Para ele, o momento é de monitoramento de compromissos já acertados e de conclusão do planejamento em áreas como segurança, telecomunicações e energia.
As obras de estádio estão em andamento e sob monitoramento, a discussão da Lei Geral da Copa passa por um instante de debate com atores importantes na Câmara e o tempo é de ajustes finais para implementar as ações federais nas áreas de segurança, energia e telecomunicações. Esse é um resumo do balanço feito pelo Secretário Nacional de Futebol, Alcino Reis Rocha, em entrevista ao Portal da Copa. Confira a conversa em vídeo e leia abaixo os principais trechos.
Fase atual
Nós estamos num momento de monitoramento, acompanhamento e ainda também de planejamento de ações. Monitoramento em que acompanhamos os compromissos já assumidos do ponto de vista das principais obras da Copa. Recentemente, o chamado Grupo Executivo, inclusive, aprovou resolução fazendo uma série de adaptações no que diz respeito a esses compromissos para autorizar a assinatura da revisão de matriz, no sentido de eventualmente mudar projetos e criar alguns outros critérios de acompanhamento.
Segurança, telecomunicações e energia
Estamos numa fase de concluirmos questões de planejamento em áreas importantes, como a segurança pública para a Copa e nosso programa de telecomunicações, para deixar nosso país perfeitamente suficiente no que diz respeito ao cumprimento de tudo aquilo que for necessário nessa área, seja para a Copa de 2014 ou a Copa das Confederações de 2013.
Temos também uma pauta rigorosa no que diz respeito ao acompanhamento de ações na área de energia. Nosso país tem avançado muito, mas é nossa pretensão ter uma área perfeitamente sob controle no que diz respeito a esse assunto.
Lei Geral da Copa
O governo federal, do ponto de vista do Poder Executivo, concluiu os trabalhos, encaminhou um projeto à Câmara e estamos agora ajudando os deputados a tornar essa discussão a mais proveitosa, democrática e útil possível para nosso país.
Se você discute que a Copa pode se transformar num grande legado para o país, nada mais importante do que envolver diretamente os grandes interessados nisso, que são a sociedade e o povo brasileiro. Essa é uma forma que o parlamento tem, de forma democrática e eficiente, transparente, de estar pluralizando a discussão para ouvir todos aqueles que eventualmente tenham o que dizer.
Atuação do ministério
O ministério participa desse processo desde a época em que nosso país foi escolhido como sede da Copa de 2014. Nós participamos de todas as mesas de discussão ou mesas de negociação com a FIFA e com o Comitê Organizador para a montagem desse projeto que está hoje em discussão. Sabemos, a rigor, cada uma daquelas vírgulas que foram colocadas. Portanto, hoje, consideramos que a bola está com a Câmara. Toda a interlocução, todas as eventuais mudanças têm que ser mediadas através da Comissão Especial e em especial da Mesa dessa comissão, através do presidente Renan Filho ou do deputado Vicente Cândido, que é o relator geral da proposta. O ministério está aqui para auxiliar nas discussões, tirar dúvidas, eventualmente opinar sobre alguns pontos.
Confira a reportagem em áudio
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.