Ministério do Esporte Artigos
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                    

Dados Abertos

     Instituída por meio do Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal tem por objetivo promover a disponibilização, em formato aberto, de informações públicas de órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Com isso, os órgãos públicos passaram a ter o dever de publicar suas informações nainternet e ainda disponibilizá-las em formatos abertos e processáveis por máquina.
 
     No referido normativo está disposto que o Plano de Dados Abertos – PDA – trata-se de um documento orientador para as ações de implementação e promoção de abertura de dados de cada órgão ou entidade da administração pública federal, obedecidos os padrões mínimos de qualidade, de forma a facilitar o entendimento e a reutilização das informações.
 
     O conceito de Dados Abertos vem assumindo notória importância na rotina da administração pública federal. Caracterizados pela disponibilidade irrestrita, livre utilização e reutilização, uma vezaberto, os dados gerados e mantidos por seus detentores permitem que pessoas físicas e pessoas jurídicas façam sua exploração e produzam informação de cunho diverso.
 
     Nos últimos anos, o Brasil definiu marcos legais que vêm promovendo a incorporação desses conceitos e criando meios para o estabelecimento de uma política nacional de dados abertos.
 
     É certo que a disponibilização dos dados produzidos ou coletados pela administração pública agrega valor especial para diversos segmentos da sociedade brasileira, na medida em que favorece aparticipação social e a transparência, alavanca a democracia, viabiliza a inovação, contribui para a criação ou melhoria dos serviços e das políticas públicas e, ainda, traz consigo o potencial de novosconhecimentos através da reutilização dos dados públicos pela sociedade civil.
 
     O atual Plano de Dados Abertos do ME apresenta-se neste documento como agente balizador da estratégia de tornar público os seus dados, ampliando a visão das bases existentes, promovendoa integração dos diferentes sistemas e fomentando a gestão da informação, seja para a tomada de decisão seja para a evolução da base de conhecimento.
 
     Neste sentido, busca atender ao disposto nos principais marcos legais aplicáveis ao tema e, ainda, se integrar à estratégia de governança digital, ao planejamento estratégico institucional do ME, ao planejamento estratégico de tecnologia da informação e ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC 2017-2019.
 
     Destaque-se que o arranjo e a construção deste PDA se efetivaram de maneira colaborativa e que os princípios da publicidade e da transparência foram os principais norteadores para o alcance do proposto.
 
     O Plano de Dados Abertos possui validade bienal e será objeto de revisões, sempre que necessárias, sendo dada a devida divulgação quando da ocorrência de alterações, de atualizações dosdados existentes ou de inserção de novos dados. O PDA está disponível na página eletrônica do ME na rede mundial de computadores.
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 

Participação Social

Nesta seção, são divulgadas informações referentes à realização de audiências públicas, consultas públicas ou outras formas de incentivo à participação popular realizadas pelo Ministério do Esporte.

  • Ouvidoria
  • Audiências e consultas públicas
  • Conselhos e órgãos colegiados
  • Conferências
  • Outras ações
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla