Ministro defende na Argentina integração com países vizinhos para Copa e Olimpíadas
Detalhes
Publicado em Sexta, 02 Novembro 2012 11:35
Brasil e Argentina devem dar os primeiros passos na direção de integrar melhor suas atividades esportivas, trocar experiências positivas e fortalecer a América do Sul. Essa é a posição que o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, defendeu em entrevistas e palestras no último dia da viagem oficial de dois dias a Buenos Aires e La Plata, nesta quinta-feira (01.11).
Aldo Rebelo recebeu o título de "Doutor Honoris Causa", da Faculdade de Direito da Universidade de La Plata, que fica a cerca de uma hora da capital argentina. Em uma palestra a alunos do curso, o ministro do Esporte do Brasil defendeu que todos os países vizinhos da América do Sul devem unir forças para conseguir um desempenho mais competitivo nas Olimpíadas em várias modalidades, assim como manter a força tradicional que o futebol sempre teve em países como o próprio Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Chile e Venezuela, entre outros.
Aldo Rebelo com o reitor da Universidade de La Plata, Fernando Tauber
O ministro brasileiro esteve com o presidente (equivalente ao cargo de reitor) da Universidade de La Plata, Fernando Tauber. Na conversa, foram discutidas formas de cooperação entre os dois países e a importância do futebol como paixão comum entre Brasil e Argentina.
Aldo Rebelo aproveitou para visitar o Estádio Único (primeira foto), da cidade de La Plata, acompanhado do governador da província de Buenos Aires, Daniel Scioli, que foi vice-presidente do país no primeiro governo de Nestor Kirchner e é apontado pela imprensa argentina como um dos possíveis postulantes à sucessão da presidenta Cristina Kirchner. Na quarta-feira (31.10), o ministro brasileiro se reuniu com a ministra do Desenvolvimento Social, Alicia Kirchner, outra possível candidata. Todos se comprometeram a apoiar o esporte de alto rendimento para os Jogos Olímpicos e o futebol.
Ministro presenteia governador de Buenos Aires com camisa de Barcos, do Palmeiras
Na ocasião, Aldo Rebelo entregou ao governador e à ministra a camisa 9 do Palmeiras, usada pelo atacante argentino Barcos. Ele lembrou que o Palmeiras já teve cinco técnicos e 39 jogadores da Argentina. Ele usou o exemplo do clube paulista para afirmar que, apesar da rivalidade dos dois países, é possível construir uma integração maior que permita a troca de experiências no futebol.
Confira os vídeos da visita do ministro do Esporte à Universidade de La Plata e ao Estádio Único:
Douglas de Felice, de Buenos Aires e La Plata Fotos: Danilo Borges Ascom - Ministério do Esporte Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014 Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook