Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Atletas disputam em Buenos Aires, na Argentina, o Parapan-Americano de Jovens
- Detalhes
- Publicado em Segunda, 14 Outubro 2013 17:30
A partir desta segunda-feira (14.10) até 19 de outubro, o Brasil mostrará ao mundo seu potencial esportivo paraolímpico, durante o Parapan-Americano de Jovens, em Buenos Aires, na Argentina. O campeonato reunirá 600 atletas de 17 países das Américas, com idade de 14 a 21 anos, que irão disputar no Centro Nacional de Alto Rendimento Desportivo da Argentina (Cenard), as modalidades de atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de sete, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.
A delegação brasileira composta de 136 atletas, de 17 estados e do Distrito Federal participará da disputa, representando as cinco regiões do país. Uma parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e o governo do estado de São Paulo permitiu maior participação de atletas paulistas, ou seja, 31. O Time São Paulo, atualmente, com 42 integrantes em nove modalidades, é o responsável em oferecer suporte ao desenvolvimento de atletas de alto nível.
Para muitos atletas da delegação, a competição é o primeiro evento internacional que participam. Segundo Ciro Winckler, coordenador do atletismo, isso mostra a renovação que está sendo desenvolvida no esporte. "Com essa garotada, já queremos extrair bons resultados em 2016 e também pensar no futuro, ou seja, nos Jogos de Tóquio 2020", afirmou Ciro. Na expectativa de bons resultados, ele espera manter o bom rendimento do Brasil, na competição.
A maioria dos atletas que irão representar São Paulo 13 é da natação, oito do tênis de mesa, e cinco do basquete em cadeira de rodas. O estado do Rio de Janeiro levará 23 atletas, Santa Catarina, 16, e Minas Gerais, 15. Esses três estados são os que mais enviarão representantes à Argentina. A natação também promete bons resultados, dos 28 convocados para disputar a modalidade, 25 passarão por uma classificação internacional.
No último Parapan, em 2009, realizado em Bogotá, na Colômbia, a delegação do Brasil contava com 90 integrantes. O país terminou em primeiro lugar no quadro geral de medalhas, com 80 ouros, 39 pratas e 14 bronzes. O México, vice-campeão geral, subiu um maior número de vezes ao pódio (141), mas obteve 29 ouros a menos.
A participação da delegação brasileira no Parapan de Jovens é custeada por um Convênio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) com o Ministério do Esporte. Outras 15 modalidades adaptadas também são contempladas pelo acordo.
Cleide Passos - com informações do CPB
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook