Ministério do Esporte Confira artigo do ministro Aldo Rebelo publicado no Diário de S. Paulo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                    

Confira artigo do ministro Aldo Rebelo publicado no Diário de S. Paulo

Esporte para todos

O Brasil distingue-se como país onde o incentivo ao esporte é um dever do Estado. Consta do artigo 217 da Constituição a obrigação de “fomentar práticas desportivas” – e a essa tarefa dedica-se o Ministério do Esporte, com uma infinidade de programas. Os mais vistosos são os que beneficiam as modalidades de alto rendimento, em que se destacam atletas de renome, vencedores de torneios e medalhas.

Mas por baixo dessa veia cintilante pulsa uma larga base de apoio e estímulo a práticas esportivas, lazer e sociabilidade, que beneficiam não atletas propriamente ditos, mas o homem comum no conjunto da população. Ao lado de programas como o Segundo Tempo, que leva atividades esportivas orientadas às escolas, também sobressaem outros a que temos especial consideração: o Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e o Vida Saudável, este mais para idosos. O Ministério financia a implantação e desenvolvimento de núcleos de esporte e recreação a partir de projetos apresentados pelas prefeituras municipais.

Chega a ser comovente anunciar a instalação ou inaugurar um Centro de Iniciação ao Esporte em locais onde o único equipamento esportivo à disposição dos estratos mais carentes é o campinho de futebol improvisado pela garotada. Um ginásio moderno, com quadras e professores de educação física, passa a ser desfrutado pela imensa parcela da população que não pode pagar uma academia de ginástica nem receber orientação especializada sobre condicionamento físico.

Vistos a longo prazo, programas desse porte concorrem para o bem-estar do povo brasileiro, melhorando a saúde, reduzindo doenças e ajudando a prevenir e combater outros efeitos nocivos da vida moderna, como o sedentarismo e a obesidade.

Com essas iniciativas, enfim o Poder Público completa o ideal da República de democratizar o esporte como ferramenta de bem-estar, mas também de disciplina e sociabilidade que fortalecem a nação.

Aldo Rebelo
Ministro do Esporte


Artigo publicado na edição de sábado (26.10) do Diário de S. Paulo

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla