Ministério do Esporte Confira artigo do ministro Aldo Rebelo publicado no Diário de S. Paulo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                    

Confira artigo do ministro Aldo Rebelo publicado no Diário de S. Paulo

O patriota de chuteiras
                                                                                                                                                                                                    
Já lamentamos nesta coluna “a falta que nos faz Nélson Rodrigues”, falecido em 1980 mas eternizado pela obra em que entrelaçou cômico reacionarismo ideológico com dramático amor ao Brasil – especialmente ao futebol, por ele exaltado em combate ao “complexo de vira-lata” com que qualificou a fracassomania da crônica esportiva.

O Ministério do Esporte e o BNDES associaram-se à onda de reedições dos livros do cronista, novelista e dramaturgo e patrocinaram o relançamento de A Pátria de Chuteiras, antologia de 40 crônicas publicadas entre 1950 e 1970. Do mesmo prelo saiu o álbum Somos o Brasil, iconografia distintiva do País, realçada com legendas bilíngues esculpidas em português pelo cinzel literário do grande escritor.

O texto que abre A Pátria de Chuteiras, intitulado Coices e Relinchos Triunfais, de 1966, é uma peça digna de Molière, pois escrita com a linha fina da comédia satírica. Zomba dos que exaltavam o futebol inglês, pois, se os brasileiros tinham muito que aprender com os anglo-saxões, nesse esporte éramos mestre e modelo. Seu alvo foi “o cronista patrício” que viajou à Inglaterra e voltou anglófilo, e comparou: se um inglês for à Lua, “sua primeira providência será anexar a própria Lua ao Império Britânico. Mas o subdesenvolvido [“o cronista patrício”] faz um imperialismo às avessas. Vai ao estrangeiro e, em vez de conquistá-lo, ele se entrega e se declara colônia.”

O olhar rodrigueano permanece contemporâneo como intérprete da alma nacional, ele que lia e admirava o maior de todos analistas, o sociólogo Gilberto Freire. O Brasil de Nélson Rodrigues é o luminoso Brasil que deu certo – ainda invisível para muitos patrícios dos nossos dias.

Aldo Rebelo
Ministro do Esporte


Artigo publicado na edição de sábado (21.12) do Diário de S. Paulo

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla