Núcleo do Segundo Tempo oferece prática de skate em Passos, Minas Gerais

Última atualização em Quinta, 09 Julho 2015 10:54
Escrito por Breno Barros Pereira
Acessos: 1160

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Baixar áudio


A prática do skate é a grande novidade em Passos, município mineiro, distante 350 km de Belo Horizonte. A cidade, referência pelo polo de moda da região, tem se destacado na confecção de roupas e conta inúmeras lojas e fábricas além da popular Avenida da Moda. Em Passos, cerca de mil estudantes são contemplados pelo programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte em dez núcleos. Em dois desses núcleos, o forte é a prática do esporte radical do skate.

A maioria das crianças que participam do programa de inclusão social é formada por filhos de costureiros, auxiliares de costura e vendedores.

Os núcleos funcionam em escolas e espaços públicos da cidade. O programa tem como coordenador-geral, Luiz Flávio Silva dos Santos, e a coordenadora pedagógica, Priscila Fernanda. Mas é no Centro Esportivo Unificado, no bairro Coímbras, que foram instaladas duas unidades do Segundo Tempo que tem o comando da coordenadora Ana Paula de Oliveira.

Na unidade, 200 alunos moradores locais e dos bairros Nossa Senhora de Lourdes, Santo Antonio e Jardim Califórnia aprendem as manobras radicas.

Além do equipamento sobre quatro rodas, cada estudante recebeu o kit de segurança contendo capacete, joelheira, cotoveleira e luvas.
As aulas são realizadas três vezes por semana e têm duração de duas horas cada. Foram criadas três turmas na faixa etária de seis a 10 anos, de 11 a 14 anos e de 15 a 17 anos. Assim como o esporte, o treinamento é bastante descontraído.

Atualmente o ensinamento à garotada ainda está em processo de iniciação. O treino básico consista do equilíbrio sobre o skate, no aprendizado da linguagem técnica adotada para cada manobra do esporte e o conhecimento da história do esporte.

Com informações do Ministério do Esporte, Jorge Henrique.