Ministério do Esporte Secretário Cappelli comemora Dia do Professor de Educação Física na Câmara
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Secretário Cappelli comemora Dia do Professor de Educação Física na Câmara

Representando o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o secretário nacional de Esporte, Educação e Inclusão Social (Snelis), Ricardo Cappelli, participou nesta quinta-feira (29.08), no plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, da sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Profissional de Educação Física. Ao parabenizar os profissionais pela data - comemorada em 1ª de setembro - Cappelli falou em seu discurso que o "esporte vive um momento muito importante no Brasil, e os professores de Educação Física são pilares de sustentação dessa nova fase".

O secretário nacional lembrou que "enquanto direito social, o esporte é recente na história. Mas, na agenda, foi esta casa que o reconheceu". Em seguida, fez um breve resgate da história da criação, em 2003, do ministério "exclusivo" que o Brasil passou a ter para tratar da estrutura do esporte. "Todo o sistema que, ao longo desse período, foi construído tem como pilar a participação do professor de educação física", afirmou.

Como modelo dessa nova visão do esporte por que passa o país, Cappelli citou a viagem que fez na ultima quarta-feira (28.08) a Belo Horizonte e a cidades da região metropolitana da capital mineira - Betim, Contagem e Sabará. "Em cada conversa com os prefeitos sobre a universalização do esporte nas 12 cidades-sede da Copa e regiões metropolitanas, vimos o interesse deles em desenvolver as políticas públicas de esporte e de lazer do governo federal, com o apoio dos profissionais de educação física."

O presidente do Conselho Federal de Educação Física (Confef), Jorge Steinberg, destacou o legado dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016: "O Brasil terá a valorização dos jovens para a prática da atividade física".

Novos tempos
A presidente do Conselho de Educação Física do Distrito Federal, Cristina Callegari, também teve voz. Primeira mulher a presidir o conselho no DF, ela afirmou que a profissão amadurece a passos largos. Para Cristina, é a bandeira dos novos tempos porque os profissionais estão muito mais conscientes. "A categoria está mais articulada, busca as leis, discute técnicas e pede opinião aos conselhos."

A sessão foi presidida pelo deputado federal Geraldo Arruda (PMDB/CE). O parlamentar lembrou fatos importantes, como a regulamentação do Conselho Federal de Educação Física pela Câmara dos Deputados. "Esta solenidade serve também como momento de reflexão para onde queremos ir."

Participaram da solenidade profissionais de educação física, entre professores representantes dos conselhos regionais e estaduais, academias de ginástica, estudantes, acadêmicos da Unieuro e UniCeub e deputados da Frente Parlamentar.

Carla Belizária
Foto: Douglas Gomes/Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla