Estádios novos atrairão público e oportunidades de negócio, dizem especialistas

Publicado em Quarta, 11 Julho 2012 16:32

O sucesso da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 passa pelo trabalho coordenado dos operadores de estádios. Segurança e conforto das arenas são alguns dos itens obrigatórios para assegurar o êxito do espetáculo. Nesta quarta-feira (11.07), segundo dia do Seminário de Operações de Estádios, realizado pelo Comitê Organizador Local (COL) da Copa 2014, em Fortaleza, dois palestrantes estrangeiros mostraram otimismo com relação à qualidade das arenas e o trabalho de preparação do Brasil.

O diretor de Operações da Amsterdam Arena, Carel Breen, e o gerente de Operações do Reliant Stadium (Houston), Juan Rodríguez, que vieram apresentar suas experiências às 12 cidades-sede brasileiras, asseguraram que o país está no caminho certo com a elaboração de projetos modernos para construção e reforma de melhores estádios. "No Brasil, vocês adoram futebol mais do que qualquer outro país. Os estádios novos, com mais conforto e segurança vão atrair mais público, o que vai gerar novas oportunidades de negócios", afirmou Breen, que administra a primeira arena multifuncional da Europa, inaugurada em 1996. "Melhores estádios possibilitarão aos torcedores vivenciar plenamente a paixão pelo futebol", disse Rodríguez.

Para o gerente do Reliant Stadium, casa do time de futebol americano Houston Texans, o legado pós-Copa será de arenas multiuso que permitirão ao público apreciar não só os esportes, mas também atrações culturais e eventos. No Reliant Stadium - um dos equipamentos do Reliant Park, parceria público-privada - além de jogos da NFL (National Football League), shows e feiras, um dos principais eventos, segundo Rodríguez, é a realização de rodeios. "Vocês estão no caminho certo. Penso que o sucesso é contagioso. Se as pessoas ficarem satisfeitas com os serviços e instalações do estádio, haverá mais público", disse Rodríguez.

Para Breen, novos estádios devem, inclusive, possibilitar a mudança da relação do público com os equipamentos. "Visitantes mais orgulhosos respeitam a casa deles", disse, utilizando o exemplo da Amsterdam Arena, também administrada por uma parceria público-privada. Além da realização de atividades culturais, esportivas e eventos, uma importante fonte de receita para as novas arenas poderá ser a comercialização de espaços para lojas, restaurantes e academias. No Brasil, por meio de consultoria, a experiência holandesa está servindo para estruturar o trabalho da Arena Fonte Nova (Salvador) e da futura Arena do Grêmio (Porto Alegre).

Adriano Floriani - Portal da Copa, de Fortaleza
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook