar exigindo técnica, conhecimento e arte. Assim como não é a possibilidade de comprar tinta, pincel e tela que cria pintores, ou a chance de comprar bola e chuteira que faz um craque de futebol. Não é porque todo mundo pode escrever na internet que todo mundo vira jornalista."
Aldo Rebelo também fez uma análise da cobertura jornalística da Copa do Mundo e disse que apenas uma parte conservadora da mídia ainda se manifesta contra a realização do torneio no Brasil: "Mas os brasileiros vão mostrar que são capazes, além de jogar o melhor futebol do mundo, de organizar, pela segunda vez, uma Copa do Mundo".
Às nove pessoas que portavam cartazes contra a Copa no auditório quase lotado,o ministro do Esporte disse que todos têm direito de se manifestar e lembrou que os partidos importantes, as organizações sindicais e os movimentos sociais relevantes apóiam a realização da Copa 2014 no Brasil.
Aldo Rebelo visita o Estádio Rei Pelé, que servirá de Centro de Treinamento para a Seleção de Gana durante a Copa (Foto: Francisco Medeiros)
Estádio Rei Pelé
À tarde, em companhia do chefe do Gabinete Civil do governo de Alagoas, Álvaro Machado, o ministro visitou o Estádio Rei Pelé, que servirá de Centro de Treinamento da Seleção de Gana. Inaugurado em outubro de 1970, o Rei Pelé passou por reformas na década de 1990 e agora está sendo modernizado para receber os ganenses. O estádio terá novos vestiários e vai ganhar um Centro de Fisioterapia e Recuperação de Atletas.
"Maceió e Alagoas ganham muito recebendo a Seleção de Gana", disse Aldo Rebelo, que elogiou as obras de reforma do Rei Pelé. "Os ganenses terão todas as condições de se preparar bem para os jogos."
Fernando Guedes, de Maceió
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Aldo Rebelo visita Estádio Lourival Baptista, em Aracaju, nesta segunda-feira
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 14:47
- Publicado em Sexta, 04 Abril 2014 16:45
- Escrito por Antônia Emília Santos Andrade
- Acessos: 1297

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, visita em Aracaju, nesta segunda-feira (07.04), às 10h, as obras do Estádio Estadual Lourival Baptista, mais conhecido como Batistão, que será o Centro de Treinamento da Seleção da Grécia durante a Copa do Mundo.Lei de Incentivo garante participação de velejadores em provas internacionais
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 14:47
- Publicado em Sexta, 04 Abril 2014 12:52
- Escrito por Paulo Roberto Rossi de Oliveira
- Acessos: 1873
Foto: DivulgaçãoTrês atletas que integram a Seleção Brasileira de vela contam com apoio fundamental para disputar até o próximo domingo (06.04), em Palma de Mallorca (Espanha), a 1ª Copa Mundial da Classe Laser. Graças a recursos captados via Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), Matheus Dellagnello, Maria Cristina Boabaid e Alex Veerem, velejadores do Iate Clube de Santa Catarina Veleiros da Ilha, estão na Europa para disputar provas nas categorias radial e stander e representar o Brasil em competição com ranqueamento internacional e participação de atletas de mais de 40 países.
Matheus, Tina e Alex são beneficiados por recursos no valor de R$ 467.915,00, captados pelas empresas Tractebel Energia, Nortox, Assessoria Contábil e Empresarial (Orscitec), Komeco, Distribuidora Brasileira de Petróleo (DiBrapi) e Rudipel Rudnick Petróleo. Duas pessoas físicas também colaboraram: Umberto Gobbato e Homero Gorafallis Ribeiro. Pessoas jurídicas podem investir até 1% do Imposto de Renda tributados do lucro real. Já para pessoas físicas, o limite é de 6% do imposto devido.
Além do trio, Bruno Fontes tem apoio do projeto para disputar competição que será realizada na China, em outubro. Os atletas fazem parte da equipe brasileira de vela. Os recursos foram direcionados ao pagamento de despesas com passagens aéreas, hospedagem, taxas de inscrição e aluguel de barcos para a competição.
Jogos Olímpicos
Focado para atletas de alto rendimento com potencial para disputar os Jogos Olímpicos Rio 2016, o projeto “Aperfeiçoamento de Velejadores”, do Iate Clube de Santa Catarina Veleiros da Ilha, tem parceria da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e inclui a participação em competições nacionais e internacionais. A proposta é estruturar e aprimorar o trabalho com esportes náuticos, fortalecendo o alicerce da formação, o aperfeiçoamento e a gestão de atletas velejadores.
O processo abrange ainda o desenvolvimento técnico, físico e cognitivo/psicológico, com suporte técnico, administrativo e acompanhamento fisiológico/nutricional. Disponibiliza uma comissão técnica completa: treinador, preparador físico, nutricionista, estagiário e fisioterapeuta. Também com recursos do projeto, foram adquiridos três barcos australianos da categoria laser de competição de alto nível.
“O incentivo é de extrema importância, pois permite que atletas participem de competições do calendário oficial preparado pela confederação”, informa o diretor do Iate Clube de Santa Catarina, Wagner Palmieri. Ele destaca as próximas competições internacionais de vela que terão representantes brasileiros graças a recursos da Lei de Incentivo: Hyeres (França), de 17 a 27 de abril; Long Beach (EUA), de 7 a 17 de junho; Santander (Espanha), de 8 a 18 de setembro; Quingdao (China), de 9 a 19 de outubro; e Lima (Peru), de 20 a 27 de outubro.
Carla Belizária
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Lei de Incentivo ao Esporte garante participação de velejadores em provas internacionais
- Detalhes
- Última atualização em Sexta, 04 Abril 2014 13:03
- Publicado em Sexta, 04 Abril 2014 12:52
- Escrito por Paulo Roberto Rossi de Oliveira
- Acessos: 494
Foto: DivulgaçãoTrês atletas que integram a Seleção Brasileira de vela contam com apoio fundamental para disputar até o próximo domingo (06.04), em Palma de Mallorca (Espanha), a 1ª Copa Mundial da Classe Laser. Graças a recursos captados via Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), Matheus Dellagnello, Maria Cristina Boabaid e Alex Veerem, velejadores do Iate Clube de Santa Catarina Veleiros da Ilha, estão na Europa para disputar provas nas categorias radial e stander e representar o Brasil em competição com ranqueamento internacional e participação de atletas de mais de 40 países.
Matheus, Tina e Alex são beneficiados por recursos no valor de R$ 467.915,00, captados pelas empresas Tractebel Energia, Nortox, Assessoria Contábil e Empresarial (Orscitec), Komeco, Distribuidora Brasileira de Petróleo (DiBrapi) e Rudipel Rudnick Petróleo. Duas pessoas físicas também colaboraram: Umberto Gobbato e Homero Gorafallis Ribeiro. Pessoas jurídicas podem investir até 1% do Imposto de Renda tributados do lucro real. Já para pessoas físicas, o limite é de 6% do imposto devido.
Além do trio, Bruno Fontes tem apoio do projeto para disputar competição que será realizada na China, em outubro. Os atletas fazem parte da equipe brasileira de vela. Os recursos foram direcionados ao pagamento de despesas com passagens aéreas, hospedagem, taxas de inscrição e aluguel de barcos para a competição.
Jogos Olímpicos
Focado para atletas de alto rendimento com potencial para disputar os Jogos Olímpicos Rio 2016, o projeto “Aperfeiçoamento de Velejadores”, do Iate Clube de Santa Catarina Veleiros da Ilha, tem parceria da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e inclui a participação em competições nacionais e internacionais. A proposta é estruturar e aprimorar o trabalho com esportes náuticos, fortalecendo o alicerce da formação, o aperfeiçoamento e a gestão de atletas velejadores.
O processo abrange ainda o desenvolvimento técnico, físico e cognitivo/psicológico, com suporte técnico, administrativo e acompanhamento fisiológico/nutricional. Disponibiliza uma comissão técnica completa: treinador, preparador físico, nutricionista, estagiário e fisioterapeuta. Também com recursos do projeto, foram adquiridos três barcos australianos da categoria laser de competição de alto nível.
“O incentivo é de extrema importância, pois permite que atletas participem de competições do calendário oficial preparado pela confederação”, informa o diretor do Iate Clube de Santa Catarina, Wagner Palmieri. Ele destaca as próximas competições internacionais de vela que terão representantes brasileiros graças a recursos da Lei de Incentivo: Hyeres (França), de 17 a 27 de abril; Long Beach (EUA), de 7 a 17 de junho; Santander (Espanha), de 8 a 18 de setembro; Quingdao (China), de 9 a 19 de outubro; e Lima (Peru), de 20 a 27 de outubro.
Carla Belizária
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Evento-teste para a Copa na Arena da Amazônia reúne mais de 40 mil espectadores
- Detalhes
- Última atualização em Quarta, 22 Julho 2015 10:15
- Publicado em Sexta, 04 Abril 2014 11:11
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 970
Não foi nesta quinta-feira (03.04) que houve a primeira vitória na Arena da Amazônia, em Manaus. A partida entre Vasco e Resende, válida pela primeira fase da Copa do Brasil, terminou com placar de 0 a 0. No entanto, os fãs de futebol que estiveram na Arena da Amazônia, em Manaus, participaram de um grande treinamento para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O jogo serviu como evento-teste para o Mundial, com avaliação in loco de diversos aspectos feita pelo Comitê Organizador Local (COL) da Copa.
Esta foi a primeira partida da arena com utilização do anel superior da arquibancada. No dia 9 de março, o empate por 2 a 2 entre Nacional-AM e Remo-PA contou com 20 mil pessoas, pela Copa Verde. Seis dias depois, 11 mil torcedores presenciaram mais um empate, desta vez por 0 a 0, entre Fast Clube e Princesa dos Solimões, pelo Campeonato Amazonense.
Se dentro de campo o trio ofensivo vascaíno - Bernardo, Thales e Montoya – não foi efetivo, nas arquibancadas o clima foi festivo. A Arena Amazônia recebeu 40.189 pessoas (público pagante de 38.189). A renda foi de R$ 2.122.210. Durante os 90 minutos, os torcedores incentivaram o Vasco. Nem mesmo dois ataques perigosos do Resende aos 30 minutos do segundo tempo calaram os gritos.
Evento-teste para a Copa na Arena da Amazônia (Fotos: Abelardo Mendes Jr./Portal da Copa)
O servidor público municipal Cláudio Gomes foi um desses apoiadores cruzmaltinos. “Sou vascaíno e vim aqui hoje por três motivos: torcer pelo meu time, conhecer a nova Arena da Amazônia e trazer meu filho para seu primeiro jogo em um estádio de futebol”, contou. Cláudio Augusto, de 8 anos, estava radiante, mas não pôde gritar gol do Vasco. “Gostei muito de ver o jogo ao vivo”, disse o garoto. Os dois contaram que chegaram por volta das 18h30 e não encontraram dificuldades para se aproximar do estádio e nem nas catracas.
Avaliação
O evento transcorreu com poucos incidentes, como acúmulo de torcedores em uma das entradas – corrigido após a abertura de uma catraca a mais; duas pessoas com pequenos ferimentos na mão (por conta de uma junção de corrimãos sem proteção adequada); e invasão de alguns torcedores no gramado ao fim da partida.
A altura do som ambiente antes da partida e no intervalo não agradou a muitos torcedores. “A seleção musical está boa, mas o som está muito alto”, reclamou o taxista Luciano Amaral. “Nem eu, que sou fã de Pink Floyd, gostei de ouvir Wish You Were Here tão estridente”, brincou Amaral.
“Como é o primeiro evento-teste oficial, não esperávamos que tudo saísse perfeito. Há pontos a serem corrigidos e eles serão corrigidos – esse é o intuito principal dos testes”, afirmou o gerente-geral de Integração Operacional do COL, Tiago Paes, em entrevista coletiva concedida ao fim da partida. “De forma geral, ficamos muito satisfeitos aqui em Manaus”, acrescentou.
“Foi nosso primeiro teste com a utilização da arquibancada superior, com casa cheia. É uma quinta-feira, dia útil, e o deslocamento dos torcedores se deu na hora do rush. Os arredores foram fechados para o trânsito e imaginávamos que haveria grandes congestionamentos – mas eles foram menores do que pensávamos”, afirmou Miguel Capobiango, coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa) do estado do Amazonas. “Estamos em busca do meio termo entre o conforto do espectador que quer ver seu jogo e o trânsito para as outras pessoas que querem seguir em seus transportes sem engarrafamentos na cidade. Nosso desafio agora é aprimorar cada vez mais as equipes operacionais do estádio”, explicou Capobiango.
Segundo o balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), não foram registradas ocorrências policiais no estádio e na região do entorno, que compreende as avenidas Constantino Nery, Lourenço Braga e Pedro Teixeira, durante todo o dia.
A operação de segurança para o jogo contou com mais de dois mil servidores das esferas estadual, federal e municipal. Somente do sistema de Segurança Pública do Governo do Estado, foram empregados 1,4 mil policiais civis, militares, bombeiros e agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Além integração entre as forças de segurança, Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) foram montados na Arena e no Ciops/SSP. “Tanto no eixo inteligência, como segurança pública, órgãos federais, estaduais e municipais, como também as forças armadas estiveram integradas. Mesmo que nós não víssemos aqui efetivamente forças federais das forças armadas, eles estavam prontos para atuar em caso de necessidade”, destacou o secretário de Grandes Eventos da SSP-AM, coronel Dan Câmara.
Testes do Comitê Organizador Local
Sete pontos foram testados pelo COL nesta quinta-feira na Arena da Amazônia. A seguir, alguns trechos da entrevista de Tiago Paes sobre cada um deles
Limpeza
“Há muito a ser feito, tanto em quantitativo de pessoal quanto em técnicas de limpeza e coletas de resíduos. O importante é que o trabalho já está iniciado”.
Transporte
“O desembarque das equipes não aparece para o grande público, mas é de fundamental importância para a competição. Isso foi um sucesso aqui em Manaus. Havia um probleminha na rampa de acesso dos ônibus, mas já foi corrigido durante a última semana”.
Serviços ao Espectador
“Os orientadores de público prestam um serviço fundamental na Copa do Mundo. Aqui em Manaus não testamos os assentos numerados, porém testamos toda a orientação e informação ao espectador. Tivemos aproximadamente 200 voluntários e eles se saíram muito bem. Tiveram um treinamento há dois dias, conheceram bem a Arena da Amazônia e deram um grande passo para a Copa do Mundo”.
Tecnologia
“Foram testes no sistema de som e imagem do estádio. Pudemos ver que esses sistemas ainda não estão totalmente regulados. Há ajustes a serem feitos, como a melhor distribuição do som e equalização. Também haverá um ajuste na iluminação do gramado. Tudo será acertado rapidamente. Testamos também os rádios de comunicação utilizado entre a equipe de organização da Copa – muitas vezes estamos no subsolo do estádio e precisamos falar com alguém na arquibancada”.
Competições
“O próprio Adilson Batista falou em sua entrevista sobre o campo. Aqui no estádio hoje, ninguém melhor que ele para falar”, disse Paes, referindo-se aos elogios feitos pelo técnico do Vasco da Gama. “Deu para os jogadores trabalharem direito. A bola correu normalmente. Os gramados dos novos estádios estão padronizados e são de boa qualidade. Achei esse aqui de Manaus um belo de um campo”, afirmou Adilson, minutos antes.
Segurança
“Pudemos ver claramente o sucesso na operação. As escadas ficaram ‘limpas’, sem pessoas sentando nas escadas. Ainda analisaremos as imagens sobre as invasões de campo para saber onde ocorreu a falha e descobrir quem não estava atento. Isso não ocorrerá em jogos da Copa do Mundo”. A operação contou com cerca de 600 stewards (seguranças particulares), em trabalho integrado com as forças públicas de segurança.
Na Copa do Mundo, a primeira partida no estádio será no dia 14 de junho, com Inglaterra e Itália frente a frente, na estréia do Grupo D. “Esse jogo não será mais importante que os outros. Nas 64 partidas da Copa do Mundo haverá o mesmo esquema de segurança, independente de quem esteja jogando”, afirmou Tiago Paes.
Além do clássico europeu, três outros jogos estão marcados para Manaus: Camarões x Croácia (18 de junho), Estados Unidos x Portugal (22 de junho) e Suíça x Honduras (25 de junho).
Fonte: Portal da Copa
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Triatleta Luca Glaser encara novos desafios na etapa do Ironman em Brasília
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 14:47
- Publicado em Sexta, 04 Abril 2014 09:55
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 1850
Luca Glaser, 23 anos, teve contato com o triatlo aos 9 anos de idade. São 14 anos dedicados à natação, ciclismo e corrida. Depois de altos e baixos no esporte, por conta dos estudos e do trabalho, Luca deixou de lado o sonho de representar o país em Jogos Olímpicos. Entretanto, a paixão não a afastou do esporte, e permitiu a ela encarar novos desafios e testar a sua resistência física. Luca é uma das atletas que vai disputar neste domingo (06.04) a etapa de Brasília do Ironman 70.03 – maior evento de triatlo do mundo e que faz parte do calendário de grandes competições esportivas que o país acolhe em 2014.
(Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)
Os atletas irão encarar o desafio de 1,9 km de natação, 90,1km de ciclismo e 21,1 km de corrida. A capital federal abre a temporada no Brasil, em que estão programados também o Ironman Brasil Florianópolis, no dia 25 de maio, o Ironman 70.3 Foz do Iguaçu, no dia 30 de agosto, e o Ironman Brasil Fortaleza, no dia 9 de novembro.
Para os que decidem competir em provas de longas distâncias, o Ironman vai além de um desafio, transformando-se em um estilo de vida a ser seguido. “O Ironman para mim é uma nova fase da minha vida no triatlo. Fiz a inscrição para a prova de 2013 e a minha vida mudou. Nessa história inteira não é só a linha de chegada que conta, todo o caminho tem que ser valorizado. Todos os treinos, a alimentação regrada, as dores e os dias difíceis, bem como cada conquista nos treinos. Ironman não é uma prova, é um estilo de vida”, explica Luca.
A trajetória de Luca Glaser vem inspirando novos adeptos da modalidade. A triatleta compartilha toda a experiência de treinamento e a participação em competições na internet, servindo de inspiração para outras pessoas se iniciarem no esporte. Entre dicas de treinamento, alimentação e equipamentos, a motivação é a principal ferramenta para deixar o sedentarismo e mudar de vida. “O mundo do esporte é isso. Dividir as experiências para somar e todo mundo evoluir”, deixa a dica.

Em provas que levam os atletas ao extremo esforço físico, a preparação adequada é primordial. “Não vamos a lugar algum sozinhos. Sem uma equipe de treinamento, com pessoas dispostas a ajudar e acompanhar os treinos, apoio dos familiares e amigos – que realmente entendam o seu sonho –, além do suporte do nutricionista, fisioterapeuta, clínico geral, você não consegue aguentar o Ironman”, diz Luca.
Alto rendimento
Em Brasília, o país contará com 28 atletas na categoria elite, que enfrentarão alguns dos seis principais nomes na modalidade. A prova dará 35 vagas para atletas na categoria no Campeonato Mundial 2014, programado para o Canadá no segundo semestre de 2014.
Triatlo nas Olimpíadas
O triatlo nasceu com a vocação de testar os limites dos atletas. Incluído nos Jogos Olímpicos na edição de Sydney, em 2000. Entretanto, as distâncias da prova são menores do que a do Ironman, sendo 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida.
Curiosidade
Quando o assunto é Iroman, o nome de Fernanda Keller é lembrado no Brasil. Em 30 anos de carreira, a ex-triatleta é, sem dúvida, o principal nome da modalidade nacional. A triatleta disputou o Ironman no Havaí 14 vezes. O feito de Fernanda consta no livro dos recordes. Ela nunca representou o país em uma edição olímpica.
Breno Barros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Confira a agenda esportiva do fim de semana
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 14:47
- Publicado em Sexta, 04 Abril 2014 09:00
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 1281
Os melhores velejadores do mundo disptuam a Copa do Mundo de vela na Espanha(Foto: Martinez Studio/Sofia)
A agenda de competições esportivas está repleta de provas neste fim de semana. Na Espanha, os melhores velejadores do mundo disputam a Copa do Mundo de vela, o Troféu Princesa Sofia, e a Seleção Brasileira de handebol masculino disputa amistosos internacionais contra equipes locais. No Japão, o ginasta brasileiro Sérgio Sasaki, contemplado pelo programa Bolsa-Atleta Pódio do Ministério do Esporte, encara a etapa de Tóquio, no Japão, da Copa do Mundo de ginástica artística, nas provas do individual geral.
Confira a programação completa:
Vela
Os melhores velejadores do mundo estão reunidos em Palma de Maiorca, na Espanha, disputando o Troféu Princesa Sofia – Copa do Mundo de Vela. São quase 1,2 mil velejadores, de 60 países, em busca do título mundial. A delegação nacional é formada por 36 velejadores distribuídos nas classes 470, laser, 49er, finn, RS:X e narcra 17.
Atletismo
Marcos Alexandre Elias e Antônia Bernadete Lins da Silva representarão o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Maratona, que será disputado no domingo (6.4), simultaneamente com a Maratona Internacional de Santiago, no Chile. A competição reunirá cerca de 25 mil corredores.
Nos Estados Unidos, os velocistas brasileiros do revezamento 4x400m competem nesta sexta-feira (04.04), na prova dos 400m, e, no sábado (05), no 4x400m do Florida Relays, na pista Percy Beard do Estádio James G. Pressly, em Gainsville, na Flórida.
O marchador Caio Sena disputa neste domingo (05.04) o Grande Prêmio de Portugal de marcha atlética. Na prova, o brasileiro vai percorrer 20km para somar pontos no ranking mundial.
Hóquei sobre grama
O calendário nacional do hóquei sobre grama entra em ação. As equipes que disputam a Série A do Brasileirão entram em campo no sábado e domingo. As partidas serão disputadas no Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio de Janeiro.

Ginástica artística
O bolsista do Ministério do Esporte Sérgio Sasaki encara neste fim de semana a etapa de Tóquio, no Japão, da Copa do Mundo de ginástica artística. O brasileiro vai disputar com os melhores atletas do mundo as provas do individual geral.
Handebol
Terminam neste sábado (05) as duas competições internacionais que as equipes brasileiras júnior de handebol disputam na cidade de Buenos Aires, na Argentina. Os campeonatos Pan-Americanos Júnior Feminino e Juvenil Masculino são classificatórios para outras importantes competições para os brasileiros. As meninas estão em busca de uma das três vagas para o Mundial Júnior Feminino, em junho, na Croácia, e os meninos para os Jogos Olímpicos da Juventude, em agosto, na China.
A Seleção Masculina de Handebol volta à quadra nesta sexta-feira (04) e sábado (05). Disputando amistosos na Espanha, a equipe enfrenta nesta sexta-feira a equipe de Gijón e no sábado a Reale Ademar.
Ironman Brasília
A capital federal recebe neste domingo (06.04) a etapa de Brasília do Ironman 70.03 – maior evento de triatlo do mundo e que faz parte do calendário de grandes competições esportivas que o país acolhe em 2014.
Os atletas irão encarar o desafio de 1,9 km de natação, 90,1km de ciclismo e 21,1 km de corrida. A prova abre a temporada no Brasil, em que estão programados também o Ironman Brasil Florianópolis, no dia 25 de maio, o Ironman 70.3 Foz do Iguaçu, no dia 30 de agosto, e o Ironman Brasil Fortaleza, no dia 9 de novembro.
Tiro esportivo
A Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE) promove neste fim de semana a Oficina de Tiro Esportivo, que será ministrada no Complexo de Deodoro, no Rio de Janeiro. As atividades serão das 8h30 às 17h, nos dois dias, com orientação teórica, prática e treinos com supervisão. Ao final, haverá uma grande competição que reunirá todos os integrantes da Oficina e outros atletas que virão para a Etapa da Academia do Tiro Esportivo.
Judô
Os Campeonatos Brasileiros Regionais de Judô serão disputados neste fim de semana. Os combates são classificatórios para os Campeonatos Nacionais, os “Brasileirões”, das classes sub 13, sub 15, sub 18, sub 21 e sênior. Ao todo, serão 905 atletas em ação em Pernambuco e no Ceará.
Maratonas aquáticas
A segunda etapa do Circuito Mundial da FINA será disputada neste sábado (05), na cidade de Playa del Carmen, em Cancun. A delegação nacional conta com Ana Marcela Cunha, Allan do Carmo, Diogo Villarinho, Samuel de Bona e Poliana Okimoto.
Pentatlo moderno
As brasileiras Priscila Oliveira e Yane Marques disputam a final feminina da segunda etapa da Copa do Mundo de pentatlo moderno, no Egito.
Halterofilismo
Começa neste sábado (05) o Campeonato Mundial de Halterofilismo Paraolímpico, em Dubai, nos Emirados Árabes. Vai até o dia 11 de abril e é considerada a mais importante da temporada na modalidade. Serão cerca de 600 atletas competindo e o Brasil vai atrás de uma medalha inédita.
Breno Barros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Ministro visita as cidades alagoanas de Viçosa e Arapiraca
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 14:47
- Publicado em Quinta, 03 Abril 2014 21:29
- Escrito por Paulo Roberto Rossi de Oliveira
- Acessos: 844
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, visita, na tarde desta sexta-feira (04.04), em Maceió, o Estádio Rei Pelé, escolhido pela Sseleção de Gana para Centro de Treinamento na Copa do Mundo. Inaugurado em 25 de outubro de 1970, com o jogo Santos 5 x 0 Seleção de Alagoas, o Rei Pelé passou por reformas importantes para receber os ganenses. O gramado é novo, os vestiários foram reformados e o estádio ganhou o Centro de Fisioterapia e Recuperação de Atletas.
Em Viçosa, Aldo Rebelo deu a aula inaugural no campus do Instituto Federal de Alagoas para os alunos o Pronatec beneficiados pelo Bolsa Família (Foto: Francisco Medeiros)Aldo Rebelo chegou a Alagoas na noite de quara-feira (02.04), depois de visitar em Belo Horizonte os centros de treinamento do Atlético e do Cruzeiro, que serão usados pelo Chile e pela Argentina, respectivamente. Nesta quinta (03.04), durante a manhã, ele esteve na cidade alagoana de Viçosa, onde deu a aula inaugural no campus do Instituto Federal de Alagoas (IFA) para os alunos dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) beneficiados pelo Bolsa Família.
Ao lado do prefeito Flaubert Torres Filho, do reitor do IFA, Segio Teixeira da Costa, e do diretor do campus, Valdomiro Odilon, o ministro incentivou os estudantes a buscar seus objetivos com esforço e disciplina. "Não podemos fechar os olhos aos nossos problemas, às nossas dificulddes, aos nossos desequilíbrios. Mas podemos superá-los. E isso se faz com comprometimento, com disciplina, com estudo. Na vida e no esporte é assim: não se progride sem entrega, sem sacrifício", disse.
O ministro do Esporte conheceu em Arapiraca o local que receberá um Centro de Iniciação ao Esporte (Foto: Francisco Medeiros)À tarde, Aldo Rebelo visitou a cidade de Arapiraca, onde conheceu o terreno disponibilizado pela prefeitura para a construção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), com verba do Ministério do Esporte. Ao lado da prefeita Célia Rocha, o ministro visitou algumas obras e conheceu o planetário da cidade.
Fernando Guedes, de Alagoas
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Aldo Rebelo participa nesta sexta de congresso de jornalistas em Maceió e visita Estádio Rei Pelé
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 14:47
- Publicado em Quinta, 03 Abril 2014 15:06
- Acessos: 1017
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, cumpre agenda em Maceió, nesta sexta-feira (04.04). Pela manhã, às 11h, faz palestra no 36º Congresso Nacional dos Jornalistas. O ministro vai falar sobre Esporte, Jornalismo e a Democracia.
À tarde, às 15h, Aldo Rebelo confere as obras do Estádio Rei Pelé, escolhido para ser o Centro de Treinamento de Seleções (CTS) de Gana, durante a Copa do Mundo. Após a visita, o ministro vai atender a imprensa.
O CT Rei Pelé é um dos 32 Centros de Treinamentos que irão abrigar as seleções que disputarão o mundial, e passa por uma grande reforma. Para receber a equipe africana, o estádio vai receber nova sala de arbitragem, novos banheiros, ampliação dos vestiários, da sala de imprensa. O Centro de Fisioterapia e Reabilitação também será reformulado, e vai ganhar uma academia de ginástica, um centro médico, e uma nova sala de recuperação, com piscina e hidromassagem e sala de triagem.
Para o ministro, os centros tem uma importância relevante na organização do Mundial e na boa impressão que o país quer deixar para os estrangeiros. “Estes centros de treinamento constituem um elemento importante da organização e da preparação da Copa. A preparação exige a existência desses locais, aptos a receber as seleções. A impressão que o país causará nas delegações e nos visitantes está ligada às condições dos centros escolhidos. E a impressão que fica daqui é a melhor possível”.
Serviço:
Ministro Aldo Rebelo cumpre agenda em Maceió nesta sexta-feira
Palestra no 36º Congresso Nacional de Jornalistas
Data: sexta-feira (04.04)
Horário: De 11h às 12h30
Local: Centro de Convenções Ruth Cardoso - Rua Celso Piatti, S/N - Jaraguá, Maceió - AL
Visita ao CT Rei Pelé
Data: sexta-feira (04.04)
Horário: 15h
Local: Estádio Rei Pelé – Avenida Siqueira Campos – Trapiche da Barra - Maceió - AL
Ascom – Ministério do Esporte
Contato: Fernando Guedes – (61) 9983-3107
Bolsista ressalta confiança após pódio no Circuito Mundial de Marcha Atlética
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 14:47
- Publicado em Quinta, 03 Abril 2014 11:47
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 1017
(Foto: Divulgação)
Confiança é a palavra que resume o que o marchador brasileiro Caio Sena sentiu ao subir, pela prim
Foto: Divulgaçaõeira vez, ao pódio no Circuito Mundial de Marcha da IAAF, no evento disputado em Dudince, na Eslováquia. A medalha de bronze na prova de 20km, no final do último mês, mostra a evolução do atleta nas provas internacionais. “Foi muito importante subir ao pódio, porque a ideia é que esse período na Europa é para aprimorar a minha marcha. Conseguir uma boa colocação na prova fez com que eu tenha mais confiança. Assim, espero crescer no meu trabalho”, explicou o atleta.
Na Eslováquia, Caio Bonfim foi o terceiro colocado ao fechar a prova com o tempo de 1h23min48s. O eslovaco Matej Tóth foi o ganhador com 1h19min48s, e o australiano Jared Tallent, o segundo, com 1h22min40s.
O brasileiro, que recebe o benefício do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte desde 2011, ficará no velho continente até o dia 14 abril. “Tenho o GP de Portugal, neste fim de semana, e no seguinte vou fazer uma prova na República Checa. Estou bem e espero fazer bons resultados nas próximas provas”, completou.
A Copa do Mundo de Marcha Atlética, que será disputada no mês de maio, na cidade de Taicang, na China, será a principal competição do ano. A experiência internacional adquirida na Europa está servindo como preparação para o Caio. “A prova da marcha é sempre muito sofrida. Normalmente no final das provas eu sinto muito o esforço físico. A dificuldade, que eu tenho que controlar, é manter a colocação na prova mesmo com o cansaço”, revelou o atleta.
Breno Barros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Área de segurança aproveita jogos em arenas da Copa para simulações
- Detalhes
- Última atualização em Terça, 21 Julho 2015 18:32
- Publicado em Quinta, 03 Abril 2014 08:24
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 784
Os primeiros jogos nas arenas de Cuiabá, Manaus e Porto Alegre, além dos eventos-testes oficiais, serão usados pelas forças de segurança para testar equipamentos, procedimentos e tecnologias que serão utilizadas durante a Copa do Mundo. Jogos pelas finais de campeonatos regionais, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro servirão como simulações.
Nesta quarta-feira (02.03), o jogo entre Mixto e Santos, em Cuiabá, pela Copa do Brasil, foi um dos palcos utilizados. Para a partida, o acesso ao estádio foi restrito aos torcedores e aos moradores do bairro e veículos cadastrados, respeitando um perímetro de segurança de segurança nos moldes do que será utilizado na Copa. O deslocamento das delegações e autoridades também respeitou o planejamento para os dias de jogos do Mundial.
(Foto: Divulgação/ Sesge)
Equipamentos adquiridos pela Secretaria Especial de Segurança para Grandes Eventos, como o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) e a Plataforma de Observação Elevada, foram utilizados. Caminhões adaptados e equipados com sistemas de comunicações, videomonitoramento e plataforma integrada de inteligência para gestão de eventos já estão em uso permanente nos estados e fazem parte do legado dos Grandes Eventos.
Nesta quinta-feira, o evento-teste em Manaus também será aproveitado. A Arena da Amazônia recebe a partida Resende e Vasco pela Copa do Brasil. Será avaliado o funcionamento dos setores de que serão operados nos moldes da Copa do Mundo.
Fonte: Portal da Copa
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Em Minas Gerais, ministro visita centros de treinamento que receberão Argentina e Chile
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 14:47
- Publicado em Quarta, 02 Abril 2014 19:36
- Escrito por Antônia Emília Santos Andrade
- Acessos: 1214
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Em Minas Gerais, ministro do Esporte visita CTs que receberão Argentina e Chile
- Detalhes
- Última atualização em Terça, 21 Julho 2015 18:44
- Publicado em Quarta, 02 Abril 2014 19:36
- Escrito por Antônia Emília Santos Andrade
- Acessos: 954
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Associação internacional de técnicos quer parceria para trocar conhecimento e montar sua “casa” no Rio 2016
- Detalhes
- Última atualização em Quarta, 02 Abril 2014 19:48
- Publicado em Quarta, 02 Abril 2014 19:10
- Escrito por Antônia Emília Santos Andrade
- Acessos: 657
John Bales, presidente do ICCE, com o secretário Ricardo Leyser e o diretor André Arantes, que debateram parceria para troca de conhecimento de técnicos esportivos de alto rendimento. (Foto: Rodolfo Vilela/ME)Com a organização da Copa do Mundo de Futebol neste ano e os Jogos Olímpicos Rio 2016, o Brasil está no foco de diversas organizações esportivas internacionais e uma delas é o International Council for Coaching Excellence (ICCE), uma associação de treinadores que tem sede na Grã-Bretanha e trabalha para disseminação de conhecimento. Nesta quarta-feira (02.04), seu presidente, o canadense John Bales, esteve com o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, expondo o interesse da ICCE no país.Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Ministro Aldo Rebelo cumpre agenda em Alagoas nesta quinta
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 14:47
- Publicado em Quarta, 02 Abril 2014 17:11
- Escrito por Antônia Emília Santos Andrade
- Acessos: 806
AVISO DE PAUTA: O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, cumpre agenda nesta quinta-feira (03.04), em municípios de Alagoas. Em Viçosa, às 10h, Rebelo participará de Aula Inaugural do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – Campus Viçosa. O ministro vai falar sobre a organização da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Após o evento, o ministro irá atender a imprensa.Governo federal promove diálogo com movimentos sociais sobre a Copa do Mundo
- Detalhes
- Última atualização em Quarta, 22 Julho 2015 10:15
- Publicado em Quarta, 02 Abril 2014 15:17
- Escrito por Paulo Roberto Rossi de Oliveira
- Acessos: 782
O governo federal inicia nesta quarta-feira (02.04) uma rodada de debates com movimentos sociais e representantes da sociedade a fim de esclarecer a população sobre as iniciativas e ações desenvolvidas para a Copa do Mundo. Tendo à frente o ministro da secretaria-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, a estratégia vai reunir governo e lideranças locais em cada uma das 12 cidades-sede do Mundial.
O primeiro encontro ocorre às 14h, em Manaus. O evento, chamado "Diálogos Governo-Sociedade Civil: Copa 2014", será no auditório Gilberto Mendes de Azevedo, sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam – avenida Joaquim Nabuco, no prédio Raimar Aguiar, nº 1.919, Centro, zona sul).
Além do ministro Gilberto Carvalho e do secretário Nacional de Articulação Político-sociais, Wagner Caetano, que irá proferir a palestra “Legado Nacional Copa para Todos”, o coordenador da UGP Copa do Amazonas, Miguel Capobiango Neto, também estará presente.
Programação:
14h - Abertura do evento
15h - Legado Nacional Copa para Todos: Secretário Nacional de Articulação Político-social – Wagner Caetano
15h40 - Legado Regional Copa para Todos: Unidade Gestora do Projeto Copa – Miguel Capobiango;
16h10 - Legado Local Copa para Todos: Gerência de Projetos da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos da Prefeitura de Manaus - Aristóteles Almeida
16h40 - Dúvidas e Esclarecimentos (Plenária)
17h30 - Encerramento/Coquetel
Fontes: Governo do Amazonas e Secretaria Geral da Presidência
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Ídolo do handebol e secretário de Niterói, Bruno Souza ouve sugestões do secretário Leyser
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 14:47
- Publicado em Quarta, 02 Abril 2014 14:49
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 2286
Terceiro melhor jogador de handebol do mundo em 2003, o ex-atleta Bruno Souza assumiu o cargo de secretário de Esporte e Lazer de Niterói há duas semanas e esteve nesta quarta-feira (02.04) com o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, em Brasília, para “entender um pouco mais” as ações possíveis junto ao governo federal que possam ajudar a deixar um legado esportivo para sua cidade natal.
Leyser destacou a importância da chegada de ex-atletas a cargos de gestão esportiva, justamente pela experiência adquirida na carreira, e mostrou alguns dos caminhos possíveis para execução de projetos que tenham continuidade para a sociedade.
“O futuro de vocês, ex-atletas, pode ser a carreira de gestores. E estamos ajudando nisso. Antigamente, as confederações eram as responsáveis pelo esporte. Nós da secretaria acreditamos que é preciso envolver ex-atletas, prefeituras, clubes, universidades. E estamos criando esse movimento”, disse Leyser. “No último sábado (29.03), inauguramos a pista de atletismo do complexo em São Bernardo que ainda terá dois ginásios de handebol e um de ginástica, além de outros equipamentos. É uma parceria do Ministério do Esporte, prefeitura, Caixa Econômica, confederações. Assim, com um apoiando o outro, temos mais garantias de continuidade do projeto”, completou.
Visita para aprender
Uma primeira dúvida levantada por Bruno Souza, que veio acompanhado de Luiz Roberto Araújo, gerente de Esporte Educacional, foi com relação à possibilidade de mudança de local para construção do CIE (Centro de iniciação Esportiva), com recursos do Ministério do Esporte/Caixa, que são parte do PAC 2. A questão, comum a várias prefeituras, precisará ser analisada. “O importante para nós é entender o pensamento do ministério e procurar aprender como chegar a soluções esportivas para a cidade. Estou aqui para isso”, comentou Bruno.
Ricardo Leyser falou sobre o foco na vocação esportiva dos municípios, ouvindo de Bruno sobre o handebol, atualmente com dois atletas na seleção brasileira principal, e também o badminton, com um núcleo na cidade.
O secretário de Alto Rendimento lembrou também a importância de unir os Jogos Escolares da cidade (de março a dezembro, com participação de 3 mil jovens de 10 a 18 anos, de 45 a 50 escolas) com o Atleta na Escola, para que possíveis talentos sejam depois encaminhados para o CIE.
No caso de Niterói, o handebol – esporte de Bruno Souza, que por vários anos defendeu grandes clubes da Europa - poderia ser mais incentivado pelos módulos do CIE que contemplam duas quadras (que podem ser para basquete e vôlei), reversíveis para uma (caso do handebol e futsal, pelas medidas oficiais).
Equipamentos para a população
De acordo com o secretário municipal, a prefeitura tem projeto de remodelação do centro da cidade e o ideal seria que se estendesse para a área esportiva – no caso, o final do Caminho Niemeyer.
Niterói já tem projeto via convênio com o Ministério do Esporte de R$ 600 mil, para construção de um parque esportivo. O secretário Leyser comentou com Bruno que muitas vezes é mais interessante reformar equipamentos já existentes, do que erguer algo novo que fique ao lado de algo abandonado.
“Nós temos aquela área, de 18 mil metros quadrados, com dois campos de futebol, quadra de tênis e de basquete, que estão servindo de estacionamento de carros. Precisamos resgatar a área para a população praticar esporte”, contou. A ideia recebeu apoio e também sugestões do secretário Leyser, de procurar formas de somar mais recursos para um projeto e ainda procurar ter uma visão mais geral sobre aqueles existentes em Niterói – a Universidade Federal Fluminense, por exemplo, que teve recursos da pasta destinados para um campo de rúgbi.
Denise Mirás
Ascom - Ministério do Esporte
Arena Pantanal: campo com grama da espécie Bermuda Tifgrand está pronto para a bola rolar
- Detalhes
- Última atualização em Terça, 21 Julho 2015 18:34
- Publicado em Quarta, 02 Abril 2014 12:15
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 1164
O gramado da Arena Pantanal está pronto para receber as partidas previstas para Cuiabá na Copa do Mundo. Com dimensões de 105 por 68 metros, o campo recebeu a grama da espécie Bermuda Tifgrand, que suporta temperaturas mais elevadas, e foi plantado em mudas. O processo durou 16 horas e foi finalizado no início de dezembro de 2013.
Encarregado por cuidar do “tapete verde” da arena, Vanderley Barbosa explica como foi o plantio. “Começamos com o plantio à mão, depois molhamos a grama até ela enraizar. Há partes do campo em que a grama vai morrendo, o que é normal, até porque a outra parte que enraizou primeiro fica mais forte. Depois adubamos e pulverizamos para combater lagartas, fungos e pragas. Essa grama não cresce para cima, ela é rasteira. Foi um processo de adubação, pulverização e de cortes para dar esse crescimento, para chegarmos nesse ponto, em que ela está pronta para os jogos”.
Foto: Gabriel Fialho/Portal da Copa
O técnico explica que a grama Bermuda é mais resistente e tem recuperação e crescimento mais rápidos do que espécies como a Esmeralda. “A Bermuda é mais forte quanto às pragas e o processo dela é mais rápido. Por exemplo, se alguém der um carrinho no gramado e fizer um buraco, a gente joga adubo e tampa o buraco, que rapidamente volta a crescer”. Prevenção feita até no intervalo dos jogos. “No intervalo a gente às vezes dá uma olhada, mas depois do jogo tenho que ir lá e corrigir os buracos de chuteira. O cuidado é até maior que antes da partida”.
Os cortes também ajudam no desenvolvimento da grama e para isso, há uma máquina específica que dá a altura desejada para o campo e que também faz os desenhos no gramado. “Temos que ter cuidado para não cortar muito, porque o verde da Bermuda é pouco. Então a gente faz o corte com 21 milímetros, que é uma altura boa. Tem uma máquina especial, com cilindros, ela não tem faca, que fazem o corte ficar mais bonito. Eles fazem essa faixa e contra faixa, dependendo do sentido que eu ando com ela. Muita gente acha que a grama foi pintada, mas a grama foi penteada de um lado e do outro”, revela Barbosa, que poda o local em dias alternados.
Drenagem
Composto por seis camadas, o campo da Arena Pantanal conta com um sistema de drenagem que permite que toda a água infiltre na areia, localizada abaixo da grama. A água é captada por tubos perfurados que a conduz para as laterais do gramado, onde estão os coletores. A partir deles, a água é destinada para dois reservatórios, com capacidade para 100 mil litros cada, para ser reutilizada na irrigação do local.
Com as temperaturas elevadas de Cuiabá, o encarregado pelo campo afirma que irriga o gramado até três vezes por dia. “Molhamos o gramado três vezes, todo dia. No começo, estava molhando de hora em hora, porque a grama ainda tinha que enraizar. Mas, depois a gente tem que deixar que ela busque um pouco de água para tentar descer, para poder formar a raiz embaixo”.
A irrigação é automatizada e feita por 35 aspersores, que controlam a quantidade de água e os locais que devem ser molhados. “A programação geral é molhar o gramado inteiro, mas se eu achar que o gramado está com um lado encharcado a gente pode anular cada um dos aspersores”, afirma Barbosa.
Estrutura
Ao redor do campo de jogo, que fica a uma distância de 13 metros das arquibancadas laterais e a 14,4 metros das arquibancadas atrás dos gols, foi colado um piso de grama sintética sobre o concreto, sendo que uma faixa é mais escura. “A grama sintética mais clara é decorativa, ela tem a mesma tonalidade da grama natural. A parte mais escura é para o aquecimento dos jogadores reservas e tem um fio maior e borracha, que a deixa macia”, destaca Barbosa.
Sobre a grama sintética também estarão os bancos de reservas da arena, com 54 poltronas acolchoadas no total. A estrutura da Arena Pantanal ainda dispõe de dois vestiários com armários, duchas e banheiros para os times e outros dois para a arbitragem. Entre estes locais e o túnel de acesso ao campo há uma zona mista para entrevistas. Os jornalistas contam com um auditório para coletivas com 246 lugares, oito cabines de TV e 1.200 posições na tribuna de imprensa.
Fonte: Portal da Copa
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Em entrevista, campeão mundial juvenil revela preparativos para Olimpíadas da Juventude
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 14:47
- Publicado em Quarta, 02 Abril 2014 10:37
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 1166
Com apenas 16 anos, o paraibano Edival Marques fez história para o esporte nacional em Taipei, ao consagrar-se o primeiro taekwondista brasileiro masculino Campeão Mundial Juvenil e ao conquistar uma das duas vagas inéditas do nosso país para disputar a competição de Taekwondo nos Jogos Olímpicos da Juventude, juntamente com Milena Titoneli.
O jovem brasileiro no pódio do Campeonato Mundial Júnior de Taekwondo(Foto: Divulgação)
Além de alegria, estas vitórias trouxeram maior responsabilidade para o jovem Edival, que almeja nada menos que o ouro na segunda edição das Olimpíadas da Juventude, que se realizarão em Nanjing/China, no próximo mês de agosto. Em entrevista ao site da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), o atleta falou dos seus novos objetivos, das suas expectativas para o futuro, da sua experiência em Taipei e da importância do acampamento internacional em Seul para a sua formação. Confira a entrevista:
Neste momento, qual o sentimento por ter conquistado o título de campeão mundial e uma vaga inédita para os Jogos Olímpicos da Juventude?
Estou muito feliz, pois alcançar estas conquistas não foi fácil. Venho trabalhando e sonhando com isso desde que entrei no Taekwondo, e ao ver o feedback que recebi, senti que consegui fazer várias pessoas sentirem-se orgulhosas do Brasil.
Como avalia a sua participação nas duas competições?
No Pré-Olímpico, acho que fiz minha parte. Porém, naquele momento, fiquei chateado por ter ficado apenas com o bronze e minha cara, mesmo no pódio, não era de satisfação plena, pois queria o ouro. Depois, ao conversar com os mestres, eles fizeram-me entender que eu fiz minha parte ao conquistar a vaga e que o ouro viria no mundial. Isso me fortaleceu e fez com que eu pensasse mais ainda no ouro do mundial e me concentrasse nessa conquista.
Quais os adversários mais difíceis?
Coreia do Sul, Polônia e Rússia. A minha luta com o atleta russo foi, para mim, a mais emocionante. No Mundial não queria perder para ele de maneira nenhuma, pois foi ele que me tirou da final no Pré-Olímpico.
De que forma o acampamento na Coreia contribuiu para o seu sucesso nestas duas competições?
Me fez crescer como atleta, não só física e tecnicamente, mas também na parte da minha autoconfiança e na minha própria conquista. Também me mostrou que eu, naquele Mundial, não iria ser apenas mais um participante, mas que iria ser um dos favoritos para ser campeão. Tenho que agradecer à CBTKD por esta oportunidade, não só por mim, mas por todos os atletas, porque vi no rosto de todos a felicidade por estarem naquele camping. Isso foi mais um estímulo para o atleta querer se destacar em seja qual for o campeonato, e o resultado disso foi dois atletas classificados no Pré-Olímpico e um ouro no Mundial.
Que peso tem esta dupla conquista, assim como o ouro nos Jogos Sul-Americanos, na sua jovem carreira de atleta?
Sinto um aumento da responsabilidade para conquistar o ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude e na preparação para a entrada na Seleção Adulto. Esses são os meus próximos objetivos, sendo que também espero conquistar muito mais no Adulto do que conquistei no Juvenil. Vejo que hoje não me veem mais como um menino, mas sim como uma aposta para o futuro. Isso só me fortalece. Hoje tenho mais procura da imprensa, uma empresa já está interessada em me patrocinar. Como a ver que agora vou ter as oportunidades que sempre sonhei.
Quanto decidiu ser atleta?
Aos seis anos de idade fui chamado por um amigo meu, filho do meu primeiro mestre, para fazer uma aula de taekwondo. Fui, gostei e, hoje, posso dizer que não vivo mais sem o Taekwondo.
Você vai estar presente nos Jogos Olímpicos da Juventude este ano. O Rio 2016 também está nos seus planos?
Sim. Primeiro terei que me classificar na Seletiva Fechada para entrar na Seleção Adulta e me dedicar mais aos treinamentos. Estas minhas conquistas no Junior elevaram minha autoestima e estou seguro de que vou conseguir.
Até alguns anos atrás, era difícil ver atletas do norte e nordeste do Brasil se destacarem a nível nacional e internacional. Hoje, vemos que o cenário é bem diferente. O que pensa disso?
Eu acho que faltavam oportunidades para os atletas do nordeste, pois todos os eventos importantes onde estavam os melhores atletas sempre eram realizados no sul e sudeste. Além disso, a criação do ranking nacional oportunizou todos os atletas que fazem um trabalho sério, valorizando todos por igual. Hoje, a Nova CBTKD e o grande trabalho da equipe técnica, junto com o presidente Carlos Fernandes, estão nos dando essa oportunidade de mostrar o talento que o nordeste tem.
Quer deixar uma mensagem final?
Queria dizer a todos os atletas que o impossível é só questão de opinião. Quando você acredita em si mesmo, você consegue. Aproveito também a oportunidade para agradecer, primeiramente, a Deus, à equipe que me prepara, à comissão Técnica Junior da CBTKD, amigos, familiares, ao Grão-mestre Carlos Fernandes e a todos que me apoiaram e apoiam.
Fonte: CBKTD
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Planos operacionais: Brasília terá estrutura reforçada de apoio ao turista durante a Copa
- Detalhes
- Última atualização em Quarta, 22 Julho 2015 10:15
- Publicado em Quarta, 02 Abril 2014 08:31
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 806
Os turistas que visitarem Brasília para assistir aos sete jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014 contarão com uma estrutura de apoio reforçada. Os detalhes foram apresentados na reunião de planos operacionais para o Mundial realizada nesta terça-feira (01.04) no Estádio Nacional Mané Garrincha. A capital federal terá oito Centros de Atendimento ao Turista (CATs): um em cada setor hoteleiro (Norte e Sul), no aeroporto, na rodoviária, na Casa de Chá (na Praça dos Três Poderes) e na Torre de TV – com previsão de inauguração em maio –, além de dois CATs móveis. Nesses centros trabalharão 36 recepcionistas bilíngues.
Também já foram contratados guias turísticos com fluência em inglês, espanhol, italiano,francês, japonês ou alemão. Além disso, 50 estudantes de Turismo que tenham domínio de inglês ou espanhol apoiarão os visitantes em dez postos colocados nos principais pontos turísticos de Brasília, por meio do programa Embaixadores do Turismo do DF. A sinalização turística da cidade tem previsão de conclusão para 31 de maio.
Participaram da reunião de planos operacionais em Brasília representantes de diversas áreas do governo federal, do governo do Distrito Federal e do Comitê Organizador Local (COL).
Leitos
De acordo com as autoridades de turismo do Distrito Federal, Brasília terá mais de 27 mil leitos em hotéis e pousadas, contando com as unidades que serão inauguradas até o Mundial. Esse número não inclui as opções de hospedagem alternativa – como o programa Cama e Café Brasília – que podem agregar cerca de 300 estabelecimentos, com mais 2700 leitos. Na reunião, foi reforçado que está sendo realizado o monitoramento dos preços dos hotéis e casos de prática abusiva de preços serão encaminhados aos órgãos de defesa do consumidor.
Fan Fest
No que diz respeito à área de cultura, um dos temas principais foi a exibição pública dos jogos. A FIFA Fan Fest será realizada no Taguaparque, em Taguatinga, a 30 quilômetros do centro de Brasília, mas deve haver mais exibições públicas de menor porte em outras partes do Distrito Federal. A definição dos locais será realizada em maio. Para o deslocamento até a Fan Fest, o plano prevê a chegada dos torcedores por transporte público: além da opção do metrô, as linhas de ônibus que passam perto do Taguaparque serão amplamente divulgadas, segundo os responsáveis pela área de mobilidade.
Em relação à segurança, o jogo entre Goiás e Botafogo, evento-teste oficial da arena de Brasília, marcado para 18 de maio, será também um grande teste do esquema de segurança. O Centro Integrado de Comando e Controle, que deve ser inaugurado em abril, também estará operacional na segunda quinzena de maio, de acordo com os responsáveis pela área.
Outras sedes
Depois de Brasília, os encontros para a discussão dos planos operacionais serão realizados em Belo Horizonte (02.04), Rio de Janeiro (03.04), Fortaleza (08.04), Recife (09.04) e Salvador (10.04). A primeira rodada de reuniões de 2014 começou em Natal (30.01) e seguiu em São Paulo (04.02), Curitiba (05.02), Porto Alegre (06.02), Cuiabá (11.02) e Manaus (12.02). Uma nova rodada de encontros nas capitais que não sediaram a Copa das Confederações será realizada em abril e maio.
Fonte: Portal da Copa
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Museu da República recebe exposição dos Jogos Olímpicos
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 14:47
- Publicado em Quarta, 02 Abril 2014 08:05
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 948
De terça-feira (02.04) até 11 de maio, quem passar por Brasília terá a oportunidade de conhecer de perto a história dos Jogos Olímpicos. O Museu Nacional da República abre de terça a domingo, das 9h às 18h, a exposição “Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte”, que conta com cerca de 300 peças históricas da competição. É a chance de ver objetos como o tênis utilizado por Michael Jordan nos Jogos, e a arma do atirador Guilherme Paraense na Antuérpia, em 1920, na primeira conquista de uma medalha de ouro de um atleta brasileiro.
Estes são apenas alguns dos destaques da mostra, que foi aberta oficialmente na noite de segunda-feira (01.04), em evento que contou com a participação do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, das campeãs olímpicas Sarah Menezes, Maurren Maggi e Adriana Behar, e de ex-atletas consagradas como Janeth e Hortência, do basquete.
Nuzman, Maurren Maggi, Sarah Menezes e Aldo Rebelo posam na frente do quimono da judoca na exposição (Foto: Ivo Lima/ME)
Depois de visitar a exposição, o ministro Aldo Rebelo elogiou a iniciativa e espera que ela chegue a outras cidades brasileiras. “Essa exposição é tão maravilhosa, tão bonita, que o Brasil inteiro merece recebê-la. É uma homenagem ao esporte. Ela ilustra, é cultura, educa, e por essa razão é muito importante para Brasília e para o país”, destacou o ministro.
Já o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, ressaltou a importância do contato dos jovens brasileiros com a história olímpica nacional. “É uma alegria muito grande trazer essa exibição para Brasília. Que ela seja a porta de entrada de muitos jovens. Estamos trabalhando para trazê-los, para motivá-los e trazer o espírito olímpico e de cidadania que o esporte pode levar para cada um”, discursou Nuzman.
Um dos grandes nomes que incentivou o evento e confessou a curiosidade para conhecer a exposição foi a judoca Sarah Menezes. A campeã olímpica em Londres tinha um bom motivo para isso: o quimono que ela usou para ganhar o ouro em 2012 é uma das peças expostas. “Fiquei muito feliz de doar o quimono para a exposição. Achei a ideia muito interessante, pois é um legado do que eu conquistei no esporte e que vai motivar muitos jovens. Isso é muito importante para mim”, comentou a atleta, sem esconder que reencontrar a peça trouxe lembranças. “Não tem como não lembrar do que aconteceu naquele 28 de julho. Eu lembro de todos os momentos, luta por luta.”
A exposição “Jogos Olímpi
Aldo Rebelo confere as medalhas de todas as edições dos Jogos no Museu da República (Foto: Ivo Lima/ME)cos: Esporte, Cultura e Arte” conta com cerca de 300 peças do acervo do Museu Olímpico de Lausanne, na Suíça, do COB e dos próprios atletas. Além de ver de perto objetos utilizados pelos esportistas em momentos marcantes, os visitantes que forem ao Museu da República poderão conhecer a história dos Jogos, conferir diferentes modelos de tochas olímpicas e conhecer todas as medalhas de cada uma das edições da competição.
Além disso, estão expostos diversos mascotes olímpicos, com destaque para o urso Mischa, de Moscou 1980, que ficou famoso por chorar na cerimônia de encerramento. Os visitantes também poderão assistir algumas das melhores imagens dos Jogos de Londres 2012 em uma sala parecida com um cinema, comparar a própria altura com bonecos em tamanho real de Anderson Varejão, gigante do basquete, e Arthur Zanetti, campeão olímpico na ginástica artística, e ter uma noção exata dos impressionantes recordes mundiais do salto em altura, entre outras atrações.
Serviço:
Exposição Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte
Cerca de 300 peças que marcaram a trajetória dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Parte do material exposto pertence ao Museu Olímpico de Lausanne, outra ao COB, Confederações Brasileiras Olímpicas e atletas.
Apresentação: Ministério da Cultura, Coca-Cola e Bradesco Seguros
Realização e Organização: Comitê Olímpico Brasileiro (COB)
Local: Museu Nacional do Conjunto Cultural da República
End.: Setor Cultural Sul, lote 2, Esplanada dos Ministérios próximo a Rodoviária do Plano Piloto
Data: Entre 2 de abril e 11 de maio
Horário de visitação: De terça-feira a domingo - das 9h às 18h30
Ingressos: Gratuito
Vagner Vargas - Brasil 2016
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Museu da República recebe exposição dos Jogos Olímpicos
- Detalhes
- Última atualização em Quarta, 02 Abril 2014 08:08
- Publicado em Quarta, 02 Abril 2014 08:05
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 718
De terça-feira (02.04) até 11 de maio, quem passar por Brasília terá a oportunidade de conhecer de perto a história dos Jogos Olímpicos. O Museu Nacional da República abre de terça a domingo, das 9h às 18h, a exposição “Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte”, que conta com cerca de 300 peças históricas da competição. É a chance de ver objetos como o tênis utilizado por Michael Jordan nos Jogos, e a arma do atirador Guilherme Paraense na Antuérpia, em 1920, na primeira conquista de uma medalha de ouro de um atleta brasileiro.
Estes são apenas alguns dos destaques da mostra, que foi aberta oficialmente na noite de segunda-feira (01.04), em evento que contou com a participação do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, das campeãs olímpicas Sarah Menezes, Maurren Maggi e Adriana Behar, e de ex-atletas consagradas como Janeth e Hortência, do basquete.
Nuzman, Maurren Maggi, Sarah Menezes e Aldo Rebelo posam na frente do quimono da judoca na exposição (Foto: Ivo Lima/ME)
Depois de visitar a exposição, o ministro Aldo Rebelo elogiou a iniciativa e espera que ela chegue a outras cidades brasileiras. “Essa exposição é tão maravilhosa, tão bonita, que o Brasil inteiro merece recebê-la. É uma homenagem ao esporte. Ela ilustra, é cultura, educa, e por essa razão é muito importante para Brasília e para o país”, destacou o ministro.
Já o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, ressaltou a importância do contato dos jovens brasileiros com a história olímpica nacional. “É uma alegria muito grande trazer essa exibição para Brasília. Que ela seja a porta de entrada de muitos jovens. Estamos trabalhando para trazê-los, para motivá-los e trazer o espírito olímpico e de cidadania que o esporte pode levar para cada um”, discursou Nuzman.
Um dos grandes nomes que incentivou o evento e confessou a curiosidade para conhecer a exposição foi a judoca Sarah Menezes. A campeã olímpica em Londres tinha um bom motivo para isso: o quimono que ela usou para ganhar o ouro em 2012 é uma das peças expostas. “Fiquei muito feliz de doar o quimono para a exposição. Achei a ideia muito interessante, pois é um legado do que eu conquistei no esporte e que vai motivar muitos jovens. Isso é muito importante para mim”, comentou a atleta, sem esconder que reencontrar a peça trouxe lembranças. “Não tem como não lembrar do que aconteceu naquele 28 de julho. Eu lembro de todos os momentos, luta por luta.”
A exposição “Jogos Olímpi
Aldo Rebelo confere as medalhas de todas as edições dos Jogos no Museu da República (Foto: Ivo Lima/ME)cos: Esporte, Cultura e Arte” conta com cerca de 300 peças do acervo do Museu Olímpico de Lausanne, na Suíça, do COB e dos próprios atletas. Além de ver de perto objetos utilizados pelos esportistas em momentos marcantes, os visitantes que forem ao Museu da República poderão conhecer a história dos Jogos, conferir diferentes modelos de tochas olímpicas e conhecer todas as medalhas de cada uma das edições da competição.
Além disso, estão expostos diversos mascotes olímpicos, com destaque para o urso Mischa, de Moscou 1980, que ficou famoso por chorar na cerimônia de encerramento. Os visitantes também poderão assistir algumas das melhores imagens dos Jogos de Londres 2012 em uma sala parecida com um cinema, comparar a própria altura com bonecos em tamanho real de Anderson Varejão, gigante do basquete, e Arthur Zanetti, campeão olímpico na ginástica artística, e ter uma noção exata dos impressionantes recordes mundiais do salto em altura, entre outras atrações.
Serviço:
Exposição Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte
Cerca de 300 peças que marcaram a trajetória dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Parte do material exposto pertence ao Museu Olímpico de Lausanne, outra ao COB, Confederações Brasileiras Olímpicas e atletas.
Apresentação: Ministério da Cultura, Coca-Cola e Bradesco Seguros
Realização e Organização: Comitê Olímpico Brasileiro (COB)
Local: Museu Nacional do Conjunto Cultural da República
End.: Setor Cultural Sul, lote 2, Esplanada dos Ministérios próximo a Rodoviária do Plano Piloto
Data: Entre 2 de abril e 11 de maio
Horário de visitação: De terça-feira a domingo - das 9h às 18h30
Ingressos: Gratuito
Vagner Vargas - Brasil 2016
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Total de ingressos comercializados para a Copa do Mundo chega a 2,57 milhões
- Detalhes
- Última atualização em Terça, 21 Julho 2015 18:55
- Publicado em Terça, 01 Abril 2014 17:23
- Escrito por Paulo Roberto Rossi de Oliveira
- Acessos: 755
Um total de 2.577.662 de ingressos para a Copa do Mundo foram alocados para os torcedores em todos os canais e fases de venda. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (01.04) pela FIFA. O segundo período da segunda fase de vendas foi encerrado hoje, com um total de 301.929 bilhetes vendidos dos cerca de 345 mil originalmente disponíveis. Os países com maior procura são Brasil, Estados Unidos, Austrália, Inglaterra e Colômbia (na ordem).
Contando todas as fases de venda ao público em geral, 1.591.435 ingressos foram reservados aos torcedores: 65% a brasileiros e 35% a estrangeiros. O Brasil permanece sendo o país com mais ingressos adquiridos (1.041.418 até agora), seguido pelos Estados Unidos (154.412), Austrália (40.681), Inglaterra (38.043) e Colômbia (33.126).
Benefícios
Ao todo, 261.988 ingressos foram vendidos com desconto em todas as categorias (beneficiários do Bolsa Família, idosos e estudantes). Torcedores que têm direito a pagar meia entrada devem apresentar a documentação necessária no Centro de Distribuição a fim de obterem os bilhetes. No caso dos estudantes, essa prova é a carteira nacional de estudante; para beneficiários do Bolsa Família, é o cartão de identificação do programa; idosos devem levar qualquer documento que contenha número do RG e/ou CPF.
Torcedores com necessidades especiais devem levar um atestado médico que inclua o CRM do médico e um código CID, um cartão de estacionamento para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, um "Passe Livre" ou outro cartão municipal de transporte para pessoas com deficiência, ou carta de aposentadoria por invalidez do Ministério da Previdência Social. Todos os compradores devem levar a sua confirmação de compra de ingressos e a identidade ou passaporte utilizado para a realização da compra.
Retirada
Os Centros de Distribuição de Ingressos nas sedes (com exceção de Brasília e Porto Alegre – datas de abertura a serem comunicadas assim que possível) abrirão no dia 18 de abril de 2014 às 12h, apenas para a retirada das entradas (nas primeiras três semanas, os centros funcionarão apenas nos finais de semana).
» Veja a lista completa de endereços e horários de funcionamento
No início de maio, cerca de 540 mil ingressos serão entregues aos brasileiros e estrangeiros que optaram por receber os bilhetes via Correios. "As seleções terão uma base forte de torcedores no Brasil, já que muitos estão vindo de todas as partes do mundo para o torneio, que certamente será histórico. Quem quiser fazer parte deste evento talvez ainda possa comprar ingressos este mês", analisa Thierry Weil, diretor de marketing da FIFA e responsável por entradas.
Vendas de última hora
A fase de venda de última hora começa no dia 15 de abril às 12h CET (7h de Brasília) pelo site da FIFA e vai até o final da Copa do Mundo. A disponibilidade por jogo é constantemente atualizada. Desde o início da fase de venda de última hora, os torcedores brasileiros só poderão pagar por cartão. Pagamento em dinheiro será aceito para as vendas diretas nos Centros de Ingressos, que se iniciarão apenas em 1º de junho.
Fonte: FIFA
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Rodada de reuniões operacionais para a Copa do Mundo começou por Brasília nesta terça
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 14:47
- Publicado em Terça, 01 Abril 2014 17:18
- Escrito por Paulo Roberto Rossi de Oliveira
- Acessos: 967
Foto: Paulino MenezesO primeiro encontro da série de reuniões para detalhamentos de planos operacionais em cidades que receberam jogos da Copa das Confederações de 2013 está sendo realizado nesta terça-feira (01.04) no auditório do subsolo do Estádio nacional Mané Garrincha, em Brasília. Representantes de diversas áreas do Governo Federal, do Governo do Distrito Federal e do Comitê Organizador Local (COL) se encontraram para a execução das medidas das áreas de transporte, mobilidade, aeroportos, acomodações e receptivo turístico, saúde e vigilância sanitária, segurança, cultura, meio ambiente, telecomunicações e energia, todas consideradas cruciais na preparação do megaevento.
Na abertura do evento, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, destacou que a Copa já é um projeto vitorioso em Brasília. “O Estádio Nacinal deve ser celebrado como um êxito, uma vitória de todos que reconhecem Brasília como capital de todos os brasileiros – não apenas daqueles que moram no litoral. Assim como foi na Copa das Confederações, temos a certeza que todos os jogos da Copa a serem realizados aqui serão coroados de pleno sucesso”, afirmou o ministro.
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acrescentou que a cidade está passando por um ciclo de desenvolvimento social e econômico impulsionado pela Copa do Mundo. “Os invesimentos que a cidade está recebendo nesse período são gigantescos: mobilidade urbana, aeroporto, o estádio. A Copa já significou milhares de empregos e, como teremos sete jogos aqui, haverá movimentação na cidade durante todos os dias do torneio”, disse Agnelo.
O secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, reforçou a importância da reunião de planos operacionais para o bom andamento dos eventos esportivos em cada cidade. “Realizamos reuniões como essa na época da Copa das Confederações, em 2013, e elas foram decisivas para o sucesso da competição. Para a Copa, teremos desafios adicionais, e o mais importante é realizar essa integração entre todas as áreas”, afirmou Fernandes.
O CEO do Comitê Organizador Local, Ricardo Trade, também falou sobre a junção dos esforços para a reta final antes do Mundial. “A Copa está muito próxima. São pouco mais de 70 dias para o início. E, para este encontro de hoje, a palavra-chave é integração”, disse Trade. "Como Brasília só recebeu uma partida na Copa das Confederações em 2013, planejamos mais um evento-teste no estádio para ajuste da operação", acrescentou Trade. O secretário extraordinário da Copa no Distrito Federal, Claudio Monteiro, anunciou que o teste será no jogo entre Goiás e Botafogo, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro de 2014, no dia 18 de maio.
Depois de Brasília, os encontros ocorrerão em Belo Horizonte (02.04), Rio de Janeiro (03.04), Fortaleza (08.04), Recife (09.04) e Salvador (10.04). A primeira rodada de reuniões de 2014 para elaboração conjunta dos planos de ação foi realizada em Natal (30.01), São Paulo (04.02), Curitiba (05.02), Porto Alegre (06.02), Cuiabá (11.02) e Manaus (12.02). Uma nova rodada de encontros nas capitais que não sediaram a Copa das Confederações será realizada em abril e maio.
Portal da Copa
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Rodada de reuniões operacionais para a Copa do Mundo começou por Brasília nesta terça
- Detalhes
- Última atualização em Quarta, 22 Julho 2015 10:15
- Publicado em Terça, 01 Abril 2014 17:18
- Escrito por Paulo Roberto Rossi de Oliveira
- Acessos: 818
Foto: Paulino MenezesO primeiro encontro da série de reuniões para detalhamentos de planos operacionais em cidades que receberam jogos da Copa das Confederações de 2013 está sendo realizado nesta terça-feira (01.04) no auditório do subsolo do Estádio nacional Mané Garrincha, em Brasília. Representantes de diversas áreas do Governo Federal, do Governo do Distrito Federal e do Comitê Organizador Local (COL) se encontraram para a execução das medidas das áreas de transporte, mobilidade, aeroportos, acomodações e receptivo turístico, saúde e vigilância sanitária, segurança, cultura, meio ambiente, telecomunicações e energia, todas consideradas cruciais na preparação do megaevento.
Na abertura do evento, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, destacou que a Copa já é um projeto vitorioso em Brasília. “O Estádio Nacinal deve ser celebrado como um êxito, uma vitória de todos que reconhecem Brasília como capital de todos os brasileiros – não apenas daqueles que moram no litoral. Assim como foi na Copa das Confederações, temos a certeza que todos os jogos da Copa a serem realizados aqui serão coroados de pleno sucesso”, afirmou o ministro.
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acrescentou que a cidade está passando por um ciclo de desenvolvimento social e econômico impulsionado pela Copa do Mundo. “Os invesimentos que a cidade está recebendo nesse período são gigantescos: mobilidade urbana, aeroporto, o estádio. A Copa já significou milhares de empregos e, como teremos sete jogos aqui, haverá movimentação na cidade durante todos os dias do torneio”, disse Agnelo.
O secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, reforçou a importância da reunião de planos operacionais para o bom andamento dos eventos esportivos em cada cidade. “Realizamos reuniões como essa na época da Copa das Confederações, em 2013, e elas foram decisivas para o sucesso da competição. Para a Copa, teremos desafios adicionais, e o mais importante é realizar essa integração entre todas as áreas”, afirmou Fernandes.
O CEO do Comitê Organizador Local, Ricardo Trade, também falou sobre a junção dos esforços para a reta final antes do Mundial. “A Copa está muito próxima. São pouco mais de 70 dias para o início. E, para este encontro de hoje, a palavra-chave é integração”, disse Trade. "Como Brasília só recebeu uma partida na Copa das Confederações em 2013, planejamos mais um evento-teste no estádio para ajuste da operação", acrescentou Trade. O secretário extraordinário da Copa no Distrito Federal, Claudio Monteiro, anunciou que o teste será no jogo entre Goiás e Botafogo, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro de 2014, no dia 18 de maio.
Depois de Brasília, os encontros ocorrerão em Belo Horizonte (02.04), Rio de Janeiro (03.04), Fortaleza (08.04), Recife (09.04) e Salvador (10.04). A primeira rodada de reuniões de 2014 para elaboração conjunta dos planos de ação foi realizada em Natal (30.01), São Paulo (04.02), Curitiba (05.02), Porto Alegre (06.02), Cuiabá (11.02) e Manaus (12.02). Uma nova rodada de encontros nas capitais que não sediaram a Copa das Confederações será realizada em abril e maio.
Portal da Copa
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Exposição com 300 peças históricas dos Jogos Olímpicos chega à Brasília
- Detalhes
- Última atualização em Terça, 01 Abril 2014 17:00
- Publicado em Terça, 01 Abril 2014 16:52
- Escrito por Paulo Roberto Rossi de Oliveira
- Acessos: 817
Foto: Paulo MarruchoApós passar com sucesso por São Paulo e Rio de Janeiro em 2013, a exposição Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte, organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), chega a Brasília. A capital federal recebe a mostra entre os dias 2 de abril e 11 de maio, no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República.
Na exposição, o público poderá observar de perto cerca de 300 peças que marcaram e representam a trajetória dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, contando a história dos Jogos desde a Antiguidade. Uma parte do material exposto pertence ao Museu Olímpico de Lausanne, detentor do principal arquivo do mundo sobre o tema, e outra pertence ao COB. Há também peças pertencentes às Confederações Brasileiras Olímpicas e aos próprios atletas. O projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura, Coca-Cola e Bradesco Seguros.
A exposição mostrará ao público os valores dos Jogos Olímpicos e servirá como aquecimento para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. “Como sede da próxima edição, temos a responsabilidade de contribuir para o processo de educação olímpica do povo brasileiro, que vai muito além de conhecer as regras das 28 modalidades que compõem o programa do maior evento esportivo do mundo”, destaca o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman. “Levar a exposição para Brasília é uma forma de homenagear a população da Capital Federal e sua destacada identificação com o esporte”, afirmou Nuzman.
A diretora cultural do COB, Christiane Paquelet, considera fundamental a passagem do acervo por Brasília. ‘’A capital brasileira não poderia ficar de fora de nosso cronograma. Não apenas pela sua importância para o país, como também por sua forte relação com a arte. É uma honra levar um pouco da cultura olímpica em forma de exposição para uma cidade que foi projetada e já nasceu nos moldes artísticos. Acredito que os brasilienses abraçarão a mostra, assim como os cariocas e paulistas fizeram”, ressalta.
Para aproximar o público do espírito olímpico, a exposição é dividida em nove módulos: Jogos da Antiguidade, O Sonho de Coubertin, Acendendo a Tocha, Cerimônias, Esportes e Medalhas, Mascotes, Rio 2016, Memorabília e Time Brasil, que conectam história, emoção, conhecimento, educação e cultura.
A mostra terá também 36 peças marcantes da Coca-Cola, mais antiga patrocinadora dos Jogos Olímpicos - desde 1928 - incluídas na seção “Memorabília”. Há itens de colecionador, como o cartaz em que o corredor Jesse Owens se refresca com uma latinha. Owens, que era negro, ganhou quatro medalhas de ouro nos Jogos de Berlim, em 1936, e virou lenda por desmentir na prática a doutrina da supremacia ariana em plena Alemanha nazista.
“Essa associação com o COB faz parte do compromisso da Coca-Cola em promover um estilo de vida ativo, estimulando as pessoas a praticarem atividades físicas. Queremos também ajudar a aumentar a visibilidade e aproximar a população do esporte. Com a nossa memorabília em Brasília os visitantes poderão conhecer mais sobre a história olímpica através dessas peças exclusivas”, afirma Flávio Camelier, vice-presidente da Coca-Cola Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
Além de conhecer de perto tochas, medalhas e mascotes de diversas edições, os visitantes poderão apreciar objetos raros, como a cópia do discurso proferido pelo Barão de Coubertin com a proposta de recriação da competição olímpica, datado de 1892. A sapatilha e a medalha do brasileiro Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico nos Jogos de Helsinque, em 1952, e Melbourne, em 1956, o uniforme do tenista suíço Roger Federer, utilizado na conquista do ouro de duplas nos Jogos de Pequim, em 2008, são outros exemplos de artefatos históricos que estarão disponíveis para o público.
Para Marco Antonio Rossi, Presidente da Bradesco Seguros, é um orgulho fazer parte da exposição. “Nosso objetivo é contribuir para a promoção do espírito olímpico no país e reafirmar a vontade de estar, desde o primeiro instante, participando ativamente desse marco esportivo, social e econômico”, afirma o executivo.
Durante a visita, o público terá a experiência de empunhar a tocha dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012 – com a Tower Bridge ao fundo –, além de tirar fotos ao lado da famosa mascote Mischa (de Moscou, em 1980) e das marcas Olímpica e Paralímpica Rio 2016. Interações educativas estarão disponíveis em uma sala de cinema, onde também serão exibidos vídeos do acervo do COI.
Serviço:
Exposição Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte
Cerca de 300 peças que marcaram a trajetória dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Parte do material exposto pertence ao Museu Olímpico de Lausanne, outra ao COB, Confederações Brasileiras Olímpicas e atletas.
Apresentação: Ministério da Cultura, Coca-Cola e Bradesco Seguros
Realização e Organização: Comitê Olímpico Brasileiro (COB)
Local: Museu Nacional do Conjunto Cultural da República
Endereço.: Setor Cultural Sul, lote 2, Esplanada dos Ministérios próximo a Rodoviária do Plano Piloto
Data: de 2 de abril a 11 de maio
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h30
Ingressos: entrada gratuita
Fonte: Comitê Olímpico Brasileiro
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Em audiência, ministro debate com parlamentar ações contra o racismo
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 14:47
- Publicado em Terça, 01 Abril 2014 16:11
- Escrito por Antônia Emília Santos Andrade
- Acessos: 919
Em audiência, Aldo Rebelo ministro debate com o presidente da Comissão do Esporte da Câmara ações contra o racismo. (Foto: Paulino Menezes)
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Aldo Rebelo visita os CTs do Atlético e do Cruzeiro em Belo Horizonte nesta quarta
- Detalhes
- Última atualização em Segunda, 27 Julho 2015 14:47
- Publicado em Terça, 01 Abril 2014 15:18
- Escrito por Antônia Emília Santos Andrade
- Acessos: 1078




