Ministério do Esporte Aldo Rebelo visita pista de atletismo da UFRN, construída com verba do Ministério
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Aldo Rebelo visita pista de atletismo da UFRN, construída com verba do Ministério

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e os secretários nacionais Ricardo Cappelli (Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social) e Ricardo Leyser (Alto Rendimento) realizaram na quinta-feira (05.09), em Natal, visita de inspeção à pista de atletismo e ao campo oficial de futebol da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Construída com recursos do Ministério do Esporte - R$ 11 milhões -, a pista será testada pelos atletas da modalidade durante os Jogos Escolares da Juventude, de hoje até domingo (08.09).

A pista de atletismo e o campo de futebol - que não recebeu recursos do governo federal - vão compor o Centro de Treinamento de Atletismo da UFRN. O local  tem como meta se candidatar a Centro Oficial de Treinamento (COT) da Copa do Mundo da FIFA 2014. Durante a visita, Aldo Rebelo foi acompanhado pela governadora Rosalba Ciarlini, pela reitora Ângela Maria Paiva e pelos deputados federais Fátima Bezerra e Paulo Wagner. "Os atletas de nosso estado têm muito a comemorar com esse feito", afirmou a governadora.

A pista, com 400 metros de extensão - sendo duas retas para provas de 100 metros -, é de piso sintético e tem oito raias de competição. Conta com duas pistas para lançamento de dardos, uma para salto com vara e duas contíguas para salto em distância.

Massificação
Aldo Rebelo destacou a importância dos investimentos em infraestrutura nas áreas do esporte de base e de massificação. "A Copa do Mundo conta com representantes de 32 países disputando uma única modalidade. Já nas Olimpíadas são reunidos atletas de dezenas de países em diversas modalidades. O Brasil sediará os dois eventos, por isso estamos construindo centros de treinamento que envolvam todas as modalidades, atletismo, natação e esportes de quadra. Depois das Olimpíadas, essa estrutura dará continuidade à ampla política de esporte."

O ministro falou ainda sobre a democratização do esporte. Ele citou como exemplo a visita que fez na manhã de quinta-feira, acompanhado da comissão técnica da Seleção Brasileira de futebol, ao Grupamento dos Fuzileiros Navais de Brasília, onde funcionam três núcleos do Programa Segundo Tempo/Forças no Esporte, parceria dos ministérios do Esporte e da Defesa. "É impressionante o poder de transformação que o esporte tem. Ali, crianças e adolescentes da periferia do Distrito Federal têm música, inclusão digital, futebol, vôlei, natação, iatismo e tênis", destacou.

Ministro Aldo Rebelo e governadora Rosalba Ciarlini na visita à pista da UFRN

Também compareceram à inspeção os primeiros profissionais que vão trabalhar na pista oficial da UFRN. São 81 professores de educação física, sendo 61 árbitros e 20 voluntários da Universidade Federal do Ceará que atuarão durante os Jogos Escolares da Juventude.

"A conclusão dessa pista de atletismo, tendo como evento-teste os Jogos Escolares da Juventude, é um sonho que vira realidade e um orgulho para o Rio Grande do Norte. Com seus atletas, o estado entrará no cenário nacioal e internacional do esporte", afirmou  Alan Ribeiro, professor de educação física e coordenador dos Jogos Escolares.

Carla Belizária, de Natal
Fotos: Glauber Queiroz
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla