Ministério do Esporte Adeco vence Duque de Caxias na primeira rodada do Brasileirão Feminino
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Adeco vence Duque de Caxias na primeira rodada do Brasileirão Feminino

Com apoio institucional do Ministério do Esporte, teve início nesta quarta-feira (18.09) o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino Caixa 2013. Em Xerém, Duque de Caxias (RJ), a Associação Desportiva Centro Olímpico (Adeco), de São Paulo, venceu o time da casa por 4 a 1. A coordenadora de Futebol Feminino do ministério, Michael Jackson, deu o pontapé inicial da partida.

O jogo começou com o domínio da Adeco, que logo aos 6 minutos abriu o placar com Luize, após lance individual. Aos 12, após cruzamento na área, Ketlen fez o segundo do Centro Olímpico. A mesma Ketlen, logo depois, aproveitou a falha da goleira e empurrou para o gol vazio: 3 a 0. O segundo tempo começou mais equilibrado. Aos 15 minutos, o Duque de Caxias descontou com gol de Carol, que converteu penalidade máxima. O time carioca seguiu tentando atacar, mas aos 32 minutos Juci fez um belo gol de falta e decretou a vitória da Adeco. O Campeonato Brasileiro Feminino, lançado oficialmente na segunda-feira, conta com 20 times, divididos em 4 grupos.

Para a coordenadora Michael Jackson, o futebol feminino está em festa. Segundo ela, o Campeonato Brasileiro é o início de um caminho importante para a modalidade. "O Ministério do Esporte está apoiando fortemente o desenvolvimento e fomento do futebol feminino. Demos o primeiro passo. O Brasil está cheio de talentos e o que falta é lapidar, ter uma boa base. Com essa iniciativa, com certeza surgirão novas Martas, Alines, Michaels, Cristianes. Somos um país nato em fabricar atletas", disse.

A ex-jogadora, autora de 1.574 gols na carreira, ressaltou também o envolvimento da presidenta da República e do ministro do Esporte. "Isso tudo que está acontecendo devemos ao apoio dado pela presidenta Dilma e à coragem do ministro Aldo Rebelo. Importante destacar também o apoio da Caixa, que sempre acreditou no nosso trabalho", afirmou. Para Michael, que disputou duas Copas do Mundo e uma Olimpíada, a união de forças foi muito importante para o futebol feminino. "Unindo forças, o futebol feminino do Brasil vai ser o melhor do mundo", completou.

As jogadoras que estiveram em ação nesta quarta-feira também salientaram os benefícios que virão da competição. Para a artilheira Ketlen, do Centro Olímpico, é de grande importância um campeonato brasileiro para as atletas que buscam sucesso na carreira. "O futebol feminino está crescendo no Brasil com iniciativas como essas. Estou muito feliz de participar do primeiro Campeonato Brasileiro e poder, se Deus quiser, fazer história", disse.

A zagueira Raíza, do Duque de Caxias, também elogiou a competição que, de acordo com ela, é uma oportunidade para descobrir talentos. "É muito importante para nós, pois é uma vitrine grande. É uma forma de as jogadoras de futebol serem reconhecidas", comentou.



Valorização do futebol feminino
O Ministério do Esporte está empenhado em estruturar o futebol feminino no país. O primeiro passo foi tomado pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, em dezembro de 2011, quando empossou como coordenadora de Futebol Feminino do Ministério do Esporte a ex-jogadora da Seleção Brasileira Michael Jackson. Em fevereiro de 2012, Aldo Rebelo criou um grupo de trabalho para discutir soluções e buscar melhorias para o futebol feminino.

Para este ano, a pasta vai destinar R$ 600 mil para a Copa Libertadores da América de Futebol Feminino. A competição sul-americana será de 13 a 27 de outubro, em Foz do Iguaçu (PR). Dois times brasileiros estão confirmados: São José (SP), atual campeão da Copa do Brasil, e ADI Foz (PR), por ser sede da competição. O Colo-Colo (Chile), atual campeão da Libertadores, também está garantido.

Outra medida anunciada para a modalidade é a realização da Copa Brasil Escolar Sub-17, de 29 de outubro a 3 de novembro, em Aracaju. Serão 12 times formados por atletas de escolas de 12 estados, contemplando todas as regiões do país. O Ministério do Esporte direcionou R$ 765 mil para a realização do torneio.

Leia mais:

Ascoop e Vasco empatam em Brasília na estreia do Brasileirão de Futebol Feminino

Rafael Brais, de Duque de Caxias (RJ)
Fotos: Rafael Brais
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla