O evento de lançamento do Programa de Voluntários para a Copa das Confederações em 2013 e para a Copa do Mundo em 2014 foi realizado nesta terça-feira (21.08), em Salvador. A mesa de abertura contou com o governador da Bahia, Jaques Wagner; o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes; o diretor executivo de operações do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade; e o coordenador do Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Ecopa Salvador), Leonel Leal.
Ricardo Trade iniciou sua fala dizendo que é o momento de começar a olhar as operações e não só os estádios: "Nada disso se faz sem a contribuição dos voluntários. É um fórmula que dá certo. Além disso, deixa um legado de capacitação e cultura do voluntariado dos grandes eventos que teremos. Sem os voluntários, é muito difícil realizar o evento".
Luis Fernandes considera o programa de voluntários uma das chaves do sucesso da Copa do Mundo no Brasil, pois gera um espírito de mobilização, participação e cria clima de entusiasmo e energia positiva para os eventos. "Sem esse elemento, o sucesso será diminuído. É essa cadeia de solidariedade e de participação que marca a Copa", afirmou Fernandes.
Confira no Portal da Copa a reportagem completa sobre o lançamento do programa de voluntariado
Gabriel Fialho - Portal da Copa
Foto: Gabriel Fialho
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook