Ministério do Esporte Delegação brasileira viaja ao Peru para disputar os Jogos Sul-Americanos da Juventude
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Delegação brasileira viaja ao Peru para disputar os Jogos Sul-Americanos da Juventude

A delegação que representará o Brasil na primeira edição dos Jogos Sul-Americanos da Juventude embarcou nesta quarta-feira (18.09) para a cidade de Lima, capital peruana. O Brasil será representado na competição por cem atletas com idade até 17 anos. Os Jogos começam na sexta (20.09) e vão até 29 de setembro. O Brasil participará de todas as 22 modalidades: atletismo, badminton, boxe, canoagem, ciclismo BMX, ciclismo MTB, ciclismo estrada, esgrima, ginástica artística, judô, levantamento de peso, luta livre, luta greco-romana, natação, remo, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, triatlo, vela e vôlei de praia.

Participam da disputa 14 países do continente. Além do Brasil e do Peru, integram a competição Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Argentina, Panamá, Paraguai, Venezuela, Uruguai, Aruba, Guiana e Suriname. Para muitos atletas, esta será a primeira oportunidade de participar de um evento multiesportivo. "Já me imagino disputando Pan ou Jogos Olímpicos com esse pessoal", vislumbra o velejador Pedro Correa, de 15 anos, considerado um dos melhores iatistas do país em sua idade. Em 2012, ele participou do mundial da classe optimist, na Itália, em que ajudou o Brasil a ficar entre os dez melhores do mundo. Em Lima, o atleta competirá na classe laser 4.7.

"Esta é mais uma etapa importante por que eu tenho que passar na minha carreira. Meu sonho é disputar os Jogos Olímpicos Rio 2016 e estou trabalhando para isso", projeta Lohaynny Vicente, de 17 anos, que competirá no badminton. Considerada uma das atletas mais experientes da delegação, em 2011 a jovem participou dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara e tem no currículo resultados de destaque no cenário continental, como o tricampeonato pan-americano Júnior. Desde 2013, a atleta integra a seleção brasileira adulta da modalidade.

A criação dos Jogos Sul-Americanos da Juventude faz parte do planejamento estratégico da Organização Desportiva Sul-americana (Odesur) para o desenvolvimento esportivo da região. A iniciativa está alinhada aos Jogos Olímpicos da Juventude, seguindo o mesmo programa esportivo, faixa etária, e filosofia de fortalecimento do esporte, com o estímulo à cultura e à promoção da ética e da educação dos jovens. A próxima edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2014, serão em Nanjing, na China. O sul-americano não é classificatório para os Jogos Olímpicos, mas servirá como preparação para os atletas.

Fonte: COB
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla