Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.
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Estádios
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- Última atualização em Quinta, 23 Maio 2013 11:02
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A Câmara Temática dos Estádios foi instalada em 2 de junho de 2010, com o objetivo de discutir os planos de operação e gestão das arenas e entorno para a Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo 2014.
Após a instalação, representantes dos clubes de futebol, dos ministérios do Esporte,Justiça, Cidades e do Meio Ambiente, além de especialistas e técnicos de órgãos do governo reuniram-se para discutir os seguintes assuntos:
- 1) Elaboração de um plano de operação dos estádios e entornos para o período da Copa, que integre os requisitos exigidos pela Fifa e identifique as soluções necessárias para operação eficiente pelas cidades-sede;
- 2) Adoção das referências internacionais de gestão de estádios, facilitando a identificação de iniciativas para melhor administração dos estádios no período pós-Copa (via eventos, adequação de obras, patrocínios, uso de áreas de suporte) e promoção de ações para formação de gestores;
- 3) Promoção de um programa com práticas de segurança, em integração com as medidas deliberadas pela Câmara Temática de Segurança, no qual se defina o plano de atuação conjunto das forças públicas e privadas no perímetro de isolamento dos estádios, no seu interior e nas demais áreas envolvidas na 3 Copa. Além disso, definir o modelo de operação em casos de emergência, abrangendo ações de primeira resposta e encaminhamento às entidades responsáveis;
- 4) Buscar ações de preservação do meio ambiente e sustentabilidade, promovendo iniciativas sustentáveis na construção e reforma dos estádios, bem como na cooperação (coleta seletiva de lixo e reciclagem de material de demolição, reutilização de água pluvial e tratamento de esgotos,gerenciamento de energia com uso de iluminação e ventilação naturais, uso de biocombustíveis).
Promoção Comercial e Tecnológica
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- Última atualização em Terça, 28 Maio 2013 15:36
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Coordenada pelo Ministério do Esporte foi instalada no dia 14 de outubro e conta com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex), instituições dedicadas à promoção de produtos e serviços e as 12 cidades-sede. Sua principal característica é unir esforços e potencializar o aproveitamento das oportunidades abertas pelo Mundial no Brasil.
A Câmara Temática de Promoção será responsável pelas atividades de desenvolvimento do comércio, atração de investimentos, exposição de desenvolvimento tecnológico nacional e plano promocional.