Ministério do Esporte Confira artigo do ministro Aldo Rebelo sobre os Jogos dos Povos Indígenas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                    

Confira artigo do ministro Aldo Rebelo sobre os Jogos dos Povos Indígenas

A integração nos Jogos Indígenas

O Ministério do Esporte está realizando por estes dias um de seus programas mais diletos, os Jogos Indígenas, que reúnem uma das matrizes da formação social brasileira. Iniciados em 1996, chegam à 12ª. edição, desta vez no Jardim Botânico de Cuiabá, com o maior número de participantes reunidos até agora: 1.600 guerreiros-atletas de 48 etnias. Os índios mais se divertem do que competem em dez modalidades esportivas, que incluem as tradicionais em suas culturas, da canoagem ao arco e flecha, porém assimilam uma paixão da sociedade nacional, o futebol disputado por todos.

A novidade do certame de 2013 será a presença de delegações de 16 países que vão organizar os primeiros Jogos Mundiais Indígenas, já em 2015, também no Brasil. Tendo o esporte como pano de fundo, gesta-se um festival multinacional em que os indígenas trocam experiências e fortalecem seus laços culturais com vistas à manutenção de sua integridade, sem o conflito do isolacionismo. Ao contrário, adotam livremente usos e costumes que mais lhes convêm, tendo acesso às conquistas materiais e espirituais do progresso da Humanidade.

Na perspectiva humanista dessa integração, pregada por brasileiros da melhor cepa, como José Bonifácio, Cândido Rondon, irmãos Villas Boas e Darci Ribeiro, o Governo Federal sinaliza a superação da antiga e dolorosa chaga que constituiu o tratamento desumano dado aos índios em boa parte de nossa História. Constata-se hoje o orgulho da autoidentificação étnica, na medida em que aumenta o numero de brasileiros que se declaram descendentes dos aborígines. Se no Censo de 2000 eram 294.000, no de 2010 subiram para 896.000.

Com sua enorme contribuição à formação do “povo novo” de que falou Darci Ribeiro, ao lado dos negros africanos e dos brancos europeus, eles são, observadas e respeitadas as peculiaridades étnicas, brasileiros como quaisquer outros.

Aldo Rebelo
Ministro do Esporte


Artigo publicado na edição de sábado (09.11) do Diário de S. Paulo

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla