Ministério do Esporte Crianças do Segundo Tempo em Potim (SP) visitam Museu do Futebol no estádio Pacaembu
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Crianças do Segundo Tempo em Potim (SP) visitam Museu do Futebol no estádio Pacaembu

O início do ano letivo de 2014 trouxe conhecimento esportivo para 60 estudantes da rede pública de ensino de Potim, município paulista de 19 mil habitantes cuja maioria trabalha no comércio, em Aparecida do Norte. A garotada contemplada com o Programa Segundo Tempo teve a oportunidade de conhecer um pouco da realidade da atividade esportiva mais popular do país. Eles visitaram o Museu do Futebol, no estádio Pacaembu, na capital paulista.

A viagem foi tranquila, alegre e muito divertida para os cerca de 50 alunos participantes. O ônibus, assim como a água e o lanche foram cedidos pela prefeitura municipal, entidade parceira do Ministério do Esporte. “A maioria de nossas crianças sequer havia viajado. Eles tiveram uma experiência inesquecível”, explicou a coordenadora-geral do PST, Thaísa Rocha.

No museu e no estádio Pacaembu a garotada participou da atividade, realizada por meio de linguagem visual e lúdica, que certamente ficará na memória de todos. A visita ao museu na última quarta-feira (12.02) deixou encantados jovens como Helen Letícia de Almeida, 12 anos, estudante da escola  municipal Benedito Lucio Tomaz. “Nunca imaginei que algum dia na vida eu fosse conhecer um museu, quanto mais de futebol”, argumentou.

O campo de futebol do estádio foi o grande atrativo para a maioria dos meninos, como o jovem torcedor, Wender Júnior, 13 anos.  “Nunca imaginei  de ter a chance de pisar a grama do  Pacaembu, o estádio de meu time, o Corinthians”, distante 230 km de São Paulo, afirmou surpreso.


Triste realidade
Antes da chegada do Programa Segundo Tempo a Potim, distante 230 km de São Paulo, não contava com qualquer tipo de política pública na área do esporte.  Com a chegada do Segundo Tempo, o problema está sendo superado no município marcado pelo envolvimento de jovens e familiares, com a prostituição e o alcoolismo.

Hora da virada
As atividades do programa de inclusão social do Ministério do Esporte em parceria com a prefeitura de Potim começaram há quatro meses. São beneficiados 200 estudantes em duas unidades de atendimento: os campos esportivos, do bairro Chácara Tropical e  do Conjunto Habitacional Urbano (CDHU), na Vila Oliveira.

Massificação esportiva
A prática esportiva é aplicada de forma versátil para que seja assegurada aos alunos a vivência em diversas modalidades. As aulas acontecem no período oposto ao do ensino regular, em turmas diversificadas. Vôlei, futebol de campo e de salão, handebol, basquete, capoeira, taekwondo, atletismo, badminton, xadrez, jiu-jítsu, ginástica rítmica e dança estão sendo oferecidos gratuitamente.

Carla Belizária
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla