Arena Pernambuco inicia a fase de testes para operação

Publicado em Segunda, 15 Abril 2013 08:57

A Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (região metropolitana de Recife), entrou, neste domingo (14.04), em uma nova etapa. A data marcou a transição entre as etapas de construção civil e a nova etapa de preparativos para a operação do estádio que receberá três jogos da Copa das Confederações da FIFA, em junho de 2013, e outros cinco jogos da Copa do Mundo, em 2014.

Na nova etapa, as instalações começarão a ser testadas. Serão verificadas as instalações elétricas e hidráulicas, os serviços de alimentação e bebidas e segurança, as bilheterias e outros.

A primeira visita de jornalistas foi realizada durante a manhã deste domingo, com mais de 100 profissionais de imprensa percorrendo algumas áreas já finalizadas da obra. A zona mista (área de entrevistas coletivas), os vestiários e o lounge premium foram apresentados.

O gramado está finalizado e já com as marcações do campo de jogo. As cadeiras do público em geral, na cor vermelha, já estão instaladas - faltando somente o mobiliário da área destinada à imprensa. Os dois telões de LED, de 77 metros quadrados cada, já estão em funcionamento.

Na área externa, o revestimento de LED que permitirá que a arena mude de cor a cada evento está sendo instalado. A previsão de conclusão desse detalhe é 30 de abril.

Alguns ambientes internos prontos foram apresentados, como o vestiário, área premium e a zona mista. No lado de fora do estádio, o revestimento de led ainda está no início da instalação e tem previsão para ficar pronto no dia 30 de abril. O estacionamento é outra parte que deverá ganhar o foco nesses dias que restam para os eventos testes. No dia 14 de maio, o estádio sediará um jogo entre os operários da obra.

Jogos
O primeiro evento do novo estádio será uma partida entre times de operários que participaram da construção. O jogo será no dia 14 de maio, aberto somente às famílias dos trabalhadores e convidados. No dia 22, sim, o primeiro confronto de futebol profissional: um amistoso entre o Clube Náutico Capibaribe e um clube que ainda será divulgado.

A partir de 24 de maio, a Arena Pernambuco será entregue ao Comitê Organizador Local da Copa do Mundo (COL) e à FIFA, que iniciarão a preparação para a Copa das Confederações.

O diretor de contrato da Odebrecht Infraestrutura, Bruno Dourado, comparou a obra a um casamento. "A noiva, que é a arena, está prontinha para casar. Só falta colocar o vestido", brincou Dourado, no início da entrevista coletiva concedida logo após a visita.

"O COL já tem equipe de 20 pessoas aqui em Recife. Nessa nova etapa, poderemos fazer o treinamento dos voluntários e stewards aqui dentro do estádio, para que, no dia 22, possamos fazer o jogo do Náutico com todas as opções testadas", disse o CEO do COL, Ricardo Trade

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, frisou a condição de arena multiuso do novo estádio. "Nós temos, agora, um equipamento múltiplo, para os esportes e para atividades culturais em Pernambuco. Estamos passando por uma mudança de geração dos equipamentos esportivos em todo o país. Essa fase vem acompanhada de mudança de valores, com mais conforto e melhores condições de trabalho para quem está dentro do campo ou em torno dele. Isso tudo ajuda no padrão de segurança e na paz nos estádios", disse o governador.

O secretário extraordinário da Secopa, Ricardo Leitão, destacou que o estádio não é a única obra de grande porte na região de São Lourenço da Mata. "Temos obras ao norte e ao sul da arena. O acesso rodoviário, que é a duplicação rodovia BR 408, já está concluído. Também temos um viaduto, que já organizou a entrada e a saída para o estádio. No final de maio, ficará pronta a ponte que liga as duas margens do rio Capiberibe", afirmou Leitão. "Também estão previstas, até o final de maio, o funcionamento de um terminal integrado de passageiros e a estação Cosme e Damião do metrô. De lá, haverá ônibus constantemente circulando para o estádio", completou.

O diretor-presidente da Arena Pernambuco, Sinval Andrade, falou sobre o esquema de segurança do estádio. "Nós pretendemos atuar ativamente na conscientização do público. Teremos 400 orientadores e 200 seguranças privados", explicou Andrade. "Temos um centro de monitoramento, que vai funcionar baseado em uma cobertura por 271 de câmeras em todas as áreas do estádio. Existirá, também, uma força de segurança de ação rápida da Polícia Militar, que só atuará em caso de solicitação da segurança interna. No perímetro externo da arena há uma serie de controles à medida que as pessoas se aproximam da arena. Haverá vários pontos de verificação de entrada de veículos", concluiu Andrade.


Abelardo Mendes Jr - Portal da Copa,
Foto: Abelardo Mendes Jr/Portal da Copa
Ascom - Ministério do Esporte

Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook