Ministério do Esporte Confira artigo do ministro do Esporte publicado no jornal Diário de S. Paulo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                    

Confira artigo do ministro do Esporte publicado no jornal Diário de S. Paulo

Diário de S. Paulo/29 de setembro de 2012

Formador de opinião
RECURSOS COM RESULTADOS

A justiça histórica manda reconhecer que foi com os chamados cartolas, suas qualidades e insuficiências, que o Brasil se tornou uma potência esportiva e só no futebol conquistou cinco campeonatos mundiais. Se são criticados pelos seus defeitos, devem ser reconhecidos por suas virtudes. Mas os tempos mudam e também mudam as formas de organização da sociedade. Embora seja um risco termos diretorias alheias à tradição dos clubes, a tendência mundial é adotar na gestão esportiva modelos mais próximos da capacitação profissional que da abnegação amadora. A torcida, que deveria ter o direito de escolher a diretoria, em colegiado muito mais ampliado que o de sócios ou conselheiros dos clubes, cobra administrações impessoais e sujeitas às regras da renovação democrática.

O governo federal compartilha dessa preocupação e considera que é hora de as entidades introduzirem em seus estatutos cláusulas que assegurem a disputa e a renovação. A reeleição ilimitada, em país onde até o presidente da República só pode exercer dois mandatos consecutivos, imobiliza as instituições e acomoda os gestores. Uma fórmula capaz de incentivar a alternância do poder é condicionar a concessão de benefícios oficiais a exigências de transparência, modernização e gestão democrática. As confederações esportivas que recebem verbas públicas por meio de convênios serão induzidas a fixar metas e apresentar resultados proporcionais ao que auferem na forma de patrocínio de estatais, isenções fiscais ou transferência direta de recursos no Ministério do Esporte.

O governo não pode intervir nas organizações esportivas e por isso tais medidas dependem de complexo e demorado processo de negociação. Mas colocá-las no horizonte desde já pode contribuir para que o Brasil melhore sua participação nas Olimpíadas. A meta é ficarmos entre os dez primeiros colocados nos Jogos do Rio em 2016.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla