Ministério do Esporte Pelc leva carnaval e Rua de Lazer a moradores de Não-Me-Toque (RS)
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Pelc leva carnaval e Rua de Lazer a moradores de Não-Me-Toque (RS)

Participantes do Pelc em Não-Me-Toque se divertem no carnaval. Foto: DivulgaçãoParticipantes do Pelc em Não-Me-Toque se divertem no carnaval. Foto: DivulgaçãoO Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) chegou à Não-Me-Toque, cidade do interior gaúcho com quase 17 mil habitantes. Também conhecido como a capital nacional da agricultura de precisão, o município conta com quase 500 atendidos pelo programa, entre crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com necessidades especiais, sendo a maioria familiares de trabalhadores envolvidos diretamente com o plantio de soja, trigo, milho e cevada. Entre as atividades desenvolvidas visando à melhoria na qualidade de vida, os beneficiados locais participaram do primeiro evento carnavalesco do programa, no dia 1º de março.
 
Nem mesmo a chuva torrencial que despencou minutos antes e fez com que a festa fosse adiada desmotivou os foliões do Pelc. A opção encontrada para driblar o mau tempo foi usar a criatividade e fazer o evento dois dias depois, reaproveitando o salão decorado do Centro de Referência e Assistência Social (Cras). “Unimos a nossa comemoração à festa carnavalesca do grupo da terceira idade de Não-Me-Toque. E a festa foi um sucesso”, conta Grasiele de Farias Dahn, coordenadora do programa na parceria Ministério do Esporte e prefeitura do município. Marchinhas carnavalescas e muitas brincadeiras tomaram conta da festa. No salão enfeitado com balões coloridos e fitas não faltaram confetes e serpentina para a alegria dos foliões, que ainda participaram de brincadeiras.
 
Outro grande evento que reuniu a população de Não-Me-Toque foi a Rua de Lazer do Pelc. O palco do encontro foi a rua Doutor Oton Schimth, que reuniu além de jovens, adultos e idosos, outros membros da comunidade local. Os participantes prestigiaram demonstrações de dança e exposição dos trabalhos de artesanato produzidos pelas oficinas do Pelc. Houve apresentações de esportes radicais, entre eles skate e bike numa estrutura com rampas fornecidas pela prefeitura e brinquedos infláveis para a garotada se divertir.
 
Pelc na Páscoa
Para a semana da Páscoa a equipe do Esporte e Lazer da Cidade pretende fazer uma participação em um evento tradicional na Casa da Cultura de Não-Me-Toque. Além dos famosos coelhinhos e ovos de chocolates, as alunas estão trabalhando a todo vapor para expor e comercializar os panos de prato produzidos nas oficinas de artesanato do programa.
 
Dinâmica dos núcleos
Em Não-Me-Toque o atendimento do Pelc é realizado em um núcleo instalado no Ginásio Poliesportivo Breno Quirino (centro) e em dois subnúcleos nas quadras esportivas Reinaldo Krissman, do bairro Martini e da Escola de Ensino Fundamental, do bairro Santo Antônio. Aulas de futebol, vôlei, dança aeróbica, ginástica localizada, alongamento, dança, música e oficinas de artesanato, além de atividades que trabalham a coordenação são oferecidas aos alunos inscritos.

A dona de casa Jaqueline Camargo, de 31 anos, é uma das alunas do programa e se mostrou bastante entusiasmada. “Gosto muito da ginástica, assim como minha filha Camila Mariana, de 8 anos. Ela também gosta das aulas de violão e dança”, conta a moradora.

 

Carla Belizária
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla