Ministério do Esporte Campanha da ABCD transmite valores éticos e morais do esporte nos Jogos Escolares da Juventude
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Campanha da ABCD transmite valores éticos e morais do esporte nos Jogos Escolares da Juventude

Na edição dos Jogos Escolares da Juventude, disputada em Natal (RN), os jovens têm a oportunidade de aprender brincando. Na área de convivência montada no Centro de Convenções da capital do Rio Grande do Norte, os cerca de 5 mil jovens atletas, com idade entre 12 a 14 e 15 a 17 anos, encontram no estande #JogoLimpo informações sobre valores éticos e morais do esporte, o respeito aos adversários, a honestidade e a disciplina.

Foto: Breno Barros/Ascom - ME Foto: Breno Barros/Ascom - ME

A ação educativa tem o objetivo de informar, educar e prevenir os jovens atletas sobre os efeitos das drogas e do uso de substâncias ilegais para a melhora da performance. O trabalho de conscientização dos estudantes é realizado de forma lúdica pelo Departamento de Informação e Educação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), do Ministério do Esporte.

O trabalho lúdico é promovido por meio de jogos interativos. Os jovens participam de lançamento de dardo e de jogo de tabuleiro em tamanho real. Ao participar das brincadeiras, os alunos recebem brindes. O estande conta também com uma mesa interativa e outra de operação, que serve para explicar o processo de controle de dopagem e que mostra como são feitas as coletas das amostras de sangue e de urina dos atletas.

A campanha educacional nos Jogos Escolares da Juventude é fruto de um acordo de cooperação entre a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB). Em Natal, a etapa nacional conta com 14 modalidades em disputa: basquete, futsal, handebol, vôlei, atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia (apenas na categoria 15 a 17 anos), xadrez e wrestling.

Foto: Breno Barros/Ascom - MEFoto: Breno Barros/Ascom - ME

Os Jogos são organizados pelo COB, com apoio do Ministério do Esporte e do Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e parceria do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. O evento conta com cerca de 5 mil atletas, de 2.153 escolas públicas e privadas de todo o Brasil, mais uma delegação do Japão, sede dos próximos Jogos Olímpicos em 2020.

Breno Barros, de Natal
Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla