A Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 servirão como catalisadores das ações para melhorar a mobilidade urbana no País. O tema foi discutido nesta quarta-feira (17.08) no Seminário Infraestrutura Turística, Megaeventos Esportivos e Promoção da Imagem do Brasil, organizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
As 12 cidades-sede do Mundial ganharam um Programa de Aceleração do Crescimento próprio. São 50 projetos que fazem parte do PAC da Copa e deverão atender a demandas atuais das regiões metropolitanas, transformando-se num dos principais legados.
"A Copa vai acelerar o debate das estruturas urbanas no Brasil. Precisamos ser criativos e buscar a inovação frente a várias questões, como a das enchentes. Na Europa, por exemplo, ao construir os prédios ou praças públicas, já deixam reservatório para a chuva. Precisamos pensar diuturnamente nos problemas das grandes cidades", afirmou Mário Negromonte, ministro das Cidades.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, lembrou que a questão da mobilidade deve estar no centro da preocupação do poder público. "Deixar bons estádios é fundamental. A pista de atletismo tem que estar perfeita. Mas precisamos concentrar recursos naquilo que é difícil de conseguir o interesse da iniciativa privada e que as pessoas vão poder utilizar", reforçou Paes.
Eficiência
Já o diretor das Áreas de Inclusão Social e Crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Elvio Lima Gaspar, comentou a necessidade de se aproveitar o momento para que o setor ganhe eficiência econômica e ecológica. "O ônibus híbrido, por exemplo, é uma boa opção porque recupera parte da energia quando freia e está aberto para outros combustíveis".
O coordenador da Área de Mobilidade Urbana do Instituto de Energia e Meio Ambiente, Renato Boareto, destacou a importância de se levar em conta os coeficientes sociais. "Não adianta investir em um trecho que vai ligar o aeroporto ao estádio e que depois não beneficiará comunidades de coeficientes sociais mais baixos, que precisam mais."
Leia mais sobre o seminário do TCU
Aeroportos devem estar preparados para a Copa do Mundo ainda em 2013
Setor de segurança vai investir em contratação e treinamento para a Copa e as Olimpíadas
Leitos de hotéis em cidades-sede da Copa do Mundo devem aumentar 40%
Ministro do Esporte comemora início das obras do estádio de Natal
Presidente do TCU destaca importância da fiscalização nas obras da Copa e das Olimpíadas
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook