Dez brasileiros estreiam na Copa do Mundo de tiro com arco, na Polônia

Publicado em Quinta, 13 Agosto 2015 10:23
(Worldarchery.org)(Worldarchery.org)
A etapa de Wroclaw da Copa do Mundo de tiro com arco, na Polônia, começou nesta quarta-feira (12.08). Entre os atletas brasileiros que competem, destaque mais uma vez para Marcus Vinícius D’Almeida, que ficou na 10ª posição no arco recurvo masculino na etapa de qualificação. O jovem de 17 anos fez um total de 664 pontos. O melhor colocado foi o norte-americano Collin Klimitchek, com 678.
 
Vice-campeão da final da Copa do Mundo de 2014, campeão mundial júnior em 2015 e medalhista de bronze por equipes ao lado de Daniel Rezende e Bernardo Oliveira no Pan de Toronto, Marcus Vinícius avançou direto para a segunda fase da competição. Ele aguarda o vencedor do duelo entre o irlandês Michael Irwin e o belga Rick Martens.
 
Daniel e Bernardo também participam da Copa do Mundo na Polônia e fizeram a 45ª e a 46ª melhor marca, respectivamente, com a marca de 642 pontos. Além deles, Lugui da Cruz também disputa o arco recurvo em Wroclaw e foi o 69º, com 623. Daniel duela com o suíço Adrian Faber na etapa eliminatória, enquanto Bernardo enfrenta o francês Pierre Plihon e Lugui pega o espanhol Antonio Fernandez.
 
No arco recurvo feminino, Ane Marcelle dos Santos foi a melhor ranqueada do país no torneio, com 627 pontos e a 40ª posição. Depois dela, Marina Gobbi aparece em 47ª com 624, Sarah Nikitin em 50ª com 621, e Larissa Rodrigues em 63ª com 593. Ane Marcelle pega a letã Jelena Kononova; Marina enfrenta a finlandesa Heli Kukkohovi; e Larissa e Sarah protagonizam um duelo brasileiro.
 
(Foto: Divulgação/Worldarchery.org)(Foto: Divulgação/Worldarchery.org)
 
Já no arco composto, Marcelo Roriz Júnior e Roberval dos Santos ficaram no top 30 da primeira etapa da Copa do Mundo. Marcelo somou 695 pontos e foi o 23º, enquanto Roberval conseguiu 694 e foi o 26º. O primeiro encara o polonês Marcin Affek na fase eliminatória, enquanto o outro duela com o colombiano Sebastian Arenas.
 
Os brasileiros também competiram por equipes. No arco recurvo masculino, o país ficou em oitavo lugar, com 1.948, e enfrenta a Rússia, nona, por um lugar nas quartas de final. No feminino, as brasileiras ficaram 11º e duelam com a Alemanha. No arco recurvo misto, o Brasil se classificou em 12º e foi eliminado pela China nas oitavas de final, por 6 x 2.
 
Todos os atletas do Brasil que competem na Polônia são contemplados pelo programa Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte. Entre eles, Marcus Vinícius D’Almeida, sexto colocado no ranking mundial do arco recurvo, recebe a Bolsa Pódio. A Copa do Mundo de tiro com arco vai até o próximo domingo (16.08). 
 
Fonte: brasil2016.gov.br
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook