A Câmara Temática de Promoção Comercial e Tecnológica, um dos pilares de um plano estratégico de preparação do país para a Copa 2014, foi instalada nessa quinta-feira (14/10) no Rio de Janeiro. A nova Câmara coordenada pelo Ministério do Esporte conta com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Agência de Promoção de Exportações (Apex) instituições dedicadas à promoção de produtos e serviços e as 12 cidades-sede. Sua principal característica é unir esforços e potencializar o aproveitamento das oportunidades abertas pelo Mundial no Brasil. Pauta da Câmara Temática: 1) Desenvolvimento do comércio Definição dos produtos prioritários de exportação a serem promovidos; Definição de produtos regionais para serem apresentados nacionalmente; Utilização de modelo de integração com ações privadas. 2) Atração de investimentos Definição dos temas (setores) prioritários para foco das ações de captação de recursos; Utilização de mecanismos de integração com ações privadas. 3) Exposição do desenvolvimento tecnológico nacional Definição das tecnologias nacionais a serem priorizadas nas ações promocionais e de comunicação; Proposição de eventos temáticos ligados à promoção da tecnologia nacional; Estímulo a adoção de soluções tecnológicas em projetos ligados à Copa. 4) Plano promocional Imagem-alvo: definição da mensagem nacional central, desdobramento em mensagens regionais (coerentes com nacional) e desdobramento das mensagens por público-alvo; Programação das ações promocionais: ações previstas e canais de comunicação (eventos, comunicação de massa, produtos comemorativos), coerentes com priorização feita, integração com programas já existentes e tempo (pré, durante e pós-Copa). Cleide Passos Ascom - Ministério do Esporte