Ministério do Esporte Mais de 200 voluntários participam dos Jogos Escolares da Juventude, em Natal
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Mais de 200 voluntários participam dos Jogos Escolares da Juventude, em Natal

O êxito de grandes eventos esportivos está relacionado à participação dedicada do voluntariado. Desta forma, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) contou com o apoio de mais de 3.500 voluntários nos oito anos de realização das antigas Olimpíadas Escolares. Em 2013, renomeado como Jogos Escolares da Juventude, 220 voluntários de todo o Brasil farão parte do time responsável pela organização da maior competição escolar do país. Natal, capital do Rio Grande do Norte, recebe a etapa para jovens de 12 a 14 anos entre os próximos dias 5 e 14.

Os Jogos Escolares da Juventude Natal 2013 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, em parceria com Ministério do Esporte e Organizações Globo, patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Prefeitura Municipal de Natal.

A maior parte dos voluntários tem formação superior e foi convocada nas universidades do Estado. Também há a participação de soldados do Exército Brasileiro, que ajudarão, exclusivamente, na área de transporte do evento. Esses "novatos" contarão com a experiência de voluntários vindos de Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, que, em grande parte, já participaram de eventos esportivos organizados pelo COB.

"Cada vez mais estamos aprimorando e melhorando o Programa de Voluntários, sendo mais rigorosos na seleção devido ao aumento de interesse e tentando beneficiar voluntários de todo o Brasil", explica gerente de Atividades Complementares dos Jogos Escolares da Juventude, Paula Hernandez. 

"O voluntário ganha e troca experiências, faz amizades, adquire conhecimento, organiza o maior evento escolar do Brasil, conhece pessoas e lugares novos, além de divulgar os valores olímpicos como amizade, respeito, ética, excelência, comprometimento e responsabilidade", completa Paula, ao destacar a importância de se participar do projeto.

Em Natal, cada voluntário receberá credencial e camisa do evento, transporte, alimentação, certificado e declaração de horas de atividades complementares para a faculdade. Além desses benefícios comuns aos voluntários locais, quem foi convocado e mora em outros estados também ganhará hospedagem cedida pelo Comitê Organizador da Sede. Todos ajudarão nas mais diversas áreas dos Jogos, entre elas: credenciamento, secretaria, área médica, cerimônias de abertura e premiação, imprensa, almoxarifado, convivência e Programa de Observadores Internacionais.

Os Jogos Escolares da Juventude Natal 2013, etapa para jovens de 12 a 14 anos, fazem parte do Ciclo Olímpico Rio 2016 e servem de estímulo para quem realiza atividades voluntárias. "Participando dos Jogos Escolares da Juventude, eles vão ganhando experiência e fazendo contatos. O voluntário é essencial para a realização de qualquer grande evento esportivo e seu trabalho está cada dia mais reconhecido. É peça chave para a organização do evento", afirma Paula Hernandez.

Recorde de participantes - Os Jogos Escolares da Juventude Natal 2013, etapa para jovens de 12 a 14 anos, terão mais de seis mil participantes, um recorde na história da competição. O maior evento esportivo estudantil do país reunirá mais de 4.300 atletas na disputa de 13 modalidades (atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez). Além dos futuros talentos do esporte nacional, treinadores, oficiais, árbitros, embaixadores, voluntários, comitê organizador e comitê local, estarão envolvidos no evento que reunirá representantes de 26 estados do Brasil, mais o Distrito Federal e uma delegação da cidade anfitriã.

Fonte: COB
Foto: Andre Mourao/AGIF/COB
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla