Ministério do Esporte Atividades do Segundo Tempo em comunidades rurais gaúchas recomeçam após o carnaval
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Atividades do Segundo Tempo em comunidades rurais gaúchas recomeçam após o carnaval

Crianças do Segundo Tempo na Semana Farroupilha: atividades esportivas e culturais (Foto: Ascom/Pref. Doutor Ricardo)Crianças do Segundo Tempo na Semana Farroupilha: atividades esportivas e culturais (Foto: Ascom/Pref. Doutor Ricardo)Na cidade gaúcha de Doutor Ricardo, distante 150km da capital Porto Alegre, cerca de 200 estudantes, na maioria moradores de comunidades rurais católicas, aguardam com expectativa o reinício das atividades do Programa Segundo Tempo (PST).  A prática esportiva e o reforço pedagógico e alimentar assegurados pelo programa de inclusão do Ministério do Esporte recomeçam no próximo dia 6 de março, com o fim das férias escolares.

Para o coordenador-geral do PST em Doutor Ricardo, Rudimar Arosi, a volta das atividades do PST é cobrada pelos alunos quando circula pelas principais ruas da cidade. Orgulhoso e sorridente, o educador relata diariamente que é cumprimentado e que, depois do abraço que recebe da garotada, vem a cobrança seguida da mesma pergunta: “Professor: quando começam as atividades do PST?”.

O atendimento, feito em dois núcleos instalados no Ginásio de Fortes e na escola municipal Olavo Bilac, acontece no período oposto ao do ensino regular. Crianças e adolescentes praticam futsal, voleibol, futebol de campo, atletismo, handebol, xadrez e dança. Eles ainda têm aulas de informática básica e aprendem a navegar na internet, nos cerca de 40 computadores cedidos pela Secretaria  de Educação do município.

Este é o quarto convênio do PST com a prefeitura municipal – o primeiro foi em 2006.  “A parceria apresenta  sinais positivos de que o esporte educacional atua como ferramenta de resgate da identidade cultural de 2.150 habitantes da cidade”, informa o secretário de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Ricardo Cappelli.

Religiosidade
Em dezembro do ano passado, um passeio seguido de visita à Gruta Nossa Senhora de Lourdes marcou o fim da temporada de atividades para os alunos beneficiados. O local, distante cerca de 3km da cidade, é bastante visitado por romeiros do Brasil e considerado o maior ponto turístico da região. Os estudantes do PST caminharam até a gruta, onde assistiram a uma missa, participaram de um piquenique e mergulharam nas piscinas de águas naturais da represa do rio que corta o município.

Os alunos do Segundo Tempo também participaram ativamente das festividades da Semana Farroupilha, comemorada de 14 a 20 de setembro. Trata-se de uma homenagem aos líderes da mais longa revolução do país – quase dez anos –, que tinha como ideais a liberdade, a igualdade e a humanidade. Os meninos do PST foram os responsáveis pelo acendimento do fogo simbólico do evento e ainda desfilaram em cavalgada, no trajeto da prefeitura até a sede do Centro de Tradições Gaúchas (CTG).

Povoados
A maioria dos beneficiados pelo programa do Ministério do Esporte são moradores da zona rural. Eles habitam as seguintes comunidades: Zeferino, São Paulo, Bonita Baixa, Bonita Alta, Leopoldo, Zanela, Palaci, Rio Verde e Pompéia. As famílias têm na agricultura a principal fonte de subsistência. Para o deslocamento dos alunos até os núcleos do PST, a prefeitura disponibiliza o transporte.

Carla Belizária
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla