Ministério do Esporte Pela primeira vez, Brasil terá dois atletas nos Jogos Paraolímpicos de Inverno
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Pela primeira vez, Brasil terá dois atletas nos Jogos Paraolímpicos de Inverno

O Brasil terá, pela primeira vez na história, representantes nos Jogos Paraolímpicos de Inverno. Em 2014, na cidade de Sochi, na Rússia, o snowboarder paraolímpico André Cintra e o esquiador Fernando Aranha estarão entre os melhores competidores da modalidade.

André Cintra estava com a vaga praticamente garantida em abril, quando ocupava a 18ª posição no ranking - 32 atletas se classificavam para a competição - e dependia apenas da última etapa, na Nova Zelândia, para se garantir nos Jogos. A etapa foi cancelada no começo de julho, e, dessa forma, a vaga de Cintra foi assegurada para os Jogos de Inverno.

Apesar de reconhecer a dificuldade de competir em um esporte sem tradição no Brasil, André Cintra acredita que sua presença entre os melhores abrirá portas para outros brasileiros que se interessam pelo para-snowboard. "Estou me sentindo como um pioneiro. O objetivo não é apenas participar dos Jogos, mas também abrir caminho para outros do país no futuro. Quero passar essa experiência para frente", declarou o atleta, que irá disputar mais quatro provas até o embarque para a Rússia: duas neste ano e outras duas no começo de 2014. "Treinei muito nos últimos meses para chegar a este ponto. A primeira etapa está consolidada. Agora é tentar disputar o maior número de provas possível", planeja Cintra.

Mesmo participando das etapas no calendário do ski cross country, Fernando Aranha já tem vaga garantida em Sochi. O atleta garantiu o direito de integrar o torneio por um convite do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) ao Brasil. O objetivo é a divulgação das modalidades paraolímpicas de inverno no país.

A confirmação da participação dos dois brasileiros nos Jogos Paraolímpicos de Inverno foi comemorada também pelo presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons. Há mais de um ano trabalhando em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), Andrew mostrou-se animado com a notícia. "É um momento histórico. Essa parceria bastante afinada fez o resultado aparecer. Então quero dar parabéns à CBDN, na figura do presidente Stefano Arnhold, e, principalmente, aos atletas André e Fernando", disse o presidente do CPB. "Parecia um sonho distante, mas agora se tornou realidade", acrescentou.

Stefano Arnhold, por sua vez, comemorou não apenas a classificação. Para ele, ter brasileiros pela primeira vez nos Jogos Paraolímpicos de Inverno ainda é o começo de um trabalho. Ele ressaltou que, após as disputas em Sochi, o objetivo será maior. "No começo, nós preferimos ser mais conservadores na busca da vaga para 2014. Mas, para 2018, seremos mais ambiciosos", disse.

Fonte: CPB
Foto: Divulgação/CPB
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla