Ministério do Esporte Confira artigo do ministro Aldo Rebelo publicado no Diário de S. Paulo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                    

Confira artigo do ministro Aldo Rebelo publicado no Diário de S. Paulo

Logo a África ganhará a Copa?

Quando comparou o futebol verde-amarelo à dança, o sociólogo Gilberto Freire exaltou, como é marca de sua obra fecunda, “a influência [...] dos brasileiros de sangue africano”, que contribuíram para um jogo dionisíaco, “inimigo do formalismo apolíneo e amigo das variações”. Chamou de “futebol mulato” aquele que anos depois o historiador britânico Eric Hobsbawm classificaria como uma forma de arte. Daí que, considerando o enorme progresso do esporte na África, talvez não esteja longe o ano em que uma seleção daquele continente ganhará a Copa do Mundo.

Desde 1970, quando o Marrocos foi a primeira nação a disputar o torneio da Fifa, passando por 1978, ano em que a Tunísia fez uma jornada gloriosa na Argentina, o futebol desenvolveu-se na África a ponto de o continente ter atualmente cinco vagas cativas. Para o Brasil virão, em 2014, Argélia, Costa do Marfim, Gana, Nigéria e, naturalmente, os Leões Indomáveis de Camarões, em sua sétima participação.

A África já é, ao lado da América do Sul, a principal fonte externa de jogadores dos clubes da Europa – a exemplo do camaronense Eto’o, que atua no Chelsea ao lado do nigeriano Obi Mikel, um dos mais valorizados, com salário equivalente a um milhão de reais por mês. Multiplicam-se os craques-ídolos de origem africana, como os marfinenses Didier Drogba, do Galatasaray da Turquia, e Yaya Touré , pelo qual o Manchester City pagou ao Barcelona 30 milhões de euros.

As seleções africanas ainda cumprem tabela, como, aliás, parte das 13 da Europa que estão classificadas para o Brasil, mas seu entusiasmo pelo jogo da bola vai consolidando uma linha evolutiva no esporte. Sua participação na Fifa beira a totalidade: dos 53 países, apenas a Mauritânia não participou das eliminatórias da Copa de 2014, mas lá já estava o Sudão do Sul, o mais novo país do mundo, que pôs sua seleção em campo apenas um dia depois da independência.

Aldo Rebelo
Ministro do Esporte


Artigo publicado na edição de sábado (07.12) do Diário de S. Paulo

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla