O Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Hóquei sobre a Grama e Indoor (CBHG) firmaram convênio de R$ 1.195.650,00 que prevê um planejamento de longo prazo para a modalidade. A parceria visa custear a preparação dos atletas das seleções brasileiras, masculina e feminina, nos treinamentos, nas competições internacionais e no intercâmbio entre os esportistas.
Apesar de ser uma das modalidades mais antigas do cronograma olímpico, o hóquei sobre a grama é uma esporte novo no Brasil. A parceria pretende garantir a vaga inédita para as seleções brasileira nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Criada em 2005, a confederação de hóquei sobre a grama quer disseminar a modalidade para futuros atletas. "O primeiro trabalho da instituição foi criar as seleções. A partir da estruturação das equipes, agora estamos focando no desenvolvimento da modalidade. Buscamos apoio para apresentar a modalidade nas escolas e massificar o esporte nacionalmente", explica o gerente geral da CBHG, Eduardo dos Santos.
Complexo esportivo
A primeira atuação da seleção brasileira de hóquei aconteceu em Santiago, no Chile, em 1998, no 5º Campeonato Sul-Americano. Já o primeiro campo oficial de hóquei no Brasil foi construído em 2007, para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, dentro do Complexo Esportivo de Deodoro.
Construído pelo Ministério do Esporte, o complexo de Deodoro é o espaço mais utilizado pelos atletas brasileiros. Entre 31 de julho e 7 de agosto, o local sediará a primeira edição do Pan American Challenge. O campeonato classificará os dois primeiros colocados para o Pan American Cup de 2013, evento classificatório para os Jogos Pan-Americanos de 2015.
Confira vídeo sobre a modalidade
Breno Barros
Foto: Divulgação CBHG
Ascom - Ministério do Esporte