Ministério do Esporte Ministro do Esporte prestigia posse do novo reitor da Universidade Federal Fluminense
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministro do Esporte prestigia posse do novo reitor da Universidade Federal Fluminense

O ministro do Esporte, Leandro Cruz, prestigiou nesta quinta-feira (06/12) a cerimônia de transmissão de cargo ao novo reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, e a seu vice, Fábio Barboza Passos, que foi realizada no teatro da UFF, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. A universidade é parceira do Ministério do Esporte na implantação em comunidades carentes do estado de 216 núcleos do projeto Esporte e Cidadania destinados a crianças, adolescentes e jovens em vulnerabilidade social. O programa também está presente nas Unidades Socioeducaticas de Internação e Semiliberdade, do Degase, voltadas à recuperação de menores infratores.

Foto: Marco Senna/MEFoto: Marco Senna/ME

Em meio a um auditório lotado, que reuniu diversas autoridades do Executivo, do Legislativo e das Forças Armadas, além de conselheiros, docentes e alunos da UFF, o ministro Cruz destacou a importância histórica da universidade. Ele também enfatizou a exitosa parceria da unidade de ensino com o Ministério do Esporte, por meio do desporto como ferramenta de inclusão social, instrumento pedagógico e lazer.

“Aqui é o palco da defesa do direito de expressão do pensamento. Muito se fala em estado mínimo, mas o que eu defendo para o Brasil é o estado máximo em educação, cidadania, valorização do servidor público, e oportunidades para todos. A UFF teve a coragem de entrar nesse projeto de inclusão social pelo esporte juntamente com o ministério, tendo sido fundamental para a execução e amplitude do programa. A universidade teve a ousadia de fazer o melhor circuito de triathlon do país, também com o ministério, voltado ao desporto de alto rendimento. Portanto, à UFF deixo o reconhecimento e o agradecimento do Ministério do Esporte”, discursou o ministro Cruz, desejando sucesso ao novo reitor e parabenizando o agora ex-reitor Sidney Mello pelo importante trabalho realizado.

Eleito para quatro anos de mandato à frente da UFF, o médico, pesquisador e professor Antonio Claudio da Nóbrega agradeceu a presença do ministro Cruz, enalteceu a gestão de seu antecessor, salientou para a importância das universidades federais no país, e prometeu muita dedicação. Sua administração, segundo anunciou, será fundamentada no binômio planejamento/responsabilidade, com criatividade, modernização e paixão.

“A missão é difícil, mas estamos prontos. Eu e meu vice nos formamos na UFF e a conhecemos bem. Das 68 universidades federais do país, a nossa é a que tem o maior número de alunos matriculados; isso se chama inclusão. Além disso, nada menos que 66% dos alunos das faculdades federais são oriundos de famílias com renda de até um salário mínimo e meio, o que comprova a vital importância delas para o empoderamento de jovens de baixa renda. Esse é um estímulo para que a UFF siga realizando um trabalho direcionado à educação inclusiva”, comentou o novo reitor.

Missão cumprida

Ao passar o cargo, Sidney Mello fez questão de pontuar a bem-sucedida parceria do Ministério do Esporte com a UFF. Ele citou, ainda, dois slogans para descrever a sua passagem na reitoria:´Fizemos mais com menos´e ´Fomos corajosos’.

“É uma honra para nós da UFF receber o ministro e amigo Leandro Cruz, que foi um parceiro da universidade nesse importantíssimo projeto social pelo esporte junto a crianças e jovens do estado. Enfrentamos muitos desafios na nossa gestão, mas conseguimos avançar. O Antonio e o Fábio representam a renovação da universidade, e tenho a certeza de que eles são capacitados para fazer as mudanças que a UFF precisa”, elogiou.

Participaram também da cerimônia o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves; o reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Ruy Garcia Marques, representando o governador em exercício do Estado do Rio, Francisco Dornelles; deputados federais e estaduais, vereadores, secretário municipais de Niterói, entre outros convidados. O toque cultural da solenidade ficou por conta do quarteto de violinistas da UFF, que tocou na abertura do evento clássicos da música brasileira como ‘Carinhoso’, de Pixinguinha, e ‘Eu Sei Que Vou Te Amar’, de Tom Jobim.

Marco Senna, do Rio de Janeiro
Ministério do Esporte  

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla