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Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

 

Informações: (61) 3217-1800 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Como funciona

Programa Segundo Tempo Padrão

O núcleo pode ser estabelecido em escolas ou em espaços comunitários (públicos ou privados). As atividades são desenvolvidas no contraturno escolar e os espaços físicos devem ser adequados às práticas corporais descritos na Proposta de Trabalho.

Cada núcleo deve atender 100 beneficiados organizados em 3 turmas com 35 alunos, no máximo.

 

Paradesporto

Configura-se com núcleo do programa: escolas, espaços comunitários ou instituições. Contudo, o interessado deve disponibilizar infraestrutura esportiva adequada para o desenvolvimento das atividades em entidades especializadas no atendimento a pessoa com deficiência, na escola e/ou em outros locais próximos (públicos ou privados) preferencialmente que não demandem transporte para o deslocamento dos beneficiados.
Serão atendidos 60 beneficiados por núcleo.

Sugere-se que aproximadamente 70% sejam pessoas com deficiência e 30% sem deficiência.

Para o desenvolvimento das atividades o ensino das práticas corporais deverá considerar:

a) Os tipos de deficiências dos beneficiados (visual, auditiva, física, intelectual e outras);

b) A faixa etária dos beneficiados e se possível organizar as turmas por proximidade de idade;

c) Inclusão, a favorecer interação entre os beneficiados com e sem deficiência. Cada beneficiado deve participar das atividades 2 vezes na semana, com no mínimo de 3 horas diárias, ou 3 vezes na semana com 2 horas diárias de frequência.

 

Universitário

As atividades são desenvolvidas em espaços físicos adequados às práticas corporais de acordo com a indicação estabelecida na Proposta de Trabalho.

a) Quantidade de beneficiados por núcleo – 300 beneficiados, prioritariamente discentes.

b) Desenvolvimento das Atividades – no Programa Segundo Tempo Universitário organiza-se o ensino das práticas corporais de acordo com o interesse dos beneficiados. Para tanto, o professor após considerar quais são as práticas corporais que os beneficiados têm maior interesse deverá organizar seu Planejamento Pedagógico do Núcleo (PPN) contemplando uma ou mais práticas corporais.

c) Frequência: cada beneficiado deverá participar de dois encontros de 1h30min (cada um), duas vezes por semana. A definição dos horários e das atividades poderá ser flexível de acordo com a demanda e a disponibilidade de infraestrutura.

d) Turmas: devem ser organizadas com no máximo 60 alunos.

Linhas Estratégicas

Qualificar e ampliar a abrangência do Programa Segundo Tempo

Assegurar a oferta do Programa Segundo Tempo voltado ao público do ensino médio e superior

Oportunizar aos beneficiados do Programa eventos e programações diferenciadas ao longo do ano

Qualificar e aprimorar a gestão do Programa

Qualificar o processo de capacitação de gestores, professores e monitores

Ampliar ações intersetoriais do Programa Segundo Tempo e da SNEED – Rede Criança!

As atividades serão desenvolvidas de forma a possibilitar:

Democratização da atividade esportiva, incentivando o acesso de crianças e adolescentes às atividades esportivas educacionais do Programa, sem qualquer distinção ou discriminação;

Qualidade, fomentando a melhoria da qualidade pedagógica do ensino de atividades esportivas educacionais, principalmente pela oferta contínua de capacitação, de materiais didáticos e esportivos adequados e, ainda, de acompanhamento e avaliações permanentes;

Segurança, incentivando que a prática das modalidades esportivas, no âmbito do Programa, aconteça com monitoramento e resguarde a integridade das crianças e adolescentes envolvidos no esporte educacional;

Liberdade de escolha, permitindo que as crianças e adolescentes atendidos  exerçam sua liberdade de escolha ao decidir pela prática do esporte educacional, optando, no mínimo, pela participação em três modalidades esportivas, de acordo com seu interesse;

Autonomia Organizacional, permitindo que as organizações governamentais e não governamentais interessadas se articulem com estabelecimentos públicos de educação localizados em suas regiões de atuação, objetivando se integrar ao Programa Segundo Tempo;

Descentralização Operacional, permitindo que o planejamento e a implantação do Programa seja executado pelas Instituições regionais ou locais que mantêm contato direto com o público-alvo do Programa e desenvolvem projetos de inclusão social

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