Ministério do Esporte Governo Federal lança Programa Esporte Sem Assédio nesta quinta-feira (29) no Parque Olímpico Rio
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Governo Federal lança Programa Esporte Sem Assédio nesta quinta-feira (29) no Parque Olímpico Rio

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, e a secretária nacional de Políticas para Mulheres, Fátima Pelaes, participam nesta quinta-feira (29.03), às 9h30, do lançamento do programa Esporte Sem Assédio, no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro. Iniciativa conjunta dos dois órgãos, o programa tem o objetivo de prevenir e combater a violência e o assédio às atletas brasileiras no território nacional e internacional.

A campanha de lançamento incentiva esportistas, dirigentes e mulheres do meio a denunciar casos de violência e assédio por meio do Ligue 180, Central de Atendimento à Mulher da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (SPM). Para organizar o fluxo de repasse e tratamento das informações recebidas, o programa prevê a construção de protocolo único entre o Ministério do Esporte, a SPM, o Conselho Nacional de Justiça e a Rede Nacional de Enfrentamento à Violência.

O 180 será adotado como canal de denúncia tanto no Brasil como no exterior, e alguns ajustes no serviço estão sendo realizados como a capacitação dos atendentes para receber as denúncias de atletas, a criação e a pactuação de fluxo de assistência psicossocial e jurídica, o tratamento das informações recebidas por meio de indicadores padronizados e o monitoramento do serviço. Além de reuniões técnicas para implementar as ações, o cronograma do programa Esporte Sem Assédio prevê seminário com os clubes para sensibilizá-los sobre a importância do serviço.

A campanha de divulgação do programa será lançada também no ambiente digital, com conteúdos específicos desenvolvidos para serem publicados nas redes sociais e compartilhados por atletas e influenciadores da área esportiva. O mote será: “Assédio é um crime silencioso e que causa danos pelo resto da vida. Não vamos permitir que o assédio cale nosso grito de vitória. Denuncie. Ligue 180. #EsporteSemAssédio”.

Como parte da ação de lançamento, as federações de futebol e times envolvidos nas finais dos campeonatos estaduais de futebol do Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco vão divulgar o programa durante os jogos do próximo domingo (01.04), usando faixas e camisetas da campanha durante a entrada em campo.

Estão sendo aguardados na cerimônia, desta quinta-feira, atletas das diversas áreas e representantes dos clubes.
 

Serviço:
Lançamento do Programa Esporte sem Assédio
Data: 29/03 (quinta-feira)
Local: Parque Olímpico - Velódromo
Horário: 9h30

Assessoria de Imprensa:

SPM - Niege Neves (61) 98282-6391

Ministério do Esporte –Chico de Gois (61) 99968-2208 e Marco Senna (21) 99613-8459

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla