Ministério do Esporte CTs Canoagem Velocidade
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

CTs Canoagem Velocidade

Foto: CBCaFoto: CBCa

A diversificação dos investimentos no esporte brasileiro tem gerado resultados inéditos em modalidades que há pouco tempo não eram muito conhecidas no país. Um desses exemplos de sucesso é a canoagem velocidade, que vem alcançando sucessivos títulos em campeonatos mundiais e no Pan-Americano de 2015 conquistou nove medalhas.

Nos últimos anos, a canoagem velocidade brasileira ganhou estrutura, com a implementação de três centros de treinamento: Lagoa Santa (MG), Curitiba (PR) e São Paulo (SP), além do apoio direto aos atletas.

Apenas em 2015, o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) alcançou R$ 13,6 milhões – valor que também inclui a modalidade slalom. Recursos que permitem a participação dos atletas em campeonatos internacionais, contratação de equipe multidisciplinar e compra de equipamentos.

Os recursos também garantem a manutenção da Academia Brasileira de Canoagem (Abracan), que tem como objetivo oferecer as melhores condições de treinamento e concentração aos atletas, no âmbito do Plano Brasil Medalhas. O projeto abrange infraestrutura de hospedagem, transporte, preparação física, assistência médica, psicológica e odontológica e, ainda, bolsa-auxílio atleta e auxílio viagens para competições. Há ainda estrutura de treino com raia, remo, embarcações, academia e laboratório científico. Em 2015, a Abracan foi montada no Parque Náutico do Iguaçu, em Curitiba.

Fotos: CBCaFotos: CBCa

Em Lagoa Santa, a 36 km de Belo Horizonte, a equipe de quatro atletas da categoria masculina de canoagem velocidade, treinada pelo espanhol Jesús Morlán, utiliza a tranquilidade da cidade de 60 mil habitantes como base de treinos.

No local, os canoístas contam com toda a estrutura para se preparar da melhor forma possível. Além de uma lagoa de 6,3 km exclusiva para o treinamento dos brasileiros, há moradia, serviços de fisioterapia, ciências do esporte, entre outros suportes.

Contemplados com a Bolsa Pódio do Ministério do Esporte, Isaquias Queiroz, Nivalter Santos, Erlon Santos e Ronilson Oliveira buscarão uma inédita medalha olímpica na modalidade.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla