Futebol domina espaço na mídia

Publicado em Domingo, 10 Fevereiro 2002 11:44

A cultura do brasileiro, um apaixonado por futebol, na visão de empresários e profissionais do marketing esportivo, explica a falta de apoio aos esportes olímpicos no país. "Nossas crianças não são educadas a praticar esportes olímpicos nas escolas e, portanto, não vão se tornar consumidoras destes esportes", avalia Leonardo Gryner, professor de marketing esportivo da Fundação Getúlio Vargas. "O Brasil tem como característica concentrar os investimentos no futebol", comenta Marcos Domakoski, presidente da Associação Comercial do Paraná. "A mídia não dá atenção aos esportes olímpicos porque eles não vendem jornais ou anúncios em TV e rádios. E o futebol vende", afirma Gryner. Por outro lado, muitos patrocinadores sofrem de uma certa miopia. "Apostar em um segmento, que não o futebol, pode surtir grandes resultados financeiros. E os atletas ainda não sabem trabalhar com o seu marketing e se vender para o patrociandor", afirma Gryner. "Uma coisa é viabilizar o patrocínio para um atleta. Outra, é dar acesso a um grande número de excluídos à prática esportiva", observa Domakoski.
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