Ministério do Esporte Na briga por segunda vaga no Rio, Lee e Rocha voltam a jogar por pontos no ranking olímpico de golfe
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Na briga por segunda vaga no Rio, Lee e Rocha voltam a jogar por pontos no ranking olímpico de golfe

Os dois brasileiros que lutam por uma segunda vaga no golfe nas Olimpíadas voltam a campo esta semana em mais uma etapa do Web.com Tour, o circuito de acesso ao PGA Tour. Lucas Lee, 434º do mundo, e Alexandre Rocha, 520º, tentam chegar ao top 350 do mundo, o que poderá lhes garantir o direito de representar o país nos Jogos Rio 2016.

Eles disputam entre esta quinta-feira (07.04) e domingo (10.04) o Servientrega Championship, no TPC Cartagena, na Colômbia, com US$ 700 mil em prêmios. Lee participa do campeonato com apoio da Confederação Brasileira de Golfe (CBG) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Assim como o Brasil Champions, disputado semana passada em São Paulo, o torneio na Colômbia faz parte do Web.com Tour, o circuito de acesso ao PGA Tour, e vale pontos para os rankings mundial e olímpico. Por enquanto, o único brasileiro na zona de classificação para os Jogos no masculino é o gaúcho Adilson da Silva, 323º do mundo e 58º no ranking olímpico, que lista os 60 competidores que jogarão no Rio.

Rocha vem de uma excelente fase. Ele pontuou em dois dos três campeonatos que disputou este ano – na etapa de Bogotá, na Colômbia, no início do ano, quando ficou empatado em sétimo, e no Brasil Champions, no qual ficou empatado em 14º lugar, a melhor posição de jogadores brasileiros nas quatro edições do campeonato.

Lucas Lee passou o corte em São Paulo, mas ficou em 71º e não pontuou. Desde o início do ano, Rocha já diminuiu a diferença para Lee no ranking mundial em 53 posições. A performance no Brasil Champions também fez Rocha subir da 22ª para a 19ª posição do Money List do Web.com Tour. No final da temporada, os 25 primeiros ganham vaga no PGA Tour, circuito que Rocha já disputou em 2011 e 2012.

O Brasil Champions foi organizado pela Confederação Brasileira de Golfe e contou com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.

Investimentos

De volta ao programa olímpico após mais de um século, o golfe busca se popularizar entre os brasileiros. Para atingir tal objetivo, o Ministério do Esporte celebrou convênio com a Confederação Brasileira de Golfe (CBG) no valor de R$ 3,12 milhões, que permitiu a aquisição de equipamentos, garantiu a manutenção de uma equipe multidisciplinar e a participação dos atletas em competições internacionais.

Em 2014, foram adquiridas seis unidades de cada um dos equipamentos, FlightScope X2 e Sam PuttLab. Os seis conjuntos móveis ficam nos locais de treinos que a CBG usa como base: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal, Santa Catarina e um que se reveza entre Pernambuco e Bahia.

O FlightSacope X2 analisa em três dimensões (3D) os ângulos de ataque à bola, trajetória e voo. O programa também detalha o comportamento do taco, como velocidade da cabeça, aceleração e planos de swing. O Sam PuttLab analisa em câmera lenta a precisão da tacada, fornecendo 28 parâmetros, como duração do movimento, rotação e tempo de impacto.

Paralelamente, o programa “Golfe para a Vida” capacitou cerca de 300 professores de educação física e beneficiou mais de 60 mil jovens. O projeto conta com recursos captados via Lei de Incentivo ao Esporte.

» Entenda o funcionamento dos equipamentos:

Ascom - Ministério do Esporte, com informações da Confederação Brasileira de Golfe

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla