O secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, participou na manhã desta quinta-feira (05.07), em Santiago, no Chile, de entrevista coletiva na abertura do Goal to Brasil, projeto da Embratur com objetivo de promover o turismo nas 12 cidades-sede do Mundial e entornos. Fernandes destacou as oportunidades geradas pela Copa do Mundo, como a maior integração entre os países da América do Sul.
Até junho do ano que vem, quatorze países receberão o evento, que busca ampliar o turismo brasileiro antes, durante e depois da Copa do Mundo FIFA 2014. Também participaram da coletiva o embaixador do Brasil no Chile, Frederico Cesar de Araujo; o presidente da Embratur, Flávio Dino; e o secretário de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves.
Fernandes lembrou que a Copa atrai audiência acumulada de 30 bilhões de telespectadores durante os 64 jogos, o que amplia exponencialmente as chances de projeção do país. "E cada pessoa que estará no Brasil tem um grande potencial de projeção do país por meio de celulares e tablets", disse.
Ele destacou ainda que a Copa e os Jogos Olímpicos de 2016 trarão chances de desenvolvimento e integração aos países da América do Sul. "Estamos de braços abertos para explorar todas as oportunidades de cooperação entre os países por meio dos grandes eventos esportivos. Podemos promover a participação dos sul-americanos no programa de voluntariado, por exemplo", explicou.
O embaixador Frederico Cesar de Araujo elogiou o evento em Santiago e o envolvimento de vários profissionais do país. "O Goal to Brasil, com toda essa grandeza, vai ser muito importante para os chilenos conhecerem ainda mais o Brasil."
Em 2011, 217 mil turistas chilenos visitaram o Brasil. De acordo com o presidente da Embratur, Flávio Dino, o Chile é o 10º parceiro comercial e o 6º em turismo. "Queremos aproveitar os megaeventos esportivos para ampliar essas visitações", ressaltou. "O turismo entre os países da América do Sul tem grande potencial para crescer, inclusive por meio de trens, como é feito na Europa", completou.
AnfitriãBrasília, como cidade-anfitriã do Goal To Brasil no Chile, teve a maquete do Estádio Nacional exposta no evento. Segundo o secretário de Turismo do GDF, Luis Otávio Neves, os espectadores da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo 2014 irão se surpreender com a arquitetura da cidade, com as belezas da região e com o estádio que será palco para grande eventos. "O estádio terá capacidade para 70 mil pessoas e tem conceito de ecoarena. Além disso, será utilizado para shows e espetáculos", acrescentou.
Leia mais:Brasil terá exposição sobre a Copa do Mundo em 14 países até 2013