A equipe de lutas associadas que representará o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, intensificou a fase de preparação. Os sete classificados disputam o Mundial de Luta Olímpica, em Istambul, na Turquia, onde ficam até o dia 19. Em seguida, os lutadores vão para Cuba, onde será realizada a fase final dos treinamentos, que inclui a aclimatação.
Dos sete atletas da seleção brasileira, seis são beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte: Marcelo Zulu (84kg), Diego Romanelli (60kg) e Rafael Páscoa (55kg), no estilo greco-romano, em que apenas os braços são utilizados; e Joice Silva (55kg), Aline Ferreira (72kg) e Adrian Jaoude (84kg), no estilo livre, que permite o uso das pernas. Antoine Jaoude (livre), irmão de Adrian, completa a equipe nacional.
Para Joice Silva, a oportunidade de participar do Pan de Guadalajara é gratificante. "Estou muito feliz. Depois dos Jogos Olímpicos, esse é o evento mais importante. A classificação veio bem suada, de uma competição pan-americana fortíssima (Campeonato Sênior de Luta Olímpica, na Colômbia). Sonho com a medalha dos Jogos", diz.
A Bolsa-Alteta é a principal fonte de renda da lutadora: "Ajuda na alimentação, suplementos alimentares, transporte para ir treinar e material esportivo. Certamente, todas as conquistas que vêm e que virão tem a ajuda fundamental da bolsa".
Adrian Jaoude não é um estreante em Pan-Americanos. O atleta participou dos Jogos do Rio de Janeiro, em 2007. "Trago uma bagagem a mais por isso, pois conheço o tipo de adversário que vou encarar e assim me previno melhor, evitando qualquer surpresa", ressalta o bolsista.
Pressão
O lutador e ex-BBB Marcelo Zulu também destaca a importância de ter participado do Pan do Rio. "A experiência contribuiu muito para minha classificação para Guadalajara. Conhecer o tipo de preparação de cada país para os Jogos foi o diferencial. Pude me adaptar e buscar os mesmos recursos dos favoritos. Sentir a pressão dos Jogos 2007 me deixou mais confiante. Tenho certeza de que me tornei um atleta melhor", aponta.
Grande promessa de medalha para o país, Diego Romanelli está bastante confiante. "É muito importante para mim, pois sei bem o valor de uma medalha para o Brasil", afirma. Antes de ir para a Turquia, o atleta estava na Europa, com a seleção brasileira, em um treinamento que passou por Espanha, Romênia e Polônia.
Confira a série de reportagens sobre a preparação dos bolsistas rumo ao Pan de Guadalajara:
Futebol feminino busca medalha em Guadalajara
Equipe de luta olímpica intensifica preparação na Turquia
Fernanda Alvarenga é uma das promessas de medalha para o Brasil
Ciclistas querem mostrar evolução em Guadalajara
Casal de karatecas treina para disputar Jogos de Guadalajara
Atletas do boliche buscam ouro inédito
Seleção de esgrima projeta pódio em Guadalajara
Vela nacional pretende manter tradição de vitórias
Talento do tiro com arco é promessa de medalha
Canoagem intensifica treinamento
Bolsa-Atleta rumo ao Pan de Guadalajara - Pentatlo Moderno
Emília Andrade
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook