Nesta seção, você encontra publicações, projetos e pesquisas que contam com apoio da Secretaria Especial do Esporte.
- Detalhes
- Última atualização em Terça, 06 Março 2018 16:41
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 28286
O Programa Luta pela Cidadania se propõe a garantir o acesso de crianças, adolescentes, jovens e adultos (às práticas corporais) às modalidades de lutas e artes marciais em uma perspectiva formativa e inclusiva, que objetiva a disseminação dos princípios e valores que fundamentam estas modalidades. O Programa reconhece as particularidades das práticas corporais de lutas e artes marciais, a qual agrega aspectos filosóficos e disciplinares em que essas práticas podem ajudar na formação para a cidadania e para o lazer. Com valores relevantes na formação para a cidadania e para o lazer.
Entre os princípios difundidos pelas artes marciais e lutas, o Programa Luta pela Cidadania pretende valorizar em seus beneficiados os conceitos de disciplina, autocontrole, cooperação, autoestima, cumprimento dos deveres, respeito aos mestres, ao ambiente de treinamento, as regras e aos companheiros de prática. Assim democratizar o acesso de seus beneficiados na formação para a cidadania transformando mais acessível a inclusão social de seus beneficiados.
Igualmente, compreende a complexidade do universo das lutas e artes marciais, percebendo ainda as especificidades de cada modalidade, que deverão ser desenvolvidas seguindo os documentos orientadores do Programa, bem como ser respeitado o saber dos especialistas habilitados das modalidades. Reconhece que os anos de prática e aprofundamento teórico proporcionam métodos de ensino e aprendizagem capazes de oferecer aos beneficiados ricas experiências no desenvolvimento dessa prática corporal.
Além disso, o PLC busca aprimorar-se pedagógica e administrativamente, reafirmando a preocupação em sua constante renovação, para sempre refletir a realidade encontrada nos diversos municípios brasileiros.
Para o efetivo funcionamento dos núcleos do PLC são disponibilizados pelo Ministério do Esporte recurso para a aquisição de material esportivo e para pagamento de recursos humanos. Além do mais, o PLC dispõe de material didático especialmente elaborado para direcionar suas ações pedagógicas.
Publico-Alvo
O Programa Luta pela Cidadania tem como público alvo pessoas de todas as idades a partir de 6 anos.
Objetivos
- Oferecer práticas corporais de lutas e artes marciais que estimulem o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos;
- Estimular os valores sociais, culturais e filosóficos inerentes às práticas corporais de lutas e artes marciais;
- Ofertar condições pedagógicas adequadas para a prática de cada modalidade;
- Motivar a promoção de ações intersetoriais que integrem a política esportiva com demais setores (educação, saúde, cultura, defesa entre outros).