Prefeitura inicia obras do centro de tênis dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Última atualização em Quinta, 31 Outubro 2013 12:22
Escrito por Antônia Emília Santos Andrade
Acessos: 1670
Um dos destaques da contagem regressiva para a marca de mil dias para os Jogos Olímpicos de 2016 – que será comemorada no sábado, dia 9 de novembro –, a construção do Centro de Tênis do Parque Olímpico começou nesta quinta-feira (31.10). As obras são responsabilidade do consórcio Ibeg/Tangram/Damiani, vencedor de licitação realizada pela prefeitura, por meio da Empresa Municipal de Urbanização (RioUrbe) e da Empresa Olímpica Municipal (EOM), com apoio do Ministério do Esporte.
 
Essa primeira etapa inclui a montagem do canteiro de obras, a terraplenagem fina do terreno e a execução das fundações. O Centro de Tênis será construído por meio de cooperação entre o governo federal e a prefeitura. A União aportará os recursos para as quatro instalações do Parque Olímpico que não foram contempladas na parceria público-privada (PPP) licitada pela prefeitura em março de 2012: centro de tênis, centro aquático, arena de handebol e velódromo. 

Centro de Tênis
O Centro de Tênis será composto por uma arena principal permanente, com 10 mil assentos; uma temporária, com 5 mil lugares; e outra com 3 mil lugares, que permanecerá após os Jogos sem as arquibancadas. Haverá ainda 13 quadras descobertas: sete delas (seis permanentes), com 250 lugares cada, serão usadas para disputas de partidas e as outras, para treinamento e aquecimento.
 
O complexo receberá as competições de tênis nos Jogos Olímpicos, e tênis em cadeira de rodas e futebol de 5, nos Jogos Paraolímpicos. Após 2016, a quadra principal e mais sete permanentes farão parte do Centro olímpico de Treinamento. Nessas instalações também será possível realizar competições do circuito internacional de tênis.


Fonte: Empresa Olímpica Municipal
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook