Ministério do Esporte Artigo do ministro Aldo Rebelo: A legião estrangeira
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                    

Artigo do ministro Aldo Rebelo: A legião estrangeira

Celeiro de neologismos, o futebol deu um novo sentido à palavra estrangeiro – definindo também o jogador que atua no exterior. Mas a acepção original no dicionário (“o que é de outro país”) está a cada ano mais presente nos gramados verde-amarelos. Maior exportador de craques para deleite do mundo, o Brasil é agora também um dos principais importadores, a ponto de a balança pender do lado dos que entram: em 2013, saíram 656 e ingressaram 746 atletas, contando-se entre estes um punhado de nacionais repatriados.

 Por pressão dos clubes, a CBF aumentou de três para cinco o número de estrangeiros que podem estar em campo ao mesmo tempo num time brasileiro. Segundo os dados divulgados pelo repórter Gonçalo Júnior, os altos salários pagos no Brasil atraem jogadores da América do Sul.  Se em 2012 a Série A do Campeonato Brasileiro tinha 15 estrangeiros nas vinte equipes participantes, em 2013 eles foram 37 e nesta temporada de 2014 já somam 45 – quatro times e um reserva.

A legião estrangeira nos clubes é um efeito da globalização do futebol que já abre debate acerca de sua presença nas seleções nacionais. Na brasileira, estrangeiro ainda é o natural que joga no exterior. Dos 19 listados na última convocação do técnico Luiz Felipe Scolari, em fevereiro, nada menos que 16 estavam fora do Brasil. Até nossa 12ª Copa, a de 1982, a CBF não convocava quem atuava fora.

Alguns até defenderam o país do clube em que jogavam. Um dos primeiros foi o paulista Filó, que se sagrou campeão do mundo pela Itália em 1934 como jogador da Lazio. Em contrapartida, estatísticos do futebol garantem que até hoje apenas três estrangeiros propriamente ditos vestiram a camisa da seleção brasileira, e na década de 1910: o atacante inglês Sidney Pullen, do Flamengo, o goleiro português Casemiro Amaral,  do Mackenzie de São Paulo e o meia italiano Francisco Police, do Botafogo.

Se ainda é insignificante no Brasil, a porcentagem de naturalizados começa a incomodar no exterior. Na Copa de 2010, 26 das 32 seleções tinham 75 atletas oriundos de outros países. A Fifa já discute se não é hora de reservar as seleções exclusivamente para os nativos. A questão é que a maioria dos naturalizados adota outra nacionalidade por influência das ligas apenas para disputar a Copa. Não são emigrantes que escolheram nova pátria para viver e nela fizeram uma trajetória de cidadania integrada à nação.

 

Aldo Rebelo

Ministro do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla