Ministério do Esporte Secretário de Alto Rendimento recebe representantes da Associação de Atletas de Basquete
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Secretário de Alto Rendimento recebe representantes da Associação de Atletas de Basquete

O jogador de basquete do Brasília UniCEUB/BRB e presidente da Associação dos Atletas Profissionais de Basquetebol do Brasil (AAPB), Guilherme Giovannoni, e o advogado da associação, Filipe Orsolini de Souza, foram recebidos nesta quarta-feira (16.10) em Brasília pelo secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser. No encontro foram discutidas questões que preocupam os atletas do basquete nacional e medidas que o governo vem tomando para ajudar a profissionalização do esporte.

Existente desde 2009, a AAPB busca melhorias para os atletas que vão desde questões de saúde até a infraestrutura dos ginásios e melhores condições de trabalho. Um dos pontos levantados por Giovannoni foi o acompanhamento de carreira dos jogadores, com necessidade de orientação sobre controle de dopagem, direitos trabalhistas, preparação de aposentadoria e planejamento financeiro, entre outros aspectos que podem influenciar durante e após o encerramento da carreira. "Procuramos esclarecer os direitos e os deveres dos jogadores", explica o líder da associação.

Ricardo Leyser disse que o esporte brasileiro vive uma fase em que é necessário protagonismo do atleta. "Ele precisa se interessar por legislação, financiamento, gestão e outros temas importantes para administrar a carreira e principalmente para garantir uma nova atividade profissional, de preferência no próprio mercado esportivo, após abandonar as quadras, campos, piscinas e ginásios". Leyser entende que "os atletas precisam conhecer as fontes de financiamento do esporte, saber administrar patrocínios, lutar por contratos justos e planejar o futuro".

Sobre a atuação da associação, o secretário diz que o Ministério do Esporte incentiva a regulação das relações de trabalho dos atletas com as entidades de administração e de prática do esporte e está disposto a ouvir propostas para contínua profissionalização do basquete. Ele afirmou também que a AAPB tem o papel importante de ajudar a esclarecer as dúvidas dos jogadores.


João Victor Moretti, especial para o Ministério do Esporte
Foto: Divulgação

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla