A Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) e o Ministério do Esporte assinaram, na manhã desta sexta-feira (30.03), um Termo de Cooperação Técnica para o acompanhamento das obras de engenharia e infraestrutura da Copa do Mundo de 2014. A intenção é garantir "eficiência, transparência, sustentabilidade e segurança" aos projetos. O ministro Aldo Rebelo e o presidente da FNE, Murilo Celso Pinheiro, firmaram o documento na abertura do seminário "O Mundial e o desenvolvimento", promovido pela entidade, em Manaus.
"Uma entidade com esse acúmulo de experiência pode ser um acompanhador crítico, porque não está vinculada à Copa por patrocinador, nem está vinculada ao poder público. Então, a federação pode prestar esse serviço essencial ao país com esse termo que assinamos hoje. Esse encontro formaliza o início de uma cooperação específica e dá continuidade a uma cooperação anterior. Creio que também terá a mesma importância para as Olimpíadas, que é o desafio seguinte", ressaltou Rebelo.
"Vemos nesse acordo uma Importância muito grande, primeiro pelo reconhecimento ao trabalho da federação e à engenharia nacional com a assinatura desse termo. Vamos discutir também Tecnologia da Informação, mobilidade urbana e legado", afirmou Pinheiro.
A FNE vai analisar os projetos, obras e serviços de engenharia relacionados à infraestrutura necessária para a realização do Mundial e encaminhará os estudos ao Ministério do Esporte, que vai avaliar as sugestões. Além disso, a federação vai realizar a projeção de desenvolvimento dos locais que irão receber a Copa e promover seminários e cursos em conjunto com o ministério. A vigência do termo é de um ano, podendo ser prorrogado por mais outro.
"Hoje, o país está crescendo e se desenvolvendo de forma bastante expressiva e sem dúvida abre um campo grande para a engenharia nacional. O profissional está mais valorizado, há uma demanda grande por eles", completou Pinheiro.
"O Brasil, ao realizar a Copa do Mundo, submete à prova a sua engenharia e nós também encontraremos as soluções mais avançadas na sustentabilidade, na tecnologia da informação, que será um legado, muito melhor do que hoje. Teremos em todas as 12 cidades-sede a banda larga, o cabeamento duplo, para assegurar a transmissão de dados sem riscos para as empresas e visitantes que estarão aqui. Os investimentos já estão assegurados, garantiu Rebelo.
Seminário "O Mundial e o desenvolvimento" - Programação
9h - Abertura
9h30 - O Brasil rumo à Copa 2014
Aldo Rebelo - Ministro do Esporte
Coordenador: Murilo Celso de Campos Pinheiro - Presidente da FNE
10h30 - Banda larga, uma necessidade na Copa
Marcelo Zuffo - Professor livre-docente da USP (Universidade de São Paulo)
Coordenador: Wissler Botelho - Presidente do Senge/AM
11h30 - Debate com o público
12h - Intervalo para almoço
14h - Mobilidade urbana
Miguel Capobiango Neto - Coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa
Laurindo Junqueira - Especialista em Transportes
Coordenador: Telamon Barbosa Firmino Neto - Presidente do Crea-AM
15h - O legado da Copa
Ivan Melo - Representante da Secretaria Nacional de Futebol
Artur Araújo - Consultor especialista em Copa do Mundo
Coordenador: Fernando Palmezan Neto - Coordenador do projeto "Cresce Brasil"
16h - Debate
17h - Encerramento
Gabriel Fialho - Portal da Copa
Foto: César Nogueira/Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook