Ministério do Esporte Aldo Rebelo encontra prefeitos e participa de festa literária em Alagoas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Aldo Rebelo encontra prefeitos e participa de festa literária em Alagoas

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, anunciou no último sábado (28.09) a liberação de R$ 1,7 milhão para a construção de equipamentos esportivos na cidade de Marechal Deodoro, primeira capital de Alagoas e onde nasceu o primeiro presidente do Brasil. O ministro reafirmou a decisão do governo federal de incentivar e colaborar com os municípios para a melhoria dos espaços esportivos.

A agenda de Aldo Rebelo no estado nordestino incluiu a participação num encontro de prefeitos - Alagoas, Realidade e Perspectivas -, em Paripueira, uma visita à cidade de Pilar e o encerramento da Festa Literária de Marechal Deodoro. Em Pilar, o ministro visitou o estádio local (foto), acompanhado do prefeito Carlos Alberto de Mendonça Canuto, e foi homenageado com a Comenda Arthur Ramos, concedida pela prefeitura.

Arthur Ramos foi um psiquiatra, psicólogo, etnólogo, folclorista e antropólogo nascido em Pilar, em 1903, e morto em Paris, em 1946. Um dos principais intelectuais da sua época, Arthur fez importantes estudos sobre o negro brasileiro, lutou contra o racismo e é considerado o pai da antropologia brasileira. Em 1949, vivendo em Paris, dirigiu o Departamento de Ciências Sociais da Unesco. Morreu em outubro daquele ano, na capital da França, quando, junto com Bertrand Russel, Jean Piaget, Maria Montessori e Julien Huxley, ajudava a construir um plano de paz para o mundo.

Futebol e literatura
No encerramento da Festa Literária de Marechal Deodoro - que este ano homenageou os alagoanos Graciliano Ramos e Cacá Diegues - Aldo Rebelo, primeiro ministro a visitar a cidade, disse que o futebol merece mais espaço na literatura brasileira de ficção. O ministro do Esporte lembrou que o futebol tem grande importância na garantia da unidade do Brasil, na formação da nacionalidade, mas não tem um personagem importante na ficção.

"Já temos inúmeras obras biográficas. Muitos dos nossos craques têm suas vidas relatadas por grandes escritores. As biografias de Garrincha, Pelé, Domingos da Guia, Leonidas e muitos outros eternizam esses grandes brasileiros. Temos cronistas consagrados que tratam do futebol em textos antológicos, como Nelson Rodrigues, na crônica intitulada 'Escrete de Loucos?, sobre o jogo Brasil x Tchecoslováquia, pela Copa do Mundo de 1962", afirmou o ministro. Aldo Rebelo lembrou trechos dessa crônica de Nelson Rodrigues descrevendo que Garrincha "ateava gargalhadas por todo o estádio" e deixava os tchecos "tão imóveis que parecem empalhados".

Fernando Guedes
Foto: Jorge Henrique
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla