Ministério do Esporte Destaques
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Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

 

Informações: (61) 3217-1800 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Avaliação

O processo de avaliação deve ser constante por todos os atores participantes, ou seja, a escola, o(s) monitor(es), os professores, os alunos e a comunidade. Essa se caracteriza pelo que denominamos de avaliação interna. A proposta a ser apresentada deve contemplar formas e procedimentos a serem utilizados nesse processo de avaliação interna idealizado.
É imprescindível dentro das propostas a serem apresentadas, que se coloquem aspectos que valorizem a perspectiva críticoemancipadora do grupo, da mesma forma que possibilitem avanços para as ações e procedimentos.
Nesse sentido, sugere-se que sejam considerados:

Pela Escola

 

  • Observação direta realizada pelo representante do Programa Mais Educação na escola;
  • Número de alunos e frequencia;
  • Atuação dos monitores;
  • Motivação e participação dos alunos;
  • Qualidade das instalações e materiais disponibilizados;
  • Objetivos gerais e específicos do Programa;
  • Resultados alcançados.

 

Pelo Professor do PST na Escola

 

  • Avaliação dos espaços físicos disponíveis para as aulas;
  • Avaliação dos materiais e condições que foram adaptadas para a realização das aulas;
  • Levantamento sobre: frequência dos alunos, número de alunos atendidos, resultado do desempenho dos alunos no Programa;
  • Aspectos específicos das modalidades realizadas;
  • Proposta Pedagógica desenvolvida;
  • Resultados alcançados.

 

Pelos Alunos Participantes

 

  • Descrição e avaliação dos espaços físicos onde as aulas foram realizadas;
  • Descrição e avaliação dos materiais e/ou adaptações que foram realizados para viabilizar as aulas;
  • Descrição e avaliação pessoal dos melhores momentos das aulas;
  • Grau de satisfação pela participação no Programa.

 

Avaliação Externa do Programa

O Ministério do Esporte e o Ministério da Educação serão responsáveis pela elaboração da metodologia do processo de avaliação do Programa no âmbito local e nacional e pela determinação dos instrumentos.

Para a avaliação do programa serão considerados relevantes:

 

  • O grau de universalização da prática esportiva atingido pela escola. Em número e frequência de alunos e total de aulas realizadas;
  • A diminuição de manifestações de discriminação por condições físicas, sociais, de raça, de cor ou de outra natureza, tanto entre professores e alunos, como entre os próprios alunos;
  • A adequação da metodologia utilizada para oferecer aos alunos o conhecimento da prática esportiva de forma lúdica, tanto na ótica do monitor como na dos alunos;
  • O grau de ampliação do tempo de permanência dos alunos na escola, considerando a prática esportiva como complemento da formação;
  • Os reflexos do desenvolvimento do Programa no desempenho dos alunos;

Para o processo de avaliação serão convocadas as Equipes Colaboradoras da SNELIS/ME, para acompanhar e avaliar todo o processo desenvolvido. Para tanto, as Equipes se servirão das análises das propostas pedagógicas da escola, assim como de visitas as escolas para verificação dos atendimentos e procedimentos utilizados no desenvolvimento das ações.

1ª Videoconferência - 2011

1ª Videoconferência do Programa Segundo Tempo no Mais Educação – 07/04/11
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Prezados(as) parceiros(as),

Com o intuito de dar continuidade às orientações sobre o desenvolvimento pedagógico das atividades propostas para as escolas que aderiram ao PST foi realizada a 1ª VIDEOCONFERÊNCIA do programa em 2011, no dia 7/4/2011, das 14h30 às 17h30 (horário de Brasília), no Ministério da Educação (MEC/DF) e em salas presenciais de 12 Estados do País.



Objetivo Geral

Trabalhar questões operacionais, orientar o desenvolvimento das aulas com os monitores e sanar dúvidas referentes ao programa.

Programação

  • Abertura da videoconferência: Leandro Fialho – Coordenador Geral de Educação Integral e Programas / MEC;
  • Apoio e suporte pedagógico PST no Mais Educação: a) Caderno de apoio pedagógico e sua estrutura; b)Formas de organização e desenvolvimento das aulas com o uso de Planos Apresentados no Caderno de Apoio Pedagógico - Professor Amauri Bassoli (Coordenador Pedagógico do PST - SNEED/ME);
  • Esclarecimento de dúvidas: Claudia Bernardo – Coordenadora de Acompanhamento Pedagógico e Administrativo do Programa Segundo Tempo – CGAPA/ME.


Material de Apoio - arquivo PDF - 1 Mb.

Considerações Gerais

13 salas de transmissão estavam conectadas para assistirem à videoconferência. Via webconferência foram contabilizados cerca de 197 acessos on-line;

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