Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Rio Grande do Sul é tricampeão brasileiro de esgrima em cadeira de rodas
- Detalhes
- Publicado em Segunda, 16 Setembro 2013 15:53
O Rio Grande do Sul conquistou o tricampeonato no Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas por equipes no florete. Neste domingo (15.09), em Porto Alegre, no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), os gaúchos aproveitaram o apoio da torcida, que compareceu em bom número, e venceram os paulistas por 45 a 34.
Classificados diretamente para a final da competição, os sulistas aguardaram o adversário sair do confronto entre São Paulo e Paraná. Os paulistas foram melhores e venceram por 45 x 43. Na decisão, os esgrimistas sulistas Mauricio Stempniak, Fábio Damasceno, Jovane Guissone e Vanderson Chaves tiveram a tranquilidade necessária para manter a hegemonia do estado por equipes.
Para o treinador da equipe, Edu Nunes, esse tem sido o grande diferencial dos atletas. "Eu pedi a eles que focassem em cada ponto. Se a gente estivesse atrás do placar, era para manter a tranquilidade, que daria tempo para buscar o resultado. E conseguimos manter o equilíbrio", comemorou.
No individual, o campeão paraolímpico Jovane Guissone venceu duas provas, terminando com a medalha de ouro no florete e na espada B. "Não podia fazer feio jogando em casa. A responsabilidade é maior quando estou no Rio Grande do Sul, muita gente torcendo para mim e não queria decepcioná-los. Estou muito feliz pelas duas medalhas conquistadas, não poderia ser melhor o meu desempenho", afirmou o atleta gaúcho.
No feminino, Suelem Rodolpho ficou o título da espada B ao vencer o duelo contra Janaína Aguileira, na sexta-feira (13.09). Na decisão do florete B, as duas atletas voltaram a se encontrar, repetindo a vitória para Suelem, por 15 a 1. Ainda no feminino, Mônica Santos e Daiane Peron duelaram no florete A, com vitória para Mônica por 15 a 7.
Já na decisão da espada masculina C, o combate entre Anderson Kaiss, e Marcos Melo, foi decidido no tempo, com a vitória para Anderson, por 7 a 5. Na espada masculina A, Sandro Colaço acabou superando o colega Moacir Ribeiro em um combate que terminou em 15 a 6.
O Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas foi custeado por um convênio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) com o Ministério do Esporte. Outras 15 modalidades adaptadas também são beneficiadas pelo acordo. Trinta e sete esgrimistas - 17 beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta - disputaram a competição.
Foto: Divulgação/CPB
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook