Ministério do Esporte Aos 12 anos, judoca Ana Lia Oshiro leva ouro nos Jogos Escolares da Juventude em Natal (RN)
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Aos 12 anos, judoca Ana Lia Oshiro leva ouro nos Jogos Escolares da Juventude em Natal (RN)

Desafiar atletas mais experientes em competições não é das tarefas mais fáceis para uma adolescente de 12 anos, tendo em vista as diferenças de altura e o tempo de prática esportiva em relação às adversárias. Mas nenhum desses fatores impediu que a jovem Ana Lia Oshiro, do Clube Sakurá de Judô (MS), vencesse suas cinco lutas e levasse o título na categoria super ligeiro (-36kg) dos Jogos Escolares da Juventude, em Natal (RN), justamente em sua estreia no evento.

Foto: Alexandre Loureiro/Exemplus/COBFoto: Alexandre Loureiro/Exemplus/COB

“É sempre mais nervoso enfrentar meninas mais velhas, costumo ficar mais ansiosa. Mas quando o árbitro dá o primeiro comando de hajimê, a tensão passa”, disse a atleta de 12, natural de Dourados (MS), que derrotou a gaúcha Maria Argemi na final.

Não bastasse ser uma das mais jovens de sua categoria, Ana tem apenas três anos de judô e passou a disputar competições nacionais no segundo semestre de 2017, quando conquistou o título do Campeonato Brasileiro Sub-13 de 2017, na Bahia. Além disso, representou a seleção brasileira no Sul-americano e no Pan-americano Sub-13, em Lima (Peru), voltando para casa com duas medalhas de prata.

“Ela tem pouco tempo de judô, mas sempre foi muito disciplinada. Faz tudo o que a gente pede sem reclamar e não é por acaso que está aí. Treina diariamente por mais de três horas. Essa dedicação é muito importante e pode fazê-la chegar muito longe”, analisa o treinador Jorge Yamakawa.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com apoio do Ministério do Esporte e do Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e parceria do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

RESULTADOS:

Categoria 12-14 anos

Super ligeiro feminino (-36kg)

OURO – Ana Lia Oshiro (MS)

PRATA – Maria Argemi (RS)

BRONZE – Vitória Oliveira (SP) e Thayssa Assis (RJ)

Ligeiro feminino (-40kg)

OURO – Rebeka Venceslau (PE)

PRATA – Kaillany Soares (DF)

BRONZE – Edimara Lima (RN) e Agatha Benedicto (SP)

Meio-leve feminino (-44kg)

OURO – Pietra Pinto (SP)

PRATA – Beatriz Comanche (RJ)

BRONZE – Kayllane Barbosa (RN) e Manuele Cruz (AP)

Leve feminino (-48kg)

OURO – Cailane Mendes (RJ)

PRATA – Vivian Ramos (PE)

BRONZE – Carolina Lima (SP) e Ana Cassita (PR)

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla