A Bola de Ouro, premiação da FIFA que elege os melhores jogadores e técnicos do ano, teve dois brasileiros lembrados. O gol de Neymar contra o Flamengo, no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, foi eleito pelos internautas no site da entidade como o mais bonito de 2011. O tento do atacante do Santos rivalizava com um do argentino Lionel Messi, do Barcelona, e outro do inglês Wayne Rooney, do Manchester United. Daniel Alves, lateral direito do Barcelona, foi incluído na seleção do ano.
Os prêmios principais da noite ficaram com o argentino Lionel Messi, atacante do Barcelona e da seleção argentina, e com a japonesa Homare Sawa, capitã do time campeão mundial. O prêmio masculino foi anunciado pelo ex-atacante brasileiro Ronaldo, integrante do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local (COL). Messi é o primeiro a vencer três vezes seguidas. "Quero agradecer aos meus companheiros de clube e de seleção, porque sem eles não teria ganho nem esse título nem os outros. E compartilhar com Xavi, porque é um prazer tê-lo dentro de campo e nesse eventos. Espero continuar jogando o meu futebol no Barcelona e na Seleção", disse Messi. Além dos dois atletas do Barcelona, concorria ao prêmio principal o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, ausente na festa realizada em Zurique.
O atacante Ronaldo foi homenageado no telão do evento, com a exibição de imagens de seus gols pela Seleção Brasileira. "O futebol me deu tudo o que consegui na vida. Sei como é grande a emoção que estão sentido agora", disse Ronaldo, antes de anunciar o argentino como o melhor de 2011.
Seleção mundial
A seleção com os melhores jogadores do mundo (Seleção Mundial da FIFA/FIFPro 2011) em cada posição foi anunciada pelo Embaixador Honorário do Brasil para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé: Iker Casillas, Daniel Alves, Gerard Piqué, Nemanja Vidić e Sergio Ramos; Xabi Alonso, Xavi e Andrés Iniesta; Cristiano Ronaldo, Wayne Rooney e Lionel Messi.
Além de Daniel Alves, que ficou como o melhor lateral direito, estavam concorrendo Lúcio, David Luiz, Marcelo, Thiago Silva, Kaká e Neymar. O evento também contou com apresentações da colombiana Shakira e do inglês James Blunt. O atacante Ronaldo, membro do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local (COL), foi homenageado no telão do evento, com imagens de seus gols pela Seleção Brasileira.
O melhor técnico de 2011 foi o comandante do Barcelona, Pep Guardiola. "Gostaria de dividir este prêmio com Mourinho e Ferguson. É uma honra. E com todos os técnicos pelo mundo que compartilham dessa paixão. É um privilégio participar de um clube tão incrível", afirmou. Sir Alex Ferguson, treinador do Manchester United, atual campeão inglês, foi o primeiro técnico a receber o Prêmio Presidencial da FIFA.
O prêmio Fair Play (termo em inglês para jogo limpo) foi dado à Associação Japonesa de Futebol pela realização com sucesso da Copa do Mundo de Clubes FIFA, em dezembro de 2011, mesmo depois do maremoto que atingiu o país meses antes.
Confira vídeo com o gol de Neymar
Portal da Copa
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook