O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que cumpre agenda nesta segunda-feira (12.12) em Belo Horizonte, deu o pontapé inicial do torneio "Campeões do Futuro" (Future Champions 2011), no estádio Baleião. A arena esportiva fica em uma comunidade carente da capital mineira, o bairro do Taquaril, e é uma das sedes do campeonato sub-17. Na construção das arquibancadas, foram utilizados os assentos retirados do Mineirão, que passa por reformas para sediar os jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014.
Acompanhado pelo prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, o ministro destacou a importância de receber eventos como esse, com a chancela da FIFA. "É um torneio que reúne equipes tradicionais do mundo e uma categoria que é a antevéspera da profissionalização. É recebendo competições como essa que a gente vai se preparando para receber o evento maior, que é a Copa", disse Rebelo.
O chefe do Executivo local ressaltou a força do esporte, especialmente o futebol, e a importância do "Campeões do Futuro" para a internacionalização da aniversariante Belo Horizonte (114 anos). "O esporte faz parte da vida da nossa capital, e esse campeonato é uma oportunidade de mostrar talentos para o mundo", exaltou Lacerda.
Esporte e Lazer
O ministro do Esporte participou também da cerimônia de posse do novo secretário de Esporte e Lazer de Belo Horizonte, Zito Vieira, na sede da prefeitura. Aldo Rebelo reforçou o objetivo de ampliar a presença do ministério na capital mineira e elogiou o andamento das obras na cidade para receber o Mundial de 2014. "As obras do Mineirão e de mobilidade urbana estão em pleno curso. O Lacerda me visitou há algumas semanas e fiquei satisfeito com o que ele nos mostrou."
O novo secretário de Esporte e Lazer reforçou o compromisso pela inclusão social. "Não podemos perder a nossa juventude para o tráfico. Temos que oferecer equipamentos públicos para o esporte e lazer desses jovens, que precisam de incentivo", afirmou Vieira, acrescentando que a experiência com o estádio Baleião é um exemplo a ser seguido e vai ser expandida para outras áreas de Belo Horizonte.
Torneio
O "Future Champions" será disputado até 18 de dezembro. São 12 equipes, divididas em quatro chaves, que enfrentam na primeira fase os times do seu grupo e mais uma equipe de outro grupo, definida por sorteio. A partida de estreia foi entre Cruzeiro (MG) e Orlando Pirates, da África do Sul, válida pelo Grupo B, que ainda conta com o Tijuana do México.
Pelo Grupo A está o atual campeão do torneio, o Atlético-MG, junto com Boca Juniors, da Argentina, e Juventus, da Itália. O Grupo C reúne Corinthians, Colo Colo (Chile) e Manchester United (Inglaterra), enquanto no Grupo D estão Flamengo, Nacional (Uruguai) e Vissel Kobe (Japão).
Gabriel Fialho - Portal da Copa
Foto: Bruna Cris/Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook